Autor Tópico: Fungos: prevenção e limpeza  (Lida 6834 vezes)

bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 14 de Setembro de 2020, 23:03:50
A lente FD da T50 fui retirar os parafusos, resolvi trocar a chave e terminei espanando o parafuso. Ainda tirei dois parafusos. Mandei pra assistência e foi resolvido, agora posso estudar a desmontagem da objetiva.
Vi no primeiro tutorial as dicas pra retirada do parafuso preso.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #31 Online: 14 de Setembro de 2020, 23:17:16
Vi no primeiro tutorial as dicas pra retirada do parafuso preso.

bjp77:
Nunca aconteceu comigo, mas li em algum tutorial que alguns parafusos vem colados, então é necessário pingar uma gota de álcool isopropílico ou de acetona (cuidado com a acetona) para afrouxá-los.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #32 Online: 14 de Setembro de 2020, 23:20:41
Luís seus equipamentos nota 10 hein kkkkk .

cheferson:
Nós não temos filhos, então os brinquedos posso comprar para mim mesmo...
rssss
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #33 Online: 14 de Setembro de 2020, 23:24:28
cheferson:
Nós não temos filhos, então os brinquedos posso comprar para mim mesmo...
rssss
Luis

rsss aqui em casa tem um filho e uma gata , então preciso proteger melhor meus equipamentos. Por isso se vinagre com detergente funcionar pra limpar, vou preferir eles do que a amônia. Gatos são sensíveis pra caramba a esse cheiros.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 30 de Setembro de 2020, 19:34:16
pessoal,

encontrei esse link sobre desmonte de Canon FD. Um passo a passo todo registrado em foto.

https://trung.tran.com.au/stories/canon-fd-50-18-disassembly/
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #35 Online: 01 de Outubro de 2020, 06:53:48
pessoal,

encontrei esse link sobre desmonte de Canon FD. Um passo a passo todo registrado em foto.

https://trung.tran.com.au/stories/canon-fd-50-18-disassembly/

Muito bem feito o tutorial!


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 02 de Outubro de 2020, 14:45:27
Pessoal, eu posso comprar fluido Volcano no lugar do Zippo ?

Cheferson pelo jeito a minha FDn 50mm f1.8 nem é tão complicada de desmontar por não ter esferas. Encontrei também um video de desmontagem da FDn 50mm e limpeza com Zippo e Peróxido de hidrogênio.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 02 de Outubro de 2020, 15:02:08
Eu também quero perguntar se a técnica de limpar com fluido Zippo e Peróxido de hidrogênio pode ser usada em lentes soviéticas KMZ, LZOS, Jupiter Valdai, sem que haja prejuízo para o revestimento. A minha Tair-3S 300mm tem manchas de aparência de céu estrelado.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #38 Online: 02 de Outubro de 2020, 17:54:19
Eu também quero perguntar se a técnica de limpar com fluido Zippo e Peróxido de hidrogênio pode ser usada em lentes soviéticas KMZ, LZOS, Jupiter Valdai, sem que haja prejuízo para o revestimento. A minha Tair-3S 300mm tem manchas de aparência de céu estrelado.

bjp77:
Nunca usei fluido Zippo para limpar fungos. Usei benzina retificada para destravar lâminas do diafragma duas vezes, e funcionou.
Já usei solução de Peróxido de Hidrogênio e Hidróxido de Amônio em água, para limpar fungos (é o que sempre uso). Uma vez essa solução me estragou o coating de uma lente: uma Minolta MC Rokkor PF 58mm f/1.4. Mas o coating já estava comprometido pelos fungos, então não perdi nada: as opções eram: ou deixar a lente com fungos (jamais) ou ter a lente limpa mas sem coating. Optei por esta última sem arrependimento.
Resumindo: cuidado com o Peróxido de Hidrogênio.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 02 de Outubro de 2020, 19:01:30
Peróxido não é legal, ataca muito borrachas.

Tem que entender a quimica da coisa. Peróxido libera uma quantidade imensa de radicais livres. Ok, mata uma boa parte dos fungos e bactérias, mas não é legal com borrachas, óleos e graxas.

Existe uma coisa chamada polaridade do solvente. Quanto mais apolar, mais afinidade com derivados de petróleo e óleos. Um exemplo de solvente apolar é a benzina (que não é benzeno!) , hexano e outros hidrcarbonetos.

Os solventes polares tem mais afinidade com substâncias solúveis em água, que a princípio não seriam solúveis nos solventes apolares. Por isso que graxa não é dissolvida com água.

Existem os intermediários, como o isopropanol, que pode agir nas duas pontas, mas com eficiência maior em certas substâncias.

Por fim existem os surfactantes (detergentes) que reduzem a tensão superficial e removem gordura.

Alguns tipos de contaminantes tem a solubilidade melhor em PH alto (básico). É por isso que se usa solução fraca de amônia associada à um detergente para diversos tipos de limpeza.

Já comentei mais de uma vez que uso lysoform diluido para descontaminar os elementos óticos.Mata fungos, éo que interessa, e é fácil de ser removido, mesmo com água e sabão, seguido por rinsagem com isopropanol ou benzina. Na verdade o fluido zippo é uma mistura de HC muito semelhante à benzina. Essa rinsagem serve para remover a água.



lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #40 Online: 02 de Outubro de 2020, 19:31:30
Peróxido não é legal, ataca muito borrachas.

Tem que entender a quimica da coisa. Peróxido libera uma quantidade imensa de radicais livres. Ok, mata uma boa parte dos fungos e bactérias, mas não é legal com borrachas, óleos e graxas.

Existe uma coisa chamada polaridade do solvente. Quanto mais apolar, mais afinidade com derivados de petróleo e óleos. Um exemplo de solvente apolar é a benzina (que não é benzeno!) , hexano e outros hidrcarbonetos.

Os solventes polares tem mais afinidade com substâncias solúveis em água, que a princípio não seriam solúveis nos solventes apolares. Por isso que graxa não é dissolvida com água.

Existem os intermediários, como o isopropanol, que pode agir nas duas pontas, mas com eficiência maior em certas substâncias.

Por fim existem os surfactantes (detergentes) que reduzem a tensão superficial e removem gordura.

Alguns tipos de contaminantes tem a solubilidade melhor em PH alto (básico). É por isso que se usa solução fraca de amônia associada à um detergente para diversos tipos de limpeza.

Já comentei mais de uma vez que uso lysoform diluido para descontaminar os elementos óticos.Mata fungos, éo que interessa, e é fácil de ser removido, mesmo com água e sabão, seguido por rinsagem com isopropanol ou benzina. Na verdade o fluido zippo é uma mistura de HC muito semelhante à benzina. Essa rinsagem serve para remover a água.

Esqueci de mencionar, AFShalders, que uso essa solução de Peróxido de Hidrogênio e Hidróxido de Amônio para limpar apenas os elementos óticos, depois de desmontada toda a lente.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #41 Online: 02 de Outubro de 2020, 20:10:19
Esqueci de mencionar, AFShalders, que uso essa solução de Peróxido de Hidrogênio e Hidróxido de Amônio para limpar apenas os elementos óticos, depois de desmontada toda a lente.

Funciona, mas eu evito o peróxido. O hidróxido de amônio é uma base fraca em água que ajuda a remover alguns sais insoluveis em outros solventes.

Prefiro o Lysoform para matar os fungos.
O Lysoform atual não é mais a fórmula original a base de formaldeido, é uma mistura de quaternários de amônio, que além de biocidas, são detergentes.

O importante em todos os casos, é remover todos os resíduos.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 20:11:19 por AFShalders »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 02 de Outubro de 2020, 21:19:57
Comprei o fluido Volcano por falta do Zippo na minha cidade. Na embalagem informa que é a base de gasolina destilada e nafta. Será que serve ou será que vai estragar a ótica ?

Em um vídeo no YT vi que a ótica desmontada é limpa com Zippo e Peróxido de Hidrogênio e logo depois remontada. Lendo o depoimento de AFShalders e Lasg, eu também fico pensando como eu vou fazer com a lente depois de passar solução para matar os fungos. A descrição de Shalders esclarece esse ponto.

Pretendo desmontar toda a lente e remover os elementos óticos para poder usar a solução. Imagino que tenha esporos espalhados por todo o barril e nesse caso a limpeza deve ser geral.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #43 Online: 02 de Outubro de 2020, 23:02:31
Comprei o fluido Volcano por falta do Zippo na minha cidade. Na embalagem informa que é a base de gasolina destilada e nafta. Será que serve ou será que vai estragar a ótica ?

Em um vídeo no YT vi que a ótica desmontada é limpa com Zippo e Peróxido de Hidrogênio e logo depois remontada. Lendo o depoimento de AFShalders e Lasg, eu também fico pensando como eu vou fazer com a lente depois de passar solução para matar os fungos. A descrição de Shalders esclarece esse ponto.

Pretendo desmontar toda a lente e remover os elementos óticos para poder usar a solução. Imagino que tenha esporos espalhados por todo o barril e nesse caso a limpeza deve ser geral.

Não se preocupe quanto ao zippo. Uso tem mais de 20 anos. Como disse, é uma mistura de hidrocarbonetos muitissimo parecida com benzina. Eu usava n-hexano mas andou difícil de achar por um tempo aí passei a usar o Zippo Premium, pena que é bem mais caro que o hexano. Esse volcano eu nunca ouvi falar, o cheiro do Zippo é idêntico ao da benzina retificada.

Na falta pode usar até querosene filtrado em carvão ativado. Cuidado com as borrachas !
« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 23:03:31 por AFShalders »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 02 de Outubro de 2020, 23:15:03
Valeu AFShalders,

dá vontade de comprar uma lente fungada pra fazer o teste com o Volcano.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro