Autor Tópico: Panorama HDR em QTVR  (Lida 7615 vezes)

TVB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
    • http://www.tourvirtualbrasil.com.br
Online: 06 de Fevereiro de 2007, 13:00:50
Estas são para quem gosta de futebol, principalmente os tricolores.

Sala de Troféus

Salão Nobre

Abraços a todos.


csilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/carlossilva
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 14:34:49
Citar
Estas são para quem gosta de futebol, principalmente os tricolores.

Sala de Troféus

Salão Nobre

Abraços a todos.
Gosto de futebol, pois nasci no Brasil. Mas nao acompanho muito futebol, apenas baseball e futebol americano, coisas da vida. Tenho dois filhos americanos e minha esposa 'e americana tambem, entao.....futebol la em casa ta meio fraco  :laughing:

Com referencia as imagens nos links, sem maiores comentarios. Apenas restam aplausos  :clap:  :clap:  :clap:

Perfeitas, tanto na qualidade quanto no uso do soft para montar as mesmas.  :thmbup:

Perguntas: As fotos sao suas? Qual o soft usado para a montagem? Possuo um software aqui tbm,  mas ainda nao tive a oportunidade de realizar uma panoramica dessa, por isso as perguntas.
Abracos ao amigo  :thmbup:
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 14:36:22 por csilva »
"Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio"

Meu equipo: Nikon D3x, D300, D50 lentes Nikkor 18-200mm VR, 17-50mm f/2.8, 28-75mm 2.8 Macro, 28-300mm Tamron, 90mm Macro Tamron,  Nikkor 105mm Macro VR, Nikkor 70-200mm 2.8 VR, Sigma 70-300mm APO,  Bigma 50-500mm APO HSM, Sigma 10-20mm, Um SB900,SB800, Dois SB600, Tripe Manfroto, Difusor LightSphereII,  Compacta Sony W100 e mais alguns itens


TVB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
    • http://www.tourvirtualbrasil.com.br
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 23:19:58
Citar
Citar
Estas são para quem gosta de futebol, principalmente os tricolores.

Sala de Troféus

Salão Nobre

Abraços a todos.
Gosto de futebol, pois nasci no Brasil. Mas nao acompanho muito futebol, apenas baseball e futebol americano, coisas da vida. Tenho dois filhos americanos e minha esposa 'e americana tambem, entao.....futebol la em casa ta meio fraco  :laughing:

Com referencia as imagens nos links, sem maiores comentarios. Apenas restam aplausos  :clap:  :clap:  :clap:

Perfeitas, tanto na qualidade quanto no uso do soft para montar as mesmas.  :thmbup:

Perguntas: As fotos sao suas? Qual o soft usado para a montagem? Possuo um software aqui tbm,  mas ainda nao tive a oportunidade de realizar uma panoramica dessa, por isso as perguntas.
Abracos ao amigo  :thmbup:
Olá Carlos,
Obrigado pelos os elogios.
As fotos são minhas. Para este tipo de panorama, é necessário um equipamento específico.
A máquina é comum (estas foram tiradas com uma Nikon D200).
A lente é a Nikkor Fisheye 10.5mm f2.8. Ela é capaz de uma imagem fullframe de 180 graus (na diagonal do retângulo).
A montagem é feita em cima de duas cabeças: eu uso uma do tipo "bola" da Manfrotto e, acoplada a ela através de um engate rápido, uma cabeça Agnos (italiana) modelo TCPShort.
Para estes panoramas, por estar em ambientes escuros e lá fora estar ainda muito claro, usei o recurso de bracketing com sete exposições diferentes variando de -3EV até 3EV com incremento de 1EV.
Cada panorama exige 10 posições diferentes da camera: seis na horizontal, como a camera montada em portraid, cada uma com uma diferença de 60 graus. Uma na vertical com a camera apontada para cima (zenith) e três na vertical com a camera apontada para baixo (nadir). Uso três fotos no nadir para que eu possa tirar a cabeça e o tripé da imagem final. Em outras palavras, cada um destes panoramas exigiu 70 fotos.
O worflow envolve vários softwares. Nestes panoramas usei o Nikon Capture NX, o Photoshop CS3, O Photomatix (para o HDR), o Ninja Noise (eliminar ruídos), o PTGUI (costura), o Pano2QTVR (criaçao do QTVR) e o Pure Tools (criação em Java e Flash).
No panorama do Salão Nobre, usei abertura f2.8 e ISO 800. O tempo de exposição variou, por causa do bracketing.
No panorama da Sala de Troféus precisei de uma DOF maior, pois havia alguns assuntos muito próximos. Usei f5.6 e ISO 800.
Baseball e Futebol americano também são shows de bola, literalmente...
 :thmbup:

Abraços,


csilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/carlossilva
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:17:35
TVB, sem palavras brother. Mandou tudo  :clap: . Frequento varios sites aqui nos EUA e Europa e declaro que seu trabalho foram uns dos melhores que ja vi. Novamente PARABENS.
Agradeco todos os termos tecnicos oferecidos acima em sua resposta. Dificil encontrar fotografos realmente bem informados e que leve realmente a serio esse trabalho.

 :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:


Valew  :bye1:  
"Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio"

Meu equipo: Nikon D3x, D300, D50 lentes Nikkor 18-200mm VR, 17-50mm f/2.8, 28-75mm 2.8 Macro, 28-300mm Tamron, 90mm Macro Tamron,  Nikkor 105mm Macro VR, Nikkor 70-200mm 2.8 VR, Sigma 70-300mm APO,  Bigma 50-500mm APO HSM, Sigma 10-20mm, Um SB900,SB800, Dois SB600, Tripe Manfroto, Difusor LightSphereII,  Compacta Sony W100 e mais alguns itens


TVB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
    • http://www.tourvirtualbrasil.com.br
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 19:22:17
Citar
TVB, sem palavras brother. Mandou tudo  :clap: . Frequento varios sites aqui nos EUA e Europa e declaro que seu trabalho foram uns dos melhores que ja vi. Novamente PARABENS.
Agradeco todos os termos tecnicos oferecidos acima em sua resposta. Dificil encontrar fotografos realmente bem informados e que leve realmente a serio esse trabalho.

 :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:


Valew  :bye1:
Olá Carlos,

Mais uma vez, obrigado pela força.
Acho bom compartilharmos experiência.
80% de tudo que aprendi foi com profissionais que davam alguns "tips".
Todo temos sempre algo a ensinar e muito que aprender.

Conte comigo.

Ricardo (TVB)


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2007, 10:22:55
Caramba, achei esse tópico sem querer... já vi essas fotos panorama (360º) em um site de escalada e fiquei babando, sem saber como eram feitas.

Agora continuo babando, mas pelo menos já tenho uma idéia de como foram produzidas.

Parabéns!


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2007, 14:33:52
Show!!!

Muito show!!!!

Demais mesmo!!

PARABENS!! :clap:   :clap:  :clap:

Abraçao!!
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2007, 22:34:59
Parabéns pelo trabalho, está muito bom, pena a sala do Fluminense não ter tantos trófeus.  :laughing:  


Marcelo Reis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2007, 12:17:18
Incrível...
Fiquei realmente impressionado!

Meus parabéns!
Marcelo Reis
Juiz de Fora, MG
Meu Flickr


TVB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
    • http://www.tourvirtualbrasil.com.br
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2008, 23:24:42
SMarcondes, Márcio Garcia e Marcelo Reis,
Valeu pelos elogios!
Marcelo Almeida, estes troféus são só os da Primeira Divisão.. rs

Vou voltar a postar. Estive ausente por causa de dois acidentes de moto (maio e outubro), mas mesmo de cadeira de rodas deu para trabalhar bastante ;)


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2008, 02:17:12
Quase um ano depois... hehehehe

TVB, ainda bem que você sobreviveu aos dois acidentes de moto. Poucos podem se dar a esse "luxo".

Sou fã de fotografia 360º e pretendo aprender a fazer isso ainda. ;D
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


TVB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
    • http://www.tourvirtualbrasil.com.br
Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2008, 08:50:20
Quase um ano depois... hehehehe

TVB, ainda bem que você sobreviveu aos dois acidentes de moto. Poucos podem se dar a esse "luxo".

Sou fã de fotografia 360º e pretendo aprender a fazer isso ainda. ;D

Se precisar de umas dicas, pode contar comigo.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2008, 15:04:59
 :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
Nunca tinha visto uma foto 360º tão bem feita e nítida assim. Parabéns. Muito legal mesmo. Fiquei um tempão admirando e mais um tempão só pensando no trabalho que deve ter tido para construir. Queria ter pelo o menos uma idéia de como se faz. Você conhece algum tutorial que você possa nos indicar ou então será que poderia disponibilizar um tutorial no fórum com um exemplo mais simples para que a gente possa tentar fazer???
Abs
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2008, 15:06:42 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


TVB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
    • http://www.tourvirtualbrasil.com.br
Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2008, 16:00:26
Olá Guto. Posso preparar um tutorial com dicas mais atuais (bracketing, uso de flash, funções avançadas do PS CS3, etc.), mas por ora, acho que você (e todos do forum) pode aprender bastante com um vídeo feito pelo Eric Rougier: http://www.fromparis.com/video/make_a_quicktime_vr_in_10_mnts_english.mov
No site dele (www.fromparis.com) você verá lindos panoramas de Paris e uns ensaios bem divertidos.
Abraços,
Ricardo



GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2008, 08:36:17
O vídeo é bem bacana...ele usa mac né. Já complicou ainda mais minha vida...rssss  :'( :'( :'(
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!