Autor Tópico: [COLETIVO] Soluções caseiras Faça-Você-Mesmo (a.k.a DIY,Gambiarra) em fotografia  (Lida 8008 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Chegou meu kit para sacar o anel frontal de lentes, nos diversos tamanhos:




Hora de aposentar de vez minha velha gambiarra:



Ohhhh...

Eu estou procurando esse kit de borrachas e já comprei um parecido, mas o vendedor cancelou o envio...


De onde comprou e quanto pagou, cxpostal?
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Ohhhh...

Eu estou procurando esse kit de borrachas e já comprei um parecido, mas o vendedor cancelou o envio...


De onde comprou e quanto pagou, cxpostal?

AliExpress.com
2 meses atrás por ~us$25 + ~us$12 de frete. Existem vários vendedores com combinação preço + frete diferente. Compare o valor total.

O link abaixo é só um exemplo. Vou vasculhar de quem eu comprei e posto aqui depois.

Ex.:
https://pt.aliexpress.com/i/4001261316525.html?spm=a2g03.12057483.0.0.591d2ceacqjlOK

Existe um novo tipo para a mesma função, mas de silicone, com aparência de gelatina, que parece ter mais aderência. Não conheço ninguém que tenha usado dando opinião sobre.  Fui no tradicional mesmo.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino

<...> Vou vasculhar de quem eu comprei e posto aqui depois.

Achei a loja que comprei. Link abaixo para referencia:

https://pt.aliexpress.com/item/4000234742472.html?spm=a2g0s.12269583.0.0.14654652iPjYDN


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
cxpostal:
Já testou? Funcionam bem?
O princípio do funcionamento dessa ferramenta é o atrito. Por isso, funcionam melhor aqueles feitos de material com maior coeficiente de atrito. Com uma pequena pressão, eles "grudam" no elemento que se quer desatarrachar.
Isso explica a existência de cones (ou cilindros) de borracha e de silicone. Enquanto eu não consigo comprar os cones de borracha que quero (por isso pergunto se esses que comprou funcionam bem) estou usando uma lâmina de silicone recortada com o diâmetro da lente que quero desatarrachar. Com um cilindro de outro material (pode ser frasco de remédio, cilindro de madeira, tubinho de PVC, tampa de lente M42, etc.) pressiono a lâmina contra o que quero desatarrachar e funciona bem...
Mas quero algo mais profissional, como os cones de borracha de vários tamanhos.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Eu uso isso pra rosquear os filtros que emperram na lente. É flexível, se ajusta a qualquer tamanho e tem as ranhuras para não escorregar.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1482644339-abridor-de-tampas-de-pote-de-vidro-de-conserva-_JM?matt_tool=26177295&matt_word=&gclid=CjwKCAjwn9v7BRBqEiwAbq1Ey6LQUxvk3QkXzmDWFrpGp2J2B7666l_ZmZXrgQdIL2EsKe24h7kamRoCwXsQAvD_BwE

Isso funciona certinho para desatarrachar filtros emperrados, mas não para anéis frontais de lentes. Geralmente esses anéis são a primeira coisa que se deve desatarrachar para ter acesso aos elementos óticos frontais.

Outra coisa que funciona nesse caso (filtro emperrado) são os lacres plásticos: um na lente e outro no filtro, girando ambos em sentidos contrários.

Mas bom mesmo é ter estas ferramentas:



LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
cxpostal:
Já testou? Funcionam bem?
<...>


Testei e funciona sim. mas imagino que os de silicone que coloquei no link acima, imagem abaixo, devam ter mais aderencia.



Mas os melhores mesmo devem ser os deste tipo.



Contudo para montar um kit de 9 peças como o que comprei ficaria muito caro. Só esta peça na Amazon.com custa US$10




<...> Com um cilindro de outro material (pode ser frasco de remédio, cilindro de madeira, tubinho de PVC, tampa de lente M42, etc.) pressiono a lâmina contra o que quero desatarrachar e funciona bem...
<...>

Antes de partir para os pés de cadeira/mesa de borracha também colecionava tampas. De desodorante aerosol eram minhas preferidas. hehehe

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Já vi esses de silicone e são muito caros mesmo...

Então você também coleciona tampinhas? rsss

Minha esposa já me pergunta sempre se quero ficar com a que ela vai jogar no lixo...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Isso funciona certinho para desatarrachar filtros emperrados, mas não para anéis frontais de lentes. Geralmente esses anéis são a primeira coisa que se deve desatarrachar para ter acesso aos elementos óticos frontais.

Outra coisa que funciona nesse caso (filtro emperrado) são os lacres plásticos: um na lente e outro no filtro, girando ambos em sentidos contrários.

Mas bom mesmo é ter estas ferramentas:



O que são os "anéis frontais de lentes"? E o que são esses lacres plásticos e em que tipo de loja consigo encontrá-los? Procurei "lacre plástico" no Google Imagem e não encontrei nada parecido com o que você mostrou. Obrigado.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2020, 16:45:12 por YVanderlei »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
O que são os "anéis frontais de lentes"? E o que são esses lacres plásticos e em que tipo de loja consigo encontrá-los? Procurei "lacre plástico" no Google Imagem e não encontrei nada parecido com o que você mostrou. Obrigado.

YVanderlei:

Eu chamo anel frontal da lente a isto (onde geralmente estão escritos os dados da lente):


E lacre plástico a isto:


Se alguém sabe o nome correto, por favor, me corrija...

Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
YVanderlei:

Eu chamo anel frontal da lente a isto (onde geralmente estão escritos os dados da lente):


E lacre plástico a isto:


Se alguém sabe o nome correto, por favor, me corrija...

Luis

Ah, tá me desculpe, eu sei o que é lacre plástico. Achei que a tal ferramenta preta que você me mostrou seria o lacre plástico. Como chama a tal ferramenta que você se referiu?


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Como chama a tal ferramenta que você se referiu?

YVanderlei:
Não sei exatamente o nome, mas pegando a imagem e procurando por ela no Google achei:
- Camera Lens Filter Wrench Remover
- Chave de remoção de Filtro de Lente
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
YVanderlei:
Não sei exatamente o nome, mas pegando a imagem e procurando por ela no Google achei:
- Camera Lens Filter Wrench Remover
- Chave de remoção de Filtro de Lente
Luis

Ahhh, mas isso não vale neste tópico, não é gambiarra!!!! hahahaha