Autor Tópico: Fujifilm X-T1 Erro F0  (Lida 1128 vezes)

Stormsteel777

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Online: 25 de Setembro de 2020, 12:56:27
Olá pessoal,

Adquiri a pouco tempo uma Fujifilm X-T1, na época fiz o teste com uma lente fixa e ela simplesmente parava de focar ficando em F0, mandei para a Portssar, fizeram todos os reparos nela, troca de borrachas e a única coisa que não fizeram por falta de peças foi a porta lateral das conexões.

Passado um tempo adquiri uma 16mm 2.8, testei na câmera e tudo ok, quando fui fotografar com ela no trabalho o erro voltou a aparecer. Tem vezes que vai e volta, pesquisei na Internet e o problema é hardware segundo alguns usuários.

A solução pra conseguir fotografar com ela é fazer as fotos e desligar e depois ligar, se deixar ligada por muito tempo o erro volta e demora a sumir.

Isso seria recorrente na linha X-T1? Vale a pena mandar para o conserto novamente? Ou melhor passar adiante?



Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk



Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2020, 13:58:35
Verifique este texto:

FONTE: https://www.fujix-forum.com/threads/another-reason-for-the-f0-error.70170/

"...Another reason to get the dreaded F0 error (at least one that I haven’t found during searches): I do a lot of event photography using two cameras – the X-T2 and X-T1 with a variety of lenses. Over the past week I’d get intermittent F0 errors on the X-T1! It of course was very frustrating. I’d wipe off the lens contacts and mount ring on the camera body, even though I had done it many times before. The camera would work for a while, then once again I’d get the F0 error. I noticed if I’d turn on the camera in a level position, or pointed up it would be fine, but sometimes while pointing the camera down I’d get the F0. I was beginning to think it was the electronics because I could jiggle the camera a little and the f0 error would come and go. I was hoping to make it thru the next 2 weeks before sending it in for repair as I have 10 more events to photograph, and I really like using the X-T1 with the 16 mounted using the monopod to get a higher level view of the peformers/bands.

So today while taking a closer look at the camera and lenses, and once again wiping them down, I noticed several loose screws on the mounting ring on the camera body. 3 screws were loose enough that they would push the lens out far enough so the contacts would barely touch – hence the intermittent error. Once I tightened all the screws everything is fine again!

BillC-PA, Jun 10, 2017
..."



The mounting ring on the camera body

Verifique (ou mande verificar) o aperto dos parafusos que fixam o anel da baioneta à câmera. São os 6 que aparecem na foto. Como está explicado no texto, se os parafusos apresentarem folga, existe a possibilidade dos contatos da lente não estarem tocando apropriadamente os contatos da câmera.

Outra coisa; sempre mantenha limpos os contatos, tanto os das lentes quanto os da câmera.



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2020, 21:16:41
Manda de volta pra Portssar ué, tem que ter garantia


Stormsteel777

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2020, 22:10:23
Manda de volta pra Portssar ué, tem que ter garantia
Sim amigo, isso ela tinha, o problema é quando comprei a lente o prazo já tinha expirado.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk



Stormsteel777

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2020, 22:12:06
Olha, pelo que vários colegas já me explicaram aqui, não se preocupe.

A Fuji tem assistência autorizada no Brasil.

Se vc mandar lá, eles tem todas as peças originais e arrumam na boa.  :ok:

Vários colegas com Fuji aqui, conhecem como se faz. Acho que eles podem te ajudar assim que vierem ao tópico.

Essa é a grande vantagem que eles sempre comentam, de se ter uma Fuji no Brasil (ao invés de se ter uma Nikon, por exemplo).  :ok:
Sim Ernesto, de qualquer forma vou mandar para a Portssar novamente e espero que dessa vez cesse o problema.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2020, 13:22:26
Sim amigo, isso ela tinha, o problema é quando comprei a lente o prazo já tinha expirado.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Você disse que foi há pouco tempo, por isso falei pra mandar de volta pra eles. Eles tem garantia do serviço, reclama lá que o problema voltou