Talvez muitos não concordem, mas ainda prefiro câmeras com sensores maiores.
Não que os APS de hoje estejam praticamente iguais aos FF, mas sensor muito pequeno
não faz parte da minha preferência.
Considero o 4/3 o mínimo admissível para uso, mesmo para fotografia casual.
E vejo que os preços de câmeras com esses sensores menores estão atingindo
valores muito altos, maiores que algumas com sensores FF.
Ok que há muita coisa além do sensor numa câmera, mas há algumas que exageram
no preço. A Olympus é uma delas.
Vejo essas 4/3 pelo mesmo preço que uma D750 p ex.
Daí me pergunto se isso não é um motivo para uma baixa venda no mercado.
A Fuji também cobra muito caro pelas APS e acredito que isso também seja um motivo
para limitar suas vendas.
Perfeitamente normal preferir cameras com sensores maiores, é padrão esse tipo de entendimento, mesmo porque a quase totalidade nunca usou equipos MFT, qdo muito experimentou alguma camerazinha com lente básica de kit.
Mas como vc mesmo diz, mas nao explica porque, camera nao é só sensor, há que conhecer a fundo os recursos de determinadas marcas/modelos.
Considerando cameras de mesma geraçao, o sensor FF vai oferecer algumas vantagens, menos ruído em baixa luz, mais possibilidade de crop, etc.. mesmo porque os sensores FF tem sido priorizados em termos de investimento e consequente evoluçao tecnológica. Camera FF sao ideiais para quem nao se importa com tamanho, volume e peso: eventos, esportes com tripé, estúdio, turismo tradicional.. Mas tem certas circunstancias onde tamanho e peso sao decisivos, ponto! Inviável levar mais volume e peso além do suportável e necessário. As compactas tradicionais são descartáveis para quem quer qualidade, hobistas e profissionais. Nem vou considerar DSLR que tem corpos grandes e pesados, salvo excessoes, mas comparando as mirrorless quase nao há diferenças de tamanho e peso entre elas. As reais diferenças estão nas lentes. Entre as APS-C e FF as diferenças de tamanho e peso das objetivas sao pequenas, mas entre essas e as MFT sao bastante consideráveis, principalmente em se tratando de zoons claras e teleobjetivas. Os corpos de Olympus sao caros? Depende: as tops sim, são! Já as de entrada sao acessíveis, com muitos recursos e se situam na faixa dos 700 dolares para baixo (E-M10 III, IV), sem contar as PENs, algumas custando poucas centenas de dolares. A diferença de tamanho dos sensores APS-C para as MFT é pouca, algo como 30% menor que o sensor da Canon. Entretanto essa diferença tem uma influencia grande no tamanho das lentes, menores e mais leves nas MFT, com quase a mesma qualidade. Nesse sentido foi uma escolha mais inteligente da Olympus e Pana optarem por esse padrão, apesar do risco inerente em termos comerciais. A propósito, a Olympus sempre teve como diferencial peso e portabilidade em relaçao aos concorrentes, desde a época de filme.
Bom, mas e a questao do preço "alto" da linha profissional da Olympus? Realmente os corpos sao caros (E-M1 mk III, E-M1X), mas e as lentes PRO que fazem par com essas cameras? O resultado é que o conjunto PRO, corpo + Lente, em alguns casos custa MILHARES de dolares a menos do que o equivalente FF. Exemplo: uma Oly 300mm f/4 PRO (600mm equiv.), tele de altíssimo nível óptico, custa $2.700 e uma Canon 600mm f/4 a bagatela de $ 13.000. Obviamente que nao faz faz diferença alguma para nós, mas faz muita diferença no bolso de profissionais, que sempre prezam por qualidade, muito mais do que nós.. Pelos exemplos das imagens de muitos profissionais que usam o sistema, a qualidade geral fica no mesmo patamar da FF e APS-C, com as vantagens peculiares do sistema e das cameras em si, algumas com recursos inovadores e de destaque como o IBIS.. Em resumo, dificil colocar como causa da baixa venda, ou corretamente dizendo, da falta de lucratividade, no preço das versões profissionais das suas cameras (as caras), já que as lentes PROs, comparativamente, sao consideravelmente mais baratas que as equivalentes FF o que determina um preço mais baixo do conjunto qdo comparado com as FF. Pode até ter alguma relaçao, mas muito provavelmente as razões reais sao outras, mais complexas do aparentam..
Caro, caríssimo, é pagar em torno de $1.000 por um iPhone 11 PRO.. Tenho um android LG que custou uma fraçao disso (LG G8 ThinQ), que esta no mesmo patamar geral, incluindo processador, camera, etc..
Nao dá para deixar de mencionar as Panasonics também.. Muito do sucesso desse sistema deve-se aos recursos e vantagens que ela desenvolveu na área de video, desde as primeiras mirrorless, certamente já incorporando o conhecimento que trazia da área profissional de vídeo. O sucesso das GHs tem sido fundamental para a popularizaçao do sistema e estimulo à produçao de lentes nativas por fabricantes independentes, tornando o sistema um dos mais completos em termos de conjuntos disponiveis. Todas as lentes que tive do sistema sempre vendi muito rapidamente, principalmente para usuários de video, tanto da Panasonic quanto da BlackMagic... Independente do que vai acontecer com a Olympus, o sistema vai seguir existindo, se nao de forma popular, pelo menos como um nicho por anos ainda..