Autor Tópico: Canon lança compacta com superzoom pra concorrer com celulares  (Lida 2020 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Online: 14 de Setembro de 2020, 21:25:32
Canon PowerShot Zoom: nova câmera compacta com lente telefoto


Uma câmera compacta e de estilo monocular, equipada com lente telefoto, é a mais nova aposta da Canon para tentar atrair de volta os consumidores que trocaram as máquinas fotográficas convencionais pela praticidade do celular. A novidade foi lançada nesta quinta-feira (10) no Japão, em uma plataforma de financiamento coletivo, e atingiu a meta em apenas 13 horas.

Apresentada em 2019 como conceito, a PowerShot Zoom é compacta o suficiente para caber na palma da mão e pesa apenas 145 gramas. Ela traz um sensor CMOS de 12,1 MP, que trabalha em conjunto com o processador DIGIC 8, tendo capacidade para gravar vídeos em Full HD.

O grande destaque da nova câmera monocular da Canon, além do design, é a lente telefoto, que oferece zoom óptico de 100 mm a 400 mm, podendo chegar a até 800 mm com o zoom digital. Segundo a fabricante japonesa, essa característica, referente à distância focal, torna o modelo uma boa alternativa para tirar fotos e gravar vídeos em eventos esportivos e safáris.

Ela também se destaca pela capacidade de transmitir vídeos ao vivo, por meio do app Camera Connect, que permite visualizar as imagens registradas pela PowerShot Zoom na tela do smartphone, em tempo real, conectando-se via Wi-Fi ou porta USB. Outra conectividade disponível é o Bluetooth 4.2.

Preço e disponibilidade
Ofertada na plataforma de crowdfunding Makuake, a Canon PowerShot Zoom custa 31.460 ienes, o equivalente a R$ 1,5 mil pela cotação atual e sem considerar os impostos. Todas as 1 mil unidades já estão esgotadas e os 500 primeiros compradores tiveram direito a um carregador rápido como bônus.

A previsão de entrega da nova câmera da Canon é para novembro. Por enquanto, não há informações sobre a comercialização de novas unidades nem a respeito do lançamento do modelo em outros mercados.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2020, 22:13:48
Concorrer? Nem de longe a ideia é essa...
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2020, 22:15:54
Pode ser um futuro para as câmeras https://youtu.be/JRGPG9o2XKo

Sent from my motorola one using Tapatalk



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2020, 22:30:11
Concorrer? Nem de longe a ideia é essa...

Se puder mostrar com fatos o que diz; a ideia , segundo sites internacionais, é um produto de nicho pra trazer pro usuário leigo, uma boa possibilidade de filmar ou fotografar à distância , uma opção viável e complementar ao invés dos celulares.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2020, 22:34:26
Pode ser um futuro para as câmeras https://youtu.be/JRGPG9o2XKo

Sent from my motorola one using Tapatalk


Achei muito bacana a idéia de filmar com bom zoom enquanto conectado no celular, imagine você filmando um gol do estádio de futebol e, gravando no celular, já passar pro Youtube com poucos minutos depois. Eu gostei de ao invés de forçar marketing contra celulares, usá-los como apoio pra um novo tipo de produto.

Resta saber se o produto vai ser lançado e ser bem vendido fora do Japão. Ainda é muito cedo pra afirmar qualquer coisa...


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2020, 00:21:41
Achei muito bacana a idéia de filmar com bom zoom enquanto conectado no celular, imagine você filmando um gol do estádio de futebol e, gravando no celular, já passar pro Youtube com poucos minutos depois. Eu gostei de ao invés de forçar marketing contra celulares, usá-los como apoio pra um novo tipo de produto.

Resta saber se o produto vai ser lançado e ser bem vendido fora do Japão. Ainda é muito cedo pra afirmar qualquer coisa...

Consigo imaginar também em shows... Fui no do Paul McCartney em São Paulo com a minha Nikon P100, que não tem lente intercambiável e podia entrar, e consegui algumas fotos legais. E é uma camera de uns 10 anos com sensor de 10mp horrível com pouca luz.

Fiz fotos com a P100 de futebol também. Entrar com câmera "profissional" nestes ambientes é praticamente impossível

PS: as fotos estão no link aí do Instagram, pra quem interessar  :ok:
« Última modificação: 15 de Setembro de 2020, 00:24:42 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2020, 00:27:21
Eu gostei  :ok:

Eu também! Achei bem bacana mesmo; e pra fotografar e filmar sem grandes pretensões, mas o sensor e processador de imagens Digic-8 devem ajudar bastante na qualidade dos arquivos. Realmente um experimento muito bacana e prático pra quem vai a eventos esportivos, por exemplo, ou quer tirar fotos de pássaros à distância.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2020, 08:10:54
Consigo imaginar também em shows... Fui no do Paul McCartney em São Paulo com a minha Nikon P100, que não tem lente intercambiável e podia entrar, e consegui algumas fotos legais. E é uma camera de uns 10 anos com sensor de 10mp horrível com pouca luz.

Fiz fotos com a P100 de futebol também. Entrar com câmera "profissional" nestes ambientes é praticamente impossível

PS: as fotos estão no link aí do Instagram, pra quem interessar  :ok:

Pois é uma super-zoom; esse tipo de câmera realmente em baixa luz até pra focar é difícil;o bom do show noturno é que fica mais fácil achar contraste pra focar devido a luz do palco. De qualquer forma, se fosse hoje o show, com certeza uma dessas seria mais prática pelo tamanho e facilidade de compartilhar via celular.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2020, 08:51:25
Eu vi essa notícia no DPReview. Meio estranho esse design mas gostei por terem pensado fora da caixa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.769
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2020, 08:59:18
 :ponder: Eu acho que daqui a um tempo vai parar no grupo da Nikon Key Mission e Sony Action Cam.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2020, 09:06:58
Eu aposto que ninguém vai usar isso aí.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2020, 10:41:13
As compactas e automáticas vieram depois das DSLRs e Rangefinder, recentemente as compactas sumiram, perderam o mercado para os celulares e pq não voltariam com o tempo? O fato é q o comércio de megapixels q se tinha na compacta e os celulares estão na mesma linha, as DSLRs talvez corram perigo, mas o fato é "câmera de 96 Mp" nas compactas e nos celulares é completamente diferente do "Sensor CMOS APS-C" ou "sensor Full Frame"...das DSLRs...A proposta da Canon é uma câmera com zoom ideal pra capturar coisas distantes e pode sim ser uma ideia ousada e dar certo.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk

Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2020, 11:07:39
Se puder mostrar com fatos o que diz; a ideia , segundo sites internacionais, é um produto de nicho

Exatamente por isso não acho que vai decolar: é um produto de nicho. Mas acho louvável a tentativa.

imagine você filmando um gol do estádio de futebol e, gravando no celular, já passar pro Youtube com poucos minutos depois.

A "graça" do celular é que você filma, edita e compartilha em poucos segundos, e então enfia o celular no bolso e continua vendo seu evento. Não acho que alguém queira perder nem minutos esperando passar pro celular, depois editando e compartilhando. Principalmente lembrando que os apps vão aplicar uma compressão miserável que vai arruinar a qualidade de qualquer maneira.

Eu continuo achando que o caminho é colocar conectividade direta nestes dispositivos, e interface amigável pra fazer compartilhamento direto. Sem isso, acho que não tem jogo.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2020, 11:32:29
Exatamente por isso não acho que vai decolar: é um produto de nicho. Mas acho louvável a tentativa.

Produto de nicho as vezes é mais fácil de vender do que um produto de massa. Só tem que ver se existe o nicho...

A GoPro consegue ir muito bem com as cameras de ação. Produto de nicho que deu certo. As câmeras 360 não emplacaram, produto que não deu certo.

Se tiver a combinação de preço e simplicidade, acho que consegue vender bem. Não vai vender muito, porque o público é limitado, mas também não vai ter competição, então pode ser lucrativo.

Consigo me ver trocando a Nikon J3 por uma dessas + o celular pra fazer uma viagem inteira sem ter que levar câmera...
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2020, 11:33:39
Eu aposto que ninguém vai usar isso aí.

x2

Tipo aquela câmera chaveiro que a Canon lançou também.
Nunca nem vi.

« Última modificação: 15 de Setembro de 2020, 11:36:30 por Di Torres »