Mas isso é até natural. O projeto de lentes claras sempre tem duas consequencias, ou se faz concessões na performance em detrimento da abertura ou ela fica extremamente cara. É muito mais fácil corrigir problemas quando a lente tem abertura máxima menor.
A melhor zoom que já usei na vida foi a Leica Vario Elmar R 35-70 F4 Macro. Qualidade de prime das boas em F4 em todo o range, e a melhor Tele foi uma Leica APO Telyt 180 F3.2.
Por isso mesmo que geralmente se usa uma lente com abertura maior, mas dois ou 3 stops fechada. A abertura grande está lá caso precise, mas nem de longe é o ponto ótimo de nitidez e controle de aberrações. Em uma zoom então nem se fala.
Quanto ao que o Thales falou do baixo rendimento da focagem, isso é óbvio.Só que não é baixo rendimento, é limitação da física e chama-se DOF. Não faz a mínima diferença qual câmera nem qual sistema de foco. Se o DOF é muito curto sempre existirá o problema. Se o cara está fazendo retratos em 1.2 a técnica não me parece das mais apuradas, salvo se a pessoa estiver querendo levar o DOF ao limite criativamente. Senão é burrice mesmo.
Até se existisse uma grande angular abaixo de 35Mm com 1.2 de abertura , ainda assim a profundidade de campo seria muito pequena, numa 50 ou 85 então nem se fala, qualquer mexida pra esquerda ou direita já tira o foco. A questão das DLSR é que a maioria delas os pontos de foco são centralizados, se você quiser o foco muito nos cantos do quadro, precisará focar e recompor. Eu nunca gostei dessa técnica pois numa DSLR e dependendo de grandes aberturas, a chance de errar onde você quer o foco é muito grande. Pelo menos o sistema Mirrorless deu uma melhorada nisso, com o foco no olho por exemplo e diversos pontos de foco espalhados pelo sensor. Nesse sentido, é um avanço mesmo e concordo com o Talles. Todavia, usar grandes aberturas depende muto da mensagem que você quer passar. No caso da 50MM 1.2 Ef da Canon, é óbvio que a estética dela de sonho em 1.2 e a falta de nitidez resultam em foto únicas e charmosas que apenas essa lente faz. Quem deseja esse efeito criativo em suas fotos, é uma boa pedida ter uma lente dessas.
Já essa 50MM 1.2 RF eu não vejo muito sentido em comprar. Ela é ultra-nítida em 1.2, e só. Eu não consigo enxergar no meu processo fotográfico algo que justifique a aquisição dela, ainda mais considerando o preço.