Autor Tópico: Vale a pena migrar da D610/D750 para a Nikon Z5?  (Lida 7865 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2020, 15:50:14
Esta informação é muito importante Sena.
E para fotos, já testou com o VR desligado? Pode me passar um feedback?

Com o VR desligado o tempo todo não.

Agora que a reabertura dos parques devo conseguir fotografar mais com tele.

Mas, com a 24-70 Z uso normal... já consegui 800 fotos usando bateria genérica. As minhas mais antigas que já tinha na D800e no máximo 700 dependendo da bateria. As genéricas são mais novas. A original da Z6 EN-E15B entre 800 e 900.

Mas para fotografia de paisagem acabo deixando muito a câmera entrar em repouso ou desligo.

Já para passarinhada que quero a camera ligada mais tempo, aumento o tempo para entrar em repouso.

Em uso com a Nikkor 200-500 F5.6:  VR hora ligado, hora desligado, conferindo foco no LCD, e alguns vídeos , etc... umas 300 a 400 fotos, independente da bateria.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2020, 17:05:49
Vou dar a minha resposta dividindo em 2 partes:

DSLR para ML: para mim compensa! Hoje não consigo enxergar uma aplicação que a ML não consiga fazer que as DSLR fazem. Além disso, tem todos os ganhos que o ML traz: EVF com exposição instantânea, foco mais preciso, modos de foco inteligente, certa redução de tamanho e peso.

Migrar de D610/D750 para Z5: aí vai depender do que você fotografa. Sem dúvidas a Z5/Z6/Z7 estão 1 ou 2 passos atrás de Canon e Sony. Isso não há dúvidas!!! Mas não significa que elas não possam entregar o mesmo resultado.

Se você fotografa paisagens, estúdio, still ou eventos, o sistema Z vai lhe entregar o resultado. Para esporte, pássaros e fotojornalismo não dá. Muito arriscado pois o sistema de foco ainda precisa amadurecer.

O ponto é que com o mesmo valor que se paga no sistema Z você encontra a concorrência muito mais amadurecida no sistema de foco e variedade de lentes.

Se tem alguém no fórum que está querendo e pensando em pegar o sistema Z desde o lançamento sou eu mas justamente o ponto acima que não deixa minha racionalidade ir para esse lado. Meu estilo de fotografia permite mas não estou disposto a arriscar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2020, 19:39:21

Mas há algum contra da sua que você realmente desgosta, e que a outra possua? Ou há alguma vantagem que você ache boa o suficiente pra mudar?


Sabemos que embora a 750 seja um equipamento excelente, a marca falhou em umas coisas:
1/8000
Pontos de foco agregados - poderia ser o mesmo nº e mais espaçados
Buffer pequeno

A Z5 tem baixa velocidade de burst. (Chega a ser ridículo quando a Z6 faz 12fps com o mesmo expeed6)
Faltam botões de atalho.
Certamente os modos U1 a U3 também vão evaporar ao desligar.
O top LCD estou habituado mas não seria nenhum problema.
Veja que são coisas pequenas...

O detalhe é que embora ela tenha melhorias em relação à 750, ela no total
ainda tem uns galhos secos que a Nikon deixou.(sempre a Nikon...)

Resultado: Está perto do que eu gostaria mas ainda falta aquele tiquinho
para eu ficar 100% satisfeito na troca.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2020, 19:45:10
Claro Ernesto.
Assim que estiver com a câmera em mãos vou testar com as teleobjetiva. E postarei meu relato aqui. :ok:

Só lembrando que os modos WIDE (small/large) possuem prioridade para o assunto mais próximo. Isso ajuda a evitar o foco ir para o último plano. Mas em contrapartida se uma pessoa ou as vezes um galho de arvore passar na frente pode ser entendido como assunto mais próximo.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 16 de Setembro de 2020, 19:49:13

Para esporte, pássaros e fotojornalismo não dá. Muito arriscado pois o sistema de foco ainda precisa amadurecer.


Eu também faço esporte, mas não com tanta frequência.
Mais automobilismo e kartismo. Ciclismo também.
Mesmo assim quase nunca uso disparo continuo.
Gosto mesmo de panning.
Mas não vejo sentido em migrar e gastar mais um pouco para ter uma câmera que
não faça pelo menos o que minha atual faz. Nunca uso o continuo mas se precisar
tenho hoje meus 6,5 fps, embora com buffer curto.

Eu não entendo como tendo um sistema tão atual e 273 ptos de foco, ela não
foca bem em esportes e jornalismo.
Você se refere apenas aos fps ou à precisão do sistema de foco como um todo Thales?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #20 Online: 16 de Setembro de 2020, 19:59:38
Esse é o melhor vídeo para explicar os modos de AF nas Z's

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 16 de Setembro de 2020, 22:46:46
Você se refere apenas aos fps ou à precisão do sistema de foco como um todo Thales?
Os dois mas fps vc consegue na Z6. O problema é o sistema de foco. Para coisas simples ela manda bem (mas não igual a concorrência) mas para tracking de movimentos rápidos ela vai te deixar na mão ou com uma % de acerto na faixa de 60 a 70% no máximo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 17 de Setembro de 2020, 00:45:55
Resultado: Está perto do que eu gostaria mas ainda falta aquele tiquinho
para eu ficar 100% satisfeito na troca.

Tem uma coisa que eu antes achava bobagem e hoje acho essencial: carregar a bateria pelo USB. Sendo USB-C, vale mais ainda. Aqueles cabos micro USB 3.0, enormes, são um atraso de vida... É um recurso que depende de implementação, e não relativo ao fato de ser ML, mas tá lá. Claro que isso só é vantagem se você faz uma sessão completa sem precisar trocar de bateria.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #23 Online: 17 de Setembro de 2020, 01:03:57
Cara eu acho que a não ser que você precise de um foco de acompanhamento ultra-rápido, vale a pena sim. As mirrorless claramente tem grandes vantagens sobre DSLR. O único ponto negativo, mesmo, que pesa a favor das DSLR são a duração das baterias, mas eu creio que em pouco tempo isso será resolvido.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 17 de Setembro de 2020, 06:15:39
Sabemos que embora a 750 seja um equipamento excelente, a marca falhou em umas coisas:
1/8000
Pontos de foco agregados - poderia ser o mesmo nº e mais espaçados
Buffer pequeno

A Z5 tem baixa velocidade de burst. (Chega a ser ridículo quando a Z6 faz 12fps com o mesmo expeed6)
Faltam botões de atalho.
Certamente os modos U1 a U3 também vão evaporar ao desligar.
O top LCD estou habituado mas não seria nenhum problema.
Veja que são coisas pequenas...

O detalhe é que embora ela tenha melhorias em relação à 750, ela no total
ainda tem uns galhos secos que a Nikon deixou.(sempre a Nikon...)

Resultado: Está perto do que eu gostaria mas ainda falta aquele tiquinho
para eu ficar 100% satisfeito na troca.

Legal seu texto.
Na minha opiniao nao existe marca que nao de um malho. Sempre perde se algo. Vc precisa saber o que vc aceita perder.

 Situacoes reais...
Fui... Boa sorte.  :snack:
« Última modificação: 17 de Setembro de 2020, 06:31:05 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #25 Online: 17 de Setembro de 2020, 06:23:05
Vou dar a minha resposta dividindo em 2 partes:

DSLR para ML: para mim compensa! Hoje não consigo enxergar uma aplicação que a ML não consiga fazer que as DSLR fazem. Além disso, tem todos os ganhos que o ML traz: EVF com exposição instantânea, foco mais preciso, modos de foco inteligente, certa redução de tamanho e peso.

Migrar de D610/D750 para Z5: aí vai depender do que você fotografa. Sem dúvidas a Z5/Z6/Z7 estão 1 ou 2 passos atrás de Canon e Sony. Isso não há dúvidas!!! Mas não significa que elas não possam entregar o mesmo resultado.

Se você fotografa paisagens, estúdio, still ou eventos, o sistema Z vai lhe entregar o resultado. Para esporte, pássaros e fotojornalismo não dá. Muito arriscado pois o sistema de foco ainda precisa amadurecer.

O ponto é que com o mesmo valor que se paga no sistema Z você encontra a concorrência muito mais amadurecida no sistema de foco e variedade de lentes.

Se tem alguém no fórum que está querendo e pensando em pegar o sistema Z desde o lançamento sou eu mas justamente o ponto acima que não deixa minha racionalidade ir para esse lado. Meu estilo de fotografia permite mas não estou disposto a arriscar.

Pois eu testei a RP e achei sensacional a velocidade do foco dela. Claro que possivelmente as Sony mais novas e as R5 estão melhores. Mas pro meu uso fiquei imensamente satisfeito. Acho que a Nikon Z ainda deve em algumas coisas relativos a features que na concorrência estão superadas. Se fosse usuário Nikon não trocaria a excelente D750 por uma Z; esperaria o sistema ficar um pouco mais amadurecido. Já a D610 consideraria por ser uma câmera mais antiga em recursos e em tempo.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 17 de Setembro de 2020, 09:57:20

Se fosse usuário Nikon não trocaria a excelente D750 por uma Z; esperaria o sistema ficar um pouco mais amadurecido. Já a D610 consideraria por ser uma câmera mais antiga em recursos e em tempo.


Pois é.
A lógica manda esperar pela próximo lançamento, que deve ser melhor.
Mas não gostaria de ir na linha mais cara, Z6s, que deve estar mais perto de chegar,
e vem com preço de lançamento novamente.  :D
Faço trabalhos pro apenas esporadicamente, o que não justifica o investimento alto.
A Z5 está recém lançada e vai demorar para sair a geração seguinte.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Setembro de 2020, 10:13:22

Pois eu testei a RP e achei sensacional a velocidade do foco dela. Claro que possivelmente as Sony mais novas e as R5 estão melhores.


Se eu fosse usuário Canon ou Nikon com 1 ou 2 lentes, ficaria tentado a
trocar por uma R6. Faço pouco vídeo e não importa se ela aquece nesse modo.
Ela está excelente. Fiquei surpreso com o desempenho.
Mas o preço de us$2499 pelo corpo é alto.
E não deve baixar pois a oferta é insuficiente no momento.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 17 de Setembro de 2020, 10:22:53
Os dois mas fps vc consegue na Z6. O problema é o sistema de foco. Para coisas simples ela manda bem (mas não igual a concorrência) mas para tracking de movimentos rápidos ela vai te deixar na mão ou com uma % de acerto na faixa de 60 a 70% no máximo.

Alguém devia fazer um comparativo entre as DSLR de entrada x Z5
nas mesmas condições para comparar a eficiência do foco.
A D750 e D780 seriam ótimas para o comparativo.

Semelhante àquele feito recentemente pelo Piolin entre Canon, Sony e Nikon.
Ficaria claro em que nível estão.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 17 de Setembro de 2020, 10:37:32
Um comparativo entre Z5 e Z6, para ampliar as opções.  :assobi:

https://www.slrlounge.com/nikon-z5-vs-z6/
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva