Autor Tópico: Teste de Edição no Darktable e Helios 44M2  (Lida 859 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Online: 23 de Agosto de 2020, 20:32:44
Essa foto foi uma brincadeira no Darktable. Mano, apesar da interface não ser das melhores, o programa permite níveis de ajustes insanos  no Raw :o

Vou me aprofundar nos estudos dele. Sempre há opções aos Adobes da Vida ... segue a foto:

Flor com Lente Helios 44M2 by Chefferson Amaro, no Flickr


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2020, 02:28:36
Ele usa o dcraw, o mesmo motor do RawTherapee. Mas a implementação tá bugada, pelo menos pra mim. Qualquer ajuste gera uma imagem completamente errada (parecendo ruído branco). Tem que mudar o zoom pra voltar ao normal. Quanto aos recursos, a maioria também está no RT (que tem muito mais controles), embora neste falte uso de máscaras e correções pontuais. Tem como contornar usando o GIMP em 32 bits/canal (o PS só habilita a maioria das ferramentas em 16 bits), mas é um programa a mais.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2020, 05:51:08


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2020, 05:52:41
Ele usa o dcraw, o mesmo motor do RawTherapee. Mas a implementação tá bugada, pelo menos pra mim. Qualquer ajuste gera uma imagem completamente errada (parecendo ruído branco). Tem que mudar o zoom pra voltar ao normal. Quanto aos recursos, a maioria também está no RT (que tem muito mais controles), embora neste falte uso de máscaras e correções pontuais. Tem como contornar usando o GIMP em 32 bits/canal (o PS só habilita a maioria das ferramentas em 16 bits), mas é um programa a mais.

Sempre bom saber; eu tenho 2 notes e 1 pc em casa, não consegui rodar o Raw Therapee em nenhum deles, um tem windows 10 e outros dois Windows 7 , todos 64 bits, não sei porque não rodou; mas enfim bom saber que temos opções a mais. No fim, acho que onde a Adobe ganha é apenas na interface que é super simplificada. O Darktable pelo menos tem uma curva maior de aprendizado, com tempo sobrando , vou mexendo.