Autor Tópico: [Artigo] Porque a Distância Focal de 43MM seria a perfeita para Fotografia?  (Lida 5368 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #30 Online: 12 de Outubro de 2020, 20:37:27

É bem por aí. Na época que tive Canon, inicialmente uma 350D que depois troquei por uma 450D e complementei com uma 5D. A EF28 mm era basicamente a minha foxa na 450D. Cheguei a ter uma 20/2.8 USM mas não curti muito, dava muita AC. Na APS usava direto a 17-40. A Canon ainda não havia lançado a 24mm STM. Depois acabei chutando o balde de Canon e Nikon, mas a 17-40L sempre achei uma lente muito prática e por m preço muito honesto pelo que ela entrega. Na época que fiquei somente com a 5D, a 40mm STM não saia dela haha. Quando vendi a 5D, fiquei com a 40mm caso me arrependesse e voltasse para a Canon.

Hoje uso a 40 STM direto na Sony A7, sem ressalvas.

Quando mudei para Pentax APS, passei um sufoco até conseguir uma 28mm que não custasse os olhos da cara. Curiosamente eles não tem (ou pelo menos não tinham) uma 28mm para APS, então acabei com uma zoom mesmo que cobrisse essa faixa e mais uma meia duzia de fixas. O curioso é que a Pentax fabrica uma 40mm/2.8 fantástica para APS. Vai entender isso ...




Cara uma dúvida a 40MM 2.8 funciona bem nas Sony com o motor STM ; eu acho a 40MM 2.8 uma lente animal, nítida já em 2.8 , mais fechada é ótima e custa muito barato pelo que ela entrega. Acredito que o combo 5D ou 6D +40MM é um kit ótimo pra lazer e até trabalhos profissionais.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #31 Online: 12 de Outubro de 2020, 20:38:53
Tenho a mesma opinião do tema do post.
Não chego a detestar a 50mm, mas acredito que uma 45mm ou 43mm seria mais versátil.

Já li que a 50mm foi uma lente idealizada para ser barata.
Isso na época das SLR de filme.
Há tantos anos atrás, imagina-se que o espaço era maior, nas casas, na rua, etc.
Certamente essa DF funcionava bem nas SLR.
O custo foi o que mais pesou para as câmeras virem com essa lente.
Vejam que ainda hoje são as lentes mais baratas à venda, e que mesmo assim tem uma
excelente qualidade para o preço.

Eu acredito que a DF entre 40 e 43mm seja bem mais utilizável de um modo geral nas FF, e se perde um pouco a facilidade para fazer retratos. 

Por esses motivos acima, também acho que a 28mm é a mais versátil para as cropadas.
E lembro que um amigo fotografo, quando no inicio da carreira, usava uma Nikon DX
e duas lentes apenas: 28mm e 85mm. E fazia tudo apenas com elas.



Na Nikon DX ou qualquer outra cropada, 28MM é bem versátil; eu to com lentes vintage e as minhas mais usadas são a 28MM e 58MM (equivalente a 85MM FF) .


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 12 de Outubro de 2020, 21:30:44
Cara uma dúvida a 40MM 2.8 funciona bem nas Sony com o motor STM ; eu acho a 40MM 2.8 uma lente animal, nítida já em 2.8 , mais fechada é ótima e custa muito barato pelo que ela entrega. Acredito que o combo 5D ou 6D +40MM é um kit ótimo pra lazer e até trabalhos profissionais.

Cara, funciona muito,muito bem. Mesmo com o adaptador Commlite de 1a geração, que não funciona direito com outras lentes, principalmente a 24-105 STM. Com o adaptador Sigma MC-11 é perfeita, tão rápida quanto em qualquer Canon.

Quando resolvi voltar para FF ano passado e vi os preços das Canon aqui, me assustei. Aí vi na B&H uma promoção de um kit da A7-II com 50% de desconto, com lente, bolsa, bateria extra, cartão e tal. Saiu mais barato que aqui no Brasil, chegou em 6 dias e ainda ganhei uma extensão de garantia de 3 anos pela Square Trading. Nem em sonho eu teria conseguido uma 6D nova pelo mesmo preço, aí aderi ao sistema.

A idéia era usar algumas lentes excepcionais de foco manual que tenho, padrão Minolta MD e Minolta E que não tem possibilidade de adaptação decente nas Canon. Como eu já tinha a EF40/2.8 STM e a EF 85 USM, foi só uma questão de lógica. Não tenhu uma única lente Sony haha !


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 12 de Outubro de 2020, 21:46:02
Pergunta pra vocês: como medir a distância focal real de uma lente? A primeira coisa é que (eu creio) que deva ser medida no infinito, uma vez que a DF de algumas lentes varie de acordo com o foco.

Eu meço usando software de astronomia. Com este software, descobri que minha Nikon 180mm f/2.8 na verdade tem 178mm. Meu telescópio de 420mm tem, na verdade, 415mm. Mas usar o mesmo método com lentes mais curtas é praticamente impossível.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 12 de Outubro de 2020, 21:54:24
Pergunta pra vocês: como medir a distância focal real de uma lente? A primeira coisa é que (eu creio) que deva ser medida no infinito, uma vez que a DF de algumas lentes varie de acordo com o foco.

Eu meço usando software de astronomia. Com este software, descobri que minha Nikon 180mm f/2.8 na verdade tem 178mm. Meu telescópio de 420mm tem, na verdade, 415mm. Mas usar o mesmo método com lentes mais curtas é praticamente impossível.

Ihhhh... Diretamente não é tão simples mesmo, principalmente com objetivas que tem grupo de retrofoco.
Poderia eventualmente medir pelo ângulo de visão,ou seja,  teria que fazer uma medida angular de algo linear paralelo ao plano do sensor longe o suficiente. Geometria básica resolve. Tendo o ângulo, é só aplicar a f~órmula para o tamanho do sensor (tamanho da imagem projetada)


« Última modificação: 12 de Outubro de 2020, 21:54:44 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #35 Online: 12 de Outubro de 2020, 22:27:34
Pergunta pra vocês: como medir a distância focal real de uma lente? A primeira coisa é que (eu creio) que deva ser medida no infinito, uma vez que a DF de algumas lentes varie de acordo com o foco.

Eu meço usando software de astronomia. Com este software, descobri que minha Nikon 180mm f/2.8 na verdade tem 178mm. Meu telescópio de 420mm tem, na verdade, 415mm. Mas usar o mesmo método com lentes mais curtas é praticamente impossível.

Deixo essa pros universitários respondem . ... me lembro de dois casos, a Tamron 70-200 2.8 para DSLR de Canon e Nikon não era 200MM , ela chegava em 185MM . Me lembro desse detalhe num review da lente, comparando com uma canon 70-200 2.8, ela chegava nos 200MM . Outra lente é a nova RF 50MM 1.2 que, na verdade ela é quase uma 55MM . Interessante isso.

Acho que na real o melhor método "bruto" seria comparar duas lentes de DF iguais e verificar se o enquadramento. Me lembro também da minha Tamron 17-50 que em 50MM não era 50MM ela era um pouco mais "wide", quando coloquei a 50 STM eu percebi que a 50MM fechava mais o ângulo do que a 17-50 em 50MM .


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #36 Online: 12 de Outubro de 2020, 22:34:57
Cara, funciona muito,muito bem. Mesmo com o adaptador Commlite de 1a geração, que não funciona direito com outras lentes, principalmente a 24-105 STM. Com o adaptador Sigma MC-11 é perfeita, tão rápida quanto em qualquer Canon.

Quando resolvi voltar para FF ano passado e vi os preços das Canon aqui, me assustei. Aí vi na B&H uma promoção de um kit da A7-II com 50% de desconto, com lente, bolsa, bateria extra, cartão e tal. Saiu mais barato que aqui no Brasil, chegou em 6 dias e ainda ganhei uma extensão de garantia de 3 anos pela Square Trading. Nem em sonho eu teria conseguido uma 6D nova pelo mesmo preço, aí aderi ao sistema.

A idéia era usar algumas lentes excepcionais de foco manual que tenho, padrão Minolta MD e Minolta E que não tem possibilidade de adaptação decente nas Canon. Como eu já tinha a EF40/2.8 STM e a EF 85 USM, foi só uma questão de lógica. Não tenhu uma única lente Sony haha !

Interessante, então a grande vantagem de se usar a combinação Sony sensor + lentes da Canon é unir bom sensor , bom ótica por um preço justo. A 40MM é uma lente muito barata pelo que ela entrega em ótica. Tava pensando aqui, minha Nex F3 é antiga, mas daria um combo bacana com essa 40MM rs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 12 de Outubro de 2020, 23:16:53
Interessante, então a grande vantagem de se usar a combinação Sony sensor + lentes da Canon é unir bom sensor , bom ótica por um preço justo. A 40MM é uma lente muito barata pelo que ela entrega em ótica. Tava pensando aqui, minha Nex F3 é antiga, mas daria um combo bacana com essa 40MM rs

Daria até para usar a STM 24mm


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #38 Online: 13 de Outubro de 2020, 00:37:26
Daria até para usar a STM 24mm

Estou com a 24MM aqui; vou pesquisar um adaptador. Eu tenho o adaptador simples sem foco, nem abertura. Vou pegar um que funcione abertura e autofoco. A 24STM é muito boa, apesar de preferir a Tamron SP 28MM 2.5 vintage ultimamente, a 24MM STM é muito boa pelo preço e ótica, mas to pensando seriamente em vender ela pra pegar a 40MM , uso muito pouco essa 24mm.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 13 de Outubro de 2020, 11:04:53
Estou com a 24MM aqui; vou pesquisar um adaptador. Eu tenho o adaptador simples sem foco, nem abertura. Vou pegar um que funcione abertura e autofoco. A 24STM é muito boa, apesar de preferir a Tamron SP 28MM 2.5 vintage ultimamente, a 24MM STM é muito boa pelo preço e ótica, mas to pensando seriamente em vender ela pra pegar a 40MM , uso muito pouco essa 24mm.

Se puder, compre o adaptador da Sigma. Os da Commlite são meio que roleta russa, depende do firmware, que na maioria deles não dá para atualizar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #40 Online: 14 de Outubro de 2020, 03:11:38
Se puder, compre o adaptador da Sigma. Os da Commlite são meio que roleta russa, depende do firmware, que na maioria deles não dá para atualizar.

Bom saber disso; sem contar que tem vários adaptadores com foco e abertura, chineses. Mas eu creio que nenhum deles o foco seja 100%, muito dificil de produzir algo assim tb.