Autor Tópico: Instagram faz 10 anos, a fotografia revolucionando as redes sociais.  (Lida 558 vezes)

Lindsay

• Trade Count: (19)
  • Referência
Instagram faz 10 anos, uma das mais importantes redes sociais da atualidade, que nasceu usando a fotografia como meio de comunicação/expressão.

Acho que a gente poderia conversar sobre a maneira como a utilização da fotografia como elemento básico desde o inicio desta rede social, foi evoluindo até chegar à importância que se tem hoje.

Convido os amigos para discuir o tema.
Conhecimento importa mais que equipamento.

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2020, 11:04:51
Instagram faz 10 anos, uma das mais importantes redes sociais da atualidade, que nasceu usando a fotografia como meio de comunicação/expressão.

Acho que a gente poderia conversar sobre a maneira como a utilização da fotografia como elemento básico desde o inicio desta rede social, foi evoluindo até chegar à importância que se tem hoje.

Convido os amigos para discuir o tema.
Curioso que o Instagram surgiu com o conceito de fotos 1:1 e 4:3, mas hoje mudou bastante, oferecendo uma série de outros serviços aos usuários da rede. Nem de perto é o mesmo instagram que nasceu lá atrás.

Na época também ele tinha a ideia de permitir apenas fotos feitas com o celular de modo instantâneo, como se fosse uma polaroid ou algo do tipo.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2020, 13:15:24
Instagram faz 10 anos, a fotografia compactada nas redes sociais.
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

Raphael Sombrio

• Colaborador(a)
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2020, 15:46:32
Aderi a bem pouco tempo a essa rede, justo por achar que ela se perdeu, ou perdeu a sua essência. Como o Carlos disse, a rede foi criada para compartilhar o agora, aquilo que está sendo feito no momento, através de uma imagem feita por um dispositivo que une as duas ferramentas: a captura de uma imagem e o acesso a rede, podendo portanto postar a foto, como uma polaroide ( instantânea ), mas que pode ser mostrada para o mundo todo na rede social.

Acontece que com o grande número de pessoas aderindo a rede, a maioria dos fotógrafos de equipamentos maiores resolveu se bandear pra lá ( inclusive eu  :D ), abandonando páginas como 500px, flickr e até Facebook ( esse último que também se perdeu, ao menos no Brasil ) e acho que isso acabou alterando completamente essa rede que hoje é bem mais plural.

Como outdoor de trabalhos é ótima, do ponto de vista das possibilidades de divulgação, mas como rede acho ruim, pois tá tudo misturado ( prato de comida, poses vaidosas em locais paradisíacos, fotos pessoais e de famílias, fotos casuais, imagens documentais impressionantes ).

No fim das contas tudo isso, inclusive as redes sociais, é o retrato de um sociedade e o que fazemos com as ferramentas que temos disponíveis.

Rick99

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • Amador
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2020, 16:00:19
É a rede social que menos utilizo. Só criei um perfil para participar de promoções e sorteios... :hysterical:

Hansgruber

• Membro Ativo
  • Recomendo nunca ler comentários na Internet.
Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2020, 08:59:23

.

..., mas como rede acho ruim, pois tá tudo misturado ( prato de comida, poses vaidosas em locais paradisíacos, fotos pessoais e de famílias, fotos casuais, imagens documentais impressionantes ).

Algo que poderiam imitar do Flickr, a possibilidade de ter grupos temáticos. Desta forma, a gente poderia acompanhar apenas o que é do nosso interesse.
Mas acho que isso seja conflitante com o sentido atual do algoritmo deles.

Sent from my motorola one using Tapatalk

I use Debian 11 "Bullseye"on the laptop and Tapatalk on the phone <3

Hansgruber

• Membro Ativo
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2020, 09:03:44
A "loucura algorítmica", atualmente, é algo que me incomoda na plataforma: tem que manter a coesão das imagens; tem que ser consistente; tem que postar sempre; no horário certo etc. etc. ...

A gente vê muita gente sendo escravizada (acho que é o temo mais adequado) pela plataforma. E, se não se cuidar, a gente entra no mesmo turbilhão, atrás de seguidores e likes.

pablo.ebani

• Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2020, 10:41:37
A "loucura algorítmica", atualmente, é algo que me incomoda na plataforma: tem que manter a coesão das imagens; tem que ser consistente; tem que postar sempre; no horário certo etc. etc. ...

A gente vê muita gente sendo escravizada (acho que é o temo mais adequado) pela plataforma. E, se não se cuidar, a gente entra no mesmo turbilhão, atrás de seguidores e likes.

Bem por ai.
Agora nessa pandemia eu peguei um asco com instagram. Uso perfil só pra fotografia, ai o que mais surge é "vc tem que criar conteúdo todo o dia, toda a hora". Virou uma corrida contra o tempo pra aparecer na time line. Aquilo virou só anúncios e correria pra conseguir clientes.
Fuji X-T2 - Fuji X-E2
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
FL 55mm f/1.2 - Meike 28mm f/2.8
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia

Hansgruber

• Membro Ativo
Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2020, 11:51:33
Bem por ai.
Agora nessa pandemia eu peguei um asco com instagram. Uso perfil só pra fotografia, ai o que mais surge é "vc tem que criar conteúdo todo o dia, toda a hora". Virou uma corrida contra o tempo pra aparecer na time line. Aquilo virou só anúncios e correria pra conseguir clientes.
Quem entrar nessa, vai ficar louco, sem perceber.

Isso me lembra o que Daniel Milnor disse sobre as redes sociais (antes de apagar todos os seus perfis): "meus amigos estão irreconhecíveis"
 https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cDovL2JlZ2lubmVycGhvdG9ncmFwaHlwb2RjYXN0LmxpYnN5bi5jb20vcnNz&ep=14&episode=YzgwNTE4N2EwZDc4NDU4OTkyMjIzMTZlZTM4YjBmYmM&pe=1&pep=3408109