Autor Tópico: Vida ùtil  (Lida 1844 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Online: 25 de Abril de 2005, 10:25:05
E ae Galera?
Tudo jóia?
Hoje eu estava lendo umas coisas a respeito da vida útil das cÂmeras... que duram em média 10.000 clicks e as DSLR's duram mais, cerca de 30.000 até 80.000 (mais ou menos isso).
Tendo em vista que tiro muitas fotos, de início essas informações são preocupantes... mas, vi em vários fóruns de reviews que tem gente que já tirou 45.000 mil fotos em uma canon A70 e outros ainda que já tiraram 27.000 mil fotos em uma p-32... e ainda que já tiraram 300.000 mil fotos em uma D-70 e 450.000 mil com uma 10D....

A minha pergunta é: Alguém já viu alguma câmera "fudida"/que estragou, ou alguma coisa assim por ser extremamente usada?

Eu nunca vi!

(eu só acho que pode perder qualidade no final, pois tb concordo que alguns mecanismos estarão mais desgastados e a câmera poderá ficar mais lerda, com dificuldade de achar o "foco preciso", mas eu nunca vi uma câmera sequer estragar por causa do uso extremo)

Abraços a todos,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2005, 11:22:46
Acontece em SLR's do mecanismo de espelho dar problema após MUITAS fotos, provavelmente devido a um desgaste. Nunca vi pessoalmente mas já ouvi falarem bastante.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2005, 11:33:48
Tudo tem sua vida útil, as câmeras também.

Acho, contudo, que a estimativa de vida útil das câmeras não DSLRs ainda tem muito de chute, pois como elas não têm obturação mecânica, não há pelas móveis para gastar.

Contudo as células de silício têm duração determinada. Isso é um problema tradicional em fotografia, a durabilidade dos fotômetros, e as células do CCD são coisas do mesmo tipo. Porém um fotômetro de DSLR estraga depois de décadas de uso, não em um ou dois anos. Minha Kiev tem um fotômetro de silígio que já tem 30 anos (idade da câmera) e funciona perfeitamente, produzindo medidas confiáveis.

Duvido muito desses 10.000 clicks. Isso é uma estimativa baseada numa premissa errada, que é a premissa das câmeras tradicionais com disparador mecânico.

Evidentemente os mecanismos de ajuste da ótica são mecânicos e podem se desgastar, mas isso depende do uso e da exigência.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2005, 20:32:03
Ivan as Compactas chegam a durar bem menos do que 10000 clicks, elas não tem obturador, mas são lotadas de partes mecânicas, que normalmente são muito mais delicadas do que em câmeras maiores.
Os maiores problemas das compactas são sem dúvida quanto à precisão do AF que vai caindo chegando a pontos intoleráveis e em outros casos o diafragma que costuma travar com bastante constância nas compactas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2005, 20:36:13
Leo:

Não duvido de você, mas a verdade é que não tenho ouvido relatos do tipo "minha câmera parou de funcionar".

Enfim, o futuro responderá a essas questões, embora eu gostasse de saber a respota agora -risos. Você tem algum link onde isso seja tratado?

Ivan


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2005, 02:44:37
Pois é!!!
Agora que eu estava vendo...
Tenho uma Minolta Z1 que eu pensava que tinha tirado umas 8.000 ou 9.000 mil fotos...
Isto foi o que eu tirei com ela de agosto pra cá.
No total foram cerca de 18.000!!!! mil fotos (tenho como comprovar! guardo tudo em pastas separadas por tipo de câmera e data) que tinha colocado em outro Hd e algumas fotos de eventos guardadas em CD que já tinha até esquecido. Tenho ela há um ano e alguns meses e nunca deu problema de nada. Inclusive um amigo meu foi comigo para tirarmos umas fotos de um evento esportivo e "ela" tirou cada foto que vou te falar.
O "foda" é que ela está ou deve estar no fim segundo as estimativas... mas é difícil de acreditar!
Ah, sem falar nas fotos que a gente deleta (creio que 1/3) não está na contagem!

obs: adquiri uma rebel XT dia 20/04 e hoje dia 26-04 o disparador dela já estava contando 721 fotos!!!

Minha Sony F-77 foram tiradas cerca de 7.200 fotos.
p-73: 4.300 fotos
P-43: 1.200 fotos

Já tive outras máquinas mas não sei ao certo a quantidade de fotos batidas - não era tão organizado e não preservava os Exif.

obs2: acho que tiro muita foto! Será que ainda não aprendi a ser seletivo? A ter a "sensibilidade" do momento? ou será alguma característica de fotografar TODOS os momentos?
Tenho que maneirar senão a rebel que adquiri, em 6 meses já era! heheheh

Bom, é isso aí.
Abraços a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



jando

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
    • http://www.jando.hpg.com.br
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2005, 08:38:25
Ola galera, tudo bem??

Sobre essa vida util, também gostaria de acreditar que é mentira, mas conversei com um amigo que é técnico em maquinas analogicas e trabalha com a Digitais, mais na parte mecanica.

Ele comentou comigo que esse lance de fotos é uma realidade dura e cruel das digitais, disse que acontece, mas que o numero médio de fotos tiradas por uma camera é de 26 mil a 36 mil (que ele pegou lah na assistencia dele) depois disso começa a dar alguns erros no CCD (imagem não captada, ou captada pela metade) e aí vai....
Disse pra mim que o lance realmente é economizar fotos, pensar bem o que se quer fotografar e a estética da foto antes de fazê-la....

Eu gosto de experimentar muito, então vivo apertando o botão da camera pra tudo que acho relevante, mas to tentando mudar isso imaginando que dentro da camera tem um rolo de filmes 36 poses que eu paguei caro e que vou ter que revelar todas as fotos que fizer... (to conseguindo ficar mais criterioso com as minhas fotos)

ps.. O tecnico me disse que outras peças das cameras também se desgastam como botões, espelho etc... mas que são baratos, o mais caro é quando da PAU no CCD dae tem que trocar praticamente toda a placa da camera, disse ele por alto que no caso da rebel, se precisar fazer essa troca custa em torno de uns 800 a 1000 reais...



 


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2005, 13:46:47
Hunm... mas eu estava vendo num site que tem um pessoal que acredita que essa estimativa de fotos de 10.000 ou 26.000 ou 50.000 etc... é a quantidade "estimada pelos tecnicos em relação a quantas fotos a câmera bateria" (incluindo o tempo) - mas não propriamente a QUANTIDADE em si isoladamente.

Sig. dizer que os tecnicos estimariam que a câmera tiraria essa quantidade estimada, partindo de um usuário "normal"/mediano/"não compulsivo" heheh

Desta forma, se vc pegar uma câmera e bater por ex. 1.000 fotos por dia e a estimativa dela ser de 15.000 mil fotos, ela não estaria comprometida em 15 dias.

A estimativa é feita mais por tempo (e claro o uso), mas não somente em relação a quantidade de fotos em si - os adeptos dessa teoria dizem que há desgaste da máquina ao tirar foto sim, mas se for no mesmo dia, ou num intervalo curto, o desgaste é bem menor do que se fosse tirada em anos.

No caso do ex. citado acima de 15.000 fotos de vida útil, foi estipulado por ex. que o usuário tiraria no máx. 3000 fotos/ano o que daria uns 5 anos de uso.
Lembrem-se que antigamente ("na era dos filmes") era quase impossível uma pessoa (até profissionais) tirarem mais do que 1000 fotos num ano... imagine 3000 fotos por ano....

Bom, esta teoria ainda tb não foi comprovada! Mas eu acho que tem um pouco de fundamento.
Porém, estou estudando e pesquisando mais sobre essas coisas...
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br