Autor Tópico: Evoluindo no preto e branco com lentes vintage em digitais cropadas :D ...  (Lida 873 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.866
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Foto 1) Zeiss 50MM 2.8 Jena
teste_pb_1_1_-2 by Chefferson Amaro, no Flickr

Foto 2) Tamron 28MM 2.5
teste_pb_1_1_-3 by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 04 de Setembro de 2020, 06:29:00 por cheferson »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2020, 10:00:34
Opa, beleza?
Tratamento d imagens é uma questão sempre muito pessoal, e com o preto e branco muito mais delicado eu creio. Eu sempre observei fotografias preto e branco e acabei por desenvolver uma visão baseada em alguns tipos de filmes famosos, ou mais utilizados por profissionais o que me leva a gostar mais e tbm a usar um preto e branco mais contrastado, onde os brancos são bem brancos e os pretos escuros. O bacana do preto e branco é que um estouro de branco não incomoda tanto quando em uma foto colorida, então geralmente, quando faço o P&B direto da X-T2, acabo por expor cerca de 2/3 a mais, fotometrar em P&B é diferente do colorido ao meu ver. Se eu fotografar uma cena colorida e depois passar pro preto e branco em todos os casos preciso subir a exposição pra me agradar.

O preto e branco baseia muito no contraste pra interpretação da imagem, eu vejo pouco isso nas suas fotos. Mas como falei tratamento de imagem é pessoal.

Eu criei alguns presets de simulações na fuji, um Kodak Gold, maravilhoso, cores quentinhas que adoro e outro P&B baseado no Tri-X 400, filme que acho fantástico no P&B.

https://drive.google.com/file/d/1F1dkZVrWn6FDCwoea9qbyLc1LqgDYzy_/view?usp=sharing
Exemplo do P&B que curto pra retratos. Foi um RAF tratado com o preset do Tri-X

Algo que não comentei, eu costumo usar  a simulação p&B com filtro Red, ele aumenta o contraste direto na camera e realça vermelhos e laranjas, tons de pele. Pela cor do carro na foto eu creio que seja vermelho né? O vermelho geralmente dessatura em P&B.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2020, 10:03:29 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2020, 10:27:50
PB para mim esta bem feito, não vejo nenhum branco ou preto sem info e uma gama tonal de cinzas bom.

Outro dia estava vendo uma reportagem sobre a pessoa que faz ou fazia as revelações dos filmes do Cristiano Mascaro e ela disse que tinha que interpretar o negativo (partitura conforme Ansel Adams disse) de forma a não ter muito contraste. Questão de gosto.




cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.866
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2020, 15:27:26
Opa, beleza?
Tratamento d imagens é uma questão sempre muito pessoal, e com o preto e branco muito mais delicado eu creio. Eu sempre observei fotografias preto e branco e acabei por desenvolver uma visão baseada em alguns tipos de filmes famosos, ou mais utilizados por profissionais o que me leva a gostar mais e tbm a usar um preto e branco mais contrastado, onde os brancos são bem brancos e os pretos escuros. O bacana do preto e branco é que um estouro de branco não incomoda tanto quando em uma foto colorida, então geralmente, quando faço o P&B direto da X-T2, acabo por expor cerca de 2/3 a mais, fotometrar em P&B é diferente do colorido ao meu ver. Se eu fotografar uma cena colorida e depois passar pro preto e branco em todos os casos preciso subir a exposição pra me agradar.

O preto e branco baseia muito no contraste pra interpretação da imagem, eu vejo pouco isso nas suas fotos. Mas como falei tratamento de imagem é pessoal.

Eu criei alguns presets de simulações na fuji, um Kodak Gold, maravilhoso, cores quentinhas que adoro e outro P&B baseado no Tri-X 400, filme que acho fantástico no P&B.

https://drive.google.com/file/d/1F1dkZVrWn6FDCwoea9qbyLc1LqgDYzy_/view?usp=sharing
Exemplo do P&B que curto pra retratos. Foi um RAF tratado com o preset do Tri-X

Algo que não comentei, eu costumo usar  a simulação p&B com filtro Red, ele aumenta o contraste direto na camera e realça vermelhos e laranjas, tons de pele. Pela cor do carro na foto eu creio que seja vermelho né? O vermelho geralmente dessatura em P&B.

Fala Pablo beleza, cara, meu muito, muito obrigado pelos comentários e críticas, sugestões.

Realmente fotografia preto e branco é algo bem pessoal. Eu mesmo vivo postando meus testes aqui e num grupo do zap que participo. Eu ainda não cheguei num estilo só meu, digamos assim. É aquilo é algo que precisa te agradar e também agradar outras pessoas.

Eu mesmo já vi boas fotos com baixo contraste e boas fotos com alto contraste. Mas agradeço a dica do vermelho , bem interessante. Vou fazer um ensaio na segunda-feira pra treinar com lentes vintage e o preto e branco está na lista.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.866
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2020, 17:09:46
Eu gostei bastante da primeira foto  :ok:

Obrigado, amigo!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.866
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2020, 17:12:19
PB para mim esta bem feito, não vejo nenhum branco ou preto sem info e uma gama tonal de cinzas bom.

Outro dia estava vendo uma reportagem sobre a pessoa que faz ou fazia as revelações dos filmes do Cristiano Mascaro e ela disse que tinha que interpretar o negativo (partitura conforme Ansel Adams disse) de forma a não ter muito contraste. Questão de gosto.




Se você olhar fotos de grandes mestres da fotografia do passado, vai ver que em muitos PB sempre estoura altas luzes. Possivelmente seja porque a latitude de exposição do analógico não era tão ampla. De qualquer forma , mesmo hoje, nas digitais, em cenas com muito contraste é preciso priorizar alta luz, tons médios e sombras. É realmente difícil encontrar um equilíbrio pra isso em cenas desse tipo; por isso é muito mais fácil fotografar um ensaio do que paisagens com luz natural. E esses problemas são mais evidentes no colorido; em preto e branco, uma alta luz num lugar estourado pode dar até um charme pra foto.

Agradeço todas as opiniões postadas.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2020, 22:56:25
Realmente sou aspirante a iniciante em PB  :D
Gostei mais do contraste da primeira, mas nem um pouco dos fios na imagem..
Na segunda curti mais a composiçao..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.866
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2020, 02:43:43
Realmente sou aspirante a iniciante em PB  :D
Gostei mais do contraste da primeira, mas nem um pouco dos fios na imagem..
Na segunda curti mais a composiçao..

Eu também sou aspirante a PB e cara vou te falar, fazer um PB bom e diferenciado não é fácil kkkk mas tamos ai, hoje vou postar mais fotos de um ensaio antigo de cliente, onde fiz uma versão diferente PB ... obrigado pelas considerações.