Autor Tópico: Relato: 3 meses com uma 5D Classic (NOVA) e muita adrenalina!  (Lida 3470 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 16 de Setembro de 2020, 02:27:04
Histórias Reais de um Fotógrafo (curioso) amador.

Recentemente adquiri uma 5Dc (famosa 5d Coroa) nas minhas garimpadas do ML/OLX... Preço R$1300,00 em 12x s/j frete grátis. Na hora me cocei inteiro pois apesar de ter uma 70D, sempre tive vontade de sentir o gostinho da Full Frame.

Confesso que sou novo na fotografia, comecei ano passado com D3200 e já tive 60D, T3i, GF2, 40D, D60. Sempre que vejo alguma baratinho (todas paguei menos de 600, exceto a 70D), acabo pegando. Essas câmeras antiguinhas são bacanas de se usar pelo prazer de fotografar. Brinco um pouco e passo pra frente com algum Bonu$.

Voltando à 5D... Como já estou tarimbado de tanto comprar e vender câmera, inclusive fazendo manutenção, resolvi arriscar o negócio.
O vendedor foi super ligeiro para postar, extremamente caprichoso com o produto e com a embalagem. Acho que ele queria se ver livre da bichinha.
Nas perguntas do anúncio ele era meio evasivo, meio que vendendo "no estado"/"não sei se está ruim"/"é interessante mandar para uma revisão", entre outras.
De toda forma, a revisão básica eu costumo fazer eu mesmo, então mandei ver e comprei.

Chegou em casa, estava simplesmente muito perfeita para ser verdade. Fiz alguns testes e tudo aparentava estar nos conformes. Passados algumas semanas, já com mais tempo, resolvi tirar mais algumas fotos e passar ela pela minha rotina padrão de câmera nova: limpar e Hidratar borrachas, assoprar o espelho e despolido, passar cotonete para tirar as sujeiras dos cantinhos, passar pano úmido no display e dar aquela soprada com Fuc-fuc  no sensor, para soltar qualquer eventual poeira. Até aqui tudo ok. O problema foi quando eu resolvi bater uma foto branca para checar como estava o sensor.  :eek:

Uma mega teia na foto! Pensei :ponder:... ah de boa, é só passar um Swab e seja lá o que for isso vai sair varrido!
Passei de um lado, passei de outro... continuava vendo o treco do mesmo jeito lá!  :o :no:

Corri para a faculdade de ensino superior em assuntos aleatórios (Google/Youtube). E já no primeiro vídeo: "Remoção fungos Sensor Canon 5D / Fungus cleaning from sensor".
Aí pensei,  :no: putz vou ter que mandar para assistência, que provavelmente vai me cobrar um valor que iria compensar mais ter pego uma usada funcionando.  :aua:

Fui e liguei nas mais conhecidas: Namba, Portssar, etc.
Todas elas: Qual modelo?
Eu: 5D clássica... A Mark 1... A Primeira!
Todas elas de novo: Não trabalhamos com esse modelo pois já foi descontinuado, não tem mais peças e não assumimos o risco de abrir pois a própria desmontagem pode danificar componentes.

Eu pensei: Agora Lascou! gastei uma grana que eu não tinha e comprei uma sucata. :(

Mas.. como diz meu véio, a vida é uma questão de Beleza e Paciência: Se der certo beleza, se não, Paciência.
Então, larguei mão um pouco e fui resolver outras questões.

Com mais calma, analisei melhor e realmente a sujeira era um fungo, e ia até quase a metade do sensor. Essa câmera não tem  sistema ultrassônico de limpeza, e como o antigo dono provavelmente a deixou uns 5 anos num armário, o esporo se instalou, arrumou uma esposa e foi morar numa casa quentinha chamada filtro Low Pass.

As câmeras tem um vidrinho na frente do sensor que o protege e bloqueia certos comprimentos de ondas (infra-vermelho e/ou ultra-violeta) que é esse dito filtro (agora não lembro se era o IR ou UV, mas anyway...).

Como eu vi que a descrição daquele vídeo do YT era em português, pensei em perguntar ao rapaz quanto ele me cobraria pra estriquinar o maledito Berdinazzi, digo, fungo.
O rapaz me disse, sou de Portugal! Depois acabei fazendo amizade, ele me passou o email e deu várias dicas, nome dele é Rui Bento, cara super gente fina.

Você pode achar tolice, mas resolvi apelar para o Pai do Céu. Eu CREIO, então fiz uma oração, afinal para quem projetou um universo infinito, o que é uma Câmerazinha né!?

No dia seguinte nas procuranças, achei o Manual de Serviço da Canon 5D... Trocentas páginas explicando com fotos como abrir a câmera. O negócio começou a ficar favorável. O vídeo do Rui mostrava bem em detalhes os passos, e o manual colaborava com o que tinha ficado obscuro.

Tomei coragem, e junto com meu véio (que é técnico em eletrônica) resolvi desmontar a câmera. Montei o diagrama das posições de cada parafuso, assisti repetidamente o vídeo (e mais outro que mostrava o tear down completo da câmera), e mandei ver.
Acho que levei a sexta de noite, o sábado todo, o domingo e consegui terminar na segunda pela madrugada.

A parte difícil é que o sensor tem uma blindagem que é soldada na placa mãe da câmera, então tem que desaterrar (eletricidade estática) e des-soldar esse shield.

O conjunto do sensor é tem umas molduras e os filtro ficam colados nessas molduras. CARA, que adrenalina para separar o sensor da cola que fica na beirada. Era um medo danado pois eu já tinha visto um vídeo que deu ruim justamente mexendo com o sensor (o cara foi soltar e trincou).

Graças à Deus deu tudo certo, consegui soltar, limpei a criatura excomungada e tudo deu perfeitamente bem. Inclusive, não perdi o filtro, pois o bicho apesar de grande, não chegou a calcificar.

Aí foi só vitória. Remontei toda a câmera (você praticamente desmonta ela inteira para chegar no sensor), e já faz um tempo  estou todo serelepe com minha Full Frame Vintage.





Minhas impressões (na verdade é um comentário que postei num vídeo do Armando Vernaglia):

Então a minha 5D tá novinha, comprei de um cara que deixou guardada muitos anos, não fez nem 3000 cliques. Para retrato (coisa que eu não faço muito, já que gosto mais de fotografia still de produto e paisagens) ela é excelente.
Como tem 12MP que é uma resolução que resolve 90% das demandas, o RAW dela sai ultra-leve (coisa de 10~13 mb) o que ajuda muito no fluxo de trabalho quando se tem muitas fotos.

Outra coisa legal é o pixel dela que é "gordo" então a diferença em relação à 70D na qualidade de imagem é Gritante.

É possível usar qualquer ISO, desde o 50 até o HI que é 3200, sem medo de ser feliz! A 70D depois do ISO 1600 já começa deteriorar, 3200/6400 até uso mas sabendo que só servirá para imagem de instagram compactada para 720 pixels. Já o ruído da 5D é bonito, ela tem pouco ruído de luminância e quase nada de ruído de cor, mesmo no limite HI.

O ISO 50 ajuda bastante por ter um stop extra e não precisar fechar o diafragma em fotos com sol forte.

A construção é bem bruta, toda de metal, não sofre se for judiada. Obturador deve durar muito já que não tem Live View, então quase não força a mola (o que dá problema é a mola ficar fechada segurando a cortina aberta, isso faz cansar essa mola).

A textura e as cores que ela tira já no JPG não tem nenhuma câmera que consiga! Quem fotometra bem e tem lente boa, tira  foto que não precisa de edição, não sei explicar, mas sai "retocada" do cartão!

O menu dela é super simples, tem somente o necessário, sem firulas!

Ergonomia também ótima (pra quem tem mão grande é ideal).

Bateria dela é baratinha.

Obturador dela dura facilmente 1 milhão de cliques, pelo motivo de não ter LV.


Quem costuma amar esta câmera: Fotógrafo de Casamento/Formatura, Newborn, Retratista (principalmente feminino*), estúdio e street.


*Acho que ela tem um equilíbrio perfeito na nitidez/resolução, mostrando detalhes mas não ressaltando os poros.


Os pontos fracos: Falta o Live View para foco ou planejamento de composição. Tem que confiar nos 9 pontinos que ela tem.
Focar e recompor com lente muito aberta tem que ter o macete, já que um ponto é longe do outro.
É lenta na metralhada, só faz 3 fps. Então para esportes não vira.
O LCD é uma 💩... é tipo monitor vagabundo de notebook, não tem contraste, brilho e falta resolução, além de ser pequeno. Pessoal que era do Filme se vira bem com ele. Agora pra geração Y, Z... é obsoleto. Pelo menos o Magic Lantern dá uma ajudada com o Histograma na foto.
O AI-Focus/AI SERVO é bem medíocre para os padrões de hoje.
Só aceita cartão CF, que é caro pra caramba.
Sinto falta do Botão "Q" quick buttom que dá acesso às configurações principais, aliás, ela não mostra aquela telinha que aparece ISO, Abertura, Velocidade, Picture Profile, etc. Só dá pra saber olhando em cima no painel superior.
Ela não faz captura vinculada, que é controlar a câmera pelo Lightroom/Capture One. Parece que até dá pra fazer uma gambiarra de instalar o Windows XP numa máquina virtual dentro do windows e rodar, mas é bem limitado, e vc acaba tendo que exportar os arquivos do mesmo jeito que faria com o cartão CF, e eu realmente uso esse recurso para fotografar still, é uma mão na roda, vc checa o foco, se não ficou algum reflexo ruim ou sujeira na hora.
Battery grip dela é dificílimo de achar, e quando acha o pessoal vende caro pra caramba.
É bem pesada, com lente acaba ficando com quase 2 kg.
Pra quem precisa cropar imagem ou precisa de maior resolução não vai atender.
É MUITO raro dar problema, mas se der,  poucas assistências mexem. A própria Canon (NAMBA) ou Portssar nem botam a mão.Tem que garimpar na 7 de Abril quem faz manutenção e no Ebay pra ver peça.
Por não ter Live View ela não vai filmar, sendo exclusivamente para foto.
Ela não tem limpeza automática do sensor, então não é legal ficar trocando de lente. A cada 3 meses é bom limpar com Swab.
Não tem como saber os clicks reais dela, mas dá ter uma noção pelo número do arquivo da pasta (sequencial).
Ela não tem o botão AF-On, então quem faz foco com botão de trás perde o botão AE-lock.
Não tem ISO automático.
O disparador/intervalômetro dela é um modelo que usa uma conexão diferentona ( acho que é C3 o nome), então não dá para usar o que já tenho.



Acho que realmente essa câmera tem sido uma Faculdade de fotografia, pois aprendi muito com todas essas limitações e problemas, tanto da parte de hardware quanto na parte de composição.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2020, 02:50:21
Cara parabéns por seu relato. O que eu mais amo na 5D são as cores; cara junta a 5D Mark 1, 2 ou 3 , e uma 85MM 1.8, as cores do sensor + as cores da objetiva que puxam o laranja, misturando um pouco com o marrom (não dá pra explicar kkk) tornam as cores excelentes pra retratos. Não sei explicar porque mas a Canon até 2010, fazia umas câmeras com umas cores nota 10. Eu falo isso porque tive 20D, 30D e uma velha Xti que usam cores parecidas. Um dia fui testar com D60 da Nikon e cara, pra retratos não era a mesma coisa. Não sei explicar, mas as cores dela são demais, e o ISO tem aquele padrão de filme fotográfico; apesar dela não ter os recursos de hoje como Live view, vamos considerar que as desvantagens são mais porque ela é uma câmera antiga do que outra coisa. Para o tempo que ela foi lançada, foi uma cãmera revolucionária... e o cagaço de abrir a câmera hein kkkkk


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2020, 02:53:12
... e o cagaço de abrir a câmera hein kkkkk

Nossa maior tremedeira na hora de separar o sensor! kkk mas já passou! uff 😅
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2020, 08:40:00
Que bacana o depoimento!

 :clap:


Citar
faculdade de ensino superior em assuntos aleatórios (Google/Youtube).
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Boa diversão com a câmera  :ok:


Desmontar câmeras é uma aventura a parte. Eu já desmontei D70, D70s e D200, para trocar o filtro low pass por um específico para infravermelho. A D200 deu trabalho p/ tive de montar e desmontar umas 3 vezes  :aua: até voltar a funcionar.  :doh: :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2020, 09:05:18
Uau!
Senti a emoção, aqui!
Excelente relato! Tá postando as fotos dela aonde?

Sent from my motorola one using Tapatalk



fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2020, 10:33:39
Tá postando as fotos dela aonde?

Sent from my motorola one using Tapatalk


Instagram @nandobelmonte
Preciso tomar vergonha na cara e montar um portfólio de fotografia de produtos.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2020, 11:36:17
 :clap:

E tem gente levando sensor pra limpar em autorizada  :doh:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2020, 12:17:30
Que relato legal.... eu não teria essa coragem.

Sobre a 5D, é bem isso mesmo. O LCD é uma merda do cacete. Muito ruim mesmo (acho que esse foi o principal motivo que me fez sair dela). O ISO dela até 1,600 é impressionante mas eu usava até 3,200 (é o máximo que ela vai).

As cores dela e textura é algo ímpar. Acho que até hoje é a câmera que teve a melhor performance nesse quesito seguido pela D610 (pelo meu ranking pessoal daquilo que já usei).

Poste algumas fotos aqui ou no tópico da Coroa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2020, 20:06:05
E tem gente levando sensor pra limpar em autorizada  :doh:

Mas se não tiver o macetinho pode dar ruim. Eu comprei um SWAB que pelamorrrr. Uma tremenda porcaria:


Ele vem muito molhado, e quando seca acaba deixando um monte de marcas pior que quando estava sujo!
Acabo perdendo o maior tempo depois passando Lens Pen para tirar as manchas.


O ISO dela até 1,600 é impressionante mas eu usava até 3,200 (é o máximo que ela vai).

Eu tb não tenho medo de usar o máximo! o pixel dela tem 8 mícrons, é equivalente à A7S em tamanho. Acho que se expandisse até 25600 era capaz de dar para usar.


Desmontar câmeras é uma aventura a parte. Eu já desmontei D70, D70s e D200, para trocar o filtro low pass por um específico para infravermelho. A D200 deu trabalho p/ tive de montar e desmontar umas 3 vezes  :aua: até voltar a funcionar.  :doh: :hysterical:

Vc fez a conversão para Astrofotografia? Tenho vontade de pegar uma antiguinha para fazer, dizem que dá para fotografar umas nebulosas bem maneiras.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2020, 20:40:29
Vc fez a conversão para Astrofotografia? Tenho vontade de pegar uma antiguinha para fazer, dizem que dá para fotografar umas nebulosas bem maneiras.

Não, foi para brincar com fotografia Infravermelho de paisagem. Substitui o filtro lowpass por um de IR 720 nm. E com isso não precisa fazer longa exposição e poderia fotografar na mão.

Comprei o filtro aqui:
https://www.lifepixel.com/infrared-filters-choices

Se não me falha a memória.  :ponder: Fiz isso na D70, depois comprei uma D70s, desmontei as duas, voltei a D70 para o original e alterei a D70s para infravermelho. Nesse meio tempo descobri que a Nikkor Af-S 24-70 F2.8 que eu tinha dava um hotspot muito forte com lente fechada a partir de F8.

Acabei vendendo a D70s e comprei uma D200 usada. Dessa vez comprei um filtro do tipo "clear" para substituir o lowpass e comprei dois filtros UV's de rosca para usar nante: um de 720nm e outro de 680nm para brincar um pouco com a conversão.

Acabou que depois de um tempo outras coisas me chamaram mais atenção na fotografia e o IR ficou de lado. Até porque nunca consegui fazer uma foto daqueles com efeito falso colorido que me agradasse. :doh: Para PB o fluxo de processamento é mais simples e dá uns resultados interessantes.

Acabei vendendo tudo..alias quase tudo...ainda tenho um filtro cokin 720nm IR para sistema P ainda p/ vender.  :assobi:
« Última modificação: 16 de Setembro de 2020, 20:42:00 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2020, 20:51:26
Tá postando as fotos dela aonde?

Atendendo ao pedido: segue algumas fotos que fiz com ela e gostei do resultado.
Adianto que não sou retratista, mas como minha amiga pediu eu quis agradar. Eu penso que para o retrato sair bom, o fotógrafo tem que ter uma certa conexão com o retratado. Como eu sou muito amigo e adoro o cachorrinho deles resolvi fazer. Fui num campão que tem aqui em Mogi das Cruzes, fotografei na Golden Hour, e usei um Speedlite com sombrinha na direita (faltou um gelzinho CTO), a lente é uma 50mm 1.8 STM. Até que gostei do resultado (pra quem só fotografa paisagem e still).

todas fotos usei ISO 50, 1/125, e sempre em f1.8, flash em 1/4

Nome do cachorrinho é BOLT, ele é um Galgo.








Dizem que a 50mm 1.4, a 85mm 1.8 e a 100mm f2 são as lentes mais bacanas para ela, procede?
« Última modificação: 16 de Setembro de 2020, 22:43:30 por Thales Souto »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2020, 22:44:12
Top as fotos....
Modifiquei seu post e consertei o link para as imagens aparecerem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2020, 23:15:04


Dizem que a 50mm 1.4, a 85mm 1.8 e a 100mm f2 são as lentes mais bacanas para ela, procede?

Adorei as fotos; sim é algo mágico que tem nas cores dessa 5D Mark 1 e 2 principalmente. Como disse antes, eu não entendo tecnicamente, mas as cores que a Canon entregava no digital até 2010 eram muito legais, bem superiores à concorrência. Depois de 2010, perdeu esse aspecto de cores "fantasia". Por exemplo, eu tive e revendi a 7D Mark 1, depois tive a T2i que é um sensor parecido , e nenhuma delas entregava essas cores da 5D Mark 1, 2, 20D, 30D, Xti, etc. 

O LCD da 5D é muito ruim; mas vamos lembrar que quase todas as câmeras da época o LCD não era grandes coisas também; mas quando você abria no computador, o resultado era lindo de se ver. Dependendo da técnica de fotometria, a foto saia praticamente perfeita da câmera.

Pra retratos, essa 5D + 85MM 1.8 da Canon dão um kit perfeito pra ensaios.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2020, 23:18:12 por cheferson »


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2020, 09:08:12
Atendendo ao pedido: segue algumas fotos que fiz com ela e gostei do resultado.
Adianto que não sou retratista, mas como minha amiga pediu eu quis agradar. Eu penso que para o retrato sair bom, o fotógrafo tem que ter uma certa conexão com o retratado. Como eu sou muito amigo e adoro o cachorrinho deles resolvi fazer. Fui num campão que tem aqui em Mogi das Cruzes, fotografei na Golden Hour, e usei um Speedlite com sombrinha na direita (faltou um gelzinho CTO), a lente é uma 50mm 1.8 STM. Até que gostei do resultado (pra quem só fotografa paisagem e still).

todas fotos usei ISO 50, 1/125, e sempre em f1.8, flash em 1/4

Nome do cachorrinho é BOLT, ele é um Galgo.








Dizem que a 50mm 1.4, a 85mm 1.8 e a 100mm f2 são as lentes mais bacanas para ela, procede?
Teve tratamento de cor nas fotos?
Gostei muito das cores  :wub:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2020, 09:43:45
Adorei as fotos; sim é algo mágico que tem nas cores dessa 5D Mark 1 e 2 principalmente. Como disse antes, eu não entendo tecnicamente, mas as cores que a Canon entregava no digital até 2010 eram muito legais, bem superiores à concorrência. Depois de 2010, perdeu esse aspecto de cores "fantasia". Por exemplo, eu tive e revendi a 7D Mark 1, depois tive a T2i que é um sensor parecido , e nenhuma delas entregava essas cores da 5D Mark 1, 2, 20D, 30D, Xti, etc. 

O LCD da 5D é muito ruim; mas vamos lembrar que quase todas as câmeras da época o LCD não era grandes coisas também; mas quando você abria no computador, o resultado era lindo de se ver. Dependendo da técnica de fotometria, a foto saia praticamente perfeita da câmera.

Pra retratos, essa 5D + 85MM 1.8 da Canon dão um kit perfeito pra ensaios.

Nossa eu adorava as cores dela. Até olhei pra minha aqui na estante  :no:
Deu uma saudade até da MKII que vendi.
Sempre curti as cores da Canon, a 5DII era minha preferida, em comparação com a 6DII ela entregava cores mais quentes, mais amarelas e magentas, já essa nova leva de Canons ta seguindo o padrão do mercado, puxa um pouco pro verde, menos que os outros, mas puxa.

Hoje a Fuji que uso é bem verde a imagem, tanto que o balanco de branco que utilizo pra "curtir" a imagem direto da camera é personalizado bem pro laranja, ai fica como realmente gosto.

Até fucei umas fotos do meu Flickr da época da 5D Clássica e 50mm 1.8, o kit mais barato da fotografia sem dúvidas, pra ter resultados magnificos.
IMG_8852 by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
IMG_8192 by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
IMG_5257 by Pablo Ebani Jacques, no Flickr

Essas com a 100mm f/2
IMG_9523 by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
IMG_9566 by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia