Autor Tópico: Problema de foco na T5i?  (Lida 1625 vezes)

FernandoSL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 02 de Outubro de 2020, 11:36:03
Bom dia a todos!

Testando uma T5i com uma 55-250mm, chamou-me a atenção que, ao focar contra o céu azul, seja para "pegar"uma ave em pleno vôo ou mesmo tentando capturar a imagem dela pousada na copa de uma árvore, era impossível conseguir foco automático.  Testei a mesma lente em uma 7D e não tive problema algum, mas bastava voltar para a T51 que o problema aparecia.  Bastava que 70% da imagem tivesse tomada pelo céu azul que o a imagem ficava toda desfocada, sem foco algum. Ao voltar a máquina para as folhagens o foco cravava na hora.  Além de testar na 7D, tenho uma Nikon D90 que nunca apresentou esse problema. Como sou completamente leigo, pergunto: é problema de configuração na máquina ou o problema é da máquina mesmo, já que a lente se comportou bem em outro corpo.

Grato e um ótimo final de semana a todos!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2020, 11:37:58
Bom dia.
O método de AF das duas câmeras é diferente.
A 70D é mas precisa e fica mais rápido.
Por isso notas diferença.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



FernandoSL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2020, 11:43:43
Bom dia.
O método de AF das duas câmeras é diferente.
A 70D é mas precisa e fica mais rápido.
Por isso notas diferença.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.


Entendi, Nando!

Mas o problema não é de qualidade de uma para outra. o problema é que na T5i nào há possibilidade de focagem na situação que descrevi, daí minha dúvida:  será que o problema é da máquina, defeito mesmo, ou uma simples configuração resolveria?
Obrigado pela presetza!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2020, 12:30:22

Entendi, Nando!

Mas o problema não é de qualidade de uma para outra. o problema é que na T5i nào há possibilidade de focagem na situação que descrevi, daí minha dúvida:  será que o problema é da máquina, defeito mesmo, ou uma simples configuração resolveria?
Obrigado pela presetza!

O Nando não falou de qualidade, ele se referiu a precisão de foco, a 7D apesar de antiga, é uma camera com um sistema de foco fenomenal, concebido para fotografar esportes, vida selvagem, e tudo mais que leva uma camera ao extremo.

Já a linha Rebel é uma camera de entrada, com um sistema de foco que nem de longe é projetado para uso extremo.

Muito provavelmente a dificuldade que você está tendo é normal para o modelo de câmera.


FernandoSL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2020, 12:44:25
O Nando não falou de qualidade, ele se referiu a precisão de foco, a 7D apesar de antiga, é uma camera com um sistema de foco fenomenal, concebido para fotografar esportes, vida selvagem, e tudo mais que leva uma camera ao extremo.

Já a linha Rebel é uma camera de entrada, com um sistema de foco que nem de longe é projetado para uso extremo.

Muito provavelmente a dificuldade que você está tendo é normal para o modelo de câmera.

Bom dia, Roberto!

Eu entendi o que o Nando falou.  O que eu quis dizer é que ela não faz foco de jeito algum. O que existe é impossibilidade e não dificuldade.  O que me deixou encafifado é que a Nikon D90 (que me parece ser também uma câmera de entrada, similar a T5i),  não tem a menor dificuldade neste aspecto, por isso suspeitei de algum defeito ou falta de configuração na máquina. 

Obrigado pela ajuda.


FernandoSL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2020, 12:49:15
Certamente muitos aqui já foram usuários da T5i. Alguém poderia me dizer se esse comportamento da câmera é normal ou fruto de possível defeito ou falta de alguma configuração?

Obrigado a todos  :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2020, 13:22:00
Certamente muitos aqui já foram usuários da T5i. Alguém poderia me dizer se esse comportamento da câmera é normal ou fruto de possível defeito ou falta de alguma configuração?

Obrigado a todos  :ok:
O que eu quis dizer é que não necessariamente seja um defeito.
Como você não especificou, acredito que em outras situações menos complicadas, ela foca normalmente. Correto?
Existem algumas configurações que podem priorizar a qualidade do foco em detrimento da velocidade.
Mas fora isso, há uma limitação normal do equipamento.
Aves em pleno vôo, por exemplo, será mais difícil conseguir um foco preciso.
Tente fazer o teste de colocar a câmera em um tripé e fazer o foco com o ponto central da câmera, nas mesmas condições que você falou. Isso deve ajudar a te mostrar que ela consegue ficar. Só precisa de condições melhores pra isso.
Usei por muito tempo uma t3i. Iniciei minha carreira de fotógrafo com uma inclusive. Mas logo ela me mostrou que não era o equipamento correto pra fotografar bailarinos em palco. Aí a saída foi trocar de equipamento mesmo.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2020, 13:56:12
Bom dia a todos!

Testando uma T5i com uma 55-250mm, chamou-me a atenção que, ao focar contra o céu azul, seja para "pegar"uma ave em pleno vôo ou mesmo tentando capturar a imagem dela pousada na copa de uma árvore, era impossível conseguir foco automático.  Testei a mesma lente em uma 7D e não tive problema algum, mas bastava voltar para a T51 que o problema aparecia.  Bastava que 70% da imagem tivesse tomada pelo céu azul que o a imagem ficava toda desfocada, sem foco algum. Ao voltar a máquina para as folhagens o foco cravava na hora.  Além de testar na 7D, tenho uma Nikon D90 que nunca apresentou esse problema. Como sou completamente leigo, pergunto: é problema de configuração na máquina ou o problema é da máquina mesmo, já que a lente se comportou bem em outro corpo.

Grato e um ótimo final de semana a todos!

Cara vamos por partes. O autofoco é uma mistura-combinação do autofoco da lente com o corpo da câmera. Os dois precisam trabalhar juntos. A lente faz a focalização e o corpo da câmera confirma a posição do foco. Isso é assim com DSLR ou mirrorless. A única excessão são as câmeras da Nikon e usando lentes D, quando o autofoco é feito exclusivamente pelo corpo da câmera, o que é , sem dúvidas mais lento e igualmente preciso, mas isso é outro assunto.

Sobre a T5i , vamos lá, ela usa o sistema de 9 pontos de foco, apenas o central cruzado. Isso significa que em situações onde se precisa de agilidade de foco, o ideal é usar o ponto único central de foco. E como toda câmera, você precisará ter contraste. Se o pássaro estiver num ponto razoável de cor preta, com o céu azul e branco, o sistema de focalização da lente+câmera irá encontrar e cravar o foco. Mas essa precisão não pode ser garantida usando os pontos de foco laterais, use o central e faça o teste.

Na 70D, mesmo sendo uma câmera antiga, é uma câmera fenomenal pra esportes. Por isso, a precisão e velocidade de foco dela é bem superior. Aliás, ela é superior a maioria das Rebels em quase todos os aspectos. Nem dá pra comparar.

Outro detalhe, é que a 55-250 tem 3 versões, a STM que é a última não tem o foco mais rápido do mundo. A versão anterior o motor de autofoco era DC e eu achava ele mais rápido que o STM. Pouca coisa, mas numa situação como essa de capturar aves em vôo pode fazer uma boa diferença.


FernandoSL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2020, 17:17:35
Cara vamos por partes. O autofoco é uma mistura-combinação do autofoco da lente com o corpo da câmera. Os dois precisam trabalhar juntos. A lente faz a focalização e o corpo da câmera confirma a posição do foco. Isso é assim com DSLR ou mirrorless. A única excessão são as câmeras da Nikon e usando lentes D, quando o autofoco é feito exclusivamente pelo corpo da câmera, o que é , sem dúvidas mais lento e igualmente preciso, mas isso é outro assunto.

Sobre a T5i , vamos lá, ela usa o sistema de 9 pontos de foco, apenas o central cruzado. Isso significa que em situações onde se precisa de agilidade de foco, o ideal é usar o ponto único central de foco. E como toda câmera, você precisará ter contraste. Se o pássaro estiver num ponto razoável de cor preta, com o céu azul e branco, o sistema de focalização da lente+câmera irá encontrar e cravar o foco. Mas essa precisão não pode ser garantida usando os pontos de foco laterais, use o central e faça o teste.

Na 70D, mesmo sendo uma câmera antiga, é uma câmera fenomenal pra esportes. Por isso, a precisão e velocidade de foco dela é bem superior. Aliás, ela é superior a maioria das Rebels em quase todos os aspectos. Nem dá pra comparar.

Outro detalhe, é que a 55-250 tem 3 versões, a STM que é a última não tem o foco mais rápido do mundo. A versão anterior o motor de autofoco era DC e eu achava ele mais rápido que o STM. Pouca coisa, mas numa situação como essa de capturar aves em vôo pode fazer uma boa diferença.

Obrigado, Cheferson!  Bem didática sua explicação!

Vou fazer o teste com o ponto único central e relatar aqui.  Mas, após minha primeira postagem, verifiquei que o foco dela parece estar meio zicado mesmo!  Imperceptivel (aos olhos do leigo) em pequenas distâncias, mas absurdamente inferior em outras situações qdo confrontada com câmeras do mesmo patamar ( e agora não estou falando mais de 7D). 

Abs e muito obrigado pelo retorno!





cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2020, 17:55:19
Obrigado, Cheferson!  Bem didática sua explicação!

Vou fazer o teste com o ponto único central e relatar aqui.  Mas, após minha primeira postagem, verifiquei que o foco dela parece estar meio zicado mesmo!  Imperceptivel (aos olhos do leigo) em pequenas distâncias, mas absurdamente inferior em outras situações qdo confrontada com câmeras do mesmo patamar ( e agora não estou falando mais de 7D). 

Abs e muito obrigado pelo retorno!





Beleza, posta os resultados ai depois pra gente ver... valeu!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2020, 22:35:11
Obrigado, Cheferson!  Bem didática sua explicação!

Vou fazer o teste com o ponto único central e relatar aqui.  Mas, após minha primeira postagem, verifiquei que o foco dela parece estar meio zicado mesmo!  Imperceptivel (aos olhos do leigo) em pequenas distâncias, mas absurdamente inferior em outras situações qdo confrontada com câmeras do mesmo patamar ( e agora não estou falando mais de 7D). 

Abs e muito obrigado pelo retorno!

Pelo visto você está usando os pontos de focus no automático.
A T5i tem o conjunto dos mais simples, apenas 9 pontos.
Nenhum desses pontos está caindo no seu assunto.

A D90 tem 11 pontos de foco....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2020, 22:38:00
Tenho quase certeza que uma nikon com 2 números, dxx, não é câmera de entrada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


FernandoSL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2020, 13:03:22
Pelo visto você está usando os pontos de focus no automático.
A T5i tem o conjunto dos mais simples, apenas 9 pontos.
Nenhum desses pontos está caindo no seu assunto.

A D90 tem 11 pontos de foco....


Obrigado, Vangelismm!

Estou alterando e estudando conforme as dicas dos colegas.  Vou mantendo todos informados!


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2020, 13:49:46
A T5i "herdou" praticamente o sistema de AF da 60D, não é ruim.

Já tive a T5i + 55-250 STM e usava sem problemas, mas com ponto de foco único (single point), recompondo quando necessário ou escolhendo entre os pontos 9 pontos cruzados (cross type e sensível a f/2.8 no central) da T5i.  :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2020, 17:49:35
Tenho quase certeza que uma nikon com 2 números, dxx, não é câmera de entrada.

Depende; se estamos falando de modelos mais antigos, da D40 até a D70, seriam "câmeras de entrada". Eu já testei a D80 e D90 e acho elas excelentes até hoje. Eu mesmo tenho reservas com esses termos "entrada, intermediária e profissional". Acho que isso é mais um marketing dos fabricantes pra levar muita gente a pagar por equipamentos mais novos e caros. Pra mim profissional é quem faz dinheiro com fotografia, independente do nicho que ele atue. Se ele vai precisar de uma câmeras mais robusta, com autofoco mais rápido, selagem, dai são recursos que a necessidade vai dizer.