Autor Tópico: SIGMA NUNCA MAIS!!!  (Lida 2295 vezes)

thomaz.pires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
    • Caixa de Luz
Online: 02 de Setembro de 2020, 20:35:13
Prezados,

Comprei minha primeira SIGMA. Série ART 35mm 1.4

O equipamento simplesmente não funciona na minha CANON 7D. O Sistema de focagem está MUITO LENTO.

Só funciona a focagem pontual. Quando coloco o sistema de focagem por ZONA ou PONTOS ela simplesmente não responde.

Tenho várias lentes (APENAS CANON) e esse problema não ocorre com a outras objetivas.

Não sei o que fazer. Já atualizei o firmware da SIGMA e minha 7D também está atualizada.

Enfim... fica a lição: SIGMA NUNCA MAIS!!!

Canon EOS 7D - 10-22mm / 24-70mm 2.8 / 28mm 1.8 / 50mm 1.4 / 70-200mm f4


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2020, 21:16:59
Copia bichada?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2020, 22:16:28
Ai agora vai a discussão com o Ernesto  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pra DSLR , lentes genéricas sempre são um desafio. Problemas de velocidade e precisão de foco são muito, muito comuns em lentes da Sigma principalmente Canon e Pentax; na Nikon também, mas com menos casos.

Nas Mirrorless, o foco funciona bem pois é feito diretamente no sensor. POr exemplo, se você vai usar numa Mirrorless como a R-Rp-R5-R6 ou outra R que a Canon lance, o autofoco da sua Sigma Art vai cravar rápido e precisamente.

Nas DSLRs, sempre recomendo usar o mais possível lentes da própria marca. Por exemplo, a Canon tem uma 35MM 2.0 IS USM que é excelente e não deve nada pra essa Sigma. O povo endeusa demais essa 35MM 1.4 Art, virou tipo lenda urbana kkkkk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2020, 22:21:11
Aliás, problemas de autofoco com lentes da Sigma são reconhecidamente problemáticos na 7D Mark 1, e pra quem usa Nikon D5300 e D7000 e D7100, que eu conheça são modelos com constantes problemas. Outra lente problemática da Sigma é a 18-35 1.8 . Aqui no fórum mesmo tinha um usuário com uma pra Nikon que só focava no ponto central (não me lembro do corpo).

Eu gosto mais da Tamron, geralmente o foco é lento, mas as lentes da Tamron raramente sofrem problemas de precisão.
Sugiro que veja esse vídeo


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2020, 00:07:42
A única lente Sigma que já tive foi a 30mm f/1.4, que era uma boa lente. Mas realmente é bem comum problemas de foco.

Explorando um pouco o assunto, o problema é só com as Sigma, ou Tamron e Tokina também têm problema de foco? Segundo o Cheferson, Tamron só é lenta.

Sempre pensei que tudo funcionasse bem com as Canon, uma vez que o protocolo do sistema de foco é aberto. Quisera eu que o sistema de foco (ou qualquer coisa) da minha câmera fosse com protocolo aberto também.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2020, 00:08:28
:hysterical:

Q nada ! Concordo contigo  :ok:

Eu passei a fazer auto-crítica e perceber, o quanto eu criava problemas por relevar demais, os defeitos da Nikon. E o quanto eu exigia demais, daquela outra marca vagabunda que não posso citar. Preciso aprender a me concentrar em marcas mais profissionais. Marcas que atendem e respeitam o profissional.

Qto ao DSLR, me dobro à maioria. Tive má sorte com uns modelos indicados "por mulekes" e, atribuí a todo o sistema, os problemas que eu tive. A falha foi minha. Acreditar na mulekada yutubica com a minha idade !!!... afff

Agora, refleti. Cresci. Parei e aguardo minha futura ML profissional chegar  :wub:

#VidaNova

As mirrorless evoluiram pra caramba; antes da pandemia pude testar a R de um chegado ai. Gostei muito; o sistema mirrorless ainda precisa melhorar a questão da bateria; e talvez o autofoco pra esportes; mas isso é questão de tempo. Eu mesmo fiquei impressionando com o visor digital da R, funciona muito bem. Imagino que a R5 e R6 devem estar ainda melhores. EU iria de R5 apenas por poder usar as lentes Ef-Efs sem problemas com o adaptador da Canon. Na R ele já vem incluído no pacote. Esse tipo de coisa que me mantem fiel a marca, pensar na simplicidade... olha isso: dá pra usar as lentes R e ainda usar toda gama de lentes Ef-EFs no adaptador sem perda nenhuma de desempenho de foco.

Mirrorless abrem também a possibilidade de, enfim, usar lentes da Sigma, Tamron, Tokina, etc, tanto de DSLR quanto as projetadas especificamente pras mirrorless. A grande vantagem é que o foco será preciso e não terá os problemas da DSLR. Outra coisa nas mirrorless é o "fotômetro em tempo real"; foco no olho; entre outras coisas interessantes. O fato de abrir as possibilidades para usar lentes antigas de quaisquer formatos com os respectivos adaptares, sem dor de cabeça alguma; o focus peaking; acho que o sistema mirrorless tem mais vantagens do que desvantagens.

Eu, por exemplo, acho que a única desvantagem real do sistema é a duração das baterias; o que ainda vai levar alguns anos pra fazerem uma mirrorless com bom sistema energético ; mas 3 a 5 anos e esse problema estará resolvido.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2020, 00:10:58
Eu gosto mais da Tamron, geralmente o foco é lento, mas as lentes da Tamron raramente sofrem problemas de precisão.
Sugiro que veja esse vídeo

Eu tenho a Tamron 17-50 sem VD e adoro ela, maaasss... A minha veio muito fora de foco. Na minha 7D ela dá 19 no microajuste. Uma vez acertada, tá de boa. Mas na T6 que eu tinha ficava sempre um pouco desfocada.
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2020, 00:13:25
A única lente Sigma que já tive foi a 30mm f/1.4, que era uma boa lente. Mas realmente é bem comum problemas de foco.

Explorando um pouco o assunto, o problema é só com as Sigma, ou Tamron e Tokina também têm problema de foco? Segundo o Cheferson, Tamron só é lenta.

Sempre pensei que tudo funcionasse bem com as Canon, uma vez que o protocolo do sistema de foco é aberto. Quisera eu que o sistema de foco (ou qualquer coisa) da minha câmera fosse com protocolo aberto também.

Felipe, e dai beleza.. cara eu desconheço que os sistemas de foco EF sejam abertos. Tem algum link disso

Sobre os lances de foco, problemas de precisão de foco em DSLR podem acontecer mesmo com lentes da própria marca, mas são mais raros.

Lentes da Tamron no quesito precisão de foco em DSLR raramente apresentam problemas, mesmo as mais antigas. Lentes da Sigma é muito comum, mesmo nas linhas Art, apresentarem esse problema, principalmente usando pontos múltiplos de foco ou ponto sem ser cruzado. Geralmente usar ponto único de foco e sendo ele do tipo cruzado, costuma cravar melhor o foco com lentes genéricas em geral.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2020, 00:35:57
Falando de Sigma; é incontestável que as linhas da Sigma em qualidade ótica , principalmente a partir de 2009, são muito boas. O problema maior é o foco. Se sua câmera fizer foco cravado com lente Sigma , tem um bom conjunto em mãos.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2020, 02:24:50
podiam divulgar a lista de cameras aonde elas funcionam direito... não tem ?



Depende do que você quer dizer com "funciona direito". Esse conceito é muito relativo; um fotógrafo de esportes pode querer uma câmera ultra rápida pra focar em assuntos em movimento e para isso ele vai querer uma cujo foco "funcione direito", já outra câmera pode não ter foco ultra rápido, mas servir pra 100% das necessidades de quem não precisa de um foco ultra rápido. O "funciona direito" é muito relativo; não dá pra responder uma pergunta ampla, com uma resposta muito específica.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2020, 02:44:33
Felipe, e dai beleza.. cara eu desconheço que os sistemas de foco EF sejam abertos. Tem algum link disso

Rapaz... Tá pronto pra resposta?

Começa em
https://en.wikipedia.org/wiki/Canon_EF_lens_mount

Veja no capítulo:
https://en.wikipedia.org/wiki/Canon_EF_lens_mount#Communication_protocol

Daí entre em:
https://pickandplace.wordpress.com/2011/10/05/canon-ef-s-protocol-and-electronic-follow-focus/

Não sei quem liberou estes protocolos, mas estão aí pra qualquer um usar. Não existe nada similar pra Nikon, porque é uma tecnologia diferente. Mas pra Canon, não deveria haver erro.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2020, 05:41:17
Felipe,
Rapaz... Tá pronto pra resposta?

Começa em
https://en.wikipedia.org/wiki/Canon_EF_lens_mount

Veja no capítulo:
https://en.wikipedia.org/wiki/Canon_EF_lens_mount#Communication_protocol

Daí entre em:
https://pickandplace.wordpress.com/2011/10/05/canon-ef-s-protocol-and-electronic-follow-focus/

Não sei quem liberou estes protocolos, mas estão aí pra qualquer um usar. Não existe nada similar pra Nikon, porque é uma tecnologia diferente. Mas pra Canon, não deveria haver erro.


Felipe em verdade, a Canon é proprietária intelectual (patentes) de como é feito esse encaixe e comunicação eletrônica com a câmera. Bem interessantes as explicações, principalmente do segundo link.

Mas na Wikipedia tem aquilo que falo, olha: Lentes de terceiros


Lentes de terceiros
Lentes de terceiros compatíveis com a montagem de lente EF são fabricadas por Yongnuo, Samyang, Schneider, Sigma, Tamron, Tokina e Carl Zeiss. Os fabricantes dessas lentes fizeram a engenharia reversa da eletrônica EOS - exceto a Zeiss, que não tem os direitos de usar o foco automático ou o controle eletrônico de abertura das câmeras EOS. O uso dessas lentes de terceiros não é suportado pela Canon. Às vezes, surgem problemas de compatibilidade, pois nenhum terceiro tem acesso às especificações da Canon para comunicação câmera-corpo. [5] Esses problemas de compatibilidade ocorrem principalmente ao usar um corpo mais novo com uma lente de terceiros mais antiga. Com o tempo, a maioria desses problemas foi resolvida pelas principais marcas de terceiros.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Setembro de 2020, 07:27:36
Isso tem cara de lente com defeito mas vai saber né...
Sou fã da Sigma pelo método de calibração e nitidez.
Uma curiosidade testei uma 150-600 em uma 70D, de alguma forma o sistema de foco foi superior à uma 300mm F4, principalmente em baixa luz até hoje fico intrigado com isso. Sem contar a macumba do foco funcionar com TC 1.4 já que vai para F9.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #13 Online: 03 de Setembro de 2020, 08:00:45
Eu desisti da sigma por conta dos problemas do autofoco.

Tem tanta lente boa e barata na Canon.

Tem a 40mm 2.8 STM e a 35mm 2.8 STM.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Setembro de 2020, 11:10:58
Pode ser uma copia ruin, ja que existe variacao. O controle de qualidade nao é tao rigiroso.

Ou uma lente usada, mal cuidada.