Autor Tópico: Tamron com falta de estoque de lente e Não lançará para Fuji :o  (Lida 2850 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
 :o Pra quem achava que DSLR estava morta (ai pra você Ernesto  :hysterical: :hysterical: :hysterical: )

Tamron anunciou algumas curiosidades em julho de 2020:

Aqui está uma rápida recapitulação de uma apresentação recente da Tamron:


A Sony possui 12% das ações da Tamron.

Durante a quarentena da COVID-19, a lente mais vendida é a Tamron 150-600mm Canon e Nikon (as pessoas estavam atirando de suas janelas). Isso pegou Tamron de surpresa e muitos revendedores estão sem estoque dessa lente.

A Tamron 35mm f / 1.4 foi uma lente de referência lançada para seu 40º aniversário. Ele foi projetado para qualidade. Esta foi a sua lente de melhor qualidade já lançada.


Não haverá lentes Fujifilm devido à baixa demanda "mundial" - apenas não haverá volume suficiente para cobrir a engenharia e o desenvolvimento.

A fabricação da Tamron agora está funcionando 7 dias / semana - 52 semanas / ano.

A Tamron vai lançar um total de cinco novas lentes sem espelho nos EUA este ano.

Tamron ainda está oferecendo seu clube VIP.

Me pergunto vendo tudo isso, porque reclamam que o mercado de fotografia encolheu se tem fabricantes como a Tamron sem estoque de lentes pra suprir demandas rsrsrsrs

Link da notícia: https://photorumors.com/2020/07/11/tamron-presentation-there-will-be-no-tamron-lenses-for-fuji-due-to-low-demand/
« Última modificação: 17 de Agosto de 2020, 21:25:54 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2020, 22:43:34
Essa Fujica é uma puta câmera, e as Fujinon fixas sempre foram excelentes. E ótima piada kkkkkkk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2020, 22:52:36
Engraçado que em 2018, o presidente da Sigma disse numa entrevista que não produzem lentes para Fuji, pois o pessoal de desenvolvimento é insuficiente e eles estão trabalhando constantemente em novos projetos para outros fabricantes. Isso me fez lembrar que a Tamron falou a mesma coisa, mas correm boatos que na verdade, a Fuji teria ameaçado de processo por quebra de patentes, qualquer marca paralela que tente produzir lentes para as câmeras da Fuji. Uma pena isso, os consumidores sairiam ganhando. Quem usa mirrorless da Sony, sabe que o autofoco das lentes da Tamron, por exemplo, é praticamente idêntico ao das lentes oficiais da Sony.

Hoje quem é usa Sony, por exemplo, vale mais a pena investir em lentes da Sigma ou Tamron pois elas fazem praticamente o mesmo que as lentes da Sony, por um preço que é até metade do que a Sony pede.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2020, 23:21:43
Pois é...mas eles não sabem ser grandes, dentro da própria categoria.

Eles tem sempre que se meter na categoria superior. Se enfiam no meio delas e ainda querer sair por cima...

Tipo isso:


Desenterrou essa hein kkkkk

Sobre a Fuji, é aquilo, a Nikon tentou nos últimos anos, fazer com que a empresa caia no ranking , ela já caiu de segundo pra terceiro, a Fuji poderia aproveitar esse mercado, mas pelo visto a Nikon vai ficar em terceiro no ranking de vendas por um bom tempo por um único fator: falta de concorrentes que queiram passar a Nikon em vendas rs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2020, 23:59:54
Agora vc me lembrou de outra:

"Tá com pena ? Leva pra você !"

Me dá sua Canon e eu arranjo uma dessas para você ! Mas, como o Nazareno diz, no segundo vídeo: "Tu vai ter que encarar e usar"




Não troco minhas Canons não kkkkkk


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2020, 00:24:35
[...] o pessoal de desenvolvimento é insuficiente e eles estão trabalhando constantemente em novos projetos para outros fabricantes. Isso me fez lembrar que a Tamron falou a mesma coisa, mas correm boatos que na verdade, a Fuji teria ameaçado de processo por quebra de patentes, qualquer marca paralela que tente produzir lentes para as câmeras da Fuji.
[...]

Não creio que isso seja verdade. Além da Zeiss (que licenciou tecnologia da Fuji), temos a Tokina e Viltrox com lentes pra Fuji e, até onde sei, nenhuma foi processada nem licenciou tecnologia. As lentes Tokina e Viltrox, apesar de as duas empresas negarem, se parecem muito fisicamente, além de terem as mesmas características. Interessante mesmo é que essas lentes são primes claras, estão vendendo bem, e que não há lentes zoom de terceiros pra Fuji.

Minha teoria é que a Viltrox fez a engenharia reversa da Fuji e licenciou esta tecnologia pra Tokina. Já a Tamron não quis saber dessa história. De qualquer forma, fico com a fábula citada recentemente:

Fábula: A RAPOSA E AS UVAS

       A raposa vinha pela estrada quando viu uma parreira carregada de suculentas uvas vermelhas.
        "Essas uvas já estão no papo", pensou.
        Doce ilusão. A raposa tentou de tudo, mas os cachos estavam tão altos que não conseguiu apanhar um bago que fosse.
        Matreira, ela comentou para quem quisesse ouvir:
— Reparando bem, essas uvas estão muito verdes. Raposas não comem uvas verdes, pois dão dor de barriga.
        E foi embora.

Moral da história: Quem desdenha quer comprar.

Jean de La Fontaine, Fábulas de Esopo.


 Se vale pra N, há de valer pra F também!  ;)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2020, 00:46:13
Isso com certeza. Basta ver que todas as lentes lançadas pela Tamron são APS-C. Desprezaram completamente o FF. Lembrando que as Viltrox/Tokina que citei são misturadas: a 85mm, além de uma 35 e 50 a serem lançadas (todas f/1.8) são FF, enquanto as 23, 33 e 56 (todas f/1.4) são APS-C.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2020, 00:46:58 por felipemendes »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2020, 01:16:49
Isso com certeza. Basta ver que todas as lentes lançadas pela Tamron são APS-C. Desprezaram completamente o FF. Lembrando que as Viltrox/Tokina que citei são misturadas: a 85mm, além de uma 35 e 50 a serem lançadas (todas f/1.8) são FF, enquanto as 23, 33 e 56 (todas f/1.4) são APS-C.

Depende a Tamron tem algumas SP excelentes que são FF como a recente 70-180 2.8 pra Sony E-Mount e a 35MM 1.4 pra DSLR Canon e Nikon.

Sobre a Tokina e Viltrox não sabia realmente. Mas isso que falei são boatos, de qualquer forma Sigma e Tamron confirmaram oficialmente que não tem planos para produção de lentes no sistema da Fuji.

DO APSC, sim é fato, a maioria das lentes que a Tamron tem, principalmente essas super-zoom são apenas para o APSC. Faz sentido por vários motivos 1) é mais barato , tem menos vidros; 2) A maioria gigantesca do mercado de DSLR-Mirrorless é constituída de sensores APSC, faz sentido lançar uma lente pro público maior.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2020, 01:17:51
As FullFrames estão verdes  :D

A única Fullframe que deixa tudo verde nas fotos é a Nikon :D


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2020, 09:10:17
Não foi dito que a lente mais vendida foi Tamron 150-600?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2020, 11:03:13
Depende a Tamron tem algumas SP excelentes que são FF como a recente 70-180 2.8 pra Sony E-Mount e a 35MM 1.4 pra DSLR Canon e Nikon.

Sobre a Tokina e Viltrox não sabia realmente. Mas isso que falei são boatos, de qualquer forma Sigma e Tamron confirmaram oficialmente que não tem planos para produção de lentes no sistema da Fuji.

DO APSC, sim é fato, a maioria das lentes que a Tamron tem, principalmente essas super-zoom são apenas para o APSC. Faz sentido por vários motivos 1) é mais barato , tem menos vidros; 2) A maioria gigantesca do mercado de DSLR-Mirrorless é constituída de sensores APSC, faz sentido lançar uma lente pro público maior.

Pesquisei mais um pouco e trago uma possível correção (já que nem sei a verdade): Pode ser que tanto Tokina quanto Viltrox tenham comprado os mesmos projetos de um terceiro fabricante (aqui suponho que seja Rokinon/Bowen/Samyang) e colocado suas marcas. Isso responderia bem à pergunta se ambas marcas desenvolveram esta lente em conjunto, e ambas terem negado.

Mas vamos à Tamron/Sigma: esse pessoal não toma decisão de orelhada. Se eles disseram que suas lentes não venderão bem pra Fuji, é porque pesquisaram o mercado e viram que não iriam vender mesmo (mas poderiam estar errados). Eu, por exemplo, estaria mais interessado em uma 56mm f/1.4 por um bom preço que em uma zoom 2.8 (que também me atrai, mas se eu tivesse que escolher, ficaria com a primeira). Isso se essa história de demanda for verdadeira.

Ou pode ser que eles somente queiram vender pra Sony, que é o caso deste anúncio que vc citou. EOS-M também ficou de fora. Falta de demanda também? Sendo a Tamron em parte propriedade da Sony, pode muito bem ter sido uma decisão consciente pra empurrar outros fabricantes pra fora do mercado de câmeras APS-C.

Dificilmente saberemos.

Não foi dito que a lente mais vendida foi Tamron 150-600?

Se é verdade, pode ser que pesquisa de mercado que escrevi aí em cima não foi tão boa. Algumas vezes os fabricantes erram as previsões de demanda. A Nikon, por exemplo, errou feio com a D850 e com a nova lente Noct. A própria reportagem fala que a Tamron estava trabalhando 24/7 pra suprir a demanda.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Agosto de 2020, 13:36:34
Mas fazer lentes pra vários sistemas, não tem o mesmo projeto óptico? muda apenas o mount e algoritmo de focagem e olhe lá?
Pelo menos com Canon e Nikon é assim, a 45mm 1.8 VC USD é a mesma em ambos, só muda o mount.

Claro que a única diferença seria entre aps-c e FF, mas uma suposta Tamron 35mm poderia ser a mesma pra SOny, Canon e Fuji (apsc). OU eu penso que o mundo é tão fácil, iludido hahha
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Agosto de 2020, 16:01:21
Olha...  Duas lentes que eu teria curiosidade de ver no mount Fuji sao as Sigmas 18 35 e a 50 100.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2020, 16:01:47 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 18 de Agosto de 2020, 16:13:06
Mas fazer lentes pra vários sistemas, não tem o mesmo projeto óptico? muda apenas o mount e algoritmo de focagem e olhe lá?
Pelo menos com Canon e Nikon é assim, a 45mm 1.8 VC USD é a mesma em ambos, só muda o mount.

Claro que a única diferença seria entre aps-c e FF, mas uma suposta Tamron 35mm poderia ser a mesma pra SOny, Canon e Fuji (apsc). OU eu penso que o mundo é tão fácil, iludido hahha

É isso mesmo. A Sigma por exemplo produz lentes primeiro para seu sistema de câmeras e depois adapta o mount e o sistema de focalização, feito por engenharia reversa. Mas a questão aqui não é apenas isso; seria muito fácil pra Sigma , Tamron, Tokina, etc, fazer lentes para Fuji. A questão é que as fabricantes deram declarações que não tem tempo pra fazer, quando na verdade, a questão é que a Fuji ameaça de processo por quebra de patentes.

A Tamron, Sigma, Tokina, fazem parte da mesma associação japonesa (Cipa, senão me falho a memória) que incluem Canon, Nikon, Sony, Panasonic e Fuji. A única marca que faz algo nesse sentido é a Fuji mesmo.

Oficialmente essas marcas paralelas não tem autorização oficial para produção de lentes, pois para produzir um sistema de focalização é necessario a engenharia reversa, que, legalmente é uma quebra das patentes. Salvo casos como a Zeiss, que tem parceria com a SOny, e a Sony revela os protocolos de foco. Ou seja, uma lente Zeiss montada na SOny com autofoco, terá o desempenho de foco igual a de uma lente da própria Sony, é mais ou menos por ai hehe