Autor Tópico: Dica para primeira Câmera  (Lida 2561 vezes)

misaeljr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Agosto de 2020, 16:07:22
Prezados,

desejo iniciar meus estudo sobre fotografia e pretendo utilizar isso apenas como hobby. Sendo assim, estou em dúvida no modelo de câmera para adquirir. Pedi algumas indicações a amigos fotógrafos e outros que também levam fotografia como hobby. Cheguei as seguintes opções:

1 - Canon SL3 (modelo mais recente e sendo bastante indicada em fóruns e videos)
2 - Canon T5i (recomendada por amigos fotógrafos)
3 - Canon T6i (indicada por alguns amigos que levam fotografia como hobby)

Vocês acham boas opções? Quais dessas me recomendariam? A pandemia causou o aumento do preço de todos essas câmeras, mas só pretende adquirir por volta de Dezembro ou Janeiro de 2021.


Millano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2020, 17:56:14
Acrescenta a T7i na lista!
Como hobby você pode ir pra linha rebel e será muito bem servido.

Eu tentaria pegar uma T7i e além da lente do kit tentaria pegar uma 24mm ou uma 40mm fixa só pra você ir além do kit.

Mas olha, fotografe! Saia de casa, vá num parque, se for fotografar modelos, chame uma amiga e faça umas fotos.

O que você for fotografar, sua linha de aprendizado, e até seu estilo vai lhe demandar coisas como:
- Flash
- Rebatedor
- Melhores lentes
- Cursos
- Alugar estúdio

Fotografia é um mundo! Mas comece, e seja bem vindo!


Canon EOS R6
EF 24-105 F4L IS II USM
Flash Godox V1c
2x Godox LED 1000C


misaeljr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2020, 18:11:06
Millano, muito obrigado pela recomendação :)

Eu não tinha incluído a T7i nessa lista por causa do preço. Inicialmente, planejo investir em média R$ 3.000,00 e, talvez, no máximo R$ 3.500,00 no kit.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2020, 13:38:11
Como disseram os colegas, as 3 são boas escolhas. Eu, particularmente, iria na mais barata e compraria lentes boas, porque isso sim vai fazer muita diferença. Uma T5i, mesmo mais antiga, vai te dar resultados melhores se você tiver uma 24mm 2.8, uma 50mm 1.8 ou (a que eu adoro) Tamrom 17-50mm 2.8 do que uma T6i, SL3 com a lente do kit.
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


misaeljr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2020, 18:46:39
O que me deixa receoso em comprar a T5i é a falta de conectividade Wireless e maior portabilidade com o celular, por exemplo. Além disso, ela é bem mais antiga que as demais que tenho visto. Por outro lado, a T5i é facilmente encontrada, usada, por menos de R$ 2.000,00.

Eu tenho gostado dos reviews que tenho visto da Canon SL3. O lado ruim dela é o preço. Com a alta do dólar e o cenário da pandemia, não tenho encontrado uma por menos de R$ 3.400,00 e ela é bem mais difícil encontrar usada por ser um modelo novo.

Acho que irei ficar nessa dúvida por um tempinho haha  :aua:


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2020, 21:24:57
O que me deixa receoso em comprar a T5i é a falta de conectividade Wireless e maior portabilidade com o celular, por exemplo. Além disso, ela é bem mais antiga que as demais que tenho visto. Por outro lado, a T5i é facilmente encontrada, usada, por menos de R$ 2.000,00.

Vixe, pessoal tá metendo a faca!  :shock: Subiu o preço das novas por conta do dólar, as antigas acompanharam! :no:

Achei que a T5i já tinha wi-fi, realmente faz falta. Dá até pra colocar (leitor microsd-wifi), dá uns 100 a 150 reais a mais, mas acho que eu olharia uma mais nova também... Coloca a SL2 na sua lista também, é uma boa câmera e com o lançamento da SL3 pode ter caído bem de preço! No Mercado Livre tem ela a 2000 com a lente do kit e ela tem o foco Dual Pixel em live view, que é muito bom tanto pra foto quanto pra video.

No seu orçamento de 3 a 3,5 mil, ainda caberia uma Tamron 17-50 2.8 sem estabilização, que é uma ótima lente!
« Última modificação: 25 de Agosto de 2020, 21:31:57 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2020, 03:48:44
Pra iniciar, qq uma dessas serve bemnl :ok:

Exatamente, pra iniciar qualquer uma delas serve bem. Se tiver orçamento, recomendo a T7i pois tem mais pontos de autofoco e dualpixel que faz uma diferença absurda pra focar, principalmente em gravação de vídeo. Se seu uso for apenas fotos, qualquer uma delas serve. Investir em conhecimento e em 2 a 3 lentes (ex: 1 fixa 24MM ou 40MM + 55-250, por exemplo).


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2020, 11:02:00
Qualquer uma delas serve mas eu tentaria as que já tem o Dual Pixel totalmente funcional e o sensor de 24MP. NÃO PEGUE QUALQUER CANON APS-C DE 18MP!!!

Invista nas lentes. Isso é muito mais importante.

Meu voto seria para T7i em primeiro lugar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2020, 19:57:43
Qualquer uma delas serve mas eu tentaria as que já tem o Dual Pixel totalmente funcional e o sensor de 24MP. NÃO PEGUE QUALQUER CANON APS-C DE 18MP!!!

Invista nas lentes. Isso é muito mais importante.

Meu voto seria para T7i em primeiro lugar.
Não vejo essa diferença gritante (literalmente) do APC-S 24mp pro 18mp... Até porque, não tem muito ganho em ISO ou alcance dinâmico, o ganho maior é na resolução mesmo.

Se comparar as imagens da T6 com a T7 (mesma câmera, muda o sensor) são praticamente iguais.
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2020, 20:38:40
Qualquer uma delas serve mas eu tentaria as que já tem o Dual Pixel totalmente funcional e o sensor de 24MP. NÃO PEGUE QUALQUER CANON APS-C DE 18MP!!!

Invista nas lentes. Isso é muito mais importante.

Meu voto seria para T7i em primeiro lugar.

Tenho a SL2 e recomendo; excelente camera. A SL3 é uma SL2 com 4k capado. Se seu foco for fotografia a SL2, SL3 ou T7i te atenderão perfeitamente. As fotos feitas com elas de 24Megapixels (sensor) não tem tanta diferença assim com as Rebels de 18 Megapixels.

indico um dos 3 modelos - SL2, SL3 ou T7i - por dois motivos: o processador de imagem dessas 3 câmeras foi bem melhorado em relação a alcance dinâmico e ISOs mais altos. Essas câmeras possuem Dual Auto pixel e conexão Wifi. Usar o dual pixel é excelente; pra vídeos é muito bom gravar e não se preocupar com o foco pois o sistema funciona redondo. Depois que você se acostuma com o Dual Pixel fica difícil voltar pra outras câmeras ou marcas que não tenham .


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2020, 21:41:54
Tinha SL3 com a 18-55 + 55-250mm por R$3100 no site da Canon esta semana.. mas acho que já acabou o estoque... ótimo preço em um equipamento direto da fabricante com 2 anos de garantia.

Vale conferir se ainda tem... tem um cupom que se você procurar na net encontra, ele dá uns 15% de desconto no preço final.


tbahia2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2020, 13:18:03
Já trabalhei com T5i e comprei para mim a SL2.

Recomendo a SL2 de olhos fechados.

Se eu fosse comprar na data de hoje pegaria a SL3 mesmo com o 4k capado.

A T7i deve ser ainda melhor, porém um pouco mais cara.

A SL2 é bem levinha o corpo, associada com uma lente 24mm pancake é super confortável de usar.



Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #12 Online: 03 de Setembro de 2020, 13:50:27
Prefira a SL2 ao invés da SL3.
A SL3 veio com algumas pioras em relação a SL2 que afeta bastante o trabalho profissional.

Para fotografia a SL3 não tem o pino central do flash, o que afeta a compatibilidade com sistemas de flashes de terceiros que são bem mais baratos e alguns sistemas oferecem opções que o sistema proprietário da Canon nem chega a oferecer.

Para vídeos a SL3 não tem um 24fps confiável. A única opção de 24fps é em 4K, que tem um corte muito agressivo no campo de visão e perde o autofoco confiável. Em 1080p, que é a resolução que ela entrega um autofoco confiável e a imagem sem corte, utilizando todo sensor, ela não faz 24fps.
24fps é o padrão da indústria e por algum motivo toda essa nova leva de câmeras da Canon veio sem, mas o pessoal reclamou tanto que a Canon adicionou 24fps via firmware para as Canons 90D, RP, M6II, G7XIII e G5XII.
A SL3 foi a única que ficou de fora e a Canon não publicou que pretende adicionar pra ela também.

A SL2 tem o pino central do flash e 24fps em 1080p utilizando todo sensor e com bom autofoco.
Pra quem pretende levar qualquer uma dessas duas áreas mais a sério, a SL2 é um melhor negócio, ainda mais que você acha ela mais barata que a SL3.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 03 de Setembro de 2020, 21:52:58
Prefira a SL2 ao invés da SL3.
A SL3 veio com algumas pioras em relação a SL2 que afeta bastante o trabalho profissional.

Para fotografia a SL3 não tem o pino central do flash, o que afeta a compatibilidade com sistemas de flashes de terceiros que são bem mais baratos e alguns sistemas oferecem opções que o sistema proprietário da Canon nem chega a oferecer.

Para vídeos a SL3 não tem um 24fps confiável. A única opção de 24fps é em 4K, que tem um corte muito agressivo no campo de visão e perde o autofoco confiável. Em 1080p, que é a resolução que ela entrega um autofoco confiável e a imagem sem corte, utilizando todo sensor, ela não faz 24fps.
24fps é o padrão da indústria e por algum motivo toda essa nova leva de câmeras da Canon veio sem, mas o pessoal reclamou tanto que a Canon adicionou 24fps via firmware para as Canons 90D, RP, M6II, G7XIII e G5XII.
A SL3 foi a única que ficou de fora e a Canon não publicou que pretende adicionar pra ela também.

A SL2 tem o pino central do flash e 24fps em 1080p utilizando todo sensor e com bom autofoco.
Pra quem pretende levar qualquer uma dessas duas áreas mais a sério, a SL2 é um melhor negócio, ainda mais que você acha ela mais barata que a SL3.

Existem poucas diferenças da SL2 pra SL3, mas o que me fez optar pela SL2 foi essa questão do pino, uso bastante o flash em ensaios. Achei que isso foi bem cagada da Canon. Mas a SL2 pra vlogs tipo Youtube, enfim qualquer coisa que tenha Full HD é muito boa, acho que vale o investimento.


misaeljr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2020, 15:24:45
Muito obrigado pela ótima discussão.

Realmente eu compraria a SL2. No entanto, ela saiu de linha e tá sendo bem difícil encontrar alguma usada por menos de 3k. Acho um absurdo cobrarem mais de 3k nela usada :/

Enfim, atualmente tenho observado os preços da T6i, SL3 e aguardando alguma oportunidade de compra da SL2.