Autor Tópico: 1° câmera (prosumer)  (Lida 1103 vezes)

VekoSS

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Online: 22 de Agosto de 2020, 02:26:21
Boa noite 🖖🏻
Eu queria indicações de modelos de câmeras prosumers da Canon ou Nikon. Pretendo usar como hobbie ou para viagens, gostaria de modelos mais " robustos" ( não compacta). Obrigada desde já 🌈

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2020, 00:12:10
Boa noite 🖖🏻
Eu queria indicações de modelos de câmeras prosumers da Canon ou Nikon. Pretendo usar como hobbie ou para viagens, gostaria de modelos mais " robustos" ( não compacta). Obrigada desde já 🌈

Olá,

Eu recomendaria Canon por ter assistencia técnica oficial no Brasil. A Nikon não tem, você dependerá de assistências não autorizadas que apesar de terem algumas ótimas, pode haver uma demora enorme nas peças. A Canon te da parcelamento e garantia de 2 anos.

Ate quanto é o seu orçamento ?
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2020, 01:29:55
Se vc não quer trocar lentes e vai usar só de dia, com muito zoom, eu gosto dessa:

Nikon L810

Mas, se vc quer algo estilo profissional, eu compraria qq uma dessas:

Nikon D5500, D5600, D5300, D5200
« Última modificação: 23 de Agosto de 2020, 01:32:31 por Ernesto »
#DeFérias

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2020, 11:15:13
L810 tem sensor pequeno, suponho que isso deixa de fora, pois ele especificou que não quer compacta. Um colega compreu uma dessa, levou para uma viagen ao Oriente Médio e detestou a câmera, a imagem em jpeg tem muito ruido e artefatos em iso acima de 400. Aliás nunca simpatizei com nenhuma Nikon com sensor pequeno, tive várias e acabei doando todas.

As D5xxx são boas em geral mas sem assistencia oficial to fora. Quando dá problema o conserto anda saindo muito caro hoje em dia. Mesmo e SP tem pouquissimas assistências (não autorizadas) da Nikon que prestam.

Mas isso é minha opiniäo pesosoal.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2020, 14:03:32
Bem, esse tópico não é um debate.

Eu como de costume, não rebato a indicação de equipamento de ninguém

Mas se, eventualmente, se faz necessário justificar a minha indicação:

Eu fotografo desde os anos 80.

Já tive todas as marcas na mão.

Não é por acaso que Nikon é a marca que mais atrai colecionadores, por todo o mundo. Talvez só a Leica tenha algo próximo, em menor escala. Nenhuma outra marca tem esse nível de respeito. E esse respeito não se ganhou através de youtubers e nem da noite para o dia. De uns anos para cá veio a moda internáutica de ser contra toda marca de respeito e, em alguns casos, de prestigiar só marcas nanicas.

Pelo menos aqui, falamos das grandes marcas da história da fotografia (e não das nanicas):

Canon e Nikon

Canon sempre foi câmera de alta performamce. De esporte, de jornalismo.

Nikon sempre foi a câmera dos pequenos detalhes, buscados em estúdio.

Qual vai atender melhor um pai de família, fotografando os filhos ?

Quem vai atender melhor o turista ?

Ambas atenderão com nuances q só aparecerão depois de gastos mais de 30mil, com o dolar turismo a 5.9
Canon x Nikon
Ferrari x Alfa Romeo
Jaguar x Rolls Royce
Porsche x Mercedes
Vinhos Italianos x Vinhos Franceses
Fender x Gibson
Suzuki x Harley-Davidson
Jaeger-LeCoultre x Patek Philippe
Valentino x Armani
Chanel x Dior
Hermès x Louis Vuitton

São questões eternas...

Sempre tive Canon e Nikon em casa (entre outras) porque são propostas diferentes e não concorrentes.

Para quem mora na cidade de SP, existem muitas assistências técnicas, com mais de 30 anos de história, atendendo as duas. Quem mora fora, vai rer duficuldades com qq uma (salvo exceções)

Se a concessionária autorizada é melhor ou não que um mecânico independente, vai de cada um

Na cidade de SP, a maioria dos carros esporte de SP são atendidos por mecânicos independentes que fazem trabalho melhor ou igual as concessionárias.

Eu nunca tive carros nacionais e sempre fui bem atendido por mecânicos independentes. E o que mais vejo, são pessoas reclamando de concessionárias (autorizadas). E vejo muita gente com carro nacional fazendo igual a mim: Usando mecânicos independentes.

Tenho +-15 câmeras digitais em casa (ja tive mais) entre elas, Canon e Nikon, e as Nikon, continuam sendo as preferidas (nos 35mm, nos 24mm e nos 1/2.3")

Enfim esse tópico não é um debate. Toda opinião deve ser respeitada.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2020, 14:20:22 por Ernesto »
#DeFérias

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2020, 19:25:09
Se não é um debate, por que essa resposta IMENSA em espaço 2 ?

Não vejo sentido nesse tipo de papo, sinceramente. Toda vez que alguém recomenda e fala alguma coisa que não seja Nikon sobe nas tamancas e faz um drama digno de novela mexicana. Meu Deus, que coisa chata...

O cara não quer saber da história da Nikon nem se ela é usada em estúdio, nem po**a nenhuma disso, ele que uma sugestão e eu sugeri a Canon pelos motivos que citei.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2020, 19:57:32
Explosividade x Controle
Performance x Elegância
Itália x França

O diálogo aqui já deixa claro a diferença do perfil de quem busca cada marca.

Não há erros e acertos. Cada temperamento tem seu espaço e seu público.

É por isso que eu tenho, confesso, certa vergonha de usar uma Canon, em público.

Não pelas máquinas, sem vida. Mas pelo estilo de seus players com os quais, não me identifico.

Me lembrei desse comercial, abaixo.
"Apesar do calor da Ferrari me seduzir, a calma e elegância da Mercedes me conquista"
Hamlet - the mild cigar

Mild... essa é a palavra que define a Nikon  :wub:
#DeFérias

André Sena

• SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2020, 21:01:01
E assim morre mais um tópico em que não ajuda em absolutamente nada a quem abriu o mesmo.
 :clap: :clap:

VekoSS

• Novato(a)
Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2020, 21:05:37
Comentários fervorosos a parte, agradeço as opiniões que foram-me dadas.
Particularmente eu gostaria de começar com uma Canon ( com base nas minhas pesquisas ), mas o que fará eu bater o martelo mesmo será o preço. Gostei bastante da Canon t3i (sei que é um DSLR, e não condiz com minha pergunta inicial, mas o custo beneficio parece ser interessante).
Eu moro em SP e assim que a quarentena acabar farei uma pesquisa na galeria 7 de abril ( pois pretendo comprar uma máquina usada).
Vocês possuem alguma opinião sobre a t3i ou câmeras semelhantes?

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2020, 21:56:40
Particularmente eu gostaria de começar com uma Canon ( com base nas minhas pesquisas ), mas o que fará eu bater o martelo mesmo será o preço. Gostei bastante da Canon t3i (sei que é um DSLR, e não condiz com minha pergunta inicial, mas o custo beneficio parece ser interessante).
Eu moro em SP e assim que a quarentena acabar farei uma pesquisa na galeria 7 de abril ( pois pretendo comprar uma máquina usada).

A T3i é boa para aprender. Ela é de 2011.

Eu tentaria achar uma T5i. Mas, se não achar, OK.

Eu prefiro modelos de câmeras feitos de 2012 para cá.

Em 2012, a indústria digital já tinha atingido um padrão muito bom.

Eu não usei a T3i, imagino que seja igual a T5i em qualidade  :ok:

De qq forma, para aprender, a T3i é excelente

Os únicos lugares de SP onde eu compraria essas câmeras usadas seriam na Angelfoto ou na Portssar

Não por estatem em melhor estado mas, porque produto usado, precisa de garantia ou assistência boa, como a Portssar.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2020, 22:12:08 por Ernesto »
#DeFérias

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2020, 22:09:57
E assim morre mais um tópico em que não ajuda em absolutamente nada a quem abriu o mesmo.

Trágico  :snack:

Tão trágico, como a vida...  :snack:
« Última modificação: 23 de Agosto de 2020, 22:21:53 por Ernesto »
#DeFérias

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2020, 22:27:47
VekoSS,

Continuando...

A Canon tem uma linha de lentes muito boa que é a STM. Não são as mais caras. São de ótimo custo-benefício.

A maioria delas não funciona em câmeras de sensor maior, FullFrame (caso você queira mudar no futuro) mas, com dolar turismo a 5.90, acho que compensa ficar no APS-C, de sensor menor. APS-C são as T3i, T5i, T6i, T7i, T8i, SL1, SL2, 70D, 80D, 90D, entre outras.

Usei quase todas ZOOM STM Canon e gostei de todas.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2020, 22:30:07 por Ernesto »
#DeFérias

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2020, 23:15:54

Exatamente.

Só para contar eu não tenho Canon ja tem mais de 5 anos, mas sei que aqui é a mais prática, principalmente para o iniciante, que consegue acessórios e lentes em qualquer esquina.

Vou recomendar uma Panasonic, Olympus ou Sony ? Não, embora sejam excelentes, mas as lentes, baterias e tudo mais são muito mais caros e difíceis de encontrar. É ser prático e não querer arrebentar o bolso do iniciante.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2020, 23:23:33
Exatamente.

Só para contar eu não tenho Canon ja tem mais de 5 anos, mas sei que aqui é a mais prática, principalmente para o iniciante, que consegue acessórios e lentes em qualquer esquina.

Vou recomendar uma Panasonic, Olympus ou Sony ? Não, embora sejam excelentes, mas as lentes, baterias e tudo mais são muito mais caros e difíceis de encontrar. É ser prático e não querer arrebentar o bolso do iniciante.

Mano, já virou a página, véi... menos revolta...

Outra, ela não mora no interior... Ela tem acesso a 7 de Abril, vai ir lá e terá ótima noção do bom número de assistências da Nikon na cidade de SP... ninguém não vai conseguir enrolar alguem da cidade de SP com esses argumentos para a garotada do interior...

Ela tb pode ver e ter noção da quantidade de equipamento Nikon usado, à venda, na cidade grande... novamente, esses argumentos só enrolam o pessoal do interior que "vive de mercadolivre"

Vira a página, véi...menos recalque, por favor  :ok:

Você fez sua indicação e eu fiz a minha

Conforme-se

Por favor, respeite os outros se busca ser respeitado  :ok:
« Última modificação: 23 de Agosto de 2020, 23:31:33 por Ernesto »
#DeFérias

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 23 de Agosto de 2020, 23:24:09

Se tiver oportunidade veja uma SL2 ou SL3. São pequenas, ótimas para viagens e tem uma qualidade de imagem mais do que suficiente para um uso normal.

T3 eu tive. É uma câmera legal, barata, mas é bem antiga, será dificil encontrar alguma em bom estado, mas é possível. Eu tentaria as mais modernas acima da T5. Na loja on line da Canon tem sempre umas promoções boas, e garantia de 2 anos, fora o parcelamento.

Pessoalmente não gosto de comprar câmeras usadas se não conhecer o dono. Muita gente vende porque já usou até o osso ou porque começou a dar algum tipo de problema. Pode dar sorte ? Sim, claro,mas também pode dar azar de comprar usada , mesmo em loja, e estar com um abacaxi nas mãos depois que a garantia de 30,90 dias terminar. Já me aconteceu.

Eu prezo muito pela garantia oficial do fabricante. Ok, tenho câmeras compradas fora que não tem garantia no Brasil, mas comprei zero e assumi o risco.