Autor Tópico: Lançamento de Ultra GA - 126° - Laowa  (Lida 1565 vezes)

atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 12 de Setembro de 2020, 22:21:06
Lembrei agora que criei esse tópico sobre ela. Postei minhas ultimas fotos pra atualizar

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,134506.30.html

Obrigado por postar tópico de tamanha relevância.
E gostei das fotos tb.
Fiquei impressionado com uma de interior (parece um teto) e as linhas estão todas paralelas.
Minha vontade de pegar uma dessas para Nikon Z está aumentando.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Setembro de 2020, 12:57:38
Segue mais um depoimento, simplista, sobre a Laowa. O que posso dizer a respeito, no geral, em funçao de 2 lentes da marca que já manuseei e pelo que já li, é que são produtos de ótima qualidade óptica e mecânica, obviamente cada modelo com a sua especificidade em termos de qualidades e eventuais fraquezas, quase sempre poucas..
Tive uma Laowa 7,5mm f/2  para m4/3, provavelmente uma versão derivada (ou originaria) da 9mm f2.8 do Lucas. Qualidade de construçao, nitidez e cores ótimas, apesar de ter utilizado muito pouco. A idéia ao adquiri-la era basicamente para fotografar estrelas em viagens (em SP é inviável), já que é clara, leve  e ultra compacta, perfeita para levar em longas trips. Nesse quesito foi ótima, mas resolvi utiliza-la normalmente em uma longa incursão pelos Andes para usar em algumas situaçoes especificas onde o peso e tamanho seria decisivo: regioes mais altas, expostas e com muita luz (neve, Sol, etc..). Ai tive minha decepçao: flare, que achei muito acentuado lavando as cores de muitas imagens, problema que o Lucas assinalou logo na primeira postagem do seu teste. Fora isso, na ocasião,  ainda cometi alguns erros no foco em uma situação importante, q só percebi qdo fui tratar as imagens, enfim desanimei.. Nesse mesmo período a Laowa lançou uma 4mm f2.8 fisheye circular, padrão de lente q nunca havia usado. Os reviews foram muito elogiosos e custava menos da metade da 7,5mm f/2 retilinear. Serviria bem para estrelas e ainda com grande vantagem para fotos panorâmicas. Apesar de nao me interessar por fisheye circular, quando utilizada em cameras Olympus dá para utilizar um conversor 2X da camera que elimina a circularidade. A distorçao pouco importaria na fotografia de estrelas. Resolvi então arriscar: vendi a 7,5mm (bem e em 2 dias) e comprei a 4mm. Meu maior temor era com o flare, que imaginava ser bem maior do que na 7,5mm, já que o elemento frontal é ovalado e protuberante para captar os 210 graus de imagem.  Esse era o problema que mais me preocupava e assim q chegou fiz inumeros testes com ela: Sol forte frontal, lateral e em todas as posições possíveis rsrs.. O resultado foi surpreendente, meio que inacreditável: quase zero flare, nas raras ocasioes que aparece é minimo. Posso até me equivocar, mas de todas as lentes que já testei essa é que a menos apresentou flare..  Enfim, muito contente com a troca que fiz.. Essa realmente nao pretendo vender tao cedo..





ps.: nao tinha acompanhado o tópico de teste do Lucas, excelente em infos e fotos!!
« Última modificação: 13 de Setembro de 2020, 13:01:50 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 13 de Setembro de 2020, 14:39:27
<...>

Olympus dá para utilizar um conversor 2X da camera que elimina a circularidade

<...>

Angelone, está se referindo ao fator de corte intrínseco ao formato MFT ou a algo diferente? Fiquei na dúvida.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 13 de Setembro de 2020, 15:05:07
Angelone, está se referindo ao fator de corte intrínseco ao formato MFT ou a algo diferente? Fiquei na dúvida.


Referi ao Tele Converter 2X, que incrivelmente funciona muito bem.. Nao se nota perda de qualidade, pelo menos aos meus olhos..
No caso da 4mm (8mm equiv.) ficaria uma 16mm equiv., mas ainda uma UGA.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 13 de Setembro de 2020, 19:21:39

Referi ao Tele Converter 2X
<...>

kct, da própria Olympus.  Nem sabia que existia!  Boa!
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna