Autor Tópico: Maioria das pessoas ainda acham que câmeras fotográficas são melhores que celula  (Lida 4599 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Pesquisa mostrou que a maioria ainda acha câmeras fotográficas melhores que celulares.
Desmistificando um mito que os celulares haveriam chegado no mesmo nível de percepção de qualidade das câmaras, especialmente as mais baratas.
O que acham?

https://pplware.sapo.pt/gadgets/maioria-diz-que-as-camaras-dos-smartphones-nao-estao-ao-nivel-das-maquinas-fotograficas/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Pesquisa mostrou que a maioria ainda acha câmeras fotográficas melhores que celulares.
Desmistificando um mito que os celulares haveriam chegado no mesmo nível de percepção de qualidade das câmaras, especialmente as mais baratas.
O que acham?

https://pplware.sapo.pt/gadgets/maioria-diz-que-as-camaras-dos-smartphones-nao-estao-ao-nivel-das-maquinas-fotograficas/

Se for olhar o gráfico as que acham as câmeras melhores são 51%, não é uma maioria tão grande.

Segundo, o ponto principal não é se as pessoas acham as câmeras melhores, mas se acham as câmeras melhores o suficiente para abrir mão do celular. E isso a gente vê que não, de longe.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Publiquei há pouco, lá no fórum dedicado a dispositivos móveis a seguinte notícia:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,137599.0.html


Study: smartphone camera use on the rise among pro photographers

Sources: https://www.dpreview.com/news/0107410682/study-smartphone-camera-use-on-the-rise-among-pro-photographers  and  https://www.suite48a.com/pro-camera

Pessoalmente, planejo reduzir meu equipamento fotográfico e adquirir algum desses celulares de última geração, uma vez que ele estará sempre comigo, onde quer que esteja, deixando o equipamento remanescente para as ocasiões que um celular simplesmente não atende. 

No dia em que lançarem um celular com EVF de alta resolução, sensor 36x24mm (ou mesmo APS-C), imagens cristalinas com ISO 6400 (mínimo) e que possua um "mount" que permita acoplar lentes de 70-300mm ou 100-400mm, por exemplo, poderei considerar vender todo o meu equipamento atual e usar somente o celular.

Brincadeiras à parte; não consigo ver um celular substituindo completamente um sistema de câmeras / lentes. Para o "dia a dia" até atendem bem mas sempre existirão situações que exigirão equipamento dedicado, mesmo para quem é amador, como eu.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Leo,

Sinceramente qualquer um com o mínimo grau de exigência em qualidade SABE que uma câmera mesmo as mais simples dá de dez a zero nos celulares, mesmo os atuais iPhone X e Huawei P30 Pro. Já fiz esse teste e a minha venerável Panasonic LX-3 faz esses aparelhos top, caríssimos, parecerem um lixo perto, exceto quando o tamanho exibido da foto for pequeno. Aí as resoluções na casa dos 20MP desses celulares são redimensionadas para algo tipo um full HD e muitos das imperfeições somem da vista do usuário comum. Mas o DR e o ruido ainda deixa muito, muito a desejar.

A única vantagem que vejo em um celular é que ele está com a pessoa o tempo todo e em algumas situações, pode salvar um momento especial. Fora isso, já tentei várias vezes usar celular para fotos de viagens e literalmente apaguei todas as fotos, um lixo comparadas com as que fiz com uma compacta decente.

Justificativas a parte, que se dane quem prefere celular. Não me incomoda. Só não gosto de ouvir bobagens, e para isso tem um remédio ótimo: não acompanhar esses blogs ou videos que pregam isso haha.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Que tipo de pessoa respondeu esta pesquisa?
Um profissional de fotografia (ou um entusiasta/alguém com conhecimento e uso aprofundado de equipamentos de qualidade)?
Ou um nerd que nunca usou sequer uma câmera de filme ou experimentou o resultado de uma lente decente?
Não há comparações que sequer viabilize uma pesquisa deste tipo, simplesmente pq em termos de resultados reais um celular, até hj, não chega aos pés de uma câmera mediana que seja.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino

A única vantagem que vejo em um celular é que ele está com a pessoa o tempo todo e em algumas situações, pode salvar um momento especial. Fora isso, já tentei várias vezes usar celular para fotos de viagens e literalmente apaguei todas as fotos, um lixo comparadas com as que fiz com uma compacta decente.


Assino embaixo. :ok:


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Leo,

Sinceramente qualquer um com o mínimo grau de exigência em qualidade SABE que uma câmera mesmo as mais simples dá de dez a zero nos celulares, mesmo os atuais iPhone X e Huawei P30 Pro. Já fiz esse teste e a minha venerável Panasonic LX-3 faz esses aparelhos top, caríssimos, parecerem um lixo perto, exceto quando o tamanho exibido da foto for pequeno. Aí as resoluções na casa dos 20MP desses celulares são redimensionadas para algo tipo um full HD e muitos das imperfeições somem da vista do usuário comum. Mas o DR e o ruido ainda deixa muito, muito a desejar.

A única vantagem que vejo em um celular é que ele está com a pessoa o tempo todo e em algumas situações, pode salvar um momento especial. Fora isso, já tentei várias vezes usar celular para fotos de viagens e literalmente apaguei todas as fotos, um lixo comparadas com as que fiz com uma compacta decente.

Justificativas a parte, que se dane quem prefere celular. Não me incomoda. Só não gosto de ouvir bobagens, e para isso tem um remédio ótimo: não acompanhar esses blogs ou videos que pregam isso haha.

Pra web a diferença é praticamente nenhuma. Somente sendo a noite/pouca luz... e o usuário comum é 98%. Nós que somos mais críticos e levamos câmera extra.
Eu mesmo me surpreendo com o modo retrato do meu iphone (xs).. sem falar na praticidade e facilidade pra subir o material.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2020, 23:39:47 por C. Ferrari »


mshiren

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Tenho um iPhone 8 Plus e uma Canon APS-C. Mesmo pra web, meu instagram só tinha fotos tiradas do meu celular, depois que comprei minha DSLR e vi uma diferença gritante em todos os aspectos cheguei ao ponto de excluir todas as fotos do meu instagram e só colocar as fotos da câmera, de tão radical que fiquei em relação à qualidade das fotos.

Retrato por exemplo, os tons da pele, a definição, não dá nem pra comparar. Não sei como tá a câmera do iPhone 11 por exemplo, mas a do meu 8 a diferença é drástica para com a DSLR.

Por outro lado, mesmo gostando muito dos resultados, às vezes penso em até vender minha câmera. Infelizmente a praticidade de uma DSLR é nula comparada com o celular. Na prática não dá pra carregá-la para todos os lugares, enquanto o celular tá comigo o tempo inteiro. Tem várias situação que seria bastante incoveniente carregar a câmera, simplesmente não dá. Você sai com os amigos, vai para um bar, ou para uma festa, carnaval, etc, até mesmo uma comemoração entre família(um pouco menos). Por isso tenho usado a câmera cada vez menos, uso mais só quando viajo pra alguma cidade turística mesmo, 1x por ano e olhe lá. A câmera tá pegando mais poeira do que tudo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Leo,

Sinceramente qualquer um com o mínimo grau de exigência em qualidade SABE que uma câmera mesmo as mais simples dá de dez a zero nos celulares, mesmo os atuais iPhone X e Huawei P30 Pro. Já fiz esse teste e a minha venerável Panasonic LX-3 faz esses aparelhos top, caríssimos, parecerem um lixo perto, exceto quando o tamanho exibido da foto for pequeno. Aí as resoluções na casa dos 20MP desses celulares são redimensionadas para algo tipo um full HD e muitos das imperfeições somem da vista do usuário comum. Mas o DR e o ruido ainda deixa muito, muito a desejar.
É por aí mesmo. Eu nunca pensei em substituir câmera fotográfica por celular. Algumas viagens recentes eu levei só o iPhone por uma questão de comodidade, praticidade e tentar focar 100% no passeio com poucas fotos. Quando eu realmente uso o celular para registros de viagens ou passeios, eu TENHO que editar no LR no próprio iPhone para dar aquele talento antes de poder salvar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Eu não acho, tenho certeza.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Melhores pra que?
Pra viajar, fotos de familia, passeios, fotos do dia a dia, o celular é o melhor equipamento fotografico, basta saber usar, assim como uma camera.

Pra uma camera nessas situações só se qualidade de arquivo for fundamental ou pra trabalhos. Ao meu ver. Desde que comprei um celular mais decente, passei a fotografar mais com ele em casa e na rua, coisa que jamais pensava que fosse acontecer. Minhas cameras são mais pra trabalho.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Tenho uma Sony Nex F3 com 18-55 e lentes antigas. Apesar dela não ser minha câmera pra trabalhos profissionais, quando viajo é ela quem levo, prática, leve, peso leve e muito discreta. Um sensor APSC que dá muito caldo, mesmo claro sabendo que a Sony tem uma linha A6XXX excelente, evolução da linha Nex, eu uso essa camera pra todas as viagens e meu celular fica apenas pra whatsapp. Quando mostro as fotos, pra parentes ou amigos, eles se surpreendem e sempre falam que não há comparação. Acredito que a limitação do celular é física; mesmo que tenham ocorrido melhoras, existem coisas com as quais softwares não conseguem resolver de maneira satisfatória como desfoque (celular erra um monte pra desfocar o fundo, pois é via software), cores, ISO, alcance dinâmico, e principalmente tamanho do sensor. Há muitos obstáculos técnicos que fazem uma câmera superior. Quem sabe o dia que colocarem um sensor APSC , aliado ao software do celular, tenhamos o melhor dos dois mundos. Mas até lá, acredito que muita gente mesmo, fora do Brasil, prefira viajar com uma câmera compacta e leve do que um celular pra fotografar.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Eu adoro fotografia feita com filme. Passo horas vendo fotos assim em sites. Acho as cores incríveis, o alcance dinâmico, a tradução que o filme faz das cenas. Se considerarmos médio e grande formato, teremos ainda uma altíssima resolução e um grande nível de detalhamento. A qualidade das imagens pode ser absurda e o resultado final, fantástico.

Agora, me pergunte se eu tenho a menor vontade de voltar a fotografar com filme...


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Mas é diferente Rodrigo.
A comparação entre filme e digital não tem o mesmo peso da comparação entre uma dslr e um celular.
O filme perde feio para todos em função da quase inviabilidade de seu uso hj em dia, e das dificuldades que ele trás.
Isso não acontece nas fotografias digitais, que podem ser não práticas no sentido do formato do equipamento que se usa, caso de uma dslr c 4 lentes por exemplo.
Mas em termos de facilidade de uso, o digital ganha disparado.

Eu adoro fotografia feita com filme. Passo horas vendo fotos assim em sites. Acho as cores incríveis, o alcance dinâmico, a tradução que o filme faz das cenas. Se considerarmos médio e grande formato, teremos ainda uma altíssima resolução e um grande nível de detalhamento. A qualidade das imagens pode ser absurda e o resultado final, fantástico.

Agora, me pergunte se eu tenho a menor vontade de voltar a fotografar com filme...


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Mas é diferente Rodrigo.
A comparação entre filme e digital não tem o mesmo peso da comparação entre uma dslr e um celular.
O filme perde feio para todos em função da quase inviabilidade de seu uso hj em dia, e das dificuldades que ele trás.
Isso não acontece nas fotografias digitais, que podem ser não práticas no sentido do formato do equipamento que se usa, caso de uma dslr c 4 lentes por exemplo.
Mas em termos de facilidade de uso, o digital ganha disparado.

Peri,

É que eu acho que quem prefere fotografar o celular deve encarar a falta de praticidade da câmera do mesmo jeito que nós que usamos câmeras digitais enxergamos as câmeras de filme. Que pode até ser legal, pode até ser melhor, mas não vale o esforço.

A gente que gosta de fotografia adora câmeras, lentes e os resultados que elas produzem. Conseguimos ver os problemas de resolução das lentes dos celulares, a falta de alcance dinâmico, ruído... Pra nós, substituir totalmente as câmeras pelos celulares é inviável. Mas nós somos um nicho. A esmagadora maioria das pessoas está bem satisfeita com o celular.

O meu ponto é que as pessoas acharem que as câmeras fazem fotos melhores é irrelevante; isso não vai fazer com que elas prefiram usar câmeras.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2020, 21:31:49 por RFP »