Autor Tópico: Redução de Qualidade no instagram  (Lida 2433 vezes)

João Pannunzio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 22 de Agosto de 2020, 16:59:29
Criei uma conta no instagram dedicada a postar algumas fotos que venho fazendo. Visto que a qualidade maxima do instagram para uma imagem na proporção 1:1 é de 1080x1080px sempre edito minhas fotos para satisfazer esses requerimentos porem quando posto as fotos elas ainda sofrem uma perda significativa de qualidade. Alguém sabe se isso é normal ou se há algo que possa ser feito?



João Pannunzio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2020, 17:11:51
Não consegui anexar as imagens comparando antes e depois de postar, se alguem souber como e quiser velas posso tentar!!
« Última modificação: 22 de Agosto de 2020, 17:18:13 por João Pannunzio »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2020, 20:20:41
Estou pra fazer uns testes referentes a isso em breve.
Vou criar uma conta para postar várias versões da mesma foto com resoluções diferentes para ver qual é a melhor.
Também pretendo postar direto do desktop e pelo smartphone pra ver se faz diferença.

Quando finalizar os testes vou postar a conta aqui pro pessoal poder ver os resultados e compartilho minha conclusão.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2020, 21:06:43
Primeiro, não acho que o Instagram seja o local mais adequado para se postar fotos com qualidade superior.
Segundo, não acho que um fotógrafo profissional deva procurar o Instagram  para mostrar fotos com qualidade superior.
Eu acho que o Instagram é uma ferramenta para divulgação do trabalho, mas se alguém quer um local onde suas imagens devem mostrar uma qualidade superior, deve investir num endereço próprio e não em mídias como o Instagram.
Neste caso o Instagram serviria apenas para divulgação e direcionar para o site do fotógrafo.
Creio que exigir qualidade prime lá seja um pouco além do que se pode ter.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2020, 21:15:28
Primeiro, não acho que o Instagram seja o local mais adequado para se postar fotos com qualidade superior.
Segundo, não acho que um fotógrafo profissional deva procurar o Instagram  para mostrar fotos com qualidade superior.
Eu acho que o Instagram é uma ferramenta para divulgação do trabalho, mas se alguém quer um local onde suas imagens devem mostrar uma qualidade superior, deve investir num endereço próprio e não em mídias como o Instagram.
Neste caso o Instagram serviria apenas para divulgação e direcionar para o site do fotógrafo.
Creio que exigir qualidade prime lá seja um pouco além do que se pode ter.

Exato!
Mas ainda assim se for possível otimizar a qualidade no insta, é válido fazer.
Devo fazer meus testes amanhã.


João Pannunzio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2020, 21:45:19
Primeiro, não acho que o Instagram seja o local mais adequado para se postar fotos com qualidade superior.
Segundo, não acho que um fotógrafo profissional deva procurar o Instagram  para mostrar fotos com qualidade superior.
Eu acho que o Instagram é uma ferramenta para divulgação do trabalho, mas se alguém quer um local onde suas imagens devem mostrar uma qualidade superior, deve investir num endereço próprio e não em mídias como o Instagram.
Neste caso o Instagram serviria apenas para divulgação e direcionar para o site do fotógrafo.
Creio que exigir qualidade prime lá seja um pouco além do que se pode ter.
Com certeza amigo, ainda estou iniciando na fotografia e faço um trabalho de divulgação científica, sendo assim acho que o instagram é a melhor plataforma para atingir mais público.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2020, 21:51:50
Primeira coisa é verificar se o seu aplicativo está configurado para exibir as fotos em alta qualidade, não lembro o caminho porque o insta adora ficar mudando, mas tem essa opção.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2020, 18:10:32
Dentro da configuração da sua conta, na opção de Uso de dados do celular,  desative a opção usar usar menos dados.

Tente com as seguintes configurações para ver se melhora:

Aplique um filtro de nitidez na imagem, com a objetivo de recuperar a nitidez devido ao processo de redimensionar o tamanho em pixels.
Salve o arquivo conforme abaixo:
JPEG
Qualidade 100
Color space: sRGB
não limite o tamanho do arquivo em kB.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2020, 19:32:08
O segredo é entregar a imagem com a melhor qualidade possível e o menor tamanho.
Sendo assim o instagram não vai comprimir.

1080px na aresta maior
72dpi
srgb
qualidade 7 ou 8, ou no LR em 75.
Exportar e aplicar o jpgmini ou imageoptim (mac).

O que tu tem que fazer é evitar a compressão automática do insta.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2020, 20:40:45
O segredo é entregar a imagem com a melhor qualidade possível e o menor tamanho.
Sendo assim o instagram não vai comprimir.

1080px na aresta maior
72dpi
srgb
qualidade 7 ou 8, ou no LR em 75.
Exportar e aplicar o jpgmini ou imageoptim (mac).

O que tu tem que fazer é evitar a compressão automática do insta.

Parece que já foi o tempo disso, está comprimindo sempre.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


João Pannunzio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2020, 21:52:02
Parece que já foi o tempo disso, está comprimindo sempre.
EXATO! Ja tentei com arquivos de 1000kb e de 100kb, diferentes resoluçoes e mesmo assim  parece que sempre há uma redução na qualidade. Vou tentar baixar uma versão mais antiga do instagram pra ver o que acontece.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2020, 22:17:07
O segredo é entregar a imagem com a melhor qualidade possível e o menor tamanho.
Sendo assim o instagram não vai comprimir.

1080px na aresta maior
72dpi
srgb
qualidade 7 ou 8, ou no LR em 75.
Exportar e aplicar o jpgmini ou imageoptim (mac).

O que tu tem que fazer é evitar a compressão automática do insta.

Exato; eu posto do meu computador as fotos. Essa é outra coisa importante; instalar o plugin no Chrome pra postar do PC. E faço exatamente dessa forma, a única coisa que deixo em resolução 2048. Não senti perda de qualidade tão grande, a gente sabe que há, mas nos meus testes senti que em 2048 , aresta maior, o resultado fica mais nítido que salvar em 1080. no mais as configurações estão bem otimizadas pra postar.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2020, 11:40:51
Como prometido, fiz o teste.
Criei uma conta no instagram e postei a mesma foto em diversas resoluções diferentes diretamente do PC e diretamente do smartphone.
A resolução e de onde foi postado está nas descrições das fotos.

https://www.instagram.com/ditorresig/

Conclusão:
Todas as fotos postadas do PC utilizando o truque do Google Chrome para simular o aplicativo perderam muita qualidade. Foram os piores uploads.
Postando do smartphone a nitidez melhora bastante, mas quase todas as resoluções apresentaram banding e artefatos de compressão claramente visíveis, principalmente no degradê da luz de fundo.
A única resolução que que não sofreu com isso foi utilizando 1080 pixels de limite na altura (864x1080).

Pra quem quiser recuperar mais nitidez, utilizar o sharpening no instagram é uma opção.
Também postei um exemplo em 864x1080 utilizando 30 de sharpening.
30 já foi muito na minha opinião e ficou oversharpened, então vocês podem experimentar abaixo disso.

Foto original:



hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2020, 14:46:38
Como prometido, fiz o teste.
Criei uma conta no instagram e postei a mesma foto em diversas resoluções diferentes diretamente do PC e diretamente do smartphone.
A resolução e de onde foi postado está nas descrições das fotos.

https://www.instagram.com/ditorresig/



Pra quem quiser recuperar mais nitidez, utilizar o sharpening no instagram é uma opção.
Também postei um exemplo em 864x1080 utilizando 30 de sharpening.
30 já foi muito na minha opinião e ficou oversharpened, então vocês podem experimentar abaixo disso.


Opa! Existe um sharpening no Insta??
Onde acesso?
Eu geralmente faço upload do celular (transfiro do pc para o celular em resolução media/alta)
e os resultados são aceitáveis.
www.instagram.com/helviocrs/
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2020, 14:57:03
Não vi diferença no meu celular, 99% dos clientes também não devem ver.
Menos uma coisa pra me preocupar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs