Autor Tópico: Montando primeiro estúdio fotográfico  (Lida 876 vezes)

leofaria

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 30 de Agosto de 2020, 12:09:22
Bom dia galera.
Sou iniciante e gostaria de umas dicas de vocês pois estou montando estúdio cujo objetivo é bem definido: Tirar fotos com fundo branco ou cinza claro, de lingeries na modelo e também no manequim, para exposição em loja virtual. Estou um pouco perdido em meio a tantas possibilidades de escolha para o Estudio e equipamentos. Seguem os detalhes:

->O espaço está sendo adaptado, uma sala de aprx. 3m de largura x 4m de comprimento e deve ter uns 2,5 a 3m de altura (posso confirmar amanhã, e se quiserem posso colocar foto do local tb). Está sendo usado um canto onde já havia 2 paredes de alvenaria, onde fechamos as outras duas paredes com gesso e baixamos o teto com gesso também para esconder as vigas. O espaço é pequeno mas se não der pra tirar foto de corpo inteiro não tem muito problema, pois geralmente corto as fotos na altura da coxa da modelo.

->Falta fazer o piso, pintar as paredes e a parte mais complicada pra mim:iluminação

->A princípio estava pensando em colocar tudo branco, piso e paredes. Pintando as paredes com uma tinta fosca pra evitar refletir muito.
Ou seria melhor pintar as laterais em cinza? Ou quem sabe, tudo branco mesmo e colocar um tecido tnt cinza ou preto nas laterais... o que acham melhor?

->O provador vai ser colocado um arco de metal com uma cortina no canto direito ao lado de onde ficará a câmera para evitar de a modelo ficar saindo e sujando a sandália. Banheiro tem por fora da sala. O estúdio está sendo montado dentro da empresa que produz e vende as lingeries.

->Quanto a parte elétrica/iluminação da própria sala (não falo ainda de modificadores): a princípio, coloquei 8 pontos de luz no teto, 2 em cada quadrante com um interruptor pra cada para ter bastante flexibilidade em poder acender cada uma em separado, uma em cada quadrante e etc.
Agora preciso ver que lâmpadas colocar e a potência. Fluorescente, Led, Spots, Bocal comum, Lâmpadas palito, embutida, trilho de lâmpadas... o que seria mais adequado pro meu objetivo?

->Câmera: Canon SL3 com lente 18/55mm do kit. Estou pensando em comprar a lente de 50mm, acham necessário ou da pra se virar com a lente do kit?

->Modificadores de luz: Essa parte é a que estou mais confuso. Pois existem várias possibilidades e também tem que levar em conta a escolha das lâmpadas do teto que mencionei acima.
O que fariam no meu lugar? Softbox, flash de Estudio, speedlight, sombrinhas, rebatedores? Estou com receio de exagerar na luz ficar uma névoa na foto devido ao espaço ser pequeno. Agradeço muito se derem sugestões considerando modificadores e as próprias lâmpadas do teto.

->Quanto ao fundo, estou pensando em fixar aquele suporte para fundo infinito na parte superior da parede para não onerar muito o espaço com suporte de tripés.
->Não sei se vai ser possível fazer fundo cinza afastando a modelo do fundo pois só tem 4 metros, mas se não for possível eu coloco um rolo de tecido cinza também

Acho que é isso, agradeço de desde já a ajuda/opinião de vocês que será de grande valia
Se precisarem de mais informações é só perguntar


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2020, 14:53:20
Estúdio não é minha praia, mas, o canal do Ronaldo 35mm no youtube tem algumas coisas legais sobre estúdio pequeno, tipos de iluminação, etc.

Vale a pena conferir.

https://www.youtube.com/channel/UCBeMB1BquDgEnY2kf0eFoKw

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.