Autor Tópico: Fungos: prevenção e limpeza  (Lida 6892 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 03 de Outubro de 2020, 11:38:27
Valeu AFShalders,

dá vontade de comprar uma lente fungada pra fazer o teste com o Volcano.

Se esse fluido não tiver óleos e for só fração leve de petróleo não deve ter problemas.
Faça um teste, aplique duas gotas sobre uma filtro desses UV de vidro e veja em quanto tempo evapora e se deixa residuos.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 04 de Outubro de 2020, 21:30:43
Boa dica AFS. Localizei o site do fabricante e nele as Ficha de Segurança do produto. As fichas de todos os produtos apontam Butano.



Ontem limpei o espelho primário da T5 que tinha fungos. Usei o detergente de kit para lentes e usei isopropílico para evaporar. O fungo estava atrás do espelho primário. Estou com medo de ter passado pro sensor e pras lentes. Também dei um banho de Sol de 3 minutos.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 04 de Outubro de 2020, 21:40:28
Fiz o teste em um filtro e não deixa resíduos.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 04 de Outubro de 2020, 21:47:24
Nafta é um termo muito vago, refere-se a uma categoria de frações de destilados de petróleo com dezenas ou mesmo centenas de compostos. Eu interpretaria essa composição como sendo gasolina destilada com traços de outras frações. A própria gasolina (não a que vende em postos) é uma mistura de heptano e octano (tanto n quanto iso).

É quase como uma água mineral que na descrição está escrito contém água e minerais (mas não contém glúten) haha.

Faz o teste do resíduo, se ficar sem resíduos e evaporar rápido, não deve ter problema.
Só que se for majoritariamente heptano e octano, não vai evaporar rápido.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #49 Online: 04 de Outubro de 2020, 22:05:04
Benzina retificada não deixa resíduos e evapora em menos tempo do que eu levei para escrever isto.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #50 Online: 05 de Outubro de 2020, 08:22:48
Tem muita informação importante e interessante nesse tópico.

Criei um tópico fixo para servir de sumário das discussões similares aqui no fórum:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138167.0.html

Se tiver mais algum tópico desse tipo que acharem relevante para a lista é só me falar. :ok:
« Última modificação: 05 de Outubro de 2020, 08:28:31 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 06 de Outubro de 2020, 01:44:45
Dependendo de quanto a pessoa tem investido em lentes e corpos, pode valer a pena adquirir um Dry Cabinet (armário com controle de umidade). Uso um da Benro com 80 litros. São três prateleiras, onde cabe muita coisa. Há uma versão com 100L  além de versões menores. Mais detalhes em:
http://www.benrobrasil.com/Benro.DRY.CABINET.htm



Nele é possível escolher quanto de umidade se deseja. É possível até baixar a umidade a níveis adequados ao armazenamento de munição, mas para equipamento fotográfico a umidade deve ser maior. Deixo setado em 40%. A vantagem é que não precisa de manutenção e mantém a umidade fixa or anos a fio, mesmo se viajares por meses. A porta dele é semelhante a portas de geladeira, de modo que mesmo desligado ele mantém a umidade baixa por um bom tempo. Deixo-o ligado em um no-break por via das dúvidas. O cuidado extremo no meu caso é porque a região aqui é meio úmida, por conta de uma mata que existe atrás do condomínio. Já uso o dry cabinet a vários anos, e é o tipo de equipamento que depois de ligado podes esquecer que existe.
JVc.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 06 de Outubro de 2020, 03:12:15
Jauvane,

É o que tenho tambem, comprei na Ekoban. Zero fungo depois disso.
Não achei que precisa de no-break, se não abrir a porta ele aguenta 24h facil. Mas quando viajo e fico fora mais de uma semana, basta desligar e por um pote de secar dentro, já testei, aguentou quase 2 meses.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2020, 03:14:12 por AFShalders »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 06 de Outubro de 2020, 13:28:58
Ontem fiz o procedimento na minha EF-S 18-55. Desde o elemento da frente até o elemento traseiro havia fungo. O produto Volcano seca assim que vai aplicando. A lente ficou limpa como nova.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #54 Online: 06 de Outubro de 2020, 14:15:54
Ontem fiz o procedimento na minha EF-S 18-55. Desde o elemento da frente até o elemento traseiro havia fungo. O produto Volcano seca assim que vai aplicando. A lente ficou limpa como nova.


Que bom !


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 06 de Outubro de 2020, 16:14:53
Se eu tiver as ferramentas ainda teria problemas para remontar. (não faz parte de minhas habilidades)

Uma dúvida: tenho um canonet QL17 que esta totalmente operativa exceto com fungo na lente e gostaria de saber se vale a pena consertar com relação ao custo da mesma.

Abraços e parabéns para que tem esta habildiade


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 07 de Outubro de 2020, 08:29:19
Jauvane,

É o que tenho tambem, comprei na Ekoban. Zero fungo depois disso.
Não achei que precisa de no-break, se não abrir a porta ele aguenta 24h facil. Mas quando viajo e fico fora mais de uma semana, basta desligar e por um pote de secar dentro, já testei, aguentou quase 2 meses.
Quanto custa essa belezinha?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 30 de Março de 2021, 06:06:20
Tem dois tipos de haze, um por deposição de algum contaminante na face de um ou mais elementos, por exemplo, fungo, vapor de óleo, etc. Esse é o haze externo e muitas vezes pode ser removido.

O haze interno, é causado pela deterioração do adesivo usado para colar dois elementos ou mais para fazer um grupo ótico. O haze interno é de solução complicada pois exige a separação dos elementos e uma nova colagem com adesivo acrílico ou com bálsamo do Canadá no caso das antigas.

As vezes o desgaste do coating ou da superficie de um elemento é confundido com haze.

Remédio para haze externo: Limpeza e uso de graxas específicas.
Remédio para haze interno: refazer a colargem, geralmente não vale o custo nem o trabalho.
"Haze" por desgaste: Jogar fora.

Ah e tem mais, calor excessivo pode fazer a parte volátil da graxa evaporar e depositar no vidro, alem de esculhambar com a graxa. Isso de deixar no sol não ajuda nem um pouco.

Obrigado Af Schalders!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #58 Online: 30 de Março de 2021, 12:49:17
Um adendo,

Por definição, uma graxa é um lubrificante pastoso composto pela emulsificação de um lubrificante líquido em um sabão. Geralmente o sabão é a base de potássio ou de lítio, e o lubrificante, um óleo mineral ou sintético, acompanhado ou não de aditivos. Mas existem as chamadas graxas alimentares que são feitas com substâncias comestíveis que podem ser usadas em certos processos da indústria alimentar.

Mas foquemos no caso das graxas usadas em mecânica, seja de precisão ou não. Geralmente é sabão de lítio com óleo + aditivos. A maioria dos óleos usados são derivados de petróleo e são misturas de hidrocarbonetos. Se expor ao calor as frações mais voláteis desses óleos podem evaporar e isso além de degradar a graxa, que fica "ressecada", o material que evaporar certamente será depositado em outras partes da lente. Existem graxas para alta temperatura mas não são usadas em lentes.

Graxas a base de silicone são diferentes e existem em uma infinidade de tipos. Geralmente não são usadas em equipamentos fotográficos. Algumas graxas de silicone podem operar no vácuo e em temperaturas altíssimas.

O uso de vaselina sólida não é recomendado, pois o poder lubrificante é pequeno e o ponto de fusão é muito baixo.

Portanto, eu não recomendo o banho de sol que vários apregoam por ai. Na melhor das hipóteses irá ressecar a graxa com o tempo. Quanto tempo ? Impossível prever, mas uma vez que a fase oleosa for perdida, a graxa perde a função e vira uma cola...

 


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 30 de Março de 2021, 15:57:43
Um adendo,

Por definição, uma graxa é um lubrificante pastoso composto pela emulsificação de um lubrificante líquido em um sabão. Geralmente o sabão é a base de potássio ou de lítio, e o lubrificante, um óleo mineral ou sintético, acompanhado ou não de aditivos. Mas existem as chamadas graxas alimentares que são feitas com substâncias comestíveis que podem ser usadas em certos processos da indústria alimentar.

Mas foquemos no caso das graxas usadas em mecânica, seja de precisão ou não. Geralmente é sabão de lítio com óleo + aditivos. A maioria dos óleos usados são derivados de petróleo e são misturas de hidrocarbonetos. Se expor ao calor as frações mais voláteis desses óleos podem evaporar e isso além de degradar a graxa, que fica "ressecada", o material que evaporar certamente será depositado em outras partes da lente. Existem graxas para alta temperatura mas não são usadas em lentes.

Graxas a base de silicone são diferentes e existem em uma infinidade de tipos. Geralmente não são usadas em equipamentos fotográficos. Algumas graxas de silicone podem operar no vácuo e em temperaturas altíssimas.

O uso de vaselina sólida não é recomendado, pois o poder lubrificante é pequeno e o ponto de fusão é muito baixo.

Portanto, eu não recomendo o banho de sol que vários apregoam por ai. Na melhor das hipóteses irá ressecar a graxa com o tempo. Quanto tempo ? Impossível prever, mas uma vez que a fase oleosa for perdida, a graxa perde a função e vira uma cola...

 

Sim, eu pretendo limpar uma 105 2.5 ai p, pois eu cometi esse erro.  :doh:

Valeu!
« Última modificação: 30 de Março de 2021, 16:01:06 por Leonardo Tonin »