Autor Tópico: 5 Razões para ter uma Lente 28MM !...  (Lida 2900 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2020, 18:45:38
Exato, por isso que tem pencas de anúncio parado em tudo. O preço subiu muito abrutamente fica complicado querer comprar algo agora, fora algumas oportunidades muito imperdíveis. Tipo hoje mesmo consegui vender minha 35 f/2 da fuji pra pegar uma 1.4 baratissima de um amigo. Quando o universo conspira a gente finca o pé.

Cara fico feliz de verdade por isso. No Mercadolivre, por exemplo, já percebi uma melhora no preços nas câmeras e lentes que quero. A verdade é que o povo andava abusando mesmo rs. E tem lentes lá usadas e até boas que estão a 4 meses por lá sem vender, porque os preços estão fora da realidade. Mas é aquilo, na OLX e Mercadolivre sempre surgem bons negócios, é só ter paciência. Comprei uma 24MM 2.8 pancake essa semana por 380 reais, a lente tá zeradinha e é excelente na ótica.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2020, 22:06:04
Obrigado por compartilhar, cheferson.
Não é minha distância focal favorita, mas poderia recomendar algumas que conheço:
- Super-Takumar 28mm f/3.5 (M42 - já vi por R$ 350,00 no ML)
- Pentacon 29mm f/2.8 (M42 - espere pagar algo em torno de R$ 300,00 por ela)
- Pentacon 30mm f/3.5 "Lydith" (M42 - esta é mais difícil de encontrar... se encontrar acho que um preço razoável é R$ 300,00)
- Carl Zeiss Jena Flektogon 35mm f/2.4 (M42 - clássica, difícil de encontrar e bem mais cara)
- Auto Chinon 28mm f/2.8 (M42 e K - desprezadas mas se encontram bem baratinhas... em torno de R$ 250,00)
- Canon FD 28mm f/2.8 (FD - esta recebi há pouco tempo e ainda não testei... paguei R$ 230,00 por ela, no EBay, já incluindo frete e taxa postal)
- Fujinon 28mm f/3.5 (M42 - mais difícil de encontrar, comprei aqui no Fórum... excelente bokeh)
Abraços.
Luis
« Última modificação: 29 de Agosto de 2020, 22:06:53 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 29 de Agosto de 2020, 23:51:47
Obrigado por compartilhar, cheferson.
Não é minha distância focal favorita, mas poderia recomendar algumas que conheço:
- Super-Takumar 28mm f/3.5 (M42 - já vi por R$ 350,00 no ML)
- Pentacon 29mm f/2.8 (M42 - espere pagar algo em torno de R$ 300,00 por ela)
- Zeiss 35MM e Chinon 28MM - não conheço, mas ouvi falar bem de ambas em fóruns estrangeiros de lentes vintage;


- Pentacon 30mm f/3.5 "Lydith" (M42 - esta é mais difícil de encontrar... se encontrar acho que um preço razoável é R$ 300,00)
- Carl Zeiss Jena Flektogon 35mm f/2.4 (M42 - clássica, difícil de encontrar e bem mais cara)
- Auto Chinon 28mm f/2.8 (M42 e K - desprezadas mas se encontram bem baratinhas... em torno de R$ 250,00)
- Canon FD 28mm f/2.8 (FD - esta recebi há pouco tempo e ainda não testei... paguei R$ 230,00 por ela, no EBay, já incluindo frete e taxa postal)
- Fujinon 28mm f/3.5 (M42 - mais difícil de encontrar, comprei aqui no Fórum... excelente bokeh)
Abraços.
Luis

Obrigado por compartilhar essas opções Luis. Acredito que as lentes mecânicas são ótima opção em custo-benefício e entregam bons resultados inclusive para alguns usos profissionais mesmo, como ensaios. Conheci um fotógrafo que fazia fotografias lindas de estúdio com uma Helios 44M7 que fechada é nítida e não deve nada pras 50MM de Canon e Nikon digitais. A 28MM eu gosto mais em sensor APSC do que em Fullframe, justamente por ser uma equivalência 42-45 MM , uma distância focal bem clássica de fotografia de rua, por exemplo.

Dos modelos que você citou, já anotei aqui em minha lista rs. Conheço a Takumar 28MM 3.5, muito afiada; a Pentacon 29MM  só é nítida em 5.6; não gostei muito, mas tem um desfoque bacana pra quem procura por esse tipo de coisa nas suas fotos; essa 30MM não conheço pra dar uma opinião; 

A Zeiss 35MM e a Chinon 28MM não conheço para dar uma opinião; são bem avaliadas no fórum Manual Lenses.

Já a Canon FD 28MM é excelente tanto em FF quanto em APSC, gosto bastante dela.

A Fujinon 28MM é muito boa também;

Existem várias outras lentes antigas de vários fabricantes nessa DF de 28MM . Acrescento as que conheço:

-> Hanimar 35MM e 28MM 2.8 : lentes bem ruins; não tive uma foto que tirei com elas que me agradaram. Foram fabricadas no Japão, como lentes de baixo custo, por uma fábrica chamada "Hanimex". Eram lentes de baixíssimo custo e qualidade ótica duvidosa, mas venderam muito bem, pelo preço. Eram praticamente as Youngnuo de hojekkkk .

Minha 35MM 2.8 da Hanimar tem um começo de fungo, vou vendê-la por um preço bem barato, não tenho interesse em limpar; talvez a use como um método pra aprender a limpar fungos sozinho, já que não sei fazer isso;

-> Sigma 28MM 2.8 M42: lente pouco conhecida, mas muito boa. Cores e bokeh dela são muito agradáveis ;

-> Tamron SP Adaptall 28MM 2.5: essa lente tem 3 versões sendo uma SP , outra chamada Hbar e uma terceira cuja abertura é 2.8, e não 2.5. Postei umas fotos aqui no fórum; ela é uma lente muito viciante de se usar; bokeh bacana, um pouco de aberração cromática em 2.5; muito nítida em F4, F5.6 e F8, uma lente muito gostosa de se manejar. Na minha opinião, a nitidez dela supera a Sigma 28MM M42 e empata com a Canon FD 28MM 2.8 .

-> Nikon 28MM 2.8 AI : essa lente da Nikon é muito boa também; não muito nítida em 2.8; mas em F4-F8 entrega resultados muito bons também.

Resumo, lentes 28MM são as mais comuns de se achar nas lentes manuais, perdendo só pras 50MM (acho que 50MM é a lente mais produzida da fotografia kkkkk )
« Última modificação: 29 de Agosto de 2020, 23:57:21 por cheferson »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #18 Online: 07 de Setembro de 2020, 12:50:26
Exato, por isso que tem pencas de anúncio parado em tudo. O preço subiu muito abrutamente fica complicado querer comprar algo agora, fora algumas oportunidades muito imperdíveis. Tipo hoje mesmo consegui vender minha 35 f/2 da fuji pra pegar uma 1.4 baratissima de um amigo. Quando o universo conspira a gente finca o pé.
A 35mm da Yongnuo, necessariamente, deve ser descartada ou serve como opção viável de baixo de custo?!?

Vi hoje comercial novo dela https://youtu.be/stvj3m3CtyI

Todinha de plástico...

Sent from my motorola one using Tapatalk



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Setembro de 2020, 14:46:29
A 35mm da Yongnuo, necessariamente, deve ser descartada ou serve como opção viável de baixo de custo?!?

Vi hoje comercial novo dela https://youtu.be/stvj3m3CtyI

Todinha de plástico...

Sent from my motorola one using Tapatalk

Se tratando de Canon APS-C não existe uma 35mm acessível. Acho que sendo pra hobby da pra considerar ela sim, agora pra ensaios a coisa começa a ficar feia já, foco ruim e resistencia meia boca. Ai eu já pensaria numa 40mm, embora fique mais apertado um pouco.
No FF nada justifica, é um crime colocar uma lente dessas numa 5DII que seja  :doh: :hysterical: Aqui sim, 40mm forever
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 07 de Setembro de 2020, 19:12:56
A 35mm da Yongnuo, necessariamente, deve ser descartada ou serve como opção viável de baixo de custo?!?

Vi hoje comercial novo dela https://youtu.be/stvj3m3CtyI

Todinha de plástico...

Sent from my motorola one using Tapatalk



Colega, como disse o Pablo acima, eu tive a 35MM da Youngnuo e não recomendo. Eu praticamente ganhei ela, fiquei 2 meses e revendi, fiz uns 3 trabalhos profissionais com ela. Ela não transmite confiança na construção; e mesmo fechando pra F4 era difícil ter uma foto nítida com ela. Não recomendo. A única coisa que eu gostava era o foco; não era rápido, mas era sempre preciso, nunca tive problemas de precisão de foco com ela. Mas eu acho que 24MM ou 40MM pancake são opções bem melhores.