Autor Tópico: Primeiras impressões 6D  (Lida 1309 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 11 de Outubro de 2020, 23:39:30
Essa semana tomei coragem e consegui pegar uma 6D.

Primeiramente meus antecedentes.
Minha primeira DSLR foi uma D3200 que gostei demais, mas acabei me deixando ser influenciado pela galera dizendo que Nikon não tem garantia, peça, lente é mais dificil de achar e blá blá blá.... Era uma ótima câmera, não tenho o que falar contra. Daí comprei uma 60D que foi a que mais usei. O problema dela é que esquentava e travava pra fazer vídeo, o foco era mais ou menos. Eu comecei fotografar ano passado, fui bombardeado por reviews de câmera com Animal Eye Focus e talz, mas pináculo da tecnologia para o que o dinheiro de um brasileiro desempregado pode comprar é uma 60D, logo acho medíocre esse lance dos 9 pontos.
Tive uma T3i, que é a irmã mais novinha da 60D, câmera muito gostosa por ser leve e versátil. Depois tive uma 10D, que descobri que é humilde para ser uma câmera reserva. Depois tive uma 40D que é um verdadeiro cavalo de lida, muito robusta e rápida. Vendi todas e comprei uma 70D que já me atende bem no geral mas.... não gosto da qualidade de imagem do sensor. Acho muita chiadeira mesmo no ISO base, quero ampliar as fotos ou recuperar as sombras e o ruído surge pra me dar oi 😒.
Depois garimpando no ML achei uma 5D clássica barata e comprei. Estava com fungo no sensor, mas eu e meu véio com um impulso de coragem debulhamos a bichinha e hoje está tinindo (inclusive tem o relato aqui).

A 6D:
Achei um rapaz de São Paulo vendendo por R$3400,00, confesso que achei salgado, estava disposto a pagar até 3k, mas como estava anunciada como seminova resolvi esticar os 400 extra.

Bom ele anunciou com 2k cliques, chequei e estava com 4k, mas não faz diferença. Não tem marcas no corpo, nem sinal de desgaste do disparador/rosca de tripé. Então acredito que não foi usada para vídeo. O sensor com a lente em f22 estava limpinho.
É muito comum achar câmeras com baixos cliques mas que na real foram usadas pra filmar. Geralmente a aparência do corpo não condiz com o número de cliques. Câmera usada para vídeo tende a durar menos que para fotografia, isso porque para ficar no modo LiveView a cortina tem que subir e ficar lá parada, aumentando a tensão da mola de retorno que vai "cansar" mais rapidamente.

De volta para as impressões:

-Achei mais leve do que imaginava, mesmo peso da 70D que por ser menor acaba parecendo mais pesada. Ponto à favor na ergonomia. Gostei pois ela é de Magnético (kkkk leite de magnésio sólido huhauhaua) diferente da 70d que é prástico por fora.

-Ainda não senti falta do LCD articulado, a idéia é fazer foto de paisagem no tripé, então não acho que vou precisar inventar muitos ângulos loucos com ela pra sentir falta do articulado.

-Drena bateria. Chegou e não ligava (geralmente as pessoas costumam mandar com alguma carga que usaram para testar). Usei a LP-E6 que tinha reserva da minha 70D. Deixei de um dia para outro com wifi e GPS desligado e pela manhã não ligava, novamente a bateria zerada. Tive que fazer o update do firmware de 1.17 para o do ano passado 1.19 e até agora aparentemente a carga está na normalidade.

-Não acostumei com o zoom do review dela! Para ampliar a foto tem que apertar o botão lupinha e girar o dial do lado do disparador. Em todas as Canon que tive até aqui bastava apertar os botões do ombro (*AE Lock e Focus Selection), não sei porque mudaram.

-Velocidade de sincronia do flash baixa. Uso sempre em S=1/250s, nela tem que abaixar 2/3 para 1/160s. Ruim para apagar a luz ambiente. Imagino que seja porque o sensor é maior e deva ser mais lento para excursionar a cortina.

-Velocidade lenta: Achei meio lenta na metralhada os 4 fps dela. Tinha acostumado com a 70d fazendo 7, mas por outro lado, como tem só 11 pontos de foco não vai ser legal para fotografia de coisas em movimento.

-Não tem porta PC, se eu quiser comprar um flash de estúdio terei que comprar um adaptador de sapata.

-O disparador externo é outro encaixe. Tenho um radioflash com a função de disparar a câmera. Ele usa um cabo que parece um Jack p2 miniatura. A 6D é outro encaixe totalmente diferente.

-Sensor: Estava com expectativa de um sensor muito superior. Reviews antigos diziam que ele era muito superior e talz, mas na realidade eu achei assim OK como dizem os gringos (nem bom nem ruim). O Sensor da 5D clássica era minha referência. ISO alto ele não faz feiura, dá ruido? dá!!!! mas é bonito, nao fica aquele mosaico da parada gay multicolorido. É um grão agradável, REFINADO é a palavra. O da 6D é superior ao das APSC mas ainda não é o que imaginava. Pessoal fala que sony em iso 12800 é igual Canon em iso 100, quero poder ver isso.

Enfim é isso
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2020, 01:32:43
Pessoal fala que sony em iso 12800 é igual Canon em iso 100, quero poder ver isso.

Enfim é isso


Cara, esse lance do ISO 100 é uma besteira, uma lorota gigante. Mais um daqueles papos de internet que não tem fundamento nenhum. ISO 12800 irá granular nas áreas de sombra em qualquer câmera, a questão é o quanto granula. Na 6D, a granulação era bem aceitável até 12800, acima disso já era complicado.

Mas veja, pro meu uso particular, eu raramente passava de ISO 3200. E o ISO 3200 da 6D é muito bom. O nível de ruído é bem baixo. E sempre digo pras pessoas que, independente de câmera, o ruído pode deixar uma foto bem charmosa, tudo depende do que você faz e qual o seu objetivo. EU acho que há uma paranóia exagerada em questão de ruído. O que acontece com os sensores da SOny é que em ISOS mais altos, geralmente até 25.600 o sensor é retro-iluminado o que permite recuperar alguns detalhes em áreas de sombra, onde a Canon geralmente é inferior, claro que isso muda com a R5 e R6. Mas veja, isso é um detalhe muito específico, em 95% das situações, você não precisará desse recurso!

Outro problema também recorrente, inclusive no fórum, é que o povo fica caçando pixel ampliando uma imagem em 200% pra ver se tem nitidez da câmera ou da lente. O mais importante é se divertir com suas fotos e saber se o equipamento que você tem em maos está te atendendo. Vou dar um exemplo eu ia comprar uma 6d usada, depois de muito pesquisar fiquei com a SL2 o motivo: o Dual Autopixel e o tamanho compacto. Eu gravo vídeos amadores e profissionais e precisava de algo compacto e que o foco automático em vídeo não me deixasse na mão. E a 6D seria inútil pra mim, nesses casos. Nem falo pelo tamanho do sensor e sim pela necessidade. Eu meto uma 24MM 2.8 pancake na SL2 e tenho 90% das minhas necessidades atendidas! Esse é o ponto.

Sobre a 6D, acho ela uma boa câmera, principalmente na questão ISOs mais altos. Mas se me perguntar entre 5D Mark 2 ou 3 e ela, ainda iria de 5D . As 5D Mark 1 , 2 e 3 , tem cores incríveis, uma construção muito robusta, a 3 tem slot duplo e são tanques de guerras. Já tem casos registrados de 5D Mark 2 e 3 com incríveis 1.5 milhão de cliques. Eu não acho que a ¨6D seja tão boa nesse aspecto que as 5D . Sobre a 5D Mark 4, não posso opiniar porque não usei nem testei a câmera, mas ela segue o jogo das 5D rs .

O ponto positivo da 6D segue sendo o preço, um corpo mais compacto (mas bem construído) e um bom desempenho em ISO alto. O que não gosto : das cores e do sistema de autofoco. Acho que precisa de mais contraste pra focar do que nas outras câmeras. Durante a luz do dia, o foco funciona perfeitamente; mas a noite em baixa luz pode ser um problema focar com ela em algumas situações (já tive problema, o que me salvou mesmo foi a luz auxiliar de foco do flash). Aliás, hoje só uso flash com luz auxiliar de foco, ajuda demais a cravar o foco rsrsrs

No mais ainda acho a 6D uma câmera relevante e uma boa opção pra quem quer entrar no mundo FF, mas eu iria de 5D Mark 2 ou 3, pelo conjunto da obra!

eu já fiz uns 30 trabalhos profissionais com 6D que era ou alugada ou de algum fotógrafo o qual prestei serviço. Vou te dizer uma coisa,
« Última modificação: 12 de Outubro de 2020, 01:34:45 por cheferson »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2020, 09:33:25
Vídeomakes  de casamento com a pegada de foto jornalismo não usam a câmera no tripé.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2020, 13:03:13
Vídeomakes  de casamento com a pegada de foto jornalismo não usam a câmera no tripé.

Mas quem faz vídeo acaba usando a câmera na Cage/Rig.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2020, 20:22:35
Bacana o seu relato. Bateu uma nostalgia aqui. Lembro de ter ido comprar a minha 6D no começo de 2013. Fiquei com essa câmera por mais ou menos 1 ano e meio até ela virar móvel e material de construção.

Ela foi minha primeira FF e desde então não consegui abandonar esse formato. As coisas que mais me impressionaram na época e hoje, comparando tudo o que os equipamentos e eu evoluiu ao longos dos anos, posso dizer que foram o ISO alto (na época acho que nenhuma câmera fazia o que ela fazia em ISOs como 6,400 e 8,000), ergonomia (ótimo balanço entre tamanho e peso) e o sistema de foco (mesmo sendo só 11 pontos, todos os pontos cravavam perfeitamente).
Sobre as cores do sensor, sempre gostei mas quando comprei uma 5D Clássica 1 ano depois de ter me desfeito da 6D, eu percebi que a 5D foi, até hoje, a câmera que mais me agradou nesse sentido. Depois eu fiz um upgrade para a 5D2 e, sendo sincero, acho que só a pegada mais profissional com um dial traseiro verdadeiramente grande era a única vantagem da 5d2 sobre a 6D. As cores da 5D2 era um pouco melhor mas nada comparado à coroa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2020, 20:23:47
Fui olhar e achei aqui o meu "review" de 2013.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83271.0
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2020, 20:33:36
... sempre gostei mas quando comprei uma 5D Clássica 1 ano depois de ter me desfeito da 6D, eu percebi que a 5D foi, até hoje, a câmera que mais me agradou nesse sentido....

A cor da Coroa é mesmo linda. Estou precisando de uma lente do kit para minha 6D, acho que vou vender a minha coroa pra pegar uma 24-105 f4l.
Uma pena ela não ter Live View e "pouca" resolução, não fosse isso seria perfeita.

O Thales, estou te seguindo no YT (sou o Bem Corrido lá), também sou engenheiro mecânico ehehe. Fala aí dá muita diferença das FF  antiga da Canon tipo 6D, 5D MK2 para uma Sony A7 1 ou 2 da vida? Vejo com preço razoável no Ebay e fico pensando em tentar. Outra coisa, lente Canon em mirrorless Sony presta ou no final só passa raiva?
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2020, 20:44:56
A cor da Coroa é mesmo linda. Estou precisando de uma lente do kit para minha 6D, acho que vou vender a minha coroa pra pegar uma 24-105 f4l.
Uma pena ela não ter Live View e "pouca" resolução, não fosse isso seria perfeita.

O Thales, estou te seguindo no YT (sou o Bem Corrido lá), também sou engenheiro mecânico ehehe. Fala aí dá muita diferença das FF  antiga da Canon tipo 6D, 5D MK2 para uma Sony A7 1 ou 2 da vida? Vejo com preço razoável no Ebay e fico pensando em tentar. Outra coisa, lente Canon em mirrorless Sony presta ou no final só passa raiva?

To pensando em pegar uma "coroa' no final do ano (kkkkk ) senão tiver vendido até dezembro me dá um alô que quero uma 5D clássica pra minha coleção rs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2020, 11:56:54
A cor da Coroa é mesmo linda. Estou precisando de uma lente do kit para minha 6D, acho que vou vender a minha coroa pra pegar uma 24-105 f4l.
Uma pena ela não ter Live View e "pouca" resolução, não fosse isso seria perfeita.

O Thales, estou te seguindo no YT (sou o Bem Corrido lá), também sou engenheiro mecânico ehehe. Fala aí dá muita diferença das FF  antiga da Canon tipo 6D, 5D MK2 para uma Sony A7 1 ou 2 da vida? Vejo com preço razoável no Ebay e fico pensando em tentar. Outra coisa, lente Canon em mirrorless Sony presta ou no final só passa raiva?
Sony A7 e A7II não recomendo por conta do sistema de foco e ainda são caras as lentes para justificar mudança. Ficaria na Canon FF mesmo. Agora se colocar a D700 na briga, sou mais D700. Parece que o sensor 12MP tem o mesmo tempero da 5D Clássica.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2020, 18:38:21
parabéns ao autor do tópico pelos relatos (5Dc e 6D)  :clap: :clap: :clap:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2020, 18:56:03
Sony A7 e A7II não recomendo por conta do sistema de foco e ainda são caras as lentes para justificar mudança. Ficaria na Canon FF mesmo. Agora se colocar a D700 na briga, sou mais D700. Parece que o sensor 12MP tem o mesmo tempero da 5D Clássica.

Ainda acho que no geral os sistemas da Canon ganham nas cores e ergonomia da Sony; mas é inegável que a Sony tem algumas features bem interessantes como recuperação melhor de sombras, desempenho melhor em ISOs mais elevados. Isso de maneira geral, é claro.