Autor Tópico: AJUDA URGENTE - Equipamento usado mercado livre  (Lida 2225 vezes)

danvieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 28 de Agosto de 2020, 11:10:34
Pessoal bom dia,
Comprei uma mirroless usada pelo mercado livre seguindo todas recomendações e testes, fiz até uma video chamada com o vendedor. Ele me enviou algumas fotos que tirou com a câmera, mas aqui quando a câmera chegou, fui fazer uns testes e achei o sensor bastante sujo. Na foto que ele tinha me enviado não aparecia manchas. Verifiquei que diferente dos testes que fiz com abertura F/22  ISO 100 e 1/3seg . A foto que ele me enviou estava com abertura F/2 ISO 5.000 e 1/250seg. Existe algum programa que verifica se a foto foi manipulada/corrigida? É possível que essas sujeiras tenham acontecido durante o transporte? a priori veio bem embalada. Um fato que percebi foi que a foto que tirei estava com a numeração DSCF1066 e a que ele me enviou com DSCF0004. Isso significa algo? Me ajudem por favor, o que devo fazer? Estou vindo aqui antes de tomar qualquer medida. Abaixo as fotos. Obrigado!  :(


Foto do Vendedor


Meu teste


Meu teste invertido


« Última modificação: 28 de Agosto de 2020, 11:15:25 por danvieira »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2020, 11:23:27
Sensor mirrorless vc tem que acostumar com sujeiras e ter sempre uma bombinha de ar na mochila, isso é fácil de resolver, algumas bufadinhas de ar ali e essa poeira some tudo. Não é nenhum monstro que inutiliza a camera.

E normalmente a sujeira aparece em aberturas mais fechadas e fundos claros.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2020, 11:24:36 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2020, 11:24:52
Sujeira costuma aparecer com abertura fechada mesmo.
Na foto dele pode não ter aparecido pois a foto foi em f/2.

No transporte não tem como ter sujado, a não ser que a câmera tenha vindo sem tampa/lente.

Se você souber ou estiver disposto a aprender, você pode limpar. Não é complicado.
Mas se não quiser fazer isso, mandaria de volta.

Se for pelo lado da limpeza e não tiver o equipamento, peça o reembolso do equipamento de limpeza pro vendedor além de uma taxa pelo serviço.
Se ele não concordar, manda de volta.


danvieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2020, 11:30:10
Sensor mirrorless vc tem que acostumar com sujeiras e ter sempre uma bombinha de ar na mochila, isso é fácil de resolver, algumas bufadinhas de ar ali e essa poeira some tudo. Não é nenhum monstro que inutiliza a camera.

E normalmente a sujeira aparece em aberturas mais fechadas e fundos claros.

Obrigado pela resposta. Você acha que o sensor pode estar danificado? tem algum teste que possa ser feito? a priori parece que é so sujeira.



danvieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2020, 11:34:52
Sujeira costuma aparecer com abertura fechada mesmo.
Na foto dele pode não ter aparecido pois a foto foi em f/2.

No transporte não tem como ter sujado, a não ser que a câmera tenha vindo sem tampa/lente.

Se você souber ou estiver disposto a aprender, você pode limpar. Não é complicado.
Mas se não quiser fazer isso, mandaria de volta.

Se for pelo lado da limpeza e não tiver o equipamento, peça o reembolso do equipamento de limpeza pro vendedor além de uma taxa pelo serviço.
Se ele não concordar, manda de volta.

Obrigado pela resposta. A câmera parece estar nova, fiz o teste com outra lente até e deu os mesmos pontos.

Eu não tenho o equipamento de limpeza, pensei em mandar numa assistência aqui e cobrar a ele no valor do serviço. Não me sinto seguro em fazer a limpeza, que posso acabar piorando a situação e depois vai ser mais difícil devolver.



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2020, 11:39:04
Sujeira no sensor é algo normal...

Se eu fosse você tentaria comprar uma bombinha fuc fuc na sua cidade e tentaria limpar apenas com ar... se não funcionar aí envolveria limpar com solução líquida, no caso como você não se sente confortável para realizar o processo, tenta cobrar do vendedor ou pelo menos "meiar" esta limpeza.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2020, 11:50:04
Obrigado pela resposta. Você acha que o sensor pode estar danificado? tem algum teste que possa ser feito? a priori parece que é so sujeira.
Isso ai é só sujeira, pixels queimados ou danificados o padrão é diferente. Ou fica branco, ou preto, ou vermelho. Esse seu problema resolve com um jatinho de ar, pelo manos 90% dele acredito que suma. Na pior das hipoteses terá de limpar com um cotonete de sensor, ai é melhor mandar limpar. Mas compra uma bomba de ar. Depois de cada uso eu dou um fuc fuc e guardo.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2020, 11:52:21 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2020, 12:00:17
Obrigado pela resposta. A câmera parece estar nova, fiz o teste com outra lente até e deu os mesmos pontos.

Eu não tenho o equipamento de limpeza, pensei em mandar numa assistência aqui e cobrar a ele no valor do serviço. Não me sinto seguro em fazer a limpeza, que posso acabar piorando a situação e depois vai ser mais difícil devolver.

Eu como vendedor não aceitaria nunca, é a mesma coisa que cobra lavagem do carro para o dono antigo.

É sua responsabilidade limpar o sensor, pois se limpar agora, daqui a 06 meses vai está sujo de novo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


danvieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2020, 12:14:03
Eu como vendedor não aceitaria nunca, é a mesma coisa que cobra lavagem do carro para o dono antigo.

É sua responsabilidade limpar o sensor, pois se limpar agora, daqui a 06 meses vai está sujo de novo.

a questão é, quando você vende o carro, vc vende limpo ou sujo? Eu so tirei a camera da embalagem e testei com 2 lentes.

Parece que as compactas de luxo é uma tendência, não é por menos que a Canon descontinuou a linha 5D  :ok:
« Última modificação: 28 de Agosto de 2020, 12:15:35 por danvieira »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2020, 12:16:58
Ah, se sou eu que falo isso dessas compactas "de luxo"

 :snack:
:assobi: ML não é nenhum luxo, é só uma tecnologia nova.
É só nunca tirar a lente da camera que não suja. Pronto.
Minhas DSLR tbm sujavam, não é exclusividade e nenhum bicho de 7 cabeças
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2020, 12:20:50
a questão é, quando você vende o carro, vc vende limpo ou sujo? Eu so tirei a camera da embalagem e testei com 2 lentes.

Parece que as compactas de luxo é uma tendência, não é por menos que a Canon descontinuou a linha 5D  :ok:
Pense que talvez o antigo dono não usasse a camera faz tempo e nunca tenha percebido toda essa sujeira. Afinal ela só apareceu numa situação bem específica. A partir de agora vc vai perceber ela sempre hahah
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2020, 12:23:04
a questão é, quando você vende o carro, vc vende limpo ou sujo? Eu so tirei a camera da embalagem e testei com 2 lentes.


Quer comprar usadas se acostume com sujeira no sensor. E não é toda cidade que tem assistência que presta esse serviço de limpeza.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2020, 12:24:08
a questão é, quando você vende o carro, vc vende limpo ou sujo? Eu so tirei a camera da embalagem e testei com 2 lentes.

Parece que as compactas de luxo é uma tendência, não é por menos que a Canon descontinuou a linha 5D  :ok:

Compre um carro em outro estado, que vai de guincho e fique esperando carro limpo.

O dono pode nunca ter percebido a sujeira.
Tem gente que nunca limpa e passa a vida corrigindo no photoshop.

Honestamente, se você não quer sensor sujo compre câmera nova, reclamar disso numa usada chega a ser cômico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


danvieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2020, 12:36:11
Compre um carro em outro estado, que vai de guincho e fique esperando carro limpo.

O dono pode nunca ter percebido a sujeira.
Tem gente que nunca limpa e passa a vida corrigindo no photoshop.

Honestamente, se você não quer sensor sujo compre câmera nova, reclamar disso numa usada chega a ser cômico.

Não é nem questão de querer um sensor zero, eu so fiquei preocupado pois não tenho muita experiência com equipo usado e na foto que ele tinha me enviado não tinha aparecido isso essas sujeiras. Preferi vir no fórum antes de procura-lo, valeu muito apena =)


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2020, 12:39:39
Honestamente, se você não quer sensor sujo compre câmera nova, reclamar disso numa usada chega a ser cômico.

E troque de camera a cada 6 meses.