Autor Tópico: Tampas de Lentes e Arranhões  (Lida 1329 vezes)

leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 22 de Março de 2021, 12:21:38
Outro dia enquanto estava limpando as lentes notei alguns linhas próximas a borda do vidro do lente. Pensei  que pudessem ser alguma poeira resistente, mas depois de algumas tentativas de limpeza parece que se tratam de algum micro arranhão que a lente sofreu. Eu cogitei que pudesse ser fungo, mas depois de algumas comparações com lentes com fungo parecem realmente ser realmente algum tipo de arranhão.

Eu sou muito cuidadoso com os equipamento e acredito que os arranhões podem ter ocorrido um dia no qual ao abrir a bolsa depois da sessão e fotos, notei que  que a tampa frontal não estava bem encaixada. Talvez o movimento da bolsa soltou a tampa e a pressionou contra o a lente.

Eu imaginava que as lentes eram mais resistentes a este tipo de dano. Alguém ja teve sua lente arranhada por uma tampa? É comum isto acontecer?

Outra coisa, existe algo que seja possivel fazer para remover os riscos? Eles são meramente estéticos e são tão finos que nem é possivel senti-los, mas meu receio é de talvez, esses riscos aumentarem se a tampa acabar encostando no lugar novamemente.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2021, 14:46:00
Pequenos riscos geralmente são só estéticos mesmo. As ondas de luz não sofrem perda de frequência para chegar ao sensor, por isso não afeta a qualidade. Agora riscos mais profundos, como ex, quedas ou você pega uma pedra e risca o vidro frontal, usando aberturas mais fechadas, esse risco pode sim sair nas fotos.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2021, 15:07:21
Quanto mais GA a lente e mais no centro for o risco, maior a chance de aparecer nas imagens. Riscos leves nas bordas é bem difícil que apareça mesmo. O esquema é inverter a lente na hora de colocar na bolsa. Deixa a parte com a tampa para cima, porque não vai sofrer pressão caso a tampa saia do lugar.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2021, 20:17:13
O risco foi realmente muito superficial, não afeta a image. Foi tão superfucial que tenho que "procurar" por ele colocando a lente em contraluz.

É a primeira vez em quase uns três anos que eu tenho alguma lente com algum arranhão. Esses arranhões causados pelas tampas são comuns? Certa vez peguei uma 35mm F2 IS e ela tinha uma monte de riscos bem parecido com o que apareceu na minha e eu achei que no caso da 35mm F2 IS, o elemento frontal fica muito próximo do encaixe d tampa. Qualquer encaixe mal posicionado parece fazer a tampa encostar na parte central do vidro.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2021, 15:59:34
em 70% dos casos riscos não interferem em nada da lente. Taí uma dica, se for comprar uma lente e achar alguma com riscos parabéns vc tem a chance de dar a famosa canelada e comprar uma lente pela metade do preço.

Riscos só vão interferir no ego do fotógrafo. Até hoje só vi um caso de uma lente com risco que estava dando um flare quando fazia contraluz.

Sugiro testar também outros métodos de limpeza, muitas vezes é alguma "sujeira" que parece risco. Isso já me aconteceu e eu consegui limpar com lens pen. Essa vez fui limpar uma yongnuo 50mm e sem querer apoiei ela na mesa de madeira, não chegou nem a bater, apenas encostou suavemente e ficou com um risco enorme. Tive que passar a lens pen por quase 1h até sumir.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #5 Online: 30 de Março de 2021, 23:53:34
Sugiro testar também outros métodos de limpeza, muitas vezes é alguma "sujeira" que parece risco. Isso já me aconteceu e eu consegui limpar com lens pen. Essa vez fui limpar uma yongnuo 50mm e sem querer apoiei ela na mesa de madeira, não chegou nem a bater, apenas encostou suavemente e ficou com um risco enorme. Tive que passar a lens pen por quase 1h até sumir.

Acho que eu ter tendinite se tentasse limpar a lente durante uma hora  :hysterical:

Realmente é uma coisa mais de ego mesmo. É bem insignificante, tanto que só dá para perceber se colocar ela contra luz e ficar procurando muito, como eu sei onde está, não consigo não notar ela  :D


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2021, 00:02:24
Citar
Acho que eu ter tendinite se tentasse limpar a lente durante uma hora  :hysterical:

Na verdade eu acoplei a lens pen na dremel  :D hhahahaha
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 31 de Março de 2021, 10:14:16
Na verdade eu acoplei a lens pen na dremel  :D hhahahaha

Que perigo, hein!  :eek:

Cuidado com isso, pode piorar a situação.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #8 Online: 31 de Março de 2021, 11:44:06
Na verdade eu acoplei a lens pen na dremel  :D hhahahaha


Pra vender truta... tirou o risco e ficou nova... pau no gato kkk
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #9 Online: 31 de Março de 2021, 19:57:24
No meu caso acho que não rola uma limpeza desse tipo. O risco está apenas no coating e seria necessário, imagino eu, tirar todo o coating para que parecesse que o risco sumiu.

Por curiosidade fui ver por quanto ficaria a troca do elemento frontal, deu praticamente R$ 3 mil.


renatocortez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2021, 08:24:04
Sobre tampas que podem arranhar o elemento frontal da objetiva, a EF 8-15mm f/4 fisheye tem o pior conjunto de parasol/tampa que já vi, especialmente a tampa. Encaixe péssimo e se forçar, quebra. Raramente fica presa no parasol e colocar na mochila sempre dá uma ponta de cagaço. Resolvi envolvendo a lente em uma flanela, dessa forma a pressão do tecido em torno da tampa mantém ela no lugar.

Eu não entendo como a Canon fez uma tampa tão ruim para uma lente que custa USD 1.250,00.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2021, 13:40:28
Citar
Encaixe péssimo e se forçar, quebra

Essas lentes ultra grande angular e olho de peixe realmente quase nenhuma tem uma tampa que preste. Geralmente elas prendem por fora ao invés do tradicional encaixe interno. Isso é por conta do elemento frontal que é muito grande e curvo.
O jeito é transportar com a bolsa.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.