Autor Tópico: O filtro mais usado na cinematografia.  (Lida 1447 vezes)

Di Torres

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
Resposta #15 Online: 27 de Setembro de 2020, 12:26:14
Cara, uso muito o bpm 1/4 e o pearlscent 1/4 se tivesse grana pegava os 1/2 também, alem deles os glimmerglass, haze e black fx, todos de difusão que a galera usa muito no cinema.
Os filtros star da tiffen também dão uma difundida, essa foto aqui foi com o bpm e o star 6p, como a luz é muito difusa não da o efeito star. https://www.instagram.com/p/B8ypgtylRBh/?utm_source=ig_web_copy_link

Minha dúvida está justamente entre o BPM1/4 e o Pearl1/4.
Quais são suas considerações sobre cada um?
Se pudesse postar alguns exemplos noturnos, com luzes de postes em ruas, ou então com uma tocha fazendo backlight um pouco fora do frame com luz colorida ou quente/fria, agracederia bastante, pois seria o uso mais comum pra mim. Queria um que esse tipo de luz de backlight se mesclasse bem com as sombras do quadro.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2020, 12:27:08 por Di Torres »

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #16 Online: 27 de Setembro de 2020, 14:52:38
Não exatamente.
Algumas pessoas chamam eles de soft também, mas geralmente os soft apenas tiram nitidez.
Esses filtros de difusão trabalham mais nas altas luzes, fazendo elas se espalharem mais pelo frame penetrando outras áreas.
Geralmente isso acaba tirando um pouco do micro-contraste e melhorando o aspecto dos reflexos especulares, sem afetar tanto a nitidez aparente como os soft clássicos que simulam mais um aspecto soft focus.

Um exemplo:

Na esquerda sem filtro e na direita com filtro difusor.
A nitidez aparente não mudou tanto, mas o filtro fez as luzes se espalharem mais pelo frame, criando uma atmosfera estilo neblina similar ao que máquinas de fumaça atmosférica (haze) criam.

Entendi !

Obrigado  :ok:
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

Jonas Vaz

• Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
    • Instagram
Resposta #17 Online: 28 de Setembro de 2020, 17:13:06
Minha dúvida está justamente entre o BPM1/4 e o Pearl1/4.
Quais são suas considerações sobre cada um?
Se pudesse postar alguns exemplos noturnos, com luzes de postes em ruas, ou então com uma tocha fazendo backlight um pouco fora do frame com luz colorida ou quente/fria, agracederia bastante, pois seria o uso mais comum pra mim. Queria um que esse tipo de luz de backlight se mesclasse bem com as sombras do quadro.

Cara, eu nao tenho comparaçao, mas sempre que quero usar um filtro da Tiffen que nao conheço vou no vimeo deles, tem varias comparaçoes lá.
https://vimeo.com/tiffencompany

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #18 Online: 28 de Setembro de 2020, 19:41:05
Cara, eu nao tenho comparaçao, mas sempre que quero usar um filtro da Tiffen que nao conheço vou no vimeo deles, tem varias comparaçoes lá.
https://vimeo.com/tiffencompany

Legal !

Eu não conhecia este canal !!
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln