Autor Tópico: Primeira câmera DSLR  (Lida 1798 vezes)

yurinunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Setembro de 2020, 11:06:34
Oi pessoal, tudo bem?

Eu faço faculdade de desgin gráfico e tive algumas aulas de fotografia, que despertaram meu interesse pela área. Eu gosto bastante de fotografia de moda mais autoral e pretendo pegar alguns trabalhos como assistente no ano que vem.

Quero comprar minha primeira DSLR para começar meus próprios trabalhos nesse nicho mesmo.

O que vocês me recomendariam num orçamento de no máximo 3,500/700?



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2020, 18:30:15
Cara, o corpo de câmera nem vai fazer tanta diferença, só se você precisar de um ISO alto.

Eu recomendo a SL2, ela saiu de linha pra dar lugar a SL3, mas a SL2 ela tem o pino central do flash,e é basicamente uma 80D num corpo compacto; aguenta ISO até 6400 mais tranquilo .

Esses dias vi uma SL2 com a lente 18-55 por 1.800 na OLX com nota fiscal e tudo. Dai compensa pesquisar um bom flash, de marca original usado. No mercadolivre volta e meia tem 430EX2, por exemplo, por preços em torno de 300 a 500 reais.

E se puder investir em mais uma lente como uma 40MM 2.8 STM que é boa e no corpo de sensor APSC vai te entregar um resultado muito bom pra fotografia de moda.


yurinunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2020, 18:47:48
Cara, o corpo de câmera nem vai fazer tanta diferença, só se você precisar de um ISO alto.

Eu recomendo a SL2, ela saiu de linha pra dar lugar a SL3, mas a SL2 ela tem o pino central do flash,e é basicamente uma 80D num corpo compacto; aguenta ISO até 6400 mais tranquilo .

Esses dias vi uma SL2 com a lente 18-55 por 1.800 na OLX com nota fiscal e tudo. Dai compensa pesquisar um bom flash, de marca original usado. No mercadolivre volta e meia tem 430EX2, por exemplo, por preços em torno de 300 a 500 reais.

E se puder investir em mais uma lente como uma 40MM 2.8 STM que é boa e no corpo de sensor APSC vai te entregar um resultado muito bom pra fotografia de moda.

Obrigado pela resposta. Desculpe eu não especifiquei direito, mas é que meu orçamento de de 3500 reais haha

Mas essa SL2 parece ser muito boa mesmo, não sabia que se comparava a 80D!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2020, 20:20:00
Obrigado pela resposta. Desculpe eu não especifiquei direito, mas é que meu orçamento de de 3500 reais haha

Mas essa SL2 parece ser muito boa mesmo, não sabia que se comparava a 80D!

A SL2 possui o mesmo sensor e processador de imagem da 80D, porém com somente 9 pontos de foco, ao invés dos 45 da 80D. Claro que a 80D é mais robusta e tem uma ergonomia melhor e tal. Mas a SL2 é muito boa, eu acho o ISO dela um pouco melhor do que da 80D - pouca coisa mas é. Se fizer um combo 24 ou 40 + 85MM 1.8 fica show; é uma câmera super discreta, tenho ela e gosto muito.

Pra fotografia de moda, o melhor canal do Youtube é o do Fernando Bagnola. Dá uma olhada, o cara é um mestre da fotografia, no sentido literal.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2020, 20:22:01 por cheferson »


yurinunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2020, 12:58:50
A SL2 possui o mesmo sensor e processador de imagem da 80D, porém com somente 9 pontos de foco, ao invés dos 45 da 80D. Claro que a 80D é mais robusta e tem uma ergonomia melhor e tal. Mas a SL2 é muito boa, eu acho o ISO dela um pouco melhor do que da 80D - pouca coisa mas é. Se fizer um combo 24 ou 40 + 85MM 1.8 fica show; é uma câmera super discreta, tenho ela e gosto muito.

Pra fotografia de moda, o melhor canal do Youtube é o do Fernando Bagnola. Dá uma olhada, o cara é um mestre da fotografia, no sentido literal.

Esses 45 pontos de foco fazem tanta diferença assim?
Pena que estão cobrando tão caro por ela no ML, não acho por menos de 3000 reais :(


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2020, 15:15:39
Esses 45 pontos de foco fazem tanta diferença assim?
Pena que estão cobrando tão caro por ela no ML, não acho por menos de 3000 reais :(
Em fotos de ação sim, em ensaio de moda, talvez não

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk

Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2020, 17:56:33
Também voto pela Canon SL2.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2020, 07:16:47
Esses 45 pontos de foco fazem tanta diferença assim?
Pena que estão cobrando tão caro por ela no ML, não acho por menos de 3000 reais :(

Apenas pra esportes ultra-rápidos; mas lembrando que a SL2 tem Dual Pixel; pelo LCD o foco é feito pelo sensor, com centenas de pontos de foco. Então se precisar usar o LCD também sem problemas. Pra fotografia de moda, os 9 pontos são suficientes. A D40 da Nikon de 2006 tinha 3 pontos de foco e ninguém reclamava rs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2020, 07:23:46


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2020, 08:59:42
Como você postou no subfórum Canon, talvez queira algo da marca... mesmo assim eu recomendaria procurar uma Nikon D7200 usada.. eu tenho uma e pra mim é uma das melhores DSLR aps-c já fabricada. Considerando custoxbenefício acredito que seja a melhor. Sensor entrega excelente resultados e a câmera é cheia de recursos.

Nos últimos meses tenho trabalhado com um projeto de audiovisual onde sou responsável de gerar conteúdo, a maioria vídeo. A D7200 consegue fazer vídeo em full HD em 60fps. Tem entrada pra microfone externo, tem saída para fone de ouvido para retorno do áudio enquanto grava, tem saída HDMI!!! Alguns dias atrás geraram uma demanda urgente de uma timelapse do sol se pondo, para fazer no dia e publicar logo após o sol se por, primeira coisa pensei foi: não tenho intervalômetro! Mas aí adivinha, a D7200 tem intervalômetro interno! E mais, descobri que ela consegue me entregar o timelapse pronto em formato vídeo fullHD. Fiz a timelapse e no momento que a última fotografia da sequência foi disparada o arquivo em vídeo da timelapse já tava lá salvo, pronto para compartilhar.

Início do ano fiz uns trabalhos com esporte com ela e o autofoco é excelente, com 51 pontos de foco.

Vai fotografar algo muito importante que não pode repetir e quer ter a tranquilidade de gravar em dois cartões de memória ao mesmo tempo? Sem problemas, a D7200 tem dois slots de cartão.

E mais, o corpo dela é weather-sealed, com carcaça em magnésio... minha D7200 já levou muita porrada e continua firme e forte.
É uma câmera muito completa para uso profissional e com preço interessante.


Pra não dizer que tudo são flores, o que eu não gosto:
- O autofoco em vídeo (modo liveview) não é bom. A maior parte do tempo eu filmo fazendo foco manual mesmo.
- E o que pra mim é o principal atrativo da Canon no Brasil e nesse ponto a Nikon perde feio: a loja oficial da Canon! Dá pra comprar equipamento com preço bom, no cartão em 12x direto da marca. Com a Nikon não tem essa possibilidade, felizmente o mercado de usados ainda é forte para objetivas e acessórios, ou é necessário "importar" do Paraguai se quer algo novo.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2020, 18:24:22
Como você postou no subfórum Canon, talvez queira algo da marca... mesmo assim eu recomendaria procurar uma Nikon D7200 usada.. eu tenho uma e pra mim é uma das melhores DSLR aps-c já fabricada. Considerando custoxbenefício acredito que seja a melhor. Sensor entrega excelente resultados e a câmera é cheia de recursos.

Nos últimos meses tenho trabalhado com um projeto de audiovisual onde sou responsável de gerar conteúdo, a maioria vídeo. A D7200 consegue fazer vídeo em full HD em 60fps. Tem entrada pra microfone externo, tem saída para fone de ouvido para retorno do áudio enquanto grava, tem saída HDMI!!! Alguns dias atrás geraram uma demanda urgente de uma timelapse do sol se pondo, para fazer no dia e publicar logo após o sol se por, primeira coisa pensei foi: não tenho intervalômetro! Mas aí adivinha, a D7200 tem intervalômetro interno! E mais, descobri que ela consegue me entregar o timelapse pronto em formato vídeo fullHD. Fiz a timelapse e no momento que a última fotografia da sequência foi disparada o arquivo em vídeo da timelapse já tava lá salvo, pronto para compartilhar.

Início do ano fiz uns trabalhos com esporte com ela e o autofoco é excelente, com 51 pontos de foco.

Vai fotografar algo muito importante que não pode repetir e quer ter a tranquilidade de gravar em dois cartões de memória ao mesmo tempo? Sem problemas, a D7200 tem dois slots de cartão.

E mais, o corpo dela é weather-sealed, com carcaça em magnésio... minha D7200 já levou muita porrada e continua firme e forte.
É uma câmera muito completa para uso profissional e com preço interessante.


Pra não dizer que tudo são flores, o que eu não gosto:
- O autofoco em vídeo (modo liveview) não é bom. A maior parte do tempo eu filmo fazendo foco manual mesmo.
- E o que pra mim é o principal atrativo da Canon no Brasil e nesse ponto a Nikon perde feio: a loja oficial da Canon! Dá pra comprar equipamento com preço bom, no cartão em 12x direto da marca. Com a Nikon não tem essa possibilidade, felizmente o mercado de usados ainda é forte para objetivas e acessórios, ou é necessário "importar" do Paraguai se quer algo novo.

Trabalhei duas vezes com uma Nikon 7200, e realmente é uma câmera espetacular. Dos únicos pontos negativos, o autofoco em vídeo , como em todas as Nikon , não é grandes coisas. Mas em todo o resto, dá pra dizer que com certeza é uma das melhores câmeras APSC de todas. Eu testei a D7000 e não gostei , mas a D7200 tem meu selo de aprovação. No canal do Armando tem da D7500, mas já não gostei terem retirado o slot duplo de cartão. Se você combinar D7200 + 35MM 1.8 Dx + 55-200, dá pra fazer de tudo.


yurinunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2020, 19:06:00
Como você postou no subfórum Canon, talvez queira algo da marca... mesmo assim eu recomendaria procurar uma Nikon D7200 usada.. eu tenho uma e pra mim é uma das melhores DSLR aps-c já fabricada. Considerando custoxbenefício acredito que seja a melhor. Sensor entrega excelente resultados e a câmera é cheia de recursos.

Nos últimos meses tenho trabalhado com um projeto de audiovisual onde sou responsável de gerar conteúdo, a maioria vídeo. A D7200 consegue fazer vídeo em full HD em 60fps. Tem entrada pra microfone externo, tem saída para fone de ouvido para retorno do áudio enquanto grava, tem saída HDMI!!! Alguns dias atrás geraram uma demanda urgente de uma timelapse do sol se pondo, para fazer no dia e publicar logo após o sol se por, primeira coisa pensei foi: não tenho intervalômetro! Mas aí adivinha, a D7200 tem intervalômetro interno! E mais, descobri que ela consegue me entregar o timelapse pronto em formato vídeo fullHD. Fiz a timelapse e no momento que a última fotografia da sequência foi disparada o arquivo em vídeo da timelapse já tava lá salvo, pronto para compartilhar.

Início do ano fiz uns trabalhos com esporte com ela e o autofoco é excelente, com 51 pontos de foco.

Vai fotografar algo muito importante que não pode repetir e quer ter a tranquilidade de gravar em dois cartões de memória ao mesmo tempo? Sem problemas, a D7200 tem dois slots de cartão.

E mais, o corpo dela é weather-sealed, com carcaça em magnésio... minha D7200 já levou muita porrada e continua firme e forte.
É uma câmera muito completa para uso profissional e com preço interessante.


Pra não dizer que tudo são flores, o que eu não gosto:
- O autofoco em vídeo (modo liveview) não é bom. A maior parte do tempo eu filmo fazendo foco manual mesmo.
- E o que pra mim é o principal atrativo da Canon no Brasil e nesse ponto a Nikon perde feio: a loja oficial da Canon! Dá pra comprar equipamento com preço bom, no cartão em 12x direto da marca. Com a Nikon não tem essa possibilidade, felizmente o mercado de usados ainda é forte para objetivas e acessórios, ou é necessário "importar" do Paraguai se quer algo novo.

Sim, eu coloquei no subfórum de Canon mais famosa e sempre nos recomendarem mais, porém sou super aberto para outras marcas como a Nikon, não consigo entender tanto das linhas deles mas até que parece bastante com o esquema da Canon.

Aliás essa que você indicou parece ser muito boa e completa né, seria uma câmera de linha intermediária?

Eu gostei bastante apesar de ter achado o preço um pouco salgado no Mercado Livre.

Pelo que eu entendi parece que a Canon deixa de entregar bastante coisa que outras marcas entregam em câmeras mais baratas né?


yurinunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2020, 19:08:18

Vi o vídeo hoje de manhã e achei bem didático até, mas muito difícil, essa parte de fotografia é muito técnica mesmo né. Acredito que mesmo com uma câmera muito avançada eu não saberia usar de fato tudo que ele/vocês aplicam no dia a dia haha

Mas deu para entender como que funcionam esses sistemas, parece ajudar muito mesmo.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2020, 20:31:27
Vi o vídeo hoje de manhã e achei bem didático até, mas muito difícil, essa parte de fotografia é muito técnica mesmo né. Acredito que mesmo com uma câmera muito avançada eu não saberia usar de fato tudo que ele/vocês aplicam no dia a dia haha

Mas deu para entender como que funcionam esses sistemas, parece ajudar muito mesmo.
O canal do Bagnola é ótimo, aprendi muita coisa lá. Começa pelo básico e vai treinando; mas olha ele consegue tirar leite de pedra com uma 20D.

Sobre a 7200, eu acredito que ela seria útil se você vai trabalhar em situação mais adversa, tipo fazer um ensaio de moda numa praia por exemplo. Mas se seu trabalho será só estúdio, não vai cair líquido na sua câmera , uma SL2 ou 80D dá conta do recado tranquilo, são câmeras com ótimo custo-benefício e são melhores no aspecto cores e autofoco pra vídeo do que a as Nikon.

Eu quando fui trocar de câmera optei pela SL2 porque gosto de câmeras pequenas; ia pegar uma 6D Mark 1 ou 5D Mark 3, mas eu não precisava delas pro tipo de trabalho que faço; uma SL2  me atende perfeitamente. Uma D7200 possivelmente seria uma câmera muito grande pra mim; mas se trabalhasse com esportes uma 7D Mark 2 ou D7200 com certeza me atenderia melhor pelos pontos de foco e pela selagem do corpo que, ajuda muito nesses casos.

Tudo depende do bolso e das necessidades reais. A minha era uma câmera compacta e com bons recursos pra foto e vídeo, sem precisar sair com ela na chuva, portanto SL2 me atende muito bem. Na OLX vejo sempre povo vendendo a SL2 agora deram uma baixada no preço; já que ela estava super-valorizada demais quando aconteceu a alta do dólar.


yurinunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2020, 14:28:37
O canal do Bagnola é ótimo, aprendi muita coisa lá. Começa pelo básico e vai treinando; mas olha ele consegue tirar leite de pedra com uma 20D.

Sobre a 7200, eu acredito que ela seria útil se você vai trabalhar em situação mais adversa, tipo fazer um ensaio de moda numa praia por exemplo. Mas se seu trabalho será só estúdio, não vai cair líquido na sua câmera , uma SL2 ou 80D dá conta do recado tranquilo, são câmeras com ótimo custo-benefício e são melhores no aspecto cores e autofoco pra vídeo do que a as Nikon.

Eu quando fui trocar de câmera optei pela SL2 porque gosto de câmeras pequenas; ia pegar uma 6D Mark 1 ou 5D Mark 3, mas eu não precisava delas pro tipo de trabalho que faço; uma SL2  me atende perfeitamente. Uma D7200 possivelmente seria uma câmera muito grande pra mim; mas se trabalhasse com esportes uma 7D Mark 2 ou D7200 com certeza me atenderia melhor pelos pontos de foco e pela selagem do corpo que, ajuda muito nesses casos.

Tudo depende do bolso e das necessidades reais. A minha era uma câmera compacta e com bons recursos pra foto e vídeo, sem precisar sair com ela na chuva, portanto SL2 me atende muito bem. Na OLX vejo sempre povo vendendo a SL2 agora deram uma baixada no preço; já que ela estava super-valorizada demais quando aconteceu a alta do dólar.

É, eu acredito que um corpo muito robusto não seja muito necessário para mim, que basicamente uso o estúdio sempre na faculdade.

Mas ainda sobre os modelos, eu vi que tem a T7i numa série da Canon com os 45 pontos de foco da 80D, sempre vejo falarem muito bem dela. Vale a pena investir um pouco mais nela por esses pontos ou a SL2 já vai ser quase a mesma coisa?