Autor Tópico: Fungos: prevenção e limpeza  (Lida 2474 vezes)

bjp77

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
Resposta #45 Online: 02 de Outubro de 2020, 15:02:08
Eu também quero perguntar se a técnica de limpar com fluido Zippo e Peróxido de hidrogênio pode ser usada em lentes soviéticas KMZ, LZOS, Jupiter Valdai, sem que haja prejuízo para o revestimento. A minha Tair-3S 300mm tem manchas de aparência de céu estrelado.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro

lasg

• Membro Ativo
Resposta #46 Online: 02 de Outubro de 2020, 17:54:19
Eu também quero perguntar se a técnica de limpar com fluido Zippo e Peróxido de hidrogênio pode ser usada em lentes soviéticas KMZ, LZOS, Jupiter Valdai, sem que haja prejuízo para o revestimento. A minha Tair-3S 300mm tem manchas de aparência de céu estrelado.

bjp77:
Nunca usei fluido Zippo para limpar fungos. Usei benzina retificada para destravar lâminas do diafragma duas vezes, e funcionou.
Já usei solução de Peróxido de Hidrogênio e Hidróxido de Amônio em água, para limpar fungos (é o que sempre uso). Uma vez essa solução me estragou o coating de uma lente: uma Minolta MC Rokkor PF 58mm f/1.4. Mas o coating já estava comprometido pelos fungos, então não perdi nada: as opções eram: ou deixar a lente com fungos (jamais) ou ter a lente limpa mas sem coating. Optei por esta última sem arrependimento.
Resumindo: cuidado com o Peróxido de Hidrogênio.
LASG
Nikon D5300 & Nikon D90 & Sony ILCE-3000

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #47 Online: 02 de Outubro de 2020, 19:01:30
Peróxido não é legal, ataca muito borrachas.

Tem que entender a quimica da coisa. Peróxido libera uma quantidade imensa de radicais livres. Ok, mata uma boa parte dos fungos e bactérias, mas não é legal com borrachas, óleos e graxas.

Existe uma coisa chamada polaridade do solvente. Quanto mais apolar, mais afinidade com derivados de petróleo e óleos. Um exemplo de solvente apolar é a benzina (que não é benzeno!) , hexano e outros hidrcarbonetos.

Os solventes polares tem mais afinidade com substâncias solúveis em água, que a princípio não seriam solúveis nos solventes apolares. Por isso que graxa não é dissolvida com água.

Existem os intermediários, como o isopropanol, que pode agir nas duas pontas, mas com eficiência maior em certas substâncias.

Por fim existem os surfactantes (detergentes) que reduzem a tensão superficial e removem gordura.

Alguns tipos de contaminantes tem a solubilidade melhor em PH alto (básico). É por isso que se usa solução fraca de amônia associada à um detergente para diversos tipos de limpeza.

Já comentei mais de uma vez que uso lysoform diluido para descontaminar os elementos óticos.Mata fungos, éo que interessa, e é fácil de ser removido, mesmo com água e sabão, seguido por rinsagem com isopropanol ou benzina. Na verdade o fluido zippo é uma mistura de HC muito semelhante à benzina. Essa rinsagem serve para remover a água.

A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj

lasg

• Membro Ativo
Resposta #48 Online: 02 de Outubro de 2020, 19:31:30
Peróxido não é legal, ataca muito borrachas.

Tem que entender a quimica da coisa. Peróxido libera uma quantidade imensa de radicais livres. Ok, mata uma boa parte dos fungos e bactérias, mas não é legal com borrachas, óleos e graxas.

Existe uma coisa chamada polaridade do solvente. Quanto mais apolar, mais afinidade com derivados de petróleo e óleos. Um exemplo de solvente apolar é a benzina (que não é benzeno!) , hexano e outros hidrcarbonetos.

Os solventes polares tem mais afinidade com substâncias solúveis em água, que a princípio não seriam solúveis nos solventes apolares. Por isso que graxa não é dissolvida com água.

Existem os intermediários, como o isopropanol, que pode agir nas duas pontas, mas com eficiência maior em certas substâncias.

Por fim existem os surfactantes (detergentes) que reduzem a tensão superficial e removem gordura.

Alguns tipos de contaminantes tem a solubilidade melhor em PH alto (básico). É por isso que se usa solução fraca de amônia associada à um detergente para diversos tipos de limpeza.

Já comentei mais de uma vez que uso lysoform diluido para descontaminar os elementos óticos.Mata fungos, éo que interessa, e é fácil de ser removido, mesmo com água e sabão, seguido por rinsagem com isopropanol ou benzina. Na verdade o fluido zippo é uma mistura de HC muito semelhante à benzina. Essa rinsagem serve para remover a água.

Esqueci de mencionar, AFShalders, que uso essa solução de Peróxido de Hidrogênio e Hidróxido de Amônio para limpar apenas os elementos óticos, depois de desmontada toda a lente.
LASG

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #49 Online: 02 de Outubro de 2020, 20:10:19
Esqueci de mencionar, AFShalders, que uso essa solução de Peróxido de Hidrogênio e Hidróxido de Amônio para limpar apenas os elementos óticos, depois de desmontada toda a lente.

Funciona, mas eu evito o peróxido. O hidróxido de amônio é uma base fraca em água que ajuda a remover alguns sais insoluveis em outros solventes.

Prefiro o Lysoform para matar os fungos.
O Lysoform atual não é mais a fórmula original a base de formaldeido, é uma mistura de quaternários de amônio, que além de biocidas, são detergentes.

O importante em todos os casos, é remover todos os resíduos.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 20:11:19 por AFShalders »

bjp77

• Colaborador(a)
Resposta #50 Online: 02 de Outubro de 2020, 21:19:57
Comprei o fluido Volcano por falta do Zippo na minha cidade. Na embalagem informa que é a base de gasolina destilada e nafta. Será que serve ou será que vai estragar a ótica ?

Em um vídeo no YT vi que a ótica desmontada é limpa com Zippo e Peróxido de Hidrogênio e logo depois remontada. Lendo o depoimento de AFShalders e Lasg, eu também fico pensando como eu vou fazer com a lente depois de passar solução para matar os fungos. A descrição de Shalders esclarece esse ponto.

Pretendo desmontar toda a lente e remover os elementos óticos para poder usar a solução. Imagino que tenha esporos espalhados por todo o barril e nesse caso a limpeza deve ser geral.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #51 Online: 02 de Outubro de 2020, 23:02:31
Comprei o fluido Volcano por falta do Zippo na minha cidade. Na embalagem informa que é a base de gasolina destilada e nafta. Será que serve ou será que vai estragar a ótica ?

Em um vídeo no YT vi que a ótica desmontada é limpa com Zippo e Peróxido de Hidrogênio e logo depois remontada. Lendo o depoimento de AFShalders e Lasg, eu também fico pensando como eu vou fazer com a lente depois de passar solução para matar os fungos. A descrição de Shalders esclarece esse ponto.

Pretendo desmontar toda a lente e remover os elementos óticos para poder usar a solução. Imagino que tenha esporos espalhados por todo o barril e nesse caso a limpeza deve ser geral.

Não se preocupe quanto ao zippo. Uso tem mais de 20 anos. Como disse, é uma mistura de hidrocarbonetos muitissimo parecida com benzina. Eu usava n-hexano mas andou difícil de achar por um tempo aí passei a usar o Zippo Premium, pena que é bem mais caro que o hexano. Esse volcano eu nunca ouvi falar, o cheiro do Zippo é idêntico ao da benzina retificada.

Na falta pode usar até querosene filtrado em carvão ativado. Cuidado com as borrachas !
« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 23:03:31 por AFShalders »

bjp77

• Colaborador(a)
Resposta #52 Online: 02 de Outubro de 2020, 23:15:03
Valeu AFShalders,

dá vontade de comprar uma lente fungada pra fazer o teste com o Volcano.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 03 de Outubro de 2020, 11:38:27
Valeu AFShalders,

dá vontade de comprar uma lente fungada pra fazer o teste com o Volcano.

Se esse fluido não tiver óleos e for só fração leve de petróleo não deve ter problemas.
Faça um teste, aplique duas gotas sobre uma filtro desses UV de vidro e veja em quanto tempo evapora e se deixa residuos.

bjp77

• Colaborador(a)
Resposta #54 Online: 04 de Outubro de 2020, 21:30:43
Boa dica AFS. Localizei o site do fabricante e nele as Ficha de Segurança do produto. As fichas de todos os produtos apontam Butano.

Ontem limpei o espelho primário da T5 que tinha fungos. Usei o detergente de kit para lentes e usei isopropílico para evaporar. O fungo estava atrás do espelho primário. Estou com medo de ter passado pro sensor e pras lentes. Também dei um banho de Sol de 3 minutos.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300

bjp77

• Colaborador(a)
Resposta #55 Online: 04 de Outubro de 2020, 21:40:28
Fiz o teste em um filtro e não deixa resíduos.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #56 Online: 04 de Outubro de 2020, 21:47:24
Nafta é um termo muito vago, refere-se a uma categoria de frações de destilados de petróleo com dezenas ou mesmo centenas de compostos. Eu interpretaria essa composição como sendo gasolina destilada com traços de outras frações. A própria gasolina (não a que vende em postos) é uma mistura de heptano e octano (tanto n quanto iso).

É quase como uma água mineral que na descrição está escrito contém água e minerais (mas não contém glúten) haha.

Faz o teste do resíduo, se ficar sem resíduos e evaporar rápido, não deve ter problema.
Só que se for majoritariamente heptano e octano, não vai evaporar rápido.

lasg

• Membro Ativo
Resposta #57 Online: 04 de Outubro de 2020, 22:05:04
Benzina retificada não deixa resíduos e evapora em menos tempo do que eu levei para escrever isto.
LASG

André Sena

• SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #58 Online: 05 de Outubro de 2020, 08:22:48
Tem muita informação importante e interessante nesse tópico.

Criei um tópico fixo para servir de sumário das discussões similares aqui no fórum:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138167.0.html

Se tiver mais algum tópico desse tipo que acharem relevante para a lista é só me falar. :ok:
« Última modificação: 05 de Outubro de 2020, 08:28:31 por André Sena »
André Sena
@sena_andre

jauvane

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
Resposta #59 Online: 06 de Outubro de 2020, 01:44:45
Dependendo de quanto a pessoa tem investido em lentes e corpos, pode valer a pena adquirir um Dry Cabinet (armário com controle de umidade). Uso um da Benro com 80 litros. São três prateleiras, onde cabe muita coisa. Há uma versão com 100L  além de versões menores. Mais detalhes em:
http://www.benrobrasil.com/Benro.DRY.CABINET.htm

Nele é possível escolher quanto de umidade se deseja. É possível até baixar a umidade a níveis adequados ao armazenamento de munição, mas para equipamento fotográfico a umidade deve ser maior. Deixo setado em 40%. A vantagem é que não precisa de manutenção e mantém a umidade fixa or anos a fio, mesmo se viajares por meses. A porta dele é semelhante a portas de geladeira, de modo que mesmo desligado ele mantém a umidade baixa por um bom tempo. Deixo-o ligado em um no-break por via das dúvidas. O cuidado extremo no meu caso é porque a região aqui é meio úmida, por conta de uma mata que existe atrás do condomínio. Já uso o dry cabinet a vários anos, e é o tipo de equipamento que depois de ligado podes esquecer que existe.
JVc.