Autor Tópico: Duvida lente zoom  (Lida 954 vezes)

Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Online: 24 de Setembro de 2020, 21:03:12
Boa noite.

Eu estava procurando uma lente zoom 2.8 e pelo que vi a maioria das mais em conta tem boa performance ótica em f4 a 5.6.

Então me surgiu a dúvida. Pra que comprar uma lente mais cara como a 17-70 ou 24-105? Se for pra usar fechado da pra ter uma 18-135mm ou a 18-140mm Certo?

Eu achava que a gente pagava mais pela abertura. Mas de for pra melhorar a nitidez fechando a lente melhor ter uma boa e barata em 5.6 e usar o flash pra compensar certo?
« Última modificação: 24 de Setembro de 2020, 21:09:42 por Linda Ternura »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2020, 21:56:40
Então me surgiu a dúvida. Pra que comprar uma lente mais cara como a 17-70 ou 24-105? Se for pra usar fechado da pra ter uma 18-135mm ou a 18-140mm Certo?

Eu achava que a gente pagava mais pela abertura. Mas de for pra melhorar a nitidez fechando a lente melhor ter uma boa e barata em 5.6 e usar o flash pra compensar certo?

É assim mesmo: a maioria das lentes vai ter mais nitidez um pouco mais fechada. Só que isso inclui tanto as que começam em f/2.8 quanto as que começam em f/4. Então, normalmente uma f/2.8 vai ser melhor em f/4 do que uma f/4 em f/4.

Além disso, algumas lentes têm nitidez muito boa mesmo na abtertura máxima. O problema é que normalmente estas são mais caras.


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2020, 10:24:20
É assim mesmo: a maioria das lentes vai ter mais nitidez um pouco mais fechada. Só que isso inclui tanto as que começam em f/2.8 quanto as que começam em f/4. Então, normalmente uma f/2.8 vai ser melhor em f/4 do que uma f/4 em f/4.

Além disso, algumas lentes têm nitidez muito boa mesmo na abtertura máxima. O problema é que normalmente estas são mais caras.

Então agora entendi pq eu tinha fotos melhores com a 18-55 e quando passei a usar lentes 2.8 comecei a ter vários problemas.. foco errado, falta de nitidez etc...

O certo mesmo pra maior qualidade é usar isos bons e boas aberturas.. como a tamron 17-50 fica boa em f4 e excelente em 5.6 ne?


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2020, 18:10:12
Você compra uma 2.8 pra usa-la em 2.8 quando for preciso...existirão situações em que usar o 2.8 será necessário, alias dependendo da sua área de atuação,  eu diria que as situações nas quais vc precisara abril mão da `melhor abertura da lente` para simplesmente fazer a foto,  serão inúmeras.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2020, 18:17:11 por Marcelo Rezende »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2020, 06:56:11
Então agora entendi pq eu tinha fotos melhores com a 18-55 e quando passei a usar lentes 2.8 comecei a ter vários problemas.. foco errado, falta de nitidez etc...

O certo mesmo pra maior qualidade é usar isos bons e boas aberturas.. como a tamron 17-50 fica boa em f4 e excelente em 5.6 ne?


Toda lente tem o ápice de nitidez entre F8 a F10, F11 em algumas lentes.

Uma lente 2.8 tem a vantagem de já ser nítida em F4. Já uma lente com abertura mais fechada, só será realmente bem nítida lá por F8, F9, F10. Toda lente de kit seja Canon, Nikon, Sony, tem seu ápice ótico nessa faixa.

Muitos elementos podem interferir na nitidez (qualidade de captação dos detalhes em uma foto) , contraste (diferenças entre tons médios, sombras e partes claras de uma foto) e resolução (linhas horizontais x verticais).

Como uma lente fixa possui um número menor de grupos e elementos óticos (vidros) que passam por dentro da lente e chegam ao sensor da cãmera, é óbvio que uma lente fixa geralmente trará resultados melhores que uma zoom. Uma zoom porém permite uma maior versatilidade em sua faixa de zoom. NOte tambem que quanto maior for o zoom da lente, mais grupos e elementos óticos têm, portanto , mais a luz que chega ao sensor passará por mais elementos, perdendo em detalhes e resolução pras fixas.

Se você quer qualidade total as lentes fixas no geral são recomendadas. Outro fator que influi bastante também são os tratamentos químicos aplicados em cada elemento ótico dentro da lente. Esse polimento químico geralmente é feito para melhorar o contraste e resolução, diminuir o efeito de flare causado por fonte de luz lateral e prevenir defeitos óticos como "coma" e aberrações cromáticas. Quanto melhor for o tratamento químico e também os elementos adicionados na composição dos vidros, melhor será a qualidade de imagem da lente.

Eu tenho por exemplo a Canon 24MM 2.8 Pancake. É uma lente de baixíssimo custo, devido a sua fórmula Tessar  , ou seja, uma fórmula simplificada para tirar fotos. Mesmo assim a qualidade ótica é muito boa pelo preço. Já a 24MM 1.4L II possui outros fatores que a tornam mais nítida, com uma construção melhor, etc.

Enfim, uma lente 2.8 se torna vantajosa no meu entender porque você pode trabalhar com aberturas mais fechadas, mas se vocÊ precisar de um 2.8 ele está lá. Melhor ainda se a lente for Fullframe e você a usar num corpo APSC, pois estará jogando fora as bordas e o centro da imagem é sempre mais nítido .


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2020, 22:21:54
Então agora entendi pq eu tinha fotos melhores com a 18-55 e quando passei a usar lentes 2.8 comecei a ter vários problemas.. foco errado, falta de nitidez etc...

O certo mesmo pra maior qualidade é usar isos bons e boas aberturas.. como a tamron 17-50 fica boa em f4 e excelente em 5.6 ne?

Como regra geral, sim. O ideal é vc tirar um dia e, com calma, fotografar com todas as aberturas, tendo a certeza de que o foco está cravado. Use objetos fáceis de serem detectados pelo sistema de foco, com contraste alto, pra diminuir a chance de erro de foco. Depois abra as fotos no PC e amplie pra 100%, pra ver qual abertura vai ser mais nítida. E em qual abertura vai começar a perder nitidez por difração de luz. Faça isso pra algumas distâncias focais da sua lente zoom.