Autor Tópico: O Instagram detona a imersividade de uma fotografia  (Lida 7873 vezes)

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #45 Online: 23 de Março de 2019, 08:04:11
Minha opinião sincera sobre fotos e câmeras nos dias de hoje, sites como o Flickr acredito ser o futuro para visualizar fotos, por exemplo câmera com alto MP não fara muito diferença se imprimir em tamanhos pequenos ou médios, iso melhor também não faz muita diferença nesses casos. Só é possível ver o limite da câmera visualizando em monitores e tvs grandes. Eu gosto de visualizar fotos no flickr para ter melhor imersão, por exemplo um gavião com um pequeno pássaro nas garras, visualizando grande da para ver qual pássaro é. Caso fosse em monitor pequeno ou a foto não estivesse em alta resolução só iria ver um ponto branco nas garras, isso revela pequenos detalhes que iriam passar despercebidos, caso não fosse ampliado. Agora tvs 4k só se nota diferença se for acima de 50", isso exige muito mais da câmera, no caso uma 4k de 75", é um desafio fazer foto com excelente qualidade nessa resolução, tenho poucas fotos nessa resolução.
O Flickr vai acabar, já está morrendo faz tempo.

O único jeito de ter suas fotos preservadas com total imersão é no papel.

E no papel, tanto faz se sua câmera é maravilhosa de certa forma, no fim das contas tudo se resume a 100dpi.

Eu uso TV de vez em quando, em uma TV 4K de 50" ou em uma TV de 55" FHD, tanto faz, as imagens de uma velha NEX F3 ficam fantásticas.
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Gabriel Büll

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
Resposta #46 Online: 23 de Março de 2019, 08:29:09
O Flickr vai acabar, já está morrendo faz tempo.

O único jeito de ter suas fotos preservadas com total imersão é no papel.

E no papel, tanto faz se sua câmera é maravilhosa de certa forma, no fim das contas tudo se resume a 100dpi.

Eu uso TV de vez em quando, em uma TV 4K de 50" ou em uma TV de 55" FHD, tanto faz, as imagens de uma velha NEX F3 ficam fantásticas.

Pensando desse modo, não tem porque câmera e lentes melhorarem mais. Acaba sendo mais pratico ver uma foto grande em uma tela, ou em um óculos de realidade virtual que realmente traz mais imersão. Acredito que a quantidade de pessoas que iram revelar todas suas fotos em mais de 1 metro é muito menor do que as que vão visualizar em tvs. Apenas minha opinião não quero ofender ninguém.

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #47 Online: 24 de Março de 2019, 05:11:12
Fotografia em papel é mais seria.

rahmati

• Conhecendo
  • *
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #48 Online: 12 de Setembro de 2019, 16:07:36
Gosto muito desse tópico, sempre volto a lê-lo...

Estive fazendo testes com diferentes papéis fotográficos e é incrível como as fotos viram bichos diferentes em cada um deles -- a exemplo, papel fosco e papel metálico... Ou seja, o modo como se apresenta as fotos as muda totalmente!

Creio que o Instagram seja mais um modo de mostrar que o fotógrafo existe do que mostrar sua fotografia... Pode parecer pedante, mas acho que a tal "fotografia de verdade"TM só existe mesmo quando impressa...  :ponder:
www.rahmati.com.br — Fotografando com compacta desde sempre.
• Fujifilm XF10 (28mm (equiv.) f/2.8)
• Sony NEX-F3 (Sigma 30mm f/2.8 + Soligor Tele-Auto 135mm f/2.8 + Sony OSS 18-55mm f/3.5-5.6)
• Samsung Galaxy A70 (26mm (equiv.) f/1.7 + 12mm (equiv.) f/2.2)
• Canon SureShot 105 (Canon 38-105mm f/3.8-9.9)

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #49 Online: 12 de Setembro de 2019, 17:00:31
Pensando desse modo, não tem porque câmera e lentes melhorarem mais. Acaba sendo mais pratico ver uma foto grande em uma tela, ou em um óculos de realidade virtual que realmente traz mais imersão. Acredito que a quantidade de pessoas que iram revelar todas suas fotos em mais de 1 metro é muito menor do que as que vão visualizar em tvs. Apenas minha opinião não quero ofender ninguém.
Caramba, passou batido e te deixei sem resposta:

Não, é claro que boas lentes sempre serão bem vindas, a questão é que o resultado é superestimado, quando se discute o poder do equipamento na construção de uma imagem, tenta tanger a coisa, deixando de criar uma imagem poderosa.

Imagens poderosas são mais importantes que a nitidez de uma lente ou a resolução de uma câmera; as pessoas elogiam uma foto poderosa, ninguém sabe se você usou aquela Zeiss de 80.000 usd.

Uma boa lente tem seu papel, uma câmera com muita resolução também, porém existem aplicações pra elas, são meras ferramentas, cada uma para uma aplicação.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #50 Online: 12 de Setembro de 2019, 17:00:57
Gosto muito desse tópico, sempre volto a lê-lo...

Estive fazendo testes com diferentes papéis fotográficos e é incrível como as fotos viram bichos diferentes em cada um deles -- a exemplo, papel fosco e papel metálico... Ou seja, o modo como se apresenta as fotos as muda totalmente!

Creio que o Instagram seja mais um modo de mostrar que o fotógrafo existe do que mostrar sua fotografia... Pode parecer pedante, mas acho que a tal "fotografia de verdade"TM só existe mesmo quando impressa...  :ponder:
Sem dúvida alguma.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

rahmati

• Conhecendo
  • *
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #51 Online: 13 de Setembro de 2019, 14:09:16
Imagens poderosas são mais importantes que a nitidez de uma lente ou a resolução de uma câmera; as pessoas elogiam uma foto poderosa, ninguém sabe se você usou aquela Zeiss de 80.000 usd.

Uma boa lente tem seu papel, uma câmera com muita resolução também, porém existem aplicações pra elas, são meras ferramentas, cada uma para uma aplicação.

Mas imagina que delícia deve ser fazer uma foto realmente poderosa e calhar de naquele exato momento do clique você estar com um conjunto câmera + lente fodas… Deve dar aquelas sensações únicas de frio na barriga, tipo quando se está diante de uma coisa linda, quando se analisa a foto depois  :hysterical:
« Última modificação: 13 de Setembro de 2019, 14:09:35 por rahmati »
www.rahmati.com.br — Fotografando com compacta desde sempre.
• Fujifilm XF10 (28mm (equiv.) f/2.8)
• Sony NEX-F3 (Sigma 30mm f/2.8 + Soligor Tele-Auto 135mm f/2.8 + Sony OSS 18-55mm f/3.5-5.6)
• Samsung Galaxy A70 (26mm (equiv.) f/1.7 + 12mm (equiv.) f/2.2)
• Canon SureShot 105 (Canon 38-105mm f/3.8-9.9)

KalieHard21

• Novato(a)
Resposta #52 Online: 14 de Setembro de 2020, 12:48:56
a luz desempenha um grande papel nas fotos

Roberto Dellano

• Trade Count: (11)
  • Referência
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #53 Online: 14 de Setembro de 2020, 19:37:31

:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

LeandroR

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
    • Dilone Fotografia
Resposta #54 Online: 14 de Setembro de 2020, 20:13:03

:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Deveria ser obvio né... Mas ultimamente acho que muito "fotógrafo" não sabe disso.

Hoje em dia vejo que a maioria curte muito mais o equipamento em si do que fotografar  :doh:

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #55 Online: 14 de Setembro de 2020, 20:15:36
:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Deveria ser obvio né... Mas ultimamente acho que muito "fotógrafo" não sabe disso.

Hoje em dia vejo que a maioria curte muito mais o equipamento em si do que fotografar  :doh:
Não poderia estar mais correto.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

KalieHard21

• Novato(a)
Resposta #56 Online: 18 de Setembro de 2020, 04:25:22

KalieHard21

• Novato(a)
Resposta #57 Online: 19 de Outubro de 2020, 05:39:54
"Eu tentei, como me pareceu, tudo para atrair o público - alvo. Paguei por Giva, após o qual minhas estatísticas se tornaram deploráveis, comprei publicidade dos principais blogueiros milionários.Tudo desperdiçado, pelo menos eu tive curtidas de bots. Então eu acidentalmente ouvi sobre tudo desperdiçado, eu tive o máximo de Curtidas de bots. Então eu ***moderado*** desesperada, mas decidiu tentar a funcionalidade. Como eu vendo produtos artesanais femininos na minha página, eu queria aumentar o fluxo de clientes, o que o serviço me ajudou muito. Eu gostava que tudo acontecesse sem prejudicar a conta, eu estava com muito medo de perdê-la ou entrar em uma proibição sombria. Como resultado, minhas publicações na cidade começaram a aparecer no topo. Lentamente, novos compradores aparecem, a página ganha vida após as chupetas. Agora eu só me arrependo de não ter encontrado o serviço antes e tanto dinheiro foi desperdiçado. Obrigado pelo trabalho realizado de boa fé, qualidade, rapidez. Muito útil para mim.
"
« Última modificação: 19 de Outubro de 2020, 08:03:01 por cfcsosa »

Arnaldo Santos

• Novato(a)
Resposta #58 Online: 19 de Outubro de 2020, 07:50:06
Olá, sou novato aqui no fórum e me interessou este post porque realmente me incomoda que o instagram crop as fotos e mostre uma fotografia + bem exposta do que realmente é (pelo menos no meu caso a diferença entre versão impressa e instagram é gritante).

Eu mando imprimir minhas fotos em fine art para realmente poder ter esta imersão e amadurecer ao ficar olhando para elas.

Muitas vezes me pergunto: Para que ter uma camera e lente top (não tenho) se a resolução vai ser lá para o insta? Ops abri conta flickr ontem.

--- interessante esta discussão...

outro dia assistindo um vídeo do Orlando Azevedo ele disse mais ou menos isto: "Se eu postar uma fotografia maravilhosa no instagram vou ter centenas de likes, mas se o Araquem Alcântara postar uma foto "não tão boa" terá milhares de clicks." ---- resumo --- o instagram é fama/gerando fama.

Se vejo a foto de alguém e gosto no insta, vou ver se tem site para verificar o trabalho em toda sua amplitude!

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #59 Online: 19 de Outubro de 2020, 08:04:54
Olá, sou novato aqui no fórum e me interessou este post porque realmente me incomoda que o instagram crop as fotos e mostre uma fotografia + bem exposta do que realmente é (pelo menos no meu caso a diferença entre versão impressa e instagram é gritante).

Eu mando imprimir minhas fotos em fine art para realmente poder ter esta imersão e amadurecer ao ficar olhando para elas.

Muitas vezes me pergunto: Para que ter uma camera e lente top (não tenho) se a resolução vai ser lá para o insta? Ops abri conta flickr ontem.

--- interessante esta discussão...

outro dia assistindo um vídeo do Orlando Azevedo ele disse mais ou menos isto: "Se eu postar uma fotografia maravilhosa no instagram vou ter centenas de likes, mas se o Araquem Alcântara postar uma foto "não tão boa" terá milhares de clicks." ---- resumo --- o instagram é fama/gerando fama.

Se vejo a foto de alguém e gosto no insta, vou ver se tem site para verificar o trabalho em toda sua amplitude!
Exato, mas se você imprime, também sabe que não adianta tanto ter aquela lente de 80.000 usd, quando as coisas vão pro papel, outras questões entram em importância na criação de uma imagem e não interessa tanto qual foi a lentr ou a câmera.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978