Autor Tópico: Testando Astrophotography [Milky Way]  (Lida 705 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Online: 25 de Agosto de 2020, 11:34:19
Vi pelo app que iria rolar a milky way na minha janela. Mesmo com bastante poluição de luz deu um resultado bacana.



13seg
f1.4
24mm GM
ISO 640
Single frame, processado no LR.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2020, 12:53:27
 :clap: :clap: :clap:

Tá melhor que meu resultado do quintal de casa!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2020, 14:56:01
Carlos, da linha do horizonte para cima eu gostei muito. Achei que as luzes da cidade na porção urbana da foto ficou muito chamativo/estourado... sei lá. Difícil de explicar.

Mas quero reiterar como a parte do céu ficou muito top. Eu nem sei por onde começar para fazer uma foto dessa.

Você acha que um bracketing com 3 ou 5 exposições (eu sei que vc usou longas exposições) deixaria mais legal ainda? Estou pensando longe aqui com meus botões...
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2020, 16:04:45
Achei que as luzes da cidade na porção urbana da foto ficou muito chamativo/estourado... sei lá. Difícil de explicar.


Talvez tenha sido a colisão dos balanços de branco.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2020, 16:33:25
Carlos, da linha do horizonte para cima eu gostei muito. Achei que as luzes da cidade na porção urbana da foto ficou muito chamativo/estourado... sei lá. Difícil de explicar.

Mas quero reiterar como a parte do céu ficou muito top. Eu nem sei por onde começar para fazer uma foto dessa.

Você acha que um bracketing com 3 ou 5 exposições (eu sei que vc usou longas exposições) deixaria mais legal ainda? Estou pensando longe aqui com meus botões...

Então, fazia tempo que eu não tentava esse tipo de foto. Curto muito mas só tinha visto uns tutoriais gringos. Os programas pra mexer são bem complexos e tentei fazer por cima mas não tive resultado bom. Parece que quando tem mesclar com cityscape tem que fazer máscaras para evitar ficar ruim como ficou kkkkk (fica pior com os softwares de deepsky).

Eu fotografei durante 1hr mais ou menos, com a lua inclusive (Até ela se por) e fiz varios stacks, diafragmas e iso diferente pra ter um parâmetro e aprender como funciona melhor pra uma próxima.

Como tô na corrida aqui só revelei esse único raw, não é stack e não tem máscaras pra mesclar a cidade com o céu (que é geralmente como o pessoal faz, uma foto pra mostrar o local e outras só pro céu), só ajustes pontuais. Esse caso até fotografei sem compressão e 14bits pra ter recurso.
Olhando por cima, a melhor configuração foi essa: eu usei ISO base do dualgain em 640 e ETTR em 1.7EV mais ou menos e aí tem que variar a exposição de acordo com o local que se está fotografando... teste f1.4 e f2.8 tbm, mas aí tinha que aumentar a exposição acima do que é ideal pra evitar o startrail. Em 1.4 foi bem satisfatório, dizem que essa lente é a melhor que existe atualmente pra esse tipo de foto. Casou que tenho uma aqui kkkkk.

Vou deixar o raw se quiserem brincar: https://www.dropbox.com/s/sv2hjytaryqr64w/CF102589.ARW?dl=0

Não sei sei se exposição mais longa melhoraria.. o ideal pelo que vi é ter mais curtas e fazer os stacks pra reduzir ruído principalmente quando fotografando  em ISO mais alto. A questão é que o local não é o ideal e além da poluição por luz ainda tinha umas nuvens/nevoa de leve que tira um pouco a nitidez.
Quero ir pra um local isolado qualquer dia e testar mais. Mas concordo que ficou ruim aquelas altas luzes. Talvez refinando o tratamento fique melhor, ou então usar as máscara e mesclar.

Fiz um Reels de como fiz a foto curtam lá kkkkk
https://www.instagram.com/reel/CEUHsPWJeOU/?igshid=1fcogh9tbn0nh

Talvez tenha sido a colisão dos balanços de branco.

Isso aqui tbm é complicado, faz toda a diferença e preciso entender melhor como fazer na hora de revelar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2020, 17:16:05
Valeu Carlos, se eu lembrar e tiver tempo eu vou dar uma olhada nesse RAW.

Esse é um tipo de fotografia, assim como de pássaros e de aviões são 3 coisas que eu queria começar a fazer mas preciso criar coragem na cara e começar a fazer. São 3 coisas que dá para fazer com uma certa facilidade aqui por conta da localização e das oportunidades.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2020, 00:25:53
Cara ficou muito top; parabéns. Eu nunca tentei fazer esse tipo de foto: astrofotografia. E confesso que me amarro em ver esse tipo de fotografia. A parte do céu tá linda; mesmo a cidade ajudou na composição legal. A única coisa que eu faria seria selecionar algum filtro pra tirar a claridade do prédio à direita da foto; assim chamaria mais a atenção pro céu. De resto, tá ótima.