Autor Tópico: A história por trás das lentes RF 600 e 800mm F11  (Lida 1176 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 02 de Outubro de 2020, 08:48:03
A história por trás das lentes RF 600 e 800mm F11

Os engenheiros da Canon explicam por que fizeram as lentes RF 600mm e 800mm F11:
inspirados pela lente 1000mm F11 de 1960 e uma experiência de infância de um deles.

https://www.canonwatch.com/canon-engineers-explain-why-they-made-the-rf-800mm-600mm-lenses-inspired-by-1960s-1000mm-f-11/

Citar

Citar

Iezuka: I’m sorry about my boyhood story. At that time, I wanted to take a picture of a wild bird, Little Egret, but I couldn’t buy a super-telephoto lens because it was too expensive. I tried to make a telephoto lens with a close-up lens with a focal length of 400 mm, but it didn’t look good, and I wondered why it didn’t look so good.

I knew that there were many people who gave up what they wanted to shoot and the expressions they wanted to shoot because they couldn’t buy a super-telephoto lens and couldn’t carry it because it was big and heavy.

Canon already made a similar lens in 1960, the R 1000mm f/11:

Citar

Looking back, Canon’s first SLR camera system, the R mount (1959-), also had a “slender” super-telephoto lens like the 600mm / 800mm F11. The optical system is as simple as a telescope, the focusing is bellows, and the weight is as light as 2 kg.

The Canon R 1000 f/11


Why f/11?

Citar

Iezuka: Since the EOS R system can measure distances up to the maximum aperture of F22, I thought that the F value of the lens alone would be F11, considering the installation of a 2x extender. With F8, the lens becomes thicker, and with F16, it exceeds F22 when the 2x extender is attached. Around this time, the idea of ​​”Why don’t you eliminate the aperture unit for F11?”

I understood that there is a need to reduce the shutter speed further from F11 when considering panning at super telephoto, but control of the depth of field is less important at super telephoto, and it is low. The aperture unit was not installed because it leads to cost reduction and weight reduction.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2020, 13:41:21
Ernesto tanto 600mm quanto a 800mm a abertura é fixa em F11. Essass lentes não tem anel para controle de abertura.

Além do anel de foco manual tem o anel de controle (control ring), na cor cinza, para alterar ISO, compensação de exposição, etc.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2020, 13:56:45
O problema que vejo nas lentes F11, é que, para ganhar Nitidez, usualmente, se baixa 2 stops...

Se baixar 2 stops nelas, temos F22 (que, nos 35mm, é cheio de difração)

Mesmo em F16, no digital, há difração

Só se algo muda nesse conceito, para essas lentes...  :ponder:

Grande Ernesto, beleza
 Hoje em dia.. lentes atuais não se precisa fechar 1 ou 2 stops para ganhar nitidez, elas já são nitidas na abertura máxima, ficando isso apenas para efeito de profundidade de campo.

Essa semana eu acabei de comprar EF 600mm f/4 L IS II USM, e comprovei na prática, é absurda a eficiencia dos novos projetos, e olha que essa minha é projeto de 2011.
Antes dela eu estava com uma EF 600mm f4 L USM (no IS) projeto de 1994, e já era absurda a nitidez dela em f/4.7, atingindo o máximo em f/5.6, ou seja 1 stop.

Eu já tive também a EF 100-400 modelo 2, que é f5.6 no zoom máximo, e nunca precisei fechar a abertura para nitidez máxima.

Lentes projetos antigos, sim, ai eu concordo, que diferença sim.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 13:59:34 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2020, 14:00:49

 :shock: :shock: :shock:


Mas que ....


Me comprometi a não gerar mais polêmica...

Isso emplica em não ensinar nada que os yutobas ainda não ensinem


Então, vamos esperar os yutobas falarem, daqui dois anos...quando já tiverem enchido o r... de clientes com essas lentes


vou me calar..

Ernesto, não entendi nada do que você escreveu :ponder:

Nesse tópico já havíamos falado que essa lente é abertura fixa F11.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138044.0.html

Você até elogiou a Canon por isso:
É bem específica mas o mercado precisa destas opções

A Canon foi inteligente em preencher este espaço

E os review que eu vi no YouTube esse detalhe é comentado.



André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2020, 14:07:50
Essa história exemplifica bem o público que a Canon direciona essas lentes.
É pra galera que quer experimentar uma super tele mas não tem grana ou não pode justificar gastar uma nota nas super teles padrão profissional.

Eu mesmo, se fosse pegar uma super tele, seria uma dessas, pois uma super tele não se encaixa no meu trabalho e seria apenas pra hobby.
A única outra opção seria a Sigma 150-600mm C, mas ela tendo quase o dobro do peso/tamanho, eu me veria carregando e usando muito mais essas f/11 pra hobby.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2020, 14:10:27
Claro que um dia... eu irei para o sistema EOS R e alguma coisa, e lente tele RF, mas jamais será alguma destas, devido o efeito fotografico muito comum que estas lentes geram. Alcance, nem sempre é tudo em uma imagem.

Vou citar uma experiencia que ocorre muito com a gente nas fotografias com teles.
As vezes o assunto principal, não colabora tanto, e nem sempre ele para ou pousa, em lugares onde o fundo atrás dele, esteja liso, livre de assuntos para distrair o olhar do observador. Então recorremos ao usar a abertura máxima da lente, para isolar o assunto ao máximo, pois teles 600mm, 800mm, possuem profundidade de campo curtissima, algo em torno de 1cm de área nitida, e o resto borrão antes e depois de onde se focou. Claro que assunto mais longe, esta área aumenta. Então quando se tem apenas f11, irá se ter muita profundidade de campo, pegando todo fundo sujo ou feio, quando se ocorre estas situações.

Fotografia de aves,  onde é comum ter aves entre galhos ou atrás deles, a gente consegue eliminar estes galhos da imagem, ao usar a lente bem aberta, ficando apenas o bicho ali, nitido e isolado.

Mas claro, elas tem o fator peso e preço ao seu favor,  e isso pode agradar muita gente,  e que não se importam muito com uma boa imagem.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 14:18:52 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2020, 14:18:29
Como já disse antes, eu achei o máximo essas lentes! Um dia ainda quero ter uma 800mm + TC2x  :D

Quem tem condições de investir em uma super tele melhor e leva a fotografia de pássaros e vida selvagem um pouco mais a sério, obviamente não deve achar que vai ser feliz com uma dessas. É pra quem quer só "brincar" de super tele um pouco sem precisar gastar todas as economias, rsrs. As fotos que vejo de usuários reais com essas lentes mostram que ela tem bastante qualidade óptica pra uma lente nessa faixa de preço. As pessoas têm comentado também que o foco é bem rápido e preciso.

Agora fico imaginando essa 1000/11 como devia ser. É enorme e não parece que colapsa quem nem essas novas pra guardar. E foco por fole, vixe...


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2020, 14:20:38
Como já disse antes, eu achei o máximo essas lentes! Um dia ainda quero ter uma 800mm + TC2x  :D

Quem tem condições de investir em uma super tele melhor e leva a fotografia de pássaros e vida selvagem um pouco mais a sério, obviamente não deve achar que vai ser feliz com uma dessas. É pra quem quer só "brincar" de super tele um pouco sem precisar gastar todas as economias, rsrs. As fotos que vejo de usuários reais com essas lentes mostram que ela tem bastante qualidade óptica pra uma lente nessa faixa de preço. As pessoas têm comentado também que o foco é bem rápido e preciso.

Agora fico imaginando essa 1000/11 como devia ser. É enorme e não parece que colapsa quem nem essas novas pra guardar. E foco por fole, vixe...

Concordo Humberto, assino embaixo.
Fotógrafo e birdwatching


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2020, 14:26:22
Como já disse antes, eu achei o máximo essas lentes! Um dia ainda quero ter uma 800mm + TC2x  :D

Quem tem condições de investir em uma super tele melhor e leva a fotografia de pássaros e vida selvagem um pouco mais a sério, obviamente não deve achar que vai ser feliz com uma dessas. É pra quem quer só "brincar" de super tele um pouco sem precisar gastar todas as economias, rsrs. As fotos que vejo de usuários reais com essas lentes mostram que ela tem bastante qualidade óptica pra uma lente nessa faixa de preço. As pessoas têm comentado também que o foco é bem rápido e preciso.

Exatamente. :ok:

Essa história exemplifica bem o público que a Canon direciona essas lentes.
É pra galera que quer experimentar uma super tele mas não tem grana ou não pode justificar gastar uma nota nas super teles padrão profissional.

Eu mesmo, se fosse pegar uma super tele, seria uma dessas, pois uma super tele não se encaixa no meu trabalho e seria apenas pra hobby.
A única outra opção seria a Sigma 150-600mm C, mas ela tendo quase o dobro do peso/tamanho, eu me veria carregando e usando muito mais essas f/11 pra hobby.
Exatamente. :ok:



Agora fico imaginando essa 1000/11 como devia ser. É enorme e não parece que colapsa quem nem essas novas pra guardar. E foco por fole, vixe...
verdadeiro trambolho.  :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.