Autor Tópico: Problema de paralelismo (ou falta dele) em sensor com a baioneta de montagem  (Lida 743 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Achei esse artigo detalhando Problema de paralelismo (ou falta dele) em sensor com a baioneta de montagem.

https://cacaoeditions.com/your-cameras-and-lenses-are-crooked/

Preciso ler de novo por que tem muito informação e ainda preciso digerir algumas coisas, mas, achei interessante compartilhar aqui. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2020, 19:26:23
Eu não me peocuparia tanto com isso. Se o problema for visível e óbvio, tudo bem, senão é procurar chifre em cabeça de cavalo.

Se você for levar em conta todos os graus de liberdade do conjunto, verá que é quase impossível de resolver isso em um equipamento que não seja de uso científico e que custe MUITO.

Os problemas, que interferem:

- Colimação da objetiva
- Colimação do sensor
- Dilatação térmica do conjunto que suporta o sensor
- Tolerâncias mecânicas
- Problemas óticos tais como distorção, coma e astigmatismo
- Usinagem na baioneta da câmera
- Usinagem na baioneta da lente


« Última modificação: 08 de Outubro de 2020, 19:26:40 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2020, 21:43:22
E o cara diz que o problema se manifesta em grandes aberturas. Por mais que eu gostaria de fotografar estrelas com f/1.4, por exemplo, o foco perfeito é tão efêmero que não vale a pena. Em grandes aberturas, pouco vai estar em foco de qualquer maneira.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2020, 21:56:33
E o cara diz que o problema se manifesta em grandes aberturas. Por mais que eu gostaria de fotografar estrelas com f/1.4, por exemplo, o foco perfeito é tão efêmero que não vale a pena. Em grandes aberturas, pouco vai estar em foco de qualquer maneira.

Pois é Felipe... Só o coeficiente de dilatação já é suficiente pra dar uma baita dor de cabeça, palavras de um amigo que foi chefe de desenvolvimento da divisão de Imaging da Kodak. Não são meia dúzia de shims feitos em liga a base de cobre ou aço que irá resolver o problema, sem falar nos outros materiais, vidro, plástico, etc.

Muita polêmica pra pouco resultado.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2020, 22:01:13 por AFShalders »