Autor Tópico: Maioria das pessoas ainda acham que câmeras fotográficas são melhores que celula  (Lida 4596 vezes)

peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
A popularização da fotografia, a disseminação do uso geral do celular que incorporou fotos, música, internet, agenda diária e que deixou o mundo à palma da mão com certeza fez com que a fotografia como conhecemos mudasse de rumo.
Hoje em dia esta sua idéia já é uma constatação e realidade  porque o número de pessoas entusiastas já é mesmo nicho como vc falou.
Concordo com isso.
A separação hoje é entre quem "fotografa" de verdade e quem usa celular pra isso.
2 grupos distintos.

Peri,

É que eu acho que quem prefere fotografar o celular deve encarar a falta de praticidade da câmera do mesmo jeito que nós que usamos câmeras digitais enxergamos as câmeras de filme. Que pode até ser legal, pode até ser melhor, mas não vale o esforço.

A gente que gosta de fotografia adora câmeras, lentes e os resultados que elas produzem. Conseguimos ver os problemas de resolução das lentes dos celulares, a falta de alcance dinâmico, ruído... Pra nós, substituir totalmente as câmeras pelos celulares é inviável. Mas nós somos um nicho. A esmagadora maioria das pessoas está bem satisfeita com o celular.

O meu ponto é que as pessoas acharem que as câmeras fazem fotos melhores é irrelevante; isso não vai fazer com que elas prefiram usar câmeras.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
...
A separação hoje é entre quem "fotografa" de verdade e quem usa celular pra isso.
2 grupos distintos.
...

exatamente...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Eu adoro fotografia feita com filme. Passo horas vendo fotos assim em sites. Acho as cores incríveis, o alcance dinâmico, a tradução que o filme faz das cenas. Se considerarmos médio e grande formato, teremos ainda uma altíssima resolução e um grande nível de detalhamento. A qualidade das imagens pode ser absurda e o resultado final, fantástico.

Agora, me pergunte se eu tenho a menor vontade de voltar a fotografar com filme...

Sei que é "fora de tópico" mas eu sempre achei que o digital supera o analógico e muito, em todos os quesitos. Não sou do tipo que me apega ao passado, apenas o honro. Assim como hoje se discute pessoas com resistência em migrar de DSLR pra mirrorless, a evolução da vida é inevitável. Imagine se ficássemos presos nas fitas K7, discos de vinil e nos primeiros celulares que pareciam um tijolo de tão pesados.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Peri,

É que eu acho que quem prefere fotografar o celular deve encarar a falta de praticidade da câmera do mesmo jeito que nós que usamos câmeras digitais enxergamos as câmeras de filme. Que pode até ser legal, pode até ser melhor, mas não vale o esforço.

A gente que gosta de fotografia adora câmeras, lentes e os resultados que elas produzem. Conseguimos ver os problemas de resolução das lentes dos celulares, a falta de alcance dinâmico, ruído... Pra nós, substituir totalmente as câmeras pelos celulares é inviável. Mas nós somos um nicho. A esmagadora maioria das pessoas está bem satisfeita com o celular.

O meu ponto é que as pessoas acharem que as câmeras fazem fotos melhores é irrelevante; isso não vai fazer com que elas prefiram usar câmeras.

É verdade, porém , pegando como caso minha cunhada no Japão; ela comprou uma T7i porque ela viaja sempre a trabalho e gosta de tirar fotos das paisagens. Ela não é fotógrafa entusiasta, nem profissional, apenas quer uma qualidade melhor pras suas fotos que o Iphone dela não entrega a contento (palavras dela). No Brasil, as pessoas, não tem esse costume, mas em alguns países da Europa, e da Ásia, há muitas pessoas que compram câmeras pra ter uma melhor qualidade em suas viagens e saídas.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Em termos...

Fundo cabelos sem definição, over-sharp, uma porrada de artefatos...
Resumindo, uma imagem bem típica de celular (ou de uma câmera bem ruim ou mal utilizada)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Fundo cabelos sem definição, over-sharp, uma porrada de artefatos...
Resumindo, uma imagem bem típica de celular (ou de uma câmera bem ruim ou mal utilizada)

Pois é , esse é o problema, depois que uma pessoa se acostuma com fotos de DSLR-Mirrorless, se começa a notar os defeitos dessas gambiarras de celular. Eu acho que as câmeras de celular evoluiram bastante, isso é fato, mas note uma coisa é olhar na tela do celular, outra é no monitor, ou na impressão . É nessas horas que o sensor maior da câmera faz toda diferença, essa foto é um exemplo disso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Pois é , esse é o problema, depois que uma pessoa se acostuma com fotos de DSLR-Mirrorless, se começa a notar os defeitos dessas gambiarras de celular. Eu acho que as câmeras de celular evoluiram bastante, isso é fato, mas note uma coisa é olhar na tela do celular, outra é no monitor, ou na impressão . É nessas horas que o sensor maior da câmera faz toda diferença, essa foto é um exemplo disso.

Tipo assim, não é que salsicha seja de todo ruim, mas uma boa picanha é beeeeeeeem melhor.

Eu achei essa foto um horror. Serve pra ver na tela do celular e olhe lá.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2020, 12:09:56 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Tipo assim, não é que salsicha seja de todo ruim, mas uma boa picanha é beeeeeeeem melhor.

Eu achei essa foto um horror. Serve pra ver na tela do celular e olhe lá.

É bem isso kkkkkk ; não há comparação por causa do tamanho do sensor. Mesmo o desfoque que, quando acerta, até fica bom, não se compara as DSLR. COmo o algoritmo faz o desfoque , já vi muitas fotos de celular em modo retrato onde 10% do corpo da pessoa fica desfocado junto com a modelo kkkk. Essa é a diferença, entre ter lentes + sensor bons dentro de uma câmera, comparado a sensor de celular que é minúsculo; afinal celular não tem como função apenas fazer fotos; é um aparelho multi-uso.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
É verdade, porém , pegando como caso minha cunhada no Japão; ela comprou uma T7i porque ela viaja sempre a trabalho e gosta de tirar fotos das paisagens. Ela não é fotógrafa entusiasta, nem profissional, apenas quer uma qualidade melhor pras suas fotos que o Iphone dela não entrega a contento (palavras dela). No Brasil, as pessoas, não tem esse costume, mas em alguns países da Europa, e da Ásia, há muitas pessoas que compram câmeras pra ter uma melhor qualidade em suas viagens e saídas.
Além da questão cultural de querer algo melhor, não ter vergonha em sair com câmera grande, tem a questão sócio-econômica.

No Brasil custa-se muito mais caro pelo poder de compra do Brasileiro médio e ainda tem o risco de ser assaltado/alvejado facilmente em quase todo lugar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Uma coisa engraçada é sair em um parque para fotografar e logo vem um curioso perguntando "Essa câmera busca até aonde" "ou quantos km consegue fotografar" kkkkkkkkkk


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Uma coisa engraçada é sair em um parque para fotografar e logo vem um curioso perguntando "Essa câmera busca até aonde" "ou quantos km consegue fotografar" kkkkkkkkkk
Tem tb: Você está filmando o que? Vai sair em qual programa de TV?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Tenho um iPhone 8 Plus e uma Canon APS-C. Mesmo pra web, meu instagram só tinha fotos tiradas do meu celular, depois que comprei minha DSLR e vi uma diferença gritante em todos os aspectos cheguei ao ponto de excluir todas as fotos do meu instagram e só colocar as fotos da câmera, de tão radical que fiquei em relação à qualidade das fotos.

Retrato por exemplo, os tons da pele, a definição, não dá nem pra comparar. Não sei como tá a câmera do iPhone 11 por exemplo, mas a do meu 8 a diferença é drástica para com a DSLR


Abaixo um comparativo entre o iPhone 11 e uma camera de entrada,  com sensor m4/3 de 2009 (11 anos de idade), que já postei em outro tópico..





Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Eu me lembro do começo do MP3, quando o criticávamos, comparando com nossos aparelhos de som com woofers de 15 polegadas...

As respostas sempre eram:
Mas com o MP3 eu consigo ouvir em qq lugar, apesar da qualidade ser menor, me é aceitável...

Esse seu video mostra isso...

O MP3 vebceu e venceu de tal forma, que hoje, "todos" usam fones de ouvido e ouvem em caixinhas que eram consideradas muito ruins

Mas ouvem em qq lugar: Sofá, Cozinha, Quarto, Banheiro, Ônibus, Trabalho, etc...


Enfim, o celular é isso...

Por mais que eu me entristeça, a geração atual coloca a praticidade sobre a qualidade...

Ué, mas por que se entristecer? Você pode continuar ouvindo seu som num ótimo aparelho e fotografar com a câmera que quiser. O que importa se os outros estão fazendo algo diferente?

Aliás, toda essa dicotomia é falsa. É possível usar o celular para fotografar quando se estiver só com ele e usar a câmera quando estiver com ela. Tem bastante espaço na vida para caber o prático e o bom. Nessas discussões internéticas a gente acaba criando divisões e oposições onde não há.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Mano ai vc vê o desfoque via software, e os caras tão avançando incrivelmente O.o bizarro o que a tecnologia tá conseguindo.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Olha esse cara aqui:

"The Samsung Galaxy S20 Ultra camera makes me think I don’t need a DSLR anymore"
https://www.google.com/amp/s/www.androidauthority.com/samsung-galaxy-s20-ultra-camera-dslr-1092953/amp/

Citação de: The Samsung Galaxy S20 Ultra camera makes me think I don’t need a DSLR anymore

Well, my name is C. Scott Brown, and I’m a novice (read: terrible) photographer. I have a DSLR (a Canon 70D with a $1,200 MSRP, for just the body, bought when it originally launched in 2013) and a Galaxy S20 Ultra. After using the S20 Ultra to take a bunch of photos, I’m starting to wonder if having a DSLR is even worth it for me.

I’m starting to wonder if having a DSLR is even worth it for me.
Estou começando a me perguntar se ter uma DSLR vale a pena para mim.

Eu sinceramente acredito que esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem e que faz muito sentido.


The end is near...

Telephoto de 120mm (dependendo do modelo)
videos em 8k  (dependendo do modelo)
Wide de 108Mpix  (dependendo do modelo)
Telephoto de 64Mpix  (dependendo do modelo)

https://www.samsung.com/us/smartphones/galaxy-note20-5g/camera/
fica até difícil argumentar qual a vantagem de ter um trambolho de uma DSLR/mirrorless para quem quer ter fotos e documentar sua vida sendo que no celular: foto/vídeo/edição/compartilhamento e backup na nuvem com poucos cliques. Quer mais prático do que isso?

Ter de se preocupar se a lente é EF ou EF_S, AF_D (I S G ED VR e por ai vai), para que? Sensor APS_C , m4/3, FF, MF aham????? :aua:
Ter de descarregar no computador p/ editar foto? Serio em 2020 isso ainda? E ainda as vezes tem de voltar com a foto editada para  celular p/ postar na rede social? Como assim? :eek:
 :D

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.