Autor Tópico: Olympus encerra o negocio de cameras em 30jun  (Lida 7305 vezes)

luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #60 Online: 24 de Julho de 2020, 09:38:52
Opa! vi aqui no Youtube cerca de 1,2 milhões de visualizações, tirem as conclusões!

YN450M 4G câmera baseada no Android com sensor Micro Four Thirds - Essa coisa estranha é um telefone ou uma câmera?
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=3_rrD_agCUo&feature=emb_title
A arte une.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #61 Online: 24 de Julho de 2020, 14:19:06
Acho que sempre foi o preço, Thales!

Eu sempre curti a oly, mas o CB nunca compensou comparado com outras marcas. Na época que migrei pra Fuji cogitei oly, mas saia mais caro :hysterical:

Também acho. Eu "herdei" uma Olympus do meu pai e gostei muito, cogitei até montar um kit paralelo, mas achei tudo muito caro.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #62 Online: 24 de Julho de 2020, 15:51:52
O sistema M4/3 e Fuji tem preço muito parecido. São câmeras que acabam tendo um público bem parecido, ao meu ver e aí, nesse momento, o sensor maior fala mais alto na hora de decidir.

Outro ponto é que o sistema M4/3 me parece saturado de inovações e lançamentos. Eu entendo que estamos próximo da saturação de inovação para o estilo de sensores que temos hoje mas praticamente não se tem um sensor novo na Oly e Pana há umas 2 ou 3 gerações de câmeras. Talvez o Marciok que usa o sistema possa dar a informação mais precisa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 24 de Julho de 2020, 16:41:16
Opa! vi aqui no Youtube cerca de 1,2 milhões de visualizações, tirem as conclusões!

YN450M 4G câmera baseada no Android com sensor Micro Four Thirds - Essa coisa estranha é um telefone ou uma câmera?
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=3_rrD_agCUo&feature=emb_title

O Linus tem um dos canais de tecnologia mais visitados do mundo (recomendo). Qualquer vídeo dele passa do milhão frequentemente.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 24 de Julho de 2020, 16:52:49
O sistema M4/3 e Fuji tem preço muito parecido. São câmeras que acabam tendo um público bem parecido, ao meu ver e aí, nesse momento, o sensor maior fala mais alto na hora de decidir.

Outro ponto é que o sistema M4/3 me parece saturado de inovações e lançamentos. Eu entendo que estamos próximo da saturação de inovação para o estilo de sensores que temos hoje mas praticamente não se tem um sensor novo na Oly e Pana há umas 2 ou 3 gerações de câmeras. Talvez o Marciok que usa o sistema possa dar a informação mais precisa.

Sim, o sensor de 20mp já tem 4 anos. Basicmente o mesmo sensor Sony, na versão Olympus com pixels PDAF habilitados, mas a estrutura é basicamente a mesma.

A única novidade foi o sensor Sony Starvis modificado de 10mp que vai dentro da GH5s - e que traz uma performance low light incrível e RAW de 14 bits - meu sonho seria uma Pen F ou uma GX com esse sensor e IBIS.

Já vazaram alguns documentos de futuros sensores, alguns devem ser fakes e outros verdadeiros. Geralmente o documento do sensor que Olympus e Panasonic usam fica em segredo até depois do lançamento; eventualmente você consegue saber antecipadamente com algum sensor da divisão industrial - geralmente os de câmeras são versões modificadas desses (foi o caso dessa da GH5s).

Quase certo que algum sensor novo deve estrear na GH6 - que acho que é a única certeza de lançamento futuro da Panasonic. Agora que todos mostraram suas armas, ela pode ver o que vai habilitar de recursos - assim como Sony e Canon, ela tem divisão de câmeras de cinema que precisam "proteger", então precisam fazer um balanço dos recursos para não canibalizar as divisões superiores. Para ver o que uma marca faz sem ter de proteger sua divisão de cinema, basta ver o que a Fuji e (especialmente) a Sigma fizeram...

Então, algum sensor virá. O sucesso depende do que os dois maiores fabricantes do sistema farão:
- Panasonic: se insistir no DFD, vai ser game over - foi o maior erro da linha S, fora o tamanho. Seja PDAF ou sensor ToF, precisam mexer no AF.
- Olympus: esperar o que esse imbroglio todo vai causar.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 25 de Agosto de 2020, 08:56:48
Talvez muitos não concordem, mas ainda prefiro câmeras com sensores maiores.
Não que os APS de hoje estejam praticamente iguais aos FF, mas sensor muito pequeno
não faz parte da minha preferência.
Considero o 4/3 o mínimo admissível para uso, mesmo para fotografia casual.
E vejo que os preços de câmeras com esses sensores menores estão atingindo
valores muito altos, maiores que algumas com sensores FF.
Ok que há muita coisa além do sensor numa câmera, mas há algumas que exageram
no preço. A Olympus é uma delas.
Vejo essas 4/3 pelo mesmo preço que uma D750 p ex.
Daí me pergunto se isso não é um motivo para uma baixa venda no mercado.
A Fuji também cobra muito caro pelas APS e acredito que isso também seja um motivo
para limitar suas vendas.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 25 de Agosto de 2020, 10:43:28
Talvez muitos não concordem, mas ainda prefiro câmeras com sensores maiores.
Não que os APS de hoje estejam praticamente iguais aos FF, mas sensor muito pequeno
não faz parte da minha preferência.
Considero o 4/3 o mínimo admissível para uso, mesmo para fotografia casual.
E vejo que os preços de câmeras com esses sensores menores estão atingindo
valores muito altos, maiores que algumas com sensores FF.
Ok que há muita coisa além do sensor numa câmera, mas há algumas que exageram
no preço. A Olympus é uma delas.
Vejo essas 4/3 pelo mesmo preço que uma D750 p ex.
Daí me pergunto se isso não é um motivo para uma baixa venda no mercado.
A Fuji também cobra muito caro pelas APS e acredito que isso também seja um motivo
para limitar suas vendas.

Sim. Mas é a tendência para o futuro, o preço subir cada vez mais, por causa das vendas cada vez menores.

Atualmente nas FF mirrorless existem alguns modelos mais baratos (A7III, Canon RP, a futura Panasonic S5) pois nesses casos eles estão querendo dar uma porta de entrada para o sistema - e vender mais lentes, que é onde eles ganham bastante.

Mas assim que a maioria estiver "presa" no sistema, o preço tende a aumentar de novo.

As Fuji XT-xx eu até acho meio caras, mas a Xt-30 é um excelente custo benefício. Tivesse IBIS e gravasse 4k por pelo menos 20 mins ao invés de 10 min, talvez eu tivesse mudado de sistema.

FF mirrorless não me interessa a princípio pelo tamanho das lentes - parece que a promessa de lentes menores pela menor distância de flange ficou no passado...
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #68 Online: 25 de Agosto de 2020, 14:46:09
Talvez muitos não concordem, mas ainda prefiro câmeras com sensores maiores.
Não que os APS de hoje estejam praticamente iguais aos FF, mas sensor muito pequeno
não faz parte da minha preferência.
Considero o 4/3 o mínimo admissível para uso, mesmo para fotografia casual.
E vejo que os preços de câmeras com esses sensores menores estão atingindo
valores muito altos, maiores que algumas com sensores FF.
Ok que há muita coisa além do sensor numa câmera, mas há algumas que exageram
no preço. A Olympus é uma delas.
Vejo essas 4/3 pelo mesmo preço que uma D750 p ex.
Daí me pergunto se isso não é um motivo para uma baixa venda no mercado.
A Fuji também cobra muito caro pelas APS e acredito que isso também seja um motivo
para limitar suas vendas.
Compartilho do mesmo pensanmento. Se sair a nova A5 ou A6 com corpo parecido com A6xxx, praticamente iguala com câmeras de sensor menor. Claro que nunca uma lente boa no FF será igual às lentes do M4/3 (que são muito boas também) mas eu prefiro abrir mão um pouco no tamanho do equipamento para ter a vantagem do sensor maior.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 28 de Agosto de 2020, 01:12:55
Talvez muitos não concordem, mas ainda prefiro câmeras com sensores maiores.
Não que os APS de hoje estejam praticamente iguais aos FF, mas sensor muito pequeno
não faz parte da minha preferência.
Considero o 4/3 o mínimo admissível para uso, mesmo para fotografia casual.
E vejo que os preços de câmeras com esses sensores menores estão atingindo
valores muito altos, maiores que algumas com sensores FF.
Ok que há muita coisa além do sensor numa câmera, mas há algumas que exageram
no preço. A Olympus é uma delas.
Vejo essas 4/3 pelo mesmo preço que uma D750 p ex.
Daí me pergunto se isso não é um motivo para uma baixa venda no mercado.
A Fuji também cobra muito caro pelas APS e acredito que isso também seja um motivo
para limitar suas vendas.


Perfeitamente normal preferir cameras com sensores maiores, é padrão esse tipo de entendimento, mesmo porque a quase totalidade nunca usou equipos MFT, qdo muito experimentou alguma camerazinha com lente básica de kit. 
Mas como vc mesmo diz, mas nao explica porque, camera nao é só sensor, há que conhecer a fundo os recursos de determinadas marcas/modelos.
Considerando cameras de mesma geraçao, o sensor FF vai oferecer algumas vantagens, menos ruído em baixa luz, mais possibilidade de crop, etc.. mesmo porque os sensores FF  tem sido priorizados em termos de investimento e consequente evoluçao tecnológica. Camera FF sao ideiais para quem nao se importa com tamanho, volume e peso:  eventos, esportes com tripé, estúdio, turismo tradicional.. Mas tem certas circunstancias onde tamanho e peso sao decisivos, ponto! Inviável levar mais volume e peso além do suportável e necessário. As compactas tradicionais são descartáveis para quem quer qualidade, hobistas e profissionais. Nem vou considerar DSLR que tem corpos grandes e pesados, salvo excessoes, mas comparando as mirrorless quase nao há diferenças de tamanho e peso entre elas. As reais diferenças estão nas lentes. Entre as APS-C e FF as diferenças de tamanho e peso das objetivas sao pequenas, mas entre essas e as MFT sao bastante consideráveis, principalmente em se tratando de zoons claras e teleobjetivas. Os corpos de Olympus sao caros? Depende: as tops sim, são! Já as de entrada sao acessíveis, com muitos recursos e se situam na faixa dos 700 dolares para baixo (E-M10 III, IV), sem contar as PENs, algumas custando poucas centenas de dolares. A diferença de tamanho dos sensores APS-C para as MFT é pouca, algo como 30% menor que o sensor da Canon. Entretanto essa diferença tem uma  influencia grande no tamanho das lentes, menores e mais leves nas MFT, com quase a mesma qualidade. Nesse sentido foi uma escolha mais inteligente da Olympus e Pana optarem por esse padrão, apesar do risco inerente em termos comerciais. A propósito, a Olympus sempre teve como diferencial peso e portabilidade em relaçao aos concorrentes, desde a época de filme.
Bom, mas e a questao do preço "alto" da linha profissional da Olympus? Realmente os corpos sao caros (E-M1 mk III, E-M1X), mas e as lentes PRO que fazem par com essas cameras? O resultado é que o conjunto PRO, corpo + Lente, em alguns casos custa MILHARES de dolares a menos do que o equivalente FF. Exemplo: uma Oly 300mm f/4 PRO (600mm equiv.), tele de altíssimo nível óptico, custa $2.700 e uma Canon 600mm f/4 a bagatela de $ 13.000. Obviamente que nao faz faz diferença alguma para nós, mas faz muita diferença no bolso de profissionais, que sempre prezam por qualidade, muito mais do que nós.. Pelos exemplos das imagens de muitos profissionais que usam o sistema, a qualidade geral fica no mesmo patamar da FF e APS-C, com as vantagens peculiares do sistema e das cameras em si, algumas com recursos inovadores e de destaque como o IBIS.. Em resumo, dificil colocar como causa da baixa venda, ou corretamente dizendo, da falta de lucratividade, no preço das versões profissionais das suas cameras (as caras), já que as lentes PROs, comparativamente, sao consideravelmente mais baratas que as equivalentes FF o que determina um preço mais baixo do conjunto qdo comparado com as FF. Pode até ter alguma relaçao, mas muito provavelmente as razões reais sao outras, mais complexas do aparentam..
Caro, caríssimo, é pagar em torno de $1.000 por um iPhone 11 PRO.. Tenho um android LG que custou uma fraçao disso (LG G8 ThinQ), que esta no mesmo patamar geral, incluindo processador, camera, etc..
Nao dá para deixar de mencionar as Panasonics também.. Muito do sucesso desse sistema deve-se aos recursos e vantagens que ela desenvolveu na área de video, desde as primeiras mirrorless, certamente já incorporando o conhecimento que trazia da área profissional de vídeo.  O sucesso das  GHs tem sido fundamental para a popularizaçao do sistema e estimulo à produçao de lentes nativas por  fabricantes independentes, tornando o sistema um dos mais completos em termos de conjuntos disponiveis.  Todas as lentes que tive do sistema sempre vendi muito rapidamente, principalmente para usuários de video, tanto da Panasonic quanto da BlackMagic... Independente do que vai acontecer com a Olympus, o sistema vai seguir existindo, se nao de forma popular, pelo menos como um nicho por anos ainda..
« Última modificação: 28 de Agosto de 2020, 01:16:01 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 28 de Agosto de 2020, 12:28:10
Vazaram as primeiras fotos da Panasonic S5 e...ela é menor que a GH5.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci