Autor Tópico: Lentes macro 150, 180 e 200mm onde foram parar?  (Lida 3483 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2020, 22:49:09
Eu acho que uma boa lente macro é suficiente rs .

Para a minha habilidade, acho que uns tubos de extensão já são mais do que suficiente.... rsss

Mas, mesmo sem ter o talento para explorar o equipamento com todo seu potencial, é uma delícia fotografar com essas lentes Takumar.

Aliás, com qualquer Takumar... nem precisa ser essas.

Luis

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 06 de Outubro de 2020, 03:24:12
Quanto a necessidade de um super AF, discordo. Se fosse assim ninguém teria feito fotos de insetos com essas lentes antes da invenção do AF... Já cansei de fotografar assim, e com filme...


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Outubro de 2020, 09:00:22
É triste não ter novas lentes 200mm macro, como disse antes nunca mais consegui fotografar insetos em voou depois que vendi minha 300mm F4, 105mm fica muito difícil, concordo totalmente com o Ernesto lente assim são para campo.

Uma mosca 300mm F4 D3100:
https://flic.kr/p/WaBX7y


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Outubro de 2020, 10:20:47
Meu sonho é uma 600mm F4 para aves, porém a distância mínima de foco é 4 mts é muita coisa, fico me perguntando porque não deixam com 2 mt de distância mínima...
Minha 150-600 foca em 2.6mt, e mesmo assim tenho que cortar um pouco para melhor enquadramento, pois já está na distância mínima.

https://flic.kr/p/2ioc9zi


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Outubro de 2020, 11:30:50
Meu sonho é uma 600mm F4 para aves, porém a distância mínima de foco é 4 mts é muita coisa, fico me perguntando porque não deixam com 2 mt de distância mínima...
Minha 150-600 foca em 2.6mt, e mesmo assim tenho que cortar um pouco para melhor enquadramento, pois já está na distância mínima.

https://flic.kr/p/2ioc9zi


Apenas por curiosidade, sem querer fazer propaganda rsrs.., uma alternativa que encaixaria no seu gosto seria a Olympus 300mm f/4 Pro (600mm equiv.), pois foca a apenas 1,4 mts e custa bem menos do que as canikons equivalentes, "apenas" USD 2.900 contra os mais de 10k dólares das concorrentes. Nos reviews de usuários tem comentários interessantes, principalmente de um deles (Frank) que utiliza também Sony A7RIV com lentes  G e GM e Canon 1DX com objetivas L, ou seja, dá para comparar  as vantagens, principalmente em termos de preço e peso, mas mantendo a qualidade..


[https://www.bhphotovideo.com/c/product/1210734-REG/olympus_v311070bu000_m_zuiko_digital_ed_300mm.html/reviews
« Última modificação: 06 de Outubro de 2020, 11:48:37 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Outubro de 2020, 14:02:54
Mais um detalhe interessante sobre essa lente é o fator de ampliaçao de 0,24X equivalente a 0,5X em FF, ou seja, quase uma "macro".
No link abaixo tem bons exemplos de captura close-up..
Caramba, lendo sobre essas caracteristicas fiquei muito interessado, só falta "tempo"  para comprar, talvez qdo o dolar baixar para 1,00 real   :hysterical:


https://robinwong.blogspot.com/2016/01/olympus-mzuiko-300mm-f4-pro-lens-review.html





Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Outubro de 2020, 15:25:36

Apenas por curiosidade, sem querer fazer propaganda rsrs.., uma alternativa que encaixaria no seu gosto seria a Olympus 300mm f/4 Pro (600mm equiv.), pois foca a apenas 1,4 mts e custa bem menos do que as canikons equivalentes, "apenas" USD 2.900 contra os mais de 10k dólares das concorrentes. Nos reviews de usuários tem comentários interessantes, principalmente de um deles (Frank) que utiliza também Sony A7RIV com lentes  G e GM e Canon 1DX com objetivas L, ou seja, dá para comparar  as vantagens, principalmente em termos de preço e peso, mas mantendo a qualidade..


[https://www.bhphotovideo.com/c/product/1210734-REG/olympus_v311070bu000_m_zuiko_digital_ed_300mm.html/reviews

Obrigado pela sugestão Angelone, o problema é que acostumei com a qualidade das FF nem consigo voltar para o crop mais...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Outubro de 2020, 18:52:55
Obrigado pela sugestão Angelone, o problema é que acostumei com a qualidade das FF nem consigo voltar para o crop mais...


Gabriel, mencionei a objetiva da Olympus como exemplo da existência de tele  close up, ou quase macro, de alta qualidade. Nem me passou pela cabeça a ideia de sugerir  para ninguem uma mudança de sistema rsrs.., mesmo porque no Brasil, em todos os meios, existe uma aura em torno das grandes marcas e, hoje muito mais ainda,  em torno dos sensores FF: quem tem nao quer  fazer downgrade e quem nao tem quer fazer upgrade rsrs.. Nao é critica, tem sentido, em parte. No seu caso pq vc é perfeccionista, quer qualidade maxima e sabe extrair o q o equipamento oferece, parecendo nao se preocupar com tamanho e peso. Eu tambem quero qualidade, quanto mais melhor, mas nao tenho a minima duvida de q nao faria absolutamente nada melhor com uma FF  do q faço hoje com meu simplorio sistema, pelo contrario, produziria menos com FF devido ao tamanho, peso e volume, pois dificilmente levaria para os lugares q curto, em geral distantes e de dificil.acesso... O exemplo do comprador da BH, que indiquei no link anterior, que usa cameras e lentes top , A7R IV,  1DX, e Olympus, deixa claro q esses equipos  estao no mesmo patamar e q o sistema, com suas vantagens e desvantagens, se adequa em funçao dos projetos.
Voltando ao tema,  ao q parece teles quase macros de qualidade devem ter um alto custo de produçao, o q pode explicar tambem a raridade  desse tipo de produto no mercado.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2020, 18:55:22 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 06 de Outubro de 2020, 20:26:16

Gabriel, mencionei a objetiva da Olympus como exemplo da existência de tele  close up, ou quase macro, de alta qualidade. Nem me passou pela cabeça a ideia de sugerir  para ninguem uma mudança de sistema rsrs.., mesmo porque no Brasil, em todos os meios, existe uma aura em torno das grandes marcas e, hoje muito mais ainda,  em torno dos sensores FF: quem tem nao quer  fazer downgrade e quem nao tem quer fazer upgrade rsrs.. Nao é critica, tem sentido, em parte. No seu caso pq vc é perfeccionista, quer qualidade maxima e sabe extrair o q o equipamento oferece, parecendo nao se preocupar com tamanho e peso. Eu tambem quero qualidade, quanto mais melhor, mas nao tenho a minima duvida de q nao faria absolutamente nada melhor com uma FF  do q faço hoje com meu simplorio sistema, pelo contrario, produziria menos com FF devido ao tamanho, peso e volume, pois dificilmente levaria para os lugares q curto, em geral distantes e de dificil.acesso... O exemplo do comprador da BH, que indiquei no link anterior, que usa cameras e lentes top , A7R IV,  1DX, e Olympus, deixa claro q esses equipos  estao no mesmo patamar e q o sistema, com suas vantagens e desvantagens, se adequa em funçao dos projetos.
Voltando ao tema,  ao q parece teles quase macros de qualidade devem ter um alto custo de produçao, o q pode explicar tambem a raridade  desse tipo de produto no mercado.

Não discordo do que você disse, achei muito bom o estabilizador desse conjunto que você citou, eu tenho que ligar o retardo do obturador caso fique abaixo de 1/125s em 600mm, a batida do espelho causa um tremido na imagem, prejudicando a nitidez isso no tripé.
Sobre a ampliação acho que ela fica mais por conta do sensor pequeno, digo isso pois a 300mm F4 Af-s que tive foca em 1.45mt, depois posto umas fotos na galeria macro, não é bem macro mas fica perto rs.
Uma curiosidade existe câmera FF equivalente a uma M43?
Digo isso pois a D850 em modo crop tem a mesma qualidade de uma D500...
Sobre o peso em quanto eu tiver boa saúde posso continuar carregando peso rs, sou acostumado meu trabalho é bem pesado, então a câmera de 5 KG acaba sendo leve kkkk, minha mulher usa meu equipamento as vezes, mas sofre se ficar muito tempo...


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 07 de Outubro de 2020, 21:46:06




Faltou dizer que:

- a cabeça desse passarinho tem só 2,5cm de altura


- a foto foi feita a uns 70cm de distância entre o passarinho e o plano focal.


 :ok:

Muito detalhada, qualidade muito boa mesmo!


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 07 de Outubro de 2020, 22:00:30
Uma dúvida, a profundidade de campo de uma 200mm e uma 100mm em F8, não é a mesma em uma ampliação 1:1, alterando somente o bokeh?
Já que a 200mm em 1:1 não precisa ficar tão perto quanto uma 100 em 1:1.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Outubro de 2020, 08:40:08
É isso mesmo... muda muito o bokeh... muito mesmo


E, quando chega perto de 1:1, a profundidade de todas é tão pequena que nem dá para medir a diferença de profundidade... testei uma vez a 40mm contra a 200mm

Será que, pq 200mm fica bem mais longe, isso talvez, ganhe profundidade, deixando "elas por elas" ? (sinceramente não sei pq fica, na prática, igual)

Vale lembrar que a profundidade é pequena mas, as coisas são pequenas também

Eu tenho outras macros mas tb posso te dizer que se for para usar em estudio, as 50mm e 60mm são muito boas

E as 200mm tem sempre que fazer em 1/250...se for sem tripé...

Sobre a velocidade, eu tenho que usar 1/800 em uma 105mm em 1:1 para garantir nitidez, minha lente não tem estabilização.
Quase sempre uso flash para congelar o movimento.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2020, 07:51:59
Acho que logo chega uma 180mm macro da Sigma ART, a 105mm demorou mas chegou.
Aparentemente essa 180mm é muito boa, arrependo amargamente de não ter comprado ela quando estava barata :aua:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 17 de Outubro de 2020, 00:43:50
...
Uma curiosidade existe câmera FF equivalente a uma M43?
Digo isso pois a D850 em modo crop tem a mesma qualidade de uma D500...


Se nao considerar o sensor, sem dúvida existe camera m4/3 equivalente do melhor nivel a uma FF. Considerando o sensor, no geral, nao. Considerando conjunto camera e lente, diria que sim para alguns tipos de fotos. Cada vez mais me convenço que o mais importante é a qualidade das lentes, e estou falando das tops onde lente de 1.000 dólares é barata rsrs..
Nunca usei FF, camera ou lente, logo, autoridade zero para opinar. No máximo posso reproduzir avaliaçoes e, principalmente, conferir os resultados. Para tanto ninguém melhor do quem utiliza os 2 sistemas, com as cameras e lentes top, para, ai sim poder comparar.
Para exemplificar confira o trabalho do fotografo Frank Diaz, q nao conhecia, e nem sei o nivel profissional (ou de hobby dele), mas parece bom, apesar que, certamente existem varios fotografos PRO que usam os 2 sistemas. No caso ele utiliza FF Sony (A7R IV) e Olympus  E-M1x e E-M1 II. No Instagram dele as imagens provem, em geral, de objetivas Sony 200-600mm e Olympus 300mm f/4 PRO (600mm equiv.). Em preço sao conjuntos parecidos, entre 4.500 (Oly) e 5.000 dolares (Sony).  No caso da Sony a lente nem é tão top assim (custa $2K), sistema até meio "barato" comparado, por exemplo com uma Nikon D5 ($5.3K) e Nikkor 500mm f/5.6 ($3.5k) ou com a Nikkor 600mm f/4E FL ED ($12K), essa sim concorrente direta da M.Zuiko 300mm f/4 PRO. Resumindo, confira a qualidade das fotos dos dois sistemas. Pelo que vi ambos sao de qualidade muito alta, e creio que quem usa deve achar o mesmo. As Oly tem um sistema de estabilizaçao absolutamente incrivel, que possibilita dispensar o tripé com frequência. Ah, mas dá mais ruido em ISO alto, bom, para tanto tem os denoises da vida, que vc mesmo usa nas suas fotos FF, mas que, incrivelmente, o fotografo q indiquei nao parece usar rsrs..  Se for comparar com o sistema equivalente mencionado da Nikon ($9k) é bem "econômico" mantendo a qualidade, menor peso, etc.., pelo menos para foto de vida selvagem..  Enfim, a melhor avaliação mesmo é de quem usa os 2 sistemas no mais alto nível, o que voce nao vai encontrar no Brasil..

https://www.instagram.com/p/CDnHvhQg8WU/
« Última modificação: 17 de Outubro de 2020, 00:51:14 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..