Autor Tópico: Fotografia não tá mais dando pra viver?  (Lida 2338 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Agosto de 2020, 10:16:52
Hoje para se viver um padrão mínimo de decência em uma cidade média, eu diria que o fotógrafo precisaria, no mínimo, tirar uns 8,000 reais por mês limpo já descontado os custos de impostos, combustível e outros custos associados ao seu trabalho. Quantos fotógrafos que vivem só de fotografia conseguem tirar isso ao longo de um ano (média)?
Se quiser ter um padrão legal de vida, esses rendimentos deveriam ser o dobro. Aí vem a pergunta, quanto se precisa cobrar vs quanto precisa trabalhar para chegar nesse nível? Com certeza tem toda a experiência e conhecimento mas o marketing e cesta de produtos tem total influência nisso aí.

ideal seria, mas é difícil achar quem ganhe isso só com fotografia.
pra ganhar isso só com um leque de serviços e produtos.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 14 de Agosto de 2020, 11:22:21
Uma associação forte não seria ruim, como a APA e PPA nos EUA.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 14 de Agosto de 2020, 12:07:30
Uma associação forte não seria ruim, como a APA e PPA nos EUA.
Com certeza.
Ter associações com o intuito de fazer lobby positivo, credenciamento, selo de qualidade e coisas do tipo eu sou totalmente a favor.
O que não pode ter é uma associação virar um sindicato ou qualquer outra coisa meramente política e meios de extorquir dinheiro dos profissionais. Muitas vezes essa é uma linha muito tênue a ser traçada.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #18 Online: 14 de Agosto de 2020, 12:20:03
Eu acho que tudo é um equilíbrio.

Imaginem que não tem mais regras pra exercer medicina. Qualquer um podendo atender e fazer procedimentos.

Infelizmente a sociedade precisa de regras pra funcionar pela propria natureza humana.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 14 de Agosto de 2020, 12:23:06
Eu acho que tudo é um equilíbrio.

Imaginem que não tem mais regras pra exercer medicina. Qualquer um podendo atender e fazer procedimentos.

Infelizmente a sociedade precisa de regras pra funcionar pela propria natureza humana.
Entendo a sua comparação com as devidas proporções mas mesmo assim acho que é outro cenário.
Desde que não envolve qualquer risco de vida ou danos materiais, não vejo problema nenhum em não ter regulamentação.
Veja os serviços de aplicativo como Uber e Lyft, desde que a pessoa seja habilitada, tenha seguro e um carro em um certo nível de idade e conservação, pode ser motorista.
Cabe ao motorista e ao mercado consumidor regular se ele vai ter clientes ou não.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 14 de Agosto de 2020, 13:15:41
Eu acho que tudo é um equilíbrio.

Imaginem que não tem mais regras pra exercer medicina. Qualquer um podendo atender e fazer procedimentos.

Infelizmente a sociedade precisa de regras pra funcionar pela própria natureza humana.

aí ia ter o barato e o caro, vc decidiria em qual ir, antigamente tinhas os curadores e os benzedores que atualmente está cada vez mais escasso mas estas pessoas tinham um conhecimento de plantas naturais que realmente curam doenças...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 14 de Agosto de 2020, 13:16:09
***
Veja os serviços de aplicativo como Uber e Lyft, desde que a pessoa seja habilitada, tenha seguro e um carro em um certo nível de idade e conservação, pode ser motorista.
Cabe ao motorista e ao mercado consumidor regular se ele vai ter clientes ou não.
2x
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #22 Online: 14 de Agosto de 2020, 13:28:54
Puxando ainda o Uber.

Em SP o vereador dos taxitas fez toda a pressão da categoria na câmara e o argumento foi: os taxitas compraram um ponto e pagaram muito por isto, empresas investiram em táxis e afins e mais uma porrada de coisa, mas em nenhum momento foi levando em conta a necessidade de mais ou menos carros para transporte "publico" para a cidade

Se regulamentar vai ser o de sempre, só sindicalizados, taxas obrigatórias, multas sem regulamentação para o contratante e um overhad sem benefícios e assim por diante


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 14 de Agosto de 2020, 15:36:46
Puxando ainda o Uber.

Em SP o vereador dos taxitas fez toda a pressão da categoria na câmara e o argumento foi: os taxitas compraram um ponto e pagaram muito por isto, empresas investiram em táxis e afins e mais uma porrada de coisa, mas em nenhum momento foi levando em conta a necessidade de mais ou menos carros para transporte "publico" para a cidade

Se regulamentar vai ser o de sempre, só sindicalizados, taxas obrigatórias, multas sem regulamentação para o contratante e um overhad sem benefícios e assim por diante
Exatamente, a cultura brasileira não está madura suficiente para esse nível de regulação.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #24 Online: 15 de Agosto de 2020, 14:08:44
Eu acho que tudo é um equilíbrio.

Imaginem que não tem mais regras pra exercer medicina. Qualquer um podendo atender e fazer procedimentos.

Infelizmente a sociedade precisa de regras pra funcionar pela propria natureza humana.

O colega Thales já escreveu e eu tbm reforço o meu post anterior: existem profissões que exigem nível profissionalizante ou superior justamente por lidar com altos níveis de responsabilidade/especialização (médicos, engenheiros, contadores, piloto de avião, etc.) e a regulamentação é necessária, principalmente para a segurança dos usuários.
Para fotógrafos praticamente o mercado se regula sozinho e o profissional tem que se adequar à realidade. E regras existem: o CDC e o código civil são alguns exemplos.

http://www.tjes.jus.br/fotografo-de-linhares-e-condenado-a-indenizar-cliente-insatisfeita-com-cobertura-fotografica/

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2019/07/22/estudio-de-fotografia-e-condenado-a-indenizar-cliente-por-nao-cumprir-agenda-em-aniversario-de-criancas.ghtml