Autor Tópico: Como desligar o estabilizador da Lente Sony ZEISS Vario-Tessar T* FE 16-35 mm F4  (Lida 1173 vezes)

marco pimentel pb

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Como desligar o ESTABILIZADOR DE IMAGEM da Lente Sony ZEISS Vario-Tessar T* FE 16-35 mm F4 AZ OSS, quando vamos fazer fotos em tripé ou longa exposição, visto que o sistema estabilização da lente é embutido e não tem nenhuma chave externa para desligar, como existe nas lentes da Canon e Nikon? Comprei minha primeira Sony, uma A7R4, sou usuário da Canon desde o lançamento da 5D Mark 2, quando abandonei a Nikon e migrei para a Canon. Ainda estou me adaptando a nova câmera Sony e fiquei pensando em adquirir uma lente  Sony ZEISS Vario-Tessar T* FE 16-35 mm F4 AZ OSS, e um dos objetivos é para fazer fotos com tripé em longa exposição, mas até agora não encontrei nenhum vídeo ou tutorial, etc. que aborde o assunto. Pode ser extremamente simples mas nenhum fotógrafo que fez esse tipo de foto fez alguma colocação sobre o tema... a única saída foi recorrer aos universitários... preciso de luz!!!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Como desligar o ESTABILIZADOR DE IMAGEM da Lente Sony ZEISS Vario-Tessar T* FE 16-35 mm F4 AZ OSS, quando vamos fazer fotos em tripé ou longa exposição, visto que o sistema estabilização da lente é embutido e não tem nenhuma chave externa para desligar, como existe nas lentes da Canon e Nikon? Comprei minha primeira Sony, uma A7R4, sou usuário da Canon desde o lançamento da 5D Mark 2, quando abandonei a Nikon e migrei para a Canon. Ainda estou me adaptando a nova câmera Sony e fiquei pensando em adquirir uma lente  Sony ZEISS Vario-Tessar T* FE 16-35 mm F4 AZ OSS, e um dos objetivos é para fazer fotos com tripé em longa exposição, mas até agora não encontrei nenhum vídeo ou tutorial, etc. que aborde o assunto. Pode ser extremamente simples mas nenhum fotógrafo que fez esse tipo de foto fez alguma colocação sobre o tema... a única saída foi recorrer aos universitários... preciso de luz!!!

Marco geralmente nas lentes da Sony (ou Zeiss, já que a Zeiss é parceira oficial da SOny) tanto o autofoco quanto o estabilizador são ativados ou desativados pelo menu da Cãmera. Diferentemente da Canon e da Sony, não há botões para ativar ou desativar o autofoco e o estabilizador de imagem (OSS) . Geralmente a maior parte das câmeras Sony tem um sistema de inteligência artificial que, quando detecta que a câmera está parada, por exemplo, num tripé, ela desliga automaticamente o estabilizador. Porém é possível desligar o estabilizador manualmente. Para isso precisa consultar o manual da sua cãmera, já que a SOny tem muitos modelos de mirrorless, os menus tem um acesso parecido mas a localização pode variar de camera pra câmera.


marco pimentel pb

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Obrigado cheferson, no sentido lógico pensei que fosse algo nesse sentido, mas você foi o primeiro a dar essa resposta, precisava de alguém que tivesse experiência com a linha Sony. Valeu!