Autor Tópico: Canon RF 50 1.2L vs EF 50 1.8 STM  (Lida 3427 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #30 Online: 25 de Setembro de 2020, 21:21:55
Outra coisa que vale lembrar é que literalmente nenhuma dessas objetivas com abertura 1.2 é super nítida ou isenta de CA e astigmatismo nessa abertura. Então obviamente, se a pessoa precisa de aberturas grandes com boa qualidade ótica, faz sentido investir em uma 1.2 e fechar para 1.4 ou 1.8 que geralmente já se consegue um ganho razoável na qualidade.

Agora, comparar a aberura 1.8 de uma L 1.2 com a 1.8 de uma STM 1.8 é muita ingenuidade. Basta fechar a STM1.8 para 2.8 que já resolve o problema da maioria das pessoas.


Exatamente, foi isso que o Armando quis dizer nos vídeos reviews; não tem sentido ter uma lente 1.2 querendo nitidez total nessa abertura. Das lentes que vi até hoje em abertura máxima, que conheço, não me lembro de nenhuma que fosse incrivelmente nítida em 1.2; temos vários exemplos em 1.4, mas em 1.2 muito difícil... essa Nikon Z 58MM 0.95 é um bom exemplo ; a Canon RF 50MM 1.2 idem, nas 1.4, tem algumas Sigmas Art como a 50MM ; a Zeiss tem a 58MM Otus 1.4, enfim, acho que o povo ultimamente quer nitidez demais e fotos boas de menos rs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 25 de Setembro de 2020, 21:45:31
Exatamente, foi isso que o Armando quis dizer nos vídeos reviews; não tem sentido ter uma lente 1.2 querendo nitidez total nessa abertura. Das lentes que vi até hoje em abertura máxima, que conheço, não me lembro de nenhuma que fosse incrivelmente nítida em 1.2; temos vários exemplos em 1.4, mas em 1.2 muito difícil... essa Nikon Z 58MM 0.95 é um bom exemplo ; a Canon RF 50MM 1.2 idem, nas 1.4, tem algumas Sigmas Art como a 50MM ; a Zeiss tem a 58MM Otus 1.4, enfim, acho que o povo ultimamente quer nitidez demais e fotos boas de menos rs

Falou tudo !


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 25 de Setembro de 2020, 23:21:18

Continuo não vendo nenhum problema em se usar uma 2.8 em F8 para paisagens. Óbvio que uma F4 faz o mesmo na mesma abertura de F8. E daí ? Invalida ? É errado ?

Não esqueça que dificilmente uma pessoa só fotografa nessa condição específica. É bom ter possibilidades, não é obrigatório mas é legal poder contar com aberturas maiores quando precisar.

E eu concordo com você, tem muitas objetivas F3.5 e F4 muito melhores na ótica do que as contrapartidas mais luminosas. Posso dar inumeros exemplos.

Eu não vejo problema e não tenho nada contra lentes claras.

Mas olhe esse review da Nikon 14-30mm f/4 S:

Citar
I'll admit that I was a little worried about the f/4 aperture on my new 14-30mm f/4 S lens, and I assume many of you share the same concern.
Citar
Honestly, as I mentioned earlier, my primary reservation was the f/4 aperture.

https://www.photographytalk.com/nikon-14-30mm-f-4-s-a-serious-lens-for-landscapes

É um fotografo de paisagem, fotografando no tripé (varias fotos no artigo) e com certeza com a lente fechada.

E ele estava preocupado com a lente ser f/4, pelo simples fato de ser f/4 e não com as consequências disso.

Como se lente 2.8 fosse sinônimo de qualidade, mesmo que ele nunca use 2.8.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 25 de Setembro de 2020, 23:42:34
A questão de não querer usar 1.2 também tem muito a ver com o problema de ter baixo rendimento na focagem quando usada em DSLR já que para a Canon não tinha o 3D Tracking que a Nikon tem. Aí sempre que se foca e recompõe um pouco a nitidez que já é pouca vai para o espaço.

As ML revolucionaram nesse ponto e também trazem projetos óticos mais eficientes que permitem usar 1.2 com muito mais segurança e qualidade. Obviamente que a aplicação de retratos e outras fotografias em 1.2 ainda é limitada mas vejo menos limitada do que era na geração DSLR.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #34 Online: 26 de Setembro de 2020, 10:39:52
E ele estava preocupado com a lente ser f/4, pelo simples fato de ser f/4 e não com as consequências disso.
Como se lente 2.8 fosse sinônimo de qualidade, mesmo que ele nunca use 2.8.

E o autor do artigo, na minha opinião, falhou em mostrar onde estava a preocupação dele nessa diferença.

Reli o artigo e cheguei na mesma conclusão que você, f2.8 = sinônimo de qualidade.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 26 de Setembro de 2020, 11:14:34
Eu não vejo problema e não tenho nada contra lentes claras.

Mas olhe esse review da Nikon 14-30mm f/4 S:

https://www.photographytalk.com/nikon-14-30mm-f-4-s-a-serious-lens-for-landscapes

É um fotografo de paisagem, fotografando no tripé (varias fotos no artigo) e com certeza com a lente fechada.

E ele estava preocupado com a lente ser f/4, pelo simples fato de ser f/4 e não com as consequências disso.

Como se lente 2.8 fosse sinônimo de qualidade, mesmo que ele nunca use 2.8.


Mas isso é até natural. O projeto de lentes claras sempre tem duas consequencias, ou se faz concessões na performance em detrimento da abertura ou ela fica extremamente cara. É muito mais fácil corrigir problemas quando a lente tem abertura máxima menor.

A melhor zoom que já usei na vida foi a Leica Vario Elmar R 35-70 F4 Macro. Qualidade de prime das boas em F4 em todo o range, e a melhor Tele foi uma Leica APO Telyt 180 F3.2.

Por isso mesmo que geralmente se usa uma lente com abertura maior, mas dois ou 3 stops fechada. A abertura grande está lá caso precise, mas nem de longe é o ponto ótimo de nitidez e controle de aberrações. Em uma zoom então nem se fala.


Quanto ao que o Thales falou do baixo rendimento da focagem, isso é óbvio.Só que não é baixo rendimento, é limitação da física e chama-se DOF. Não faz a mínima diferença qual câmera nem qual sistema de foco. Se o DOF é muito curto sempre existirá o problema. Se o cara está fazendo retratos em 1.2 a técnica não me parece das mais apuradas, salvo se a pessoa estiver querendo levar o DOF ao limite criativamente. Senão é burrice mesmo.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2020, 11:16:06 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #36 Online: 26 de Setembro de 2020, 18:33:06

Mas isso é até natural. O projeto de lentes claras sempre tem duas consequencias, ou se faz concessões na performance em detrimento da abertura ou ela fica extremamente cara. É muito mais fácil corrigir problemas quando a lente tem abertura máxima menor.

A melhor zoom que já usei na vida foi a Leica Vario Elmar R 35-70 F4 Macro. Qualidade de prime das boas em F4 em todo o range, e a melhor Tele foi uma Leica APO Telyt 180 F3.2.

Por isso mesmo que geralmente se usa uma lente com abertura maior, mas dois ou 3 stops fechada. A abertura grande está lá caso precise, mas nem de longe é o ponto ótimo de nitidez e controle de aberrações. Em uma zoom então nem se fala.


Quanto ao que o Thales falou do baixo rendimento da focagem, isso é óbvio.Só que não é baixo rendimento, é limitação da física e chama-se DOF. Não faz a mínima diferença qual câmera nem qual sistema de foco. Se o DOF é muito curto sempre existirá o problema. Se o cara está fazendo retratos em 1.2 a técnica não me parece das mais apuradas, salvo se a pessoa estiver querendo levar o DOF ao limite criativamente. Senão é burrice mesmo.

Até se existisse uma grande angular abaixo de 35Mm com 1.2 de abertura , ainda assim a profundidade de campo seria muito pequena, numa 50 ou 85 então nem se fala, qualquer mexida pra esquerda ou direita já tira o foco. A questão das DLSR é que a maioria delas os pontos de foco são centralizados, se você quiser o foco muito nos cantos do quadro, precisará focar e recompor. Eu nunca gostei dessa técnica pois numa DSLR e dependendo de grandes aberturas, a chance de errar onde você quer o foco é muito grande. Pelo menos o sistema Mirrorless deu uma melhorada nisso, com o foco no olho por exemplo e diversos pontos de foco espalhados pelo sensor. Nesse sentido, é um avanço mesmo e concordo com o Talles. Todavia, usar grandes aberturas depende muto da mensagem que você quer passar. No caso da 50MM 1.2 Ef da Canon, é óbvio que a estética dela de sonho em 1.2 e a falta de nitidez resultam em foto únicas e charmosas que apenas essa lente faz. Quem deseja esse efeito criativo em suas fotos, é uma boa pedida ter uma lente dessas.

Já essa 50MM 1.2 RF eu não vejo muito sentido em comprar. Ela é ultra-nítida em 1.2, e só. Eu não consigo enxergar no meu processo fotográfico algo que justifique a aquisição dela, ainda mais considerando o preço.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #37 Online: 26 de Setembro de 2020, 18:38:14
Bateu uma dúvida aqui... uma lente com maior abertura máxima, digamos uma f2.8, contra uma f5.6, conseguiria focar melhor por ter maior abertura máxima?


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #38 Online: 28 de Setembro de 2020, 13:10:49
Depende

a de menor abertura máxima, 5,6, recebe menos luz... logo depende da luz do ambiente

Se houver muita luz e muita DOF, e ela for construída com bom motor de foco, ela foca mais fácil

Entendi... falo pq já notei que a 17-55mm f2.8 foca melhor em lugares muito escuros comparado com as outras lentes que tenho que são f4. Mas poderia ser ligado a construção da lente em si.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 28 de Setembro de 2020, 13:35:16
Entendi... falo pq já notei que a 17-55mm f2.8 foca melhor em lugares muito escuros comparado com as outras lentes que tenho que são f4. Mas poderia ser ligado a construção da lente em si.

Isso é geralmente porque chega mais luz no sistema de foco automático.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #40 Online: 28 de Setembro de 2020, 15:18:49
Bateu uma dúvida aqui... uma lente com maior abertura máxima, digamos uma f2.8, contra uma f5.6, conseguiria focar melhor por ter maior abertura máxima?

Não sei as outras marcas, mas na Canon é normal as câmeras terem uns pontos de foco mais sensíveis com aberturas maiores. Por exemplo, às vezes o ponto central é cruzado usando lentes de aberturas máximas f/5.6 e duplo cruzado usando lentes de aberturas máximas f/2.8 ou maiores.