Autor Tópico: Dica para primeira lente  (Lida 1444 vezes)

ffecorrea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Setembro de 2020, 18:20:49
Pessoal,

Trabalho com direção de arte e agora estou iniciando na fotografia, para juntar ambas as coisas. Comprei recentemente uma Canon SL3 e pretendo usar a lente do kit por algum tempo, até entender mais sobre a câmera. Porém, já estou pesquisando por lentes, todos os meus amigos têm a 50mm 1.4, sei que é muito boa e recomendada, mas o meu problema com ela, é que como eu trabalho com cenário, eu não quero que tenha desfoque.

Em resumo, meu objetivo é trabalhar na área de fashion photography e fine-art, basicamente mostrar bastante cenário e em alguns momentos, fotos mais próximas. Mas em resumo, sempre faço autorretrato ou fotos com modelo e não gosto de desfoque nessas ocasiões.

Sei que é difícil indicar lentes dessa maneira, afinal cada um tem que descobrir suas preferências. Mas com essas informações, quais opções vocês recomendariam para iniciar e tirar o melhor do meu objetivo?

Alguns exemplos que podem ajudar a entender o que eu busco:

https://www.instagram.com/p/B54T5dKItZK/

https://www.instagram.com/p/B4VA2trIYpi/



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2020, 18:46:00
Pra moda eu vejo o pessoal usando bastante as 24-70mmL, 35mmL, 24mmL e 100mmL.
Isso para fullframe.

As 24-70 são lentes bem versáteis e geralmente é a primeira que esse pessoal compra.
Cobre bem o lado wide que é mais usado em moda e pode ir pra 40~70mm quando necessário.
A equivalente para sua SL3 seria a Canon EF-S 17-55mm f/2.8. Seria minha primeira opção de upgrade pro seu uso.

Geralmente depois disso vem a lente macro para detalhes. No caso de fullframe seria 100mmL.
Para a SL3 tem a EF-S 60mm f/2.8 Macro.

E por último vem a lente prime do lado mais wide, daí vai de gosto.
Pra SL3 eu recomendo pegar a 24mmL que seria meio que equivalente a 35mm em full frame.

Mas experimente bastante com sua lente do kit. Veja quais distâncias você mais gosta, se gostaria de algo mais wide que ela, ou algo mais fechado.
Essas opções que te dei são o padrãozinho, mas nada te impede de sair dele.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2020, 18:54:55 por Di Torres »


ffecorrea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2020, 19:46:51
Pra moda eu vejo o pessoal usando bastante as 24-70mmL, 35mmL, 24mmL e 100mmL.
Isso para fullframe.

As 24-70 são lentes bem versáteis e geralmente é a primeira que esse pessoal compra.
Cobre bem o lado wide que é mais usado em moda e pode ir pra 40~70mm quando necessário.
A equivalente para sua SL3 seria a Canon EF-S 17-55mm f/2.8. Seria minha primeira opção de upgrade pro seu uso.

Geralmente depois disso vem a lente macro para detalhes. No caso de fullframe seria 100mmL.
Para a SL3 tem a EF-S 60mm f/2.8 Macro.

E por último vem a lente prime do lado mais wide, daí vai de gosto.
Pra SL3 eu recomendo pegar a 24mmL que seria meio que equivalente a 35mm em full frame.

Mas experimente bastante com sua lente do kit. Veja quais distâncias você mais gosta, se gostaria de algo mais wide que ela, ou algo mais fechado.
Essas opções que te dei são o padrãozinho, mas nada te impede de sair dele.

Muito obrigado pelas recomendações!

Enquanto vou me adaptando a câmera a lente do kit vou poder pesquisar mais de cada uma.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2020, 19:46:52
Cara com a lente do kit e boa luz, você consegue fotos animais. O segredo de usar a lente do kit é fechar o diafragma pra aberturas F8-F9-F10 (F9, F10 é muito nítida) .

Tirando isso uma 17-55 da Canon seria uma ótima escolha, no meu entender e se você não quer desfoque, trabalhar na DF de 17 a 30MM com aberturas mais fechadas vai te dar bastante profundidade de campo .

A 50MM 1.4 é ótima, mas 50MM não acho que seja a melhor lente pra iniciantes. Claro eu já ganhei muito dinheiro com uma 50MM rs , mas nem de longe são as melhores lentes pra retratos. Eu acredito que uma lente zoom irá te dar maior flexibilidade.



ffecorrea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2020, 19:55:13
Cara com a lente do kit e boa luz, você consegue fotos animais. O segredo de usar a lente do kit é fechar o diafragma pra aberturas F8-F9-F10 (F9, F10 é muito nítida) .

Tirando isso uma 17-55 da Canon seria uma ótima escolha, no meu entender e se você não quer desfoque, trabalhar na DF de 17 a 30MM com aberturas mais fechadas vai te dar bastante profundidade de campo .

A 50MM 1.4 é ótima, mas 50MM não acho que seja a melhor lente pra iniciantes. Claro eu já ganhei muito dinheiro com uma 50MM rs , mas nem de longe são as melhores lentes pra retratos. Eu acredito que uma lente zoom irá te dar maior flexibilidade.

Obrigado pela resposta.

Que bom saber que que as lentes zoom são as opções mais versáteis. Porque sempre te recomendam logo de cara as fixas né. Vou tentar aplicar suas dicas técnicas na minha lente do kit e aproveitar bem ela pra pegar mais experiência!


ffecorrea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2020, 21:38:26
Cara com a lente do kit e boa luz, você consegue fotos animais. O segredo de usar a lente do kit é fechar o diafragma pra aberturas F8-F9-F10 (F9, F10 é muito nítida) .

Tirando isso uma 17-55 da Canon seria uma ótima escolha, no meu entender e se você não quer desfoque, trabalhar na DF de 17 a 30MM com aberturas mais fechadas vai te dar bastante profundidade de campo .

A 50MM 1.4 é ótima, mas 50MM não acho que seja a melhor lente pra iniciantes. Claro eu já ganhei muito dinheiro com uma 50MM rs , mas nem de longe são as melhores lentes pra retratos. Eu acredito que uma lente zoom irá te dar maior flexibilidade.

Aliás, depois da recomendação que recebi, resolvi pesquisar mais sobre a lente 17-55MM e acabei vendo também que parece que a SL2 é melhor que a SL3 pelo fator do flash e dos 24 FPS (eu gostaria de fazer vídeos mais artísticos também). Como ainda nem recebi minha SL3, eu posso devolvê-la depois de recebida. Vocês acham que vale pegar uma SL2 já com flash e a lente 17-55MM?

Não sei se estou falando besteira, mas na minha cabeça de leigo parece ser um bom negócio. O que vocês me recomendariam?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1649382813-canon-sl2-corpo-lente-sigma-17-50mm-28-flash-270ex-ii-_JM?searchVariation=63465165672#


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2020, 23:26:16
Aliás, depois da recomendação que recebi, resolvi pesquisar mais sobre a lente 17-55MM e acabei vendo também que parece que a SL2 é melhor que a SL3 pelo fator do flash e dos 24 FPS (eu gostaria de fazer vídeos mais artísticos também). Como ainda nem recebi minha SL3, eu posso devolvê-la depois de recebida. Vocês acham que vale pegar uma SL2 já com flash e a lente 17-55MM?

Não sei se estou falando besteira, mas na minha cabeça de leigo parece ser um bom negócio. O que vocês me recomendariam?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1649382813-canon-sl2-corpo-lente-sigma-17-50mm-28-flash-270ex-ii-_JM?searchVariation=63465165672#

Kit muito bom.
Considerando que é usado, eu pagaria no máximo cerca de R$1000 a mais do que você está pagando na SL3 nova.
Se estiver nessa faixa, vale muito a pena e eu preferiria ir com esse kit da SL2 + Sigma 17-50mm f/2.8 + flash.

É um kit que não vai precisar de upgrade por um bom tempo e vai poder te ensinar muito sobre fotografia e vídeo sem deixar nada a desejar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2020, 00:12:59
Kit muito bom. Acho que vale sim. Só tenta dar uma negociada no preço, um pouco abaixo de 4.000 , acho que dá pra bter um bom desconto. Tem uma ótima lente, um bom flash e uma ótima câmera. A 17-50 2.8 da Sigma é uma lente muito boa, é clara e nem precisa de lentes fixas.


ffecorrea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2020, 09:05:49
Kit muito bom. Acho que vale sim. Só tenta dar uma negociada no preço, um pouco abaixo de 4.000 , acho que dá pra bter um bom desconto. Tem uma ótima lente, um bom flash e uma ótima câmera. A 17-50 2.8 da Sigma é uma lente muito boa, é clara e nem precisa de lentes fixas.

Ah que legal! Pena que o vendedor está bem relutante em dar qualquer desconto ou fazer vídeos e etc. Mas obrigado, espero que ele mude de ideia.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 07 de Setembro de 2020, 09:19:30
Para o uso que você terá a 18-55mm do kit dá e sobra... Acho mais importante você gastar a diferença de valor para uma lente melhor em iluminação (flashes).

Com o tempo e experiência e você descobrindo o seu próprio estilo, qdo pensar em substituir a lente do kit ja vai ter clareza em qual lente buscar, seja uma fixa ou zoom, de acordo com suas próprias necessidades.


ffecorrea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Setembro de 2020, 09:36:50
Para o uso que você terá a 18-55mm do kit dá e sobra... Acho mais importante você gastar a diferença de valor para uma lente melhor em iluminação (flashes).

Com o tempo e experiência e você descobrindo o seu próprio estilo, qdo pensar em substituir a lente do kit ja vai ter clareza em qual lente buscar, seja uma fixa ou zoom, de acordo com suas próprias necessidades.

Tem algum flash com preço ok que você recomenda?


pedrortega12

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #11 Online: 07 de Setembro de 2020, 12:43:03
Um disparador remoto (shutter release) com um tripé também ajudariam bastante a fotografar os cenários. Vi que a SL3 tem entrada para isso.


Millano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2020, 09:08:02
A lente do kit é bem versátil, apesar de não ser a lente de maior qualidade.
Você não está nem com a câmera ainda, então não compre nenhuma lente fixa por enquanto, ou melhor, não compre lente.

Fotografa um tempo com a 18-55, e depois analisa suas fotos no PC. No windows explorer mesmo, analisa, se num ensaio de 100 fotos, as vezes você faz 80 fotos lá próximo dos 50mm.
Por outro lado, as vezes, por uma questão de espaço, sua linguagem, você está no range oposto, e a maioria das suas fotos é lá perto dos 18mm.

Antes de saber disso, não dá pra te indicar uma 24mm, ou uma 50mm. Principalmente se forem lentes caras como as 1.4 por exemplo.

Além disso, tem gente que gosta de trocar de lente algumas vezes numa sessão de fotos, e trabalha com um kit de lentes fixas. Já num evento, ou se você não gosta de ficar trocando lentes, o ideal seria ir pra outra lente zoom, de qualidade maior (Canon EF-S 17-55, Sigma Art 18-35, Canon EF 24-105, EF 24-70...), mas ainda sim, não esquece de analisar o range da lente.


Eu fotografei por um bom tempo com 18-55, e cai no conto de compra uma 50mm.
Eu adorava a qualidade e o desfoque da lente, mas como meus ensaios normalmente são em locações internas, a maior parte do tempo eu não tinha muito como usar.
Outra coisa, lente do kit, apesar de tudo tem estabilizador de imagem.
Tenta fazer um vídeo sem tripé com uma 50mm ou mesmo uma 35mm (lentes sem estabilização) e você vai ver que compra de lente tem q ser algo bem pensado.
Canon EOS R6
EF 24-105 F4L IS II USM
Flash Godox V1c
2x Godox LED 1000C


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2020, 09:17:59
Usando a 18-55 fechada ela é bem decente, vc nem recebeu a camera ainda e já ta pensando em outra lente, não sabe nem qual. Então relaxa, estuda luz, usa a 18-55 até enjoar e perceber que ela não serve pra vc. Se não quer desfoque não precisa de uma 50mm 1.4, os 50mm f/5 da lente do kit vai servir, fecha em f/8 que fica afiada.

Usa o dinheiro da lente pra estudos, luz, e conhecimento.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2020, 10:20:47
Concordo com o que todos disseram, principalmente em relação a lente do kit.

Mas gostaria só de lembrar que a 50mm 1.4 fecha a abertura até f/16. :D
Eliminando qualquer desfoque.

Inclusive a 50mm 1.8 seria uma bela opção.

Se o intuito é fazer videos também, eu ficaria com a lente do kit estabilizada e STM.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs