Autor Tópico: Pequenas partículas de poeira no filtro  (Lida 994 vezes)

diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Online: 05 de Agosto de 2020, 20:49:57
Fala pessoal, estou começando a ficar louco, chegaram meus filtros Hoya, 2 deles vieram limpinhos, um veio com uma sujeira no meio, fui tenta limpar e caramba, acabei sujando mais e mais, isso mesmo usando meu kit de limpeza novo greika. Parece que só conseguia espalhar a poeira de um lado pro outro.

Depois tentei com o kit da Zeiss aqueles paninhos já pronto deles, também não adiantou, eu acho que eles mais mancham do que limpam.

Como não conseguia de jeito algum tirar essas poeirinhas, levei pra torneira, água com detergente, ficou limpo limpo, como eles possuem uma camada hidrofóbica a água não ficou parada, depois pra finalizar fui passar uma micro fibra, e novamente ficou a poeira kkkkk.

Já não sei mais o que fazer, também não sei se estou me preocupando demais, já que sou inciante.

Comprei uma lenspen também agora no ML para ver se resolvo isso.



YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2020, 16:59:31
Eu limpo a lente ou o filtro da lente com pincel para retirar as partículas maiores, depois a bombinha de ar para retirar as menores e por último uso papel especial para limpar o restante da sujeira. Geralmente fica bom e sai toda a sujeira. A caneta de lente eu utilizo apenas para sujeiras que ficam impregnadas no vidro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2020, 14:54:22
A poeira gruda por carga estática. Não há muito o que fazer.
Existem pincéis com fibras condutoras antiestáticas que ajudam no problema.
Bombinha de ar geralmente é o que dá melhor resultado mas a superficie tem que estar completamente desengordurada.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2020, 15:09:48
Filtro eu limpo com água e sabão neutro mesmo... depois deixo secando na sombra... já as lentes eu uso o mesmo kit de lenços da zeiss que você utilizou, e sempre fica muito limpinho.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2020, 18:52:38
...
Já não sei mais o que fazer, também não sei se estou me preocupando demais, já que sou inciante.
...

Está (se preocupando demais).
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2020, 19:10:48
Está (se preocupando demais).

Também acho.