Autor Tópico: Vai trocar sua lente adaptada af por nativa?  (Lida 146 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.431
  • Sexo: Masculino
É isso, você que usa Canon R e lentes EF, Nikon Z com lentes F, Sony, Fuji etc

Quem já trocou, qual foi o motivo?
Se não vai trocar, diga o por que?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.606
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: Ontem às 19:57:49
As Fuji já começaram com ML, então ainda estão no padrão nativo. Ainda assim, poder-se-ia separar entre lentes antes dos 40Mp e depois. Isso porque a própria Fuji disse que algumas lentes não são capazes de resolver os 40Mp. Neste caso, a pergunta em relação à Fuji tamvez fosse outra.

Respondendo minha própria pergunta, vou me segurar o tanto quanto possível nos 26Mp, também pra manter ao máximo minhas lentes atuais.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.958
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: Ontem às 20:36:24
As Fuji já começaram com ML, então ainda estão no padrão nativo. Ainda assim, poder-se-ia separar entre lentes antes dos 40Mp e depois. Isso porque a própria Fuji disse que algumas lentes não são capazes de resolver os 40Mp. Neste caso, a pergunta em relação à Fuji tamvez fosse outra.

Respondendo minha própria pergunta, vou me segurar o tanto quanto possível nos 26Mp, também pra manter ao máximo minhas lentes atuais.

Suas fotos não vão ficar ruins porque as lentes não resolvem 40mp  :assobi:

Inclusive cai num tópico muito bom do fuji rumors sobre isso.

Praticamente todas as lentes fuji resolvem mais de 26mp.

Ou seja, tem vantagem em migrar para 40mp com as mesmas lentes.


Eu não sei o que vou fazer com minhas lentes EF FF.

Fui pro ef-m como pit-stop mas sinceramente hoje poderia ir tanto pra Fuji como pra Sony, especialmente se eu ficar em aps-c.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.469
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: Ontem às 21:26:35
Cara aqui eu uso MUITO lentes manuais e não tenho do que reclamar.
Tenho várias nativas tambem, basicamente para três sistemas: Sony A e E, Pentax e Sigma.

O problema é saber escolher e encontrar as lentes escolhidas em boas condições e por um preço razoável.

No caso das Pentax K5-II e K3-II (APS-C 16MP e 24MP respectivamente), uso basicamente para brincar com Astrofotografia e isso exige ótica boa.
Não vai ser uma Takumar 133 ou 200 mm de rosca que vai resolver... Uso nelas a Sigma 18-35 1.8 ART para campo amplo e basicamente uma Tamron SP 200mm F2.8 manual que dá e sobra em qualidade ótica. E olha que astrofotografia não é pouco exigente. Nada do nível do Felipe mas já sairam coisas muito boas.

Para uso geral nas Pentax, uso mais as AF modernas do sistema, as DA Limited, são soberbas, minúsculas (e caras pra caramba).

No caso Sony, tenho um balaio de gatos aqui, mas todas de 24MP para cima. A7-III, A7R, A6300, A900.
Nesse caso, optei deliberadamente por ter somente algumas objetivas nativas AF, embora tenha testado um montão delas, inclusive lentes de 30 mil reais.
Das AF Sony E-mount, tenho as zooms do kit, a terrivel SEL2870 porque veio junto com uma A7-II que tive, uma SEL2860 que é bem honesta e tres Samyang (18/2.8,24/2.8 e 45 T1.5). Para o meu uso, quando quero uma lente AF pego o conjunto que é barato e me serve perfeitamente. Já testei outras muito mais caras como as Batis, Touit, zeiss ZA 24-70 F4, algumas da série G e outras mais. São ótimas e tal, mas de maneira alguma minha fotografia melhoraria a ponto de justificar o investimento.

As manuais que costumo usar nas Sony E-mount são normalmente Zeiss ou Minolta MD e as que tenho tem performance ótica tão boa ou até melhor do que várias Sony G ou Zeiss ZA, a exemplo da Minolta MD 135mm F2 e a MD 17mm F4. Mas não me incomodo de usar foco manual, em muitas situações até prefiro. Resolvem facilmente o sensor de 36 MP da A7R

O único sistema em que só uso lentes nativas é o Sony A-Mount , especificamente na A900, full frame de 24 MP, tenho uma Sony G 70-400 SSM toda fungada que comprei do Pope e que é um absurdo de boa. Uso na A7 tambem com um adaptador eletronico da Sony. Todas as outras lentes que uso na A900 são Minolta AF (catadas a dedo e com resolução de sobra)

Claro que se pegar uma Helios-44 não vai resolver nem 16 MP direito. Tem que ter bom-senso

Dá para usar quase todas as lentes EF e EF-S nas Sony E-mount se usar um adaptador eletronico decente. O Sigma MC11 funciona perfeitamente, mas obviamente o AF não é tão ágil (o que não me afeta).


Examplos de casamentos "estranhos" que uso:


Sigma Art 30mm F1.4 (SA-mount !) na A73/A7R/A6300 com adaptador eletronico AF Sigma MC11-SA
Minolta AF 100mm 2.8 Macro na A73/A7R/A6300 com adaptador eletronico Sony AF LA-EA4, combinação que mata a pau, melhor que a Canon 100/2.8 L Macro
Canon EF 40mm STM na A73/A7R/A6300 com adaptador eletronico AF Sigma MC11-EF
Minolta MD 17/4 na A73/A7R/A6300, manual... Até hoje não vi uma UGA melhor para full-frame

Não vou me desfazer das manuais "top" nem a pau, simplesmente porque teria que investir uma fortuna para substituir pelas nativas.
Novamente, são lentes que selecionei ao longo dos anos entre as melhores.

Mas se a prioridade for AF ou outra coisa que só as nativas tem, aí é outro papo. Cada um tem as suas necessidades.