Autor Tópico: Sujeira na A610  (Lida 1631 vezes)

brunozt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:59:12
Pessoal, vo começar logo dizendo que eu to pagando caro por ser um completo imbecil, de nao saber dizer nao quando algum FDP me pede essa camera emrpestada. Ja tam com mais de 9000 clicks, e eu nao clikei nem 2000. E vo parar de falar antes que eu caia em depressão...

O fato é que fui fazer umas fotos, e algumas delas sairam com uma bolha, parecendo qnd se tem aquela luz do sol. Verifiquei a lente, e vi que por dentro está cheio de pontinhos brancos. Na lente de fora, eu ACHO que tem algum micro arranhao justo na area que saiu a bolha, mas nao sei dizer ao certo se é por fora ou por dentro.

O fato é, seria possivel limpar as lentes internas? alguem tem alguma dica? a camera é uma canon A610.

Tenho alguma facilidade em trabalhar com equipamentos, se for o caso de abrir...

Alguem pode me ajudar? pois eu ja tive contade de kebrar essa camera em mil pedaços. Passei 3 anos pra comprar uma camera, adoro uma otima imagem, e qnd vi akelas fotos....   o odio tomou conta de mim!

Alguem pode ajudar?

Com desespero,
Bruno.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 19:10:54
Olá, não entendi ao certo o que vêm a ser estas bolhas, mas se for umidade, o jeito é esperar elas sumirem.

Se por acaso, as manchas que aparecem nas suas fotos forem parecidas com estas: http://www.apra.org.uk/camera_orbs_new_evidence.htm

Então é umidade ou um ser de outro planeta...

Falando sério, é só umidade (partículas de água na lente). Comece a tirar fotos por aí em dias ensolarados e verifique se o problema desaparece. Com o passar do tempo, estas partículas podem estimular a proliferação de fungos, que é o que realmente preocupa. Nos estágios mais avançados, os fungos dão uma aparência de teia de aranha dentro da lente. Se for este o caso, é só mandar limpar e pagar cerca de uns 100,00 pelo serviço.

Esse problema de umidade é comum quando o cara tira muitas fotos à noite em ambientes externos. É só sair para fotografar durante o dia com alguma freqüência que o problema desaparece.

Por fim, lembre-se: câmera não se empresta :P
 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


brunozt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 08:16:49
Ola!!! Entao, dei uma limpeza externa na lente, mas nas partes internas tem uns pontinhos brancos. Tirei algumas fotos pra ver c aparecia o tal troço, e nada.
É parecido com alguma q vc postou ali, mas por enquanto sumiu mesmo!!!!

Agora vo tirar umas fotos mesmo, no sol, pra analisar como ficz.

E alem de nao se emprestar camera, nao deveriam ter a cara de pau de pedir emprestado!!!!

Mas, mesmo assim, seria dificil abrir e limpar por dentro????

abçs!!!!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 08:23:58
Bruno, abrir é fácil, montar de novo é que é difícil  :laughing:

Nem pense em fazer um negócio destes, só com um técnico.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 08:24:16
Bruno, por que vc não posta essa foto aqui prá gente analizar melhor?

Não acredito que seja sujeira interna. De qualquer forma se o problema não voltar a aparecer relaxe e fotografe bastante.

Prá tudo se dá um jeito!!!  :thmbup:

Boa sorte
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 10:49:19
Citar
Bruno, abrir é fácil, montar de novo é que é difícil  :laughing:

Nem pense em fazer um negócio destes, só com um técnico.
Pois é! Impressionante como esses engenheiros colocam peças inúteis nas coisas...
Sempre que desmonto aglo aqui em casa,depois que remonto fica sobrando um monte de coisa..Sei n... :mf_w00t2:

O negócio aí deve ser umidade mesmo.Se n tiver tempo pra ficar saindo deixa a câmera 10 minutinhos em um solde manhã e testa pra ver se melhora.

abs
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


JOUPETUTI

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 13:36:41
Tira uma foto em abertura mínima possível, tipo f/22 (se possível) para depois verificar se as manchas aparecem mesmo. A olho nu, com uma lupa, não dá pra ver se são gotículas de umidade? Muito estranho isso, se for condensação, já deveria ter desaparecido após algumas fotos, a não ser que tenha levado um "banho"


brunozt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:22:00
pois zé, estou a procura de uma lupa pra identificar o q sao os pontinhos brancos. mas por enquanto nos testes q fiz n aparecer mais o troço. vo ver c consigo depois colocar a foto problematica aki.

vo fazer esse teste aih tb, pra ver c bicho dá, blz!!!!

valeu!!! depois volto!!!!!!!
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2007, 19:24:18 por brunozt »