Autor Tópico: Canon EF-S 24mm f/2.8 STM vs Canon EF-S 18-55mm 1:3.5-5.6 III  (Lida 7024 vezes)

Niobsidion

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Boa tarde,

Sou uma iniciante no mundo da fotografia..
Atualmente possuo uma objetiva Canon EF-S 18-55mm (kit da máquina) e gostaria de saber se vale a pena investir numa EF-S 24mm.

 :)
 
« Última modificação: 06 de Abril de 2015, 15:46:58 por Niobsidion »


baugustosilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
  • photographer | vegan | tattooed
    • Leme Imagens
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2015, 15:44:40
1. Você sente necessidade de uma nova lente?
2. Se sim, porque?
3. O que você pretende fazer com a 24mm você conseguiria fazer com a 18-55mm?
4. Você fotografa o que?

Se a resposta da 1. for "não" eu sugiro você esperar um pouco. Se a resposta da 1. e 2. for 'sim' e 'não sei' respectivamente nessa ordem, eu sugiro você esperar mais ainda. rs

Abraços!
EOS 6DX2 | EOS 60D | 35 f/1.4 ART | 50 f/1.4 | 85 f/1.8 | 135 f/2L


Roger Fraga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2015, 17:50:03
Duas lentes bem diferentes!
Mas como tu é iniciante, sugiro tirar o máximo da tua 18-55 que apesar de escura pode fazer belas imagens.
Quando sentir a necessidade, ai sim pegar uma lente mais profi!

Um abraço e boas fotos!
Canon 5Dc / Canon 6D / Canon T2i / EF 16-35 2.8 USM L II / EF 50 1.8 / EF 70-200 F4 USM / EF-s 18-55 / Flash Canon 580 EXII / RF YN 603


Niobsidion

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2015, 17:21:28
1. Você sente necessidade de uma nova lente?
2. Se sim, porque?
3. O que você pretende fazer com a 24mm você conseguiria fazer com a 18-55mm?
4. Você fotografa o que?

Se a resposta da 1. for "não" eu sugiro você esperar um pouco. Se a resposta da 1. e 2. for 'sim' e 'não sei' respectivamente nessa ordem, eu sugiro você esperar mais ainda. rs

Abraços!

1. Necessidade de experimentar algo novo..não que a vá comprar já já;
2. Li que é uma boa lente para fotografar com pouca luz (algo que me agrada) e pela sua pequena dimensão, seria boa para fotografar em concertos;
3. Não sei, queria saber se há muita diferença entre elas e se sim, quais?
4. Já respondi a esta=P.

Muito obrigado pela ajuda(=


Niobsidion

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2015, 17:23:07
Duas lentes bem diferentes!
Mas como tu é iniciante, sugiro tirar o máximo da tua 18-55 que apesar de escura pode fazer belas imagens.
Quando sentir a necessidade, ai sim pegar uma lente mais profi!

Um abraço e boas fotos!

Obrigado!!
Então há diferença na qualidade da 18-55mm para a 24mm?


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2015, 17:32:16
Obrigado!!
Então há diferença na qualidade da 18-55mm para a 24mm?

Eu tenho a 40mm (essa 24mm deve ter a mesma qualidade óptica dela) e te digo que, a princípio, não dá pra notar muita diferença. Se der zoom nas imagens aí sim dá pra notar que a 40mm proporciona uma nitidez melhor, dá menos aberração cromática e tal.

Como a minha 18-55 não é a STM, a 40mm foca muito mais rápido que ela, além de ser mais silenciosa e mais clara por ser F/2.8

É uma lente que eu recomendaria, mas só se a 18-55 não estiver te atendendo mais. Como vc disse sobre fotografar em concertos, pode ser que uma lente mais clara realmente ajude, mas aí dependendo vc pode começar a pensar numa 50mm F/1.8 que é mais clara ainda (mas perde em nitidez)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2015, 17:34:32
1. Necessidade de experimentar algo novo..não que a vá comprar já já;
2. Li que é uma boa lente para fotografar com pouca luz (algo que me agrada) e pela sua pequena dimensão, seria boa para fotografar em concertos;
3. Não sei, queria saber se há muita diferença entre elas e se sim, quais?
4. Já respondi a esta=P.

Muito obrigado pela ajuda(=

Sei não... veja que espetáculos de maneira geral tem iluminação razoável e o que você não conseguir fotografar em 3,5 não conseguirá em 2,8

A não ser que você seja o fotógrafo do concerto me parece que estará algo distante do palco então precisará de uma distância focal maior, 24mm seria algo muito aberto não acha?

Se puder postar um exemplo de foto que queira fazer ou melhorar fica mais fácil do pessoal opinar.
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


Roger Fraga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2015, 17:38:34
Muita diferença
Começa com qualidade ótima, mais clara sendo 2.8 e por ai vai
A 18-55 é lente de kit e escura, com algumas limitações...
Pensou em uma 17-55 2.8 sendo a tua uma crop? valeria mais a pena.
Fotografar shows não é nada fácil e com a 24 (com crop ficaria quase uma 40mm) te limita bastante o range, mas mesmo assim rola.
Tenta fazer algumas fotos em algum show com a 18-55, joga o ISO no talo e vê os resultados
Eu tinha uma 18-135 e fiz algumas fotos legais em shows, claro com o LR pegando junto e se prendendo a uma iluminação razoável hehe

Abraços
Canon 5Dc / Canon 6D / Canon T2i / EF 16-35 2.8 USM L II / EF 50 1.8 / EF 70-200 F4 USM / EF-s 18-55 / Flash Canon 580 EXII / RF YN 603


baugustosilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
  • photographer | vegan | tattooed
    • Leme Imagens
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2015, 23:16:23
1. Você sente necessidade de uma nova lente?
2. Se sim, porque?
3. O que você pretende fazer com a 24mm você conseguiria fazer com a 18-55mm?
4. Você fotografa o que?

Se a resposta da 1. for "não" eu sugiro você esperar um pouco. Se a resposta da 1. e 2. for 'sim' e 'não sei' respectivamente nessa ordem, eu sugiro você esperar mais ainda. rs

Abraços!

1. Necessidade de experimentar algo novo..não que a vá comprar já já;
2. Li que é uma boa lente para fotografar com pouca luz (algo que me agrada) e pela sua pequena dimensão, seria boa para fotografar em concertos;
3. Não sei, queria saber se há muita diferença entre elas e se sim, quais?
4. Já respondi a esta=P.

Muito obrigado pela ajuda(=

Vou responder agora de trás pra frente rsrs

Você falou de usar a 24mm em ambientes escuros para ganhar luz na abertura da lente. Deve-se colocar na balança isso. Quando falamos em abertura de diafragma, automaticamente trazemos a carga da profundidade de campo. Em f/2.8 a profundidade de campo é bem curta, principalmente para fotografar um Concerto onde temos várias pessoas espalhadas e desalinhadas. A minha lente mais escura é uma f/2 e raramente eu uso minhas lentes na abertura máxima. Hoje mesmo fotografei o 'Minas Trend Preview' e o mais aberto que usei foi f/4.5.

É muito bacana ter lentes bem claras e de grandes aberturas, mas devemos tomar muito cuidado com isso. O que vejo de gente comprando lente 1.4 e clicando social na abertura máxima não é brincadeira.. e na minha concepção, fazer isso é suicídio.

Não estou tentando te desanimar de compra a lente de forma alguma, só quero fazer você questionar se realmente precisa fazer esse investimento agora ou se ainda consegue trabalhar bem com sua lente do kit.

Abraços!
EOS 6DX2 | EOS 60D | 35 f/1.4 ART | 50 f/1.4 | 85 f/1.8 | 135 f/2L


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2020, 11:38:33
Apesar de ser um post antigo eu estou nesta dúvida.

Tenho uma T6 e pensando em ter outra lente.

Mas com base neste comparativo abaixo. A ser mais clara não vejo porque trocar. Melhor guardar e comprar outro corpo para usar numa 50 1.8 que tenho que seja full.

http://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=836&Camera=736&Sample=0&FLI=1&API=0&LensComp=960&CameraComp=736&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=2

http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Lens-Vignetting-Test-Results.aspx?Lens=836&Camera=736&FLI=1&API=1&LensComp=960&CameraComp=736&FLIComp=0&APIComp=1


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2020, 14:41:06
Apesar de ser um post antigo eu estou nesta dúvida.

Tenho uma T6 e pensando em ter outra lente.

Mas com base neste comparativo abaixo. A ser mais clara não vejo porque trocar. Melhor guardar e comprar outro corpo para usar numa 50 1.8 que tenho que seja full.

http://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=836&Camera=736&Sample=0&FLI=1&API=0&LensComp=960&CameraComp=736&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=2

http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Lens-Vignetting-Test-Results.aspx?Lens=836&Camera=736&FLI=1&API=1&LensComp=960&CameraComp=736&FLIComp=0&APIComp=1

Oi?
Diferença enorme de nitidez a favor da 24mm......
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2020, 21:46:48
Coloca sua 18-55 em 24MM e passa uns 2 ou 3 dias fotografando com ela na rua, os parentes, tipo retratos, etc. Isso vai determinar se precisa dela ou não; estou com uma aqui em casa, consegui ela por 380 reais, dando uma chorada na OLX. COmo tudo na economia, se ajeita, os preços de equipamentos subiram de maneira totalmente artificial de passo que uma 24MM nos usados era achada por 500 reais, povo subiu pra 900 usada! Hoje vejo pessoas vendendo equipamentos a preço de banana, uma ótima oportunidade.

Falando da nitidez da 24mm sem dúvidas, é excelente, em 2.8 já é bem nítida, em F4 -5.6 então nem se fala nitidez e cores muito lindas pra uma lente tão barata. Mas precisa ver se essa 24MM te agrada. NO meu caso gosto dela pra fotografia de rua, mas é bem possível que a venda futuramente pois já tenho uma Tamron 28MM vintage com abertura 2.5 que me entrega muito bem também. Se vale a compra, testa com a 18-55 em 24MM oor um bom tempo pra ver se vale.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2020, 21:47:11 por cheferson »


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2020, 23:09:11
Eu tinha a 18-55 III Canon, tenho a 17-50 sem VD da Tamron e tenho a 24mm 2.8 da Canon.

Das três as cores e resolução da 24mm são as melhores. Adoro a Tamron mas não vendo a 24mm por dois motivos: primeiro é a discrição. É uma lente que você monta na câmera e o kit nem parece "profissional" pro pessoal leigo. O que significa que você consegue muito mais fotos espontâneas. O segundo motivo é que te força a pensar o enquadramento, e te faz dar um passo pra frente ou pra trás pra conseguir aquela foto que, no zoom, você conseguiria. É um exercício de criatividade. Uma boa limitação.

A 50mm 1.8 praticamente aposentou depois que comprei a 24mm
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Setembro de 2020, 00:17:30
Ops! mudei de idéia! vou fazer uns testes com a lente em 24mm da 18-55 e se agradar vou comprar uma quando der. abs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 07 de Setembro de 2020, 00:33:18
Eu tinha a 18-55 III Canon, tenho a 17-50 sem VD da Tamron e tenho a 24mm 2.8 da Canon.

Das três as cores e resolução da 24mm são as melhores. Adoro a Tamron mas não vendo a 24mm por dois motivos: primeiro é a discrição. É uma lente que você monta na câmera e o kit nem parece "profissional" pro pessoal leigo. O que significa que você consegue muito mais fotos espontâneas. O segundo motivo é que te força a pensar o enquadramento, e te faz dar um passo pra frente ou pra trás pra conseguir aquela foto que, no zoom, você conseguiria. É um exercício de criatividade. Uma boa limitação.

A 50mm 1.8 praticamente aposentou depois que comprei a 24mm

Tenho a 24MM ; pretendo vendê-la; é uma ótima lente sem dúvidas. A qualidade das cores dela e o contraste já direto da câmera, são o que mais gosto nela.