Autor Tópico: AF-S Nikkor 105mm f/1.4E ED  (Lida 4907 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #30 Online: 01 de Setembro de 2020, 19:00:15
Curioso que acabei de postar a seguinte resposta no tópico das fotos com a Noct que postei recentemente, sem ter visto a sua pergunta:
"Das que eu usei, essa 58mm f/0.95 Noct e mais as 58mm f/1.2 Noct, 105mm f/1.4E, 200mm f/2G e também a Ais, 300mm f/2.8G VR I, 200-400mm f/4 Ais, 500mm f/5.6 Pf e a 500mm f/4G VR II são as mais impressionantes pela qualidade das imagens geradas. Assim como as Zeiss Otus e as 15mm f/2.8 e 21mm f/2.8 Distagon".
Para viagens, as favoritas formam o trio Z 14-30mm f/4S, 70-200mm f/4G VR III e a 8-15mm f/3.5-4.5E. São mais leves e com excelente qualidade de imagem tb. A minha Zeiss 18mm f/3.5 Distagon já viajou muito tb.

300mm F2.8 VR I  :wub: :wub: essa lente é  :worship:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #31 Online: 02 de Setembro de 2020, 15:07:03
300mm F2.8 VR I  :wub: :wub: essa lente é  :worship:

É uma baita lente mesmo, mas acho que prefiro a 200mm F2

Edit: Apesar que nunca usei nem uma das duas, só vi imagens feitas com ambas.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2020, 15:20:46 por Roberto Dellano »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #32 Online: 02 de Setembro de 2020, 17:49:13

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

kkkkkkkkkkkkkkkkk mas a lente não funciona em todas as câmeras da Nikon... faz uma lente ultra top nítida, muito boa, que não funciona em todas as cãmeras. Mano, depois me perguntam porque critico a Nikon, sabe fazer lentes fodas, mas dai faz essas besteiras rs

Sobre a nitidez da lente nem tem o que comentar, a 58MM Z 0.95 também é espetacular pra quem quer nitidez.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #33 Online: 02 de Setembro de 2020, 18:05:20
:D :ok:

 :hysterical: :hysterical:

Ernesto kkkkk sem comentários camarada. Não é porque eu pego no pé não; eu também sou crítico da Canon quando ela fez a 70D , por exemplo, projeto cheio de falhas estruturais. Mas a questão nem é essa, eu fico de cara os nikonzeiros não ficarem bravos com essas coisas; imagina tú compra uma lente top e ela não serve em sua câmera; é algo no mínimo sem lógica e a Nikon quer que seus clientes que resolvam isso... se eu compro uma lente quero usar ela numa D850 e numa antiga D90 cropada, que é uma câmera muito boa, por sinal.

Mas tirando isso a lente pra retratos dispensa comentários; eu li alguns reviews e realmente em questão de qualidade ótica, é positivamente indiscutível o que a Nikon faz em termos óticos.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #34 Online: 02 de Setembro de 2020, 18:06:59
:assobi:

 :hysterical: :hysterical:


Ah essa é diferente da de cima...essa é foco manual, então deve funcionar em todas a câmeras...  :ok:  :ponder: :ponder: :ponder: ops... não  :doh: :hysterical:

Essas lentes E não funcionam nem no foco manual. ... nem comento mais nada antes que algum Nikonzeiro me xingue aqui hahaha


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #35 Online: 02 de Setembro de 2020, 18:53:27
Mas, até eu cansei de defender o defunto

Quando a gente olha de fora, a gente nota a zona que isso é...

AF
AF D
AF G
AF-S que é igual AF-I
AF-S G
AF-E
AF-P

Todos padrões de 1984 pra cá e nenhuma funciona em 100% das câmeras fabricadas de +-1991 pra cá...  :doh:





Imagine explicar isso pra um novato em fotografia...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #36 Online: 02 de Setembro de 2020, 19:42:14
Isso se agrava com o hábito de comprar on-line.

Para comprar on-line, a pessoa tem que saber muito bem o que está pagando e nem sempre todos os dados estão nos anúncios.

Geralmente o anuncio está AF-S 105mm 1.4

O correto é AF-S 105mm 1.4E (e sei que mesmo assim, não ajuda muito)

Está é uma das poucas lentes fixas da Nikon que não teve nenhuma versão que foca nas Nikons de filme.

Conheci um cara que comprou errado assim...pq até então, todas lentes FF fixas, funcionavam nas maquinas de filme.

Pois é , no final, quando você quer abraçar de tudo, cria mais problemas. Eu penso que a Canon lá nos anos 80 fez um ótimo acerto ao abandonar o FD e passar a focar apenas nas Efs, com foco automático; e manteve o padrão; no RF ela acertou pois o adaptador RF-EF funciona muito bem. Ela errou no EF-M , poderia ter feito um RF , com encaixe único em ML FF e APSC, e não tendo dois formatos.

Já a Nikon complicou muito as coisas. Mas pra quem tem uma DSLR Nikon, tem a vantagem de usar lentes D , por exemplo, que são mais acessívei$ e de boa qualidade. Já usei uma 85MM 1.4D e que lente bacana em ótica. A Nikon sabe fazer, mas não sabe ter ideias pra simplificar pro consumidor, é isso. Fui@


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 02 de Setembro de 2020, 19:48:44

AF
AF D
AF G
AF-S que é igual AF-I
AF-S G
AF-E
AF-P


Tentando esclarecer:
As letras G e E se referem ao diafragma e não tem nada a ver com o auto foco.

G (gelded) é lente sem anel de diafragma. Ajusta na câmera.

E significa diafragma de acionamento eletrônico, mais rápido e preciso. Uma lente E também pode ser G ( acho que todas são).

AF: primeiras auto foco, com conexão mecânica com a câmera;
AF-D: idem acima, porém com envio eletrônico de informação de distância para a câmera;
AF-I: primeiras lentes com motor de foco. Para mudar de AF para manual precisa mover um botão;
AF-S: idem acima, porém para mudar para manual não precisa acionar botão. Só girar o anel de foco;
AF-P: nova geração de motor de foco STEPLESS (sem passo?), mais rápido, silencioso e preciso.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #38 Online: 02 de Setembro de 2020, 20:07:32

AF-I: primeiras lentes com motor de foco. Para mudar de AF para manual precisa mover um botão;
AF-S: idem acima, porém para mudar para manual não precisa acionar botão. Só girar o anel de foco;
AF-P: nova geração de motor de foco STEPLESS (sem passo?), mais rápido, silencioso e preciso.


AF-I : a letra i indica que o motor de foco é interno

AF-S : a letra s indica que tem um motor interno do tipo ultrasonic Silent Wave Motor (SWM)

AF-P : a letra p indica pulse motor ou stepping motor. Utiliza pulsos elétricos para acionar o motor de passo.


https://www.nikonimgsupport.com/eu/BV_article?articleNo=000039919&configured=1&lang=en_GB
« Última modificação: 02 de Setembro de 2020, 20:08:18 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 02 de Setembro de 2020, 20:14:18

AF-I : a letra i indica que o motor de foco é interno

AF-S : a letra s indica que tem um motor interno do tipo ultrasonic Silent Wave Motor (SWM)

AF-P : a letra p indica pulse motor ou stepping motor. Utiliza pulsos elétricos para acionar o motor de passo.


https://www.nikonimgsupport.com/eu/BV_article?articleNo=000039919&configured=1&lang=en_GB

Obrigado por detalhar mais minha resposta e corrigir o que falei sobre a AF-P. Sabia que tinha alguma coisa a ver com passo (step) e não quis confirmar.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #40 Online: 02 de Setembro de 2020, 20:16:37
Obrigado por detalhar mais minha resposta e corrigir o que falei sobre a AF-P. Sabia que tinha alguma coisa a ver com passo (step) e não quis confirmar.

 :ok:

juro que eu estava na dúvida  :ponder: se era alguma zoação e não tinha sacado.  :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 02 de Setembro de 2020, 20:57:31
:ok:

juro que eu estava na dúvida  :ponder: se era alguma zoação e não tinha sacado.  :hysterical:

Foi preguiça minha mesmo de ir confirmar na internet. Desculpem-me.
Zoação do tipo passar informação inverídica acho o fim da picada.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #42 Online: 02 de Setembro de 2020, 22:34:03
Esse P, seria idêntico ao STM da Canon ?

Sempre fiquei na dúvida ...
Esse P, seria idêntico ao STM da Canon ?

Sempre fiquei na dúvida ...

Sim, Ernesto, o AF-S, é equivalente ao USM da Canon e o AF-P é o motor de passo, idêntico ao STM.

Não sei na Nikon, na Canon o motor USM é disparado melhor, mais rápido e preciso do que o STM, possivelmente seja algo semelhante nas Nikon, apenas mudando o nome, com tecnologias bem parecidas.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #43 Online: 03 de Setembro de 2020, 06:26:35
Legal, obrigado !

Qto ao USM, eu não posso responder por todas lentes mas, o USM nas teles é bem rápido...

Não gosto de falar dele senão... me dá vontade de comprar lentes  :D



kkkkk o STM é um pouco mais silencioso, mas um pouco mais lento. Mas não é nada exagerado como alguns falam. O foco do motor STM é pra vídeos, usando autofoco. Jà o USM é muito rápido em praticamente todas as lentes; mais recomendável pra foco rápido e preciso como fotografia de aves e esportes.