Autor Tópico: Retrateiras manuais  (Lida 3080 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 24 de Agosto de 2020, 10:32:34
Bom dia.

Me indiquem lentes retrateiras manuais que tem desfoque cremoso, bonito e cores lindas pra ensaios.

Procurando as manuais porque são mais baratas para usar com adaptador.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2020, 10:33:02 por lindoerle »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2020, 10:59:43
A Zeiss Batis 85mm f/1.8 é sempre uma boa pedida para retratos. Com foco manual.

https://phillipreeve.net/blog/user-guide-to-portrait-lenses-sony-a7-series/#Zeiss_Batis_85mm_18

Sent from my motorola one using Tapatalk



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2020, 12:59:18
Teve uma época que meu sonho era a Nikon 105mm 2.5, na verdade ainda é. Tbm queria muito a 55mm 1.2 FD da Canon, hoje usando ML consegui compra a versão FL dela, não é a coisa mais nítida do mundo, mas pra retratos isso até é bom, eu to curtindo, mesmo fechando o desfoque é cremoso, fechou ela em 2.8 ela fica muito boa.
Tudo depende do sistema que se usa, no APS-C (meu caso) não acho necessário mais que 55mm.

Essa foi feita com a 55mm em 1.2 em uma X-E1
_XE18313 by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
« Última modificação: 24 de Agosto de 2020, 13:02:43 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2020, 00:14:00
Cara, a Zenit tem duas lentes incríveis pra retratos, a 44-2 2.0 58MM da Helios e a 40-M 85MM 1.5 que foi atualizada (mas usa a mesma fórmula ótica) com encaixes nativos pra DSLR Canon, Nikon e o Emount da Sony.

Essas lentes não são as mais nítidas pra retratos; mas elas possuem características únicas para retratos. A 85Mm 1.5 é quase uma obra de arte, de tão bela que fica no desfoque, nas cores, mano é aquilo não dá pra não se apaixonar por uma lente dessas.

Rock`n`roll by Анастасия Зубкова, no Flickr

Já a 58MM é ideal pra uso no APSC, ela te dá enquadramento de uma 85MM numa Fullframe.

Agora se você quer nitidez, tem a Takumar 50MM 1.4, a 135MM 2.5 (desfoque muito bonito, e nitidez top) ; a Canon tem uma boa 50MM FD 1.4 também bem nítida em 2.0 (nem tanto em 1.4). A Nikkon tem a 105MM 2.8, excelente, e uma antiga 85MM 2.0 Nikon Ai, incrivelmente nítida já em 2.0.

É aquilo, se você quer nitidez, tem essas opções; se você quer um look mais artístico, pra mim as Helios 44-2 (melhor em APSC) e a 40-2 85MM 1.5 (melhor em Fullframe) são imbatíveis nesse aspecto. Veja mais um exemplo:

Lost in time by Анастасия Зубкова, no Flickr

« Última modificação: 25 de Agosto de 2020, 00:15:30 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2020, 00:18:12


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2020, 08:59:58
Ah lembrei de uma que era meu sonho na época do FF, mas raramente se encontra uma no Brasil
A Jupiter 9 85mm f/2, ela é M42 e tem um desfoque do cara...
Jupiter-9 by Sasa Ristic, no Flickr
E dá flare, adoro  :wub:
Model: Nives G. by Lucas da silva, no Flickr

Sem falar que ela é linda.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2020, 11:47:51
vou pesquisar elas.. só não pode ser cara... hehehe


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2020, 11:56:03
Cara, a Zenit tem duas lentes incríveis pra retratos, a 44-2 2.0 58MM da Helios e a 40-M 85MM 1.5 que foi atualizada (mas usa a mesma fórmula ótica) com encaixes nativos pra DSLR Canon, Nikon e o Emount da Sony.

Essas lentes não são as mais nítidas pra retratos; mas elas possuem características únicas para retratos. A 85Mm 1.5 é quase uma obra de arte, de tão bela que fica no desfoque, nas cores, mano é aquilo não dá pra não se apaixonar por uma lente dessas.

Rock`n`roll by Анастасия Зубкова, no Flickr

Já a 58MM é ideal pra uso no APSC, ela te dá enquadramento de uma 85MM numa Fullframe.

Agora se você quer nitidez, tem a Takumar 50MM 1.4, a 135MM 2.5 (desfoque muito bonito, e nitidez top) ; a Canon tem uma boa 50MM FD 1.4 também bem nítida em 2.0 (nem tanto em 1.4). A Nikkon tem a 105MM 2.8, excelente, e uma antiga 85MM 2.0 Nikon Ai, incrivelmente nítida já em 2.0.

É aquilo, se você quer nitidez, tem essas opções; se você quer um look mais artístico, pra mim as Helios 44-2 (melhor em APSC) e a 40-2 85MM 1.5 (melhor em Fullframe) são imbatíveis nesse aspecto. Veja mais um exemplo:

Lost in time by Анастасия Зубкова, no Flickr

Qual o nome dessa 85mm 1.5?

ai é helios 40 85mm 1.5..  nome diferente hehe
« Última modificação: 25 de Agosto de 2020, 11:56:50 por lindoerle »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2020, 11:59:28
vou pesquisar elas.. só não pode ser cara... hehehe
A única que eu diria barata é a Helios 44-2 (e nem tanto assim) as demais M-4/5/6/7 são mais baratas, a jupiter nem encontrei no brasil, no ebay com R$800 traz. A nikon 105mm custa mais que as 85mm eletronicas. HOje tudo ta caro hahaha
« Última modificação: 25 de Agosto de 2020, 12:00:47 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2020, 14:24:58
Procurando as manuais porque são mais baratas para usar com adaptador.

É opção de manual pelo preço galera... vocês estão indicando lentes que valem o dobro das eletrônicas ..  :D

Acho que a melhor opção como disse o Pablo são as Helios 44.

E tem que ter muita paciência, do fotógrafo e do fotografado.

E se não me engano tem que trocar o despolido para um bi partido que auxilia no foco manual, sem ele fica muito difícil fazer o foco (Galera que manja disso, me corrigi ai se estiver errado).
Ou usar adaptador com confirmação de foco, mas não é toda camera que funciona, e começa a ficar caro e deixa de ser vantagem.

Sinceramente, eu acho que não vale a pena, a menos que você tenha "tara" por lentes manuais.

Compensa esperar, ou apertar mais o cinto e comprar uma lente automática.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2020, 18:48:31
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,136083.msg1418145.html

Recomendo fortemente. Comprei nova por 99 dólares, embora o preço atual seja de 109 dólares.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2020, 19:21:38
E se não me engano tem que trocar o despolido para um bi partido que auxilia no foco manual, sem ele fica muito difícil fazer o foco (Galera que manja disso, me corrigi ai se estiver errado).

Ajuda muito, sim. Mas o despolido pra foco manual é mais escuro que o pra foco automático.

Citar
Ou usar adaptador com confirmação de foco, mas não é toda camera que funciona, e começa a ficar caro e deixa de ser vantagem.

Se não me engano, as Nikon confirmam o foco, mas ainda assim é bem chato de usar. O despolido é muito melhor.

Citar
Sinceramente, eu acho que não vale a pena, a menos que você tenha "tara" por lentes manuais.

Compensa esperar, ou apertar mais o cinto e comprar uma lente automática.

Concordo plenamente.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2020, 21:39:28
Já fiz um ensaio somente com lente manual, mas eu tinha o "descompromisso" de ser um trabalho mais autoral, então foi tudo bem com calma, errando e fazendo dos erros de foco muitas vezes características. Usei uma Industar 50-2 que é 50mm 3.5 Lente gostosa de usar e me surpreendeu, mas não é uma coisa fácil de se fazer foco, com o tempo pega prática, mas leva um tempo.

Hoje no mundo mirrorless é bem mais fácil focar, tem focus peaking, então facilita um monte.

Uma das fotos do ensaio.
Chaini (19) by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
Essa lente eu trouxe por R$70, sim direto da Ucrânia, quando tudo ainda era uma maravilha. Hoje ela ta custando no mínimo uns R$200 no ebay. É uma lente diga-se fraca, sem nada de especial, fora o tamanho minusculo, comprei na expectativa de sair com a 5DII na rua, mas nunca aconteceu.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2020, 22:03:35
Já fiz um ensaio somente com lente manual, mas eu tinha o "descompromisso" de ser um trabalho mais autoral, então foi tudo bem com calma, errando e fazendo dos erros de foco muitas vezes características. Usei uma Industar 50-2 que é 50mm 3.5 Lente gostosa de usar e me surpreendeu, mas não é uma coisa fácil de se fazer foco, com o tempo pega prática, mas leva um tempo.

Hoje no mundo mirrorless é bem mais fácil focar, tem focus peaking, então facilita um monte.

Uma das fotos do ensaio.
Chaini (19) by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
Essa lente eu trouxe por R$70, sim direto da Ucrânia, quando tudo ainda era uma maravilha. Hoje ela ta custando no mínimo uns R$200 no ebay. É uma lente diga-se fraca, sem nada de especial, fora o tamanho minusculo, comprei na expectativa de sair com a 5DII na rua, mas nunca aconteceu.

Pois é , essa lente é muito minúscula e tem ela de baciada no Ebay, acho que foi produzida aos montes no passado rs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2020, 22:10:19
Qual o nome dessa 85mm 1.5?

ai é helios 40 85mm 1.5..  nome diferente hehe

Sim é a Helios 40, é que cada distância focal a Zenit dava uma nomenclatura diferente, por exemplo as famosas Helios 58MM , eram sempre Helios 44 e mais alguma coisa (44-2, 44-3, 44M4, 44M5, 44M6, 44M7).

Eu tive uma Helios 44-6, tinha o desfoque bem bacana também em 2.0, e uma nitidez excelente fechando pra F4 ou 5.6. Essas lentes são muito boas e baratas, se pesquisar na OLX por câmera Zenit sempre vai encontrar por um bom preço, precisa apenas ver se os anéis de foco e abertura estão macios; e se a lente tá sem fungos.

No mais, a 85MM é a 40M , uma lente top, parece uma obra de arte. Ela foi fabricada nos anos 60 e 70 nos encaixes M39 e M42. Felizmente a Zenit, que é uma fabricante russa de instrumentos óticos, decidiu relançar a lente , com o mesmo projeto ótico para os mounts de Canon, Nikon e Emount da Sony. O que significa que se sua câmera for Nikon, não vai ter o transtorno de ficar comprando adaptadores com ou sem elemento ótico.

Pra obter foco no infinito e acertar o foco em todas as fotos, é interessante ter uma mirrorless de qualquer marca (Canon, Nikon, Fuji, Sony) com o respectivo adaptador. Eu uso uma Nex F3 apenas pelas lentes antigas fixas e elas geralmente formam um combo bem bonito, compacto e discreto pra fotos. Com as mirrorless vc sempre vai fazer o foco no infinito e com o focus peaking que mostra as áreas em foco, não tem erro. É muito melhor uma mirrorless pra usar lentes antigas do que uma DSLR.