Autor Tópico: 1D Mark IV para esporte em 2020 ???  (Lida 3566 vezes)

Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Online: 13 de Outubro de 2020, 20:23:55
Senhores boa noite.(boa tarde/bom dia  :D)

Tenho fotografado esportes, principalmente ciclismo de estrada (por ser um praticante), hoje uso uma 7D junto com uma Canon 70-200, essa semana comprei no site da canon uma 10-18 para usar junto com o flash em uma perspectiva baixa (muito usada em fotos de ciclismo e corrida).

Gostaria de começar a fotografar algumas corridas de ciclismo, aventura/rua por hobbie, até me cadastrei na foco radical e fotop, porém preciso de outra camera.
Tenho equipamentos fuji (xt1 + 18_55 + 35mm f2), também tenho SONY A77 (17-50 2.8 e 70-210 f4), porém gostaria de outra máquina canon, principalmente pelo foco rápido das dslr.

Tava pensando em uma 5d Mark III para usar com a 70-200 e deixar a 10-18 na 7D, porém me surgir a oportunidade de uma 1d mark IV.
Oque acham da 1D Mark IV para se usar hoje em dia? comparada com a 7D MII? (difícil de achar)

Oque tá difícil é o preço do produto usado, tem 5d mark III com 400 mil clicks e os caras pedindo 6 mil reais.

Sei que seria ideal uma 1DX, mesmo que a MARK I, porém é muito cara aqui no Brasil.

Se puderem ajudar com idéias e opiniões sobre a 1D Mark IV, eu agradeço.

abraços


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2020, 20:37:04
A 7D Mk II é, de longe, a melhor câmera de esportes em JPG que existe para um "fotógrafo móvel"

Além das vantagens inerentes das lentes com sensores APS-C, ela tem buffer infinito a 10fps com cartão CF Extreme Pro.


Eu usei nas Olimpíadas Rio 2016  :ok:


O único grande problema é o barulho.

Mas em Ciclismo, não creio que será um problema
Tava pensando em uma FF para poder usar em outros esportes tb, porém a 7D mark II trabalha bem em ISO alto né, vi que 6400 é até aceitável.

Vou ver se acho uma.
obrigado


Stormsteel777

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2020, 20:40:59
A 7D Mk II é, de longe, a melhor câmera de esportes em JPG que existe para um "fotógrafo móvel"

Além das vantagens inerentes das lentes com sensores APS-C, ela tem buffer infinito a 10fps com cartão CF Extreme Pro.


Eu usei nas Olimpíadas Rio 2016  :ok:


O único grande problema é o barulho.

Mas em Ciclismo, não creio que será um problema
Como o nosso colega Ernesto pontuou, a 7D Mark II é uma câmera espetacular pra esportes, natureza e Fotojornalismo que é minha área principal, foco rápido, extremamente rápida e confiável, já tomei chuva, poeira, tombos e segue sendo a melhor DSLR pelo menos pra mim.

É como se fosse uma 1D em tamanho compacto.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk



Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2020, 20:47:44
ISO bom é complicado responder... vai de gosto

Para mim, o ISO bom dela é 3200/1600. Mantendo 1600 o máximo possível.

Sempre use de 1/1000 a 1/2000 em esportes.

Lente 70-200 4.0


Não há o que errar
Vou aproveitar a sua bondade e conhecimento  :D

Na 7D tenho usado o modo de foco expand AF (tem somente 4 em volta da principal, diferente da 7D MII que tem 4 ou 8), e a taxa de "PERDA DE FOTO por foco" é bem baixa, porém existe.

Você que usou a 7d mII, qual o sistema de foco que usou? hoje vi um gringo no youtube que fotografa pra jornal americano e ele disse que só usa 1 ponto de foco SEMPRE.


Stormsteel777

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2020, 21:53:56
Ok,

1. Se usar lente com IS, sempre, desligue o IS. Ao comprar, prefira lentes sem IS (sempre que possível)
O IS é o que mais borra em movimentos bruscos e os youtubers jamais te contarão isso pq querem vender o mais caro possível.

2. O IS ativo tb atrasa o fps e o foco da câmera

3. APS-C em 4.0 ou 5.6 já lhe dá uma profundidade enorme... vc tem que ajudar a câmera para ela te ajudar.

4. Use o botao AF-ON, sempre, e tire o foco do botão de disparo (isso é outra coisa que faz tremer pq na tensão, vc aperta forte demais

5. Não adianta vc usar FullFrame se vc não vai conseguir carregar a lente e não vai ter seguranças no local

6. Sempre uso o modo de 1 ponto central (se necessário, mudo ele de posição). E, quando eu já sei aonde o cara vai, eu uso foco automático antes, para focar no lugar e coloco a câmera no foco manual. Mas aí é treino... E lembrando, de novo, que APS-C em 5.6, corpo inteiro, tem uma profundidade de campo enorme.



Ps.: Use o modo silencioso dela, sempre que possível,.porqurle ela é barulhenta demais
Em termos de barulho acho ela muito mais silenciosa que uma 1D MKII, o modo silencioso dela é extremamente agradável, se você sentar o dedo obviamente é uma metralhadora pra todo lado.

Questão do ISO, o aceitável dela é dentro do que o Ernesto falou, 1600, 3200, já joguei em 10, 12 e ficou mais aceitável que a minha T5i a época.

Outro ponto é que fica bem em baixas condições de luz.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk



Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2020, 22:38:25
Muito bom pessoal,
Ernesto, acredito que já faço isso, porém a do IS eu não sabia.
A Sony a77 tem ibis e percebi isso, quando desliga melhora


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2020, 09:10:20
Ok,

1. Se usar lente com IS, sempre, desligue o IS. Ao comprar, prefira lentes sem IS (sempre que possível)
O IS é o que mais borra em movimentos bruscos e os youtubers jamais te contarão isso pq querem vender o mais caro possível.

2. O IS ativo tb atrasa o fps e o foco da câmera

3. APS-C em 4.0 ou 5.6 já lhe dá uma profundidade enorme... vc tem que ajudar a câmera para ela te ajudar.

4. Use o botao AF-ON, sempre, e tire o foco do botão de disparo (isso é outra coisa que faz tremer pq na tensão, vc aperta forte demais

5. Não adianta vc usar FullFrame se vc não vai conseguir carregar a lente e não vai ter seguranças no local

6. Sempre uso o modo de 1 ponto central (se necessário, mudo ele de posição). E, quando eu já sei aonde o cara vai, eu uso foco automático antes, para focar no lugar e coloco a câmera no foco manual. Mas aí é treino... E lembrando, de novo, que APS-C em 5.6, corpo inteiro, tem uma profundidade de campo enorme.



Ps.: Use o modo silencioso dela, sempre que possível,.porqurle ela é barulhenta demais
Ernesto, uso a 7D com a 70-200 f4, usando com uma FF eu vou ter uma profundidade de campo MUITO MENOR? ou seja, um fundo bem mais desfocado?


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2020, 10:26:10
Fui usuário de 7D mark II (inclusive de duas) e 1D mark IV.
Vamos lá, por partes:

Preço de 1D mark IV hoje, poucos cliques (abaixo de 100mil), varia de entre 3.000,00 a 3.500,00 , isso no máximo
Acima de 100mil cliques, ideal pagar no máximo 2.000,00 a 2.500,00.

Preço de 7D mark II hoje usada (abaixo de 100mil cliques), preço em torno de 3.500,00 a 4.500,00. Sim se procurar com calma acha neste preço, eu mesmo achei uma por 4.000,00 com 8 mil cliques e estou me coçando para não pegar ela.

Imagem:
1D mark IV, muito pouco ligeiramente menos ruido em iso 3.200 a 5.000, apenas isso.
7D mark II, cores melhores, balanço de branco mais exato, e se reduzir os 20mp da foto para 16mp da 1D mark IV, empata em ruído.
Vantagem 7D mark II

Autofoco
É unanime, 7D mark II é muito superior a 1D mark IV, não oscila, todos os pontos são excelentes. A 1D mark IV, costuma oscilar mais e nem todos pontos tem precisão.
Vantagem 7D mark IV

Corpo e construção
A 1D mark IV é robusta, um bloco de metal, como todas as 1D,
Vantagem 1D mark IV

Manutenção
1D mark IV, já não se está encontrando peças e nem obturador, e quando encontra é 2.500,00 o obturador, então por isso extremamente importante não comprar camera com mais de 100 mil cliques.
7D mark II, tem peças até na padaria, mais barato, e revende a camera que nem pipoca em porta de escola.

É uma camera boa, mas tem que avaliar custo beneficio, estado, e preço, pois ela está muito ruim de mercado.

Vou deixar uns links aqui, fotos feitas com as duas cameras usando a mesma lente, que era uma EF 600mm f4 L USM (sem IS)

7D mark II
http://www.wikiaves.com.br/3377269&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/3385303&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/3377277&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/3296112&u=133&t=u

1D mark IV
http://www.wikiaves.com.br/3017427&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/3017426&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/3225355&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/2977899&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/2977900&u=133&t=u



« Última modificação: 14 de Outubro de 2020, 10:39:06 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2020, 10:32:39
Ok,

1. Se usar lente com IS, sempre, desligue o IS. Ao comprar, prefira lentes sem IS (sempre que possível)
O IS é o que mais borra em movimentos bruscos e os youtubers jamais te contarão isso pq querem vender o mais caro possível.

2. O IS ativo tb atrasa o fps e o foco da câmera

3. APS-C em 4.0 ou 5.6 já lhe dá uma profundidade enorme... vc tem que ajudar a câmera para ela te ajudar.

4. Use o botao AF-ON, sempre, e tire o foco do botão de disparo (isso é outra coisa que faz tremer pq na tensão, vc aperta forte demais

5. Não adianta vc usar FullFrame se vc não vai conseguir carregar a lente e não vai ter seguranças no local

6. Sempre uso o modo de 1 ponto central (se necessário, mudo ele de posição). E, quando eu já sei aonde o cara vai, eu uso foco automático antes, para focar no lugar e coloco a câmera no foco manual. Mas aí é treino... E lembrando, de novo, que APS-C em 5.6, corpo inteiro, tem uma profundidade de campo enorme.



Ps.: Use o modo silencioso dela, sempre que possível,.porqurle ela é barulhenta demais

Uma coisa vou discordar do caro amigo Ernesto, sobre o IS.
Faz duas semanas que sai da minha EF 600mm F4 l USM (no IS) e fui para a EF 600mm F4L IS II USM e a diferença é brutal de ter foto borrada ou não, e uso lente no tripé e na mão.
Testei a lente na 1DX e na 5D mark IV que agora é minha camera atual,  e os fps são os mesmos, e não há atraso de foco, tamanha evolução dos sistemas hoje em dia. Inclusive a lente é 50% mais rapida o motor de foco que a lente sem IS que eu tinha.

Antes, com velocidade de 1/250 com a 600mm antiga, tc 1.4, virando 840mm, na 5D mark IV, só o movimento do espelho, eu já perdia foto, e agora posso chegar a 1/80 com a 600mm estabilizada.
É brutal a diferença de preço entre as lentes, mas também é brutal a diferença entre ter a imagem ou não.
Fotógrafo e birdwatching


Stormsteel777

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2020, 10:34:52
Uma coisa vou discordar do caro amigo Ernesto, sobre o IS.
Faz duas semanas que sai da minha EF 600mm F4 l USM (no IS) e fui para a EF 600mm F4L IS II USM e a diferença é brutal de ter foto borrada ou não, e uso lente no tripé e na mão.
Testei a lente na 1DX e na 5D mark IV que agora é minha camera atual,  e os fps são os mesmos, e não há atraso de foco, tamanha evolução dos sistemas hoje em dia. Inclusive a lente é 50% mais rapida o motor de foco que a lente sem IS que eu tinha.

Antes, com velocidade de 1/250 com a 600mm antiga, tc 1.4, virando 840mm, na 5D mark IV, só o movimento do espelho, eu já perdia foto, e agora posso chegar a 1/80 com a 600mm estabilizada.
É brutal a diferença de preço entre as lentes, mas também é brutal a diferença entre ter a imagem ou não.
Douglas, a 1DX que vc testou é a Mark I? Caso seja ela vale a pena atualmente frente a uma 5DIV?

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk



Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2020, 10:57:36
Douglas, a 1DX que vc testou é a Mark I? Caso seja ela vale a pena atualmente frente a uma 5DIV?

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

E ai Stormsteel777

Alguns fatores me fez decidir vender a excelente 1DX, mesmo sendo apaixonado pela camera.
1- faço fotos de social também, e o barulho do espelho, principalmente quando eu metralhava alguns momentos, chamava muito a atenção, a ponto de padre reclamar na cerimonia ou padrinhos rindo ou comentando escondido.
2- apesar de ser frescura, o dual pixel ajuda demais, nas fotos acima da cabeça, quando fazemos fotos de cima para baixo, e o touch screen também.

E o principal fator que me fez vender a 1DX, foi que com o valor dela, eu comprei uma 5D mark IV usada e uma EF 24-70mm f/2.8 L II USM usada, mas com NF e na garantia Canon ainda.

1DX perante a 5D mark IV
Imagem em ISO alto, 1DX ainda reina, nas fotos de aves onde o nivel de detalhes é ainda mais exigido do que no social, acho que só 1DX mark II e mark III para derrubar ela.
Velocidade de AF e precisão, 1DX pouco melhor,  pois a precisão da 5D mark IV e acertar os pontos no modo al servo, na face da pessoa, é melhor que na 1DX clássica, então só velocidade a 1DX é pouco melhor.
FPS, háaaa, como faz diferença entre conseguir foto única com a 1DX, principalmente momentos espontâneos no social, no esporte e nas fotografias de aves, são 12 fps contra 7 fps.

Mercado e valorização
1DX infelizmente está caindo bem o preço, o principal mercado dela que é natureza e fotografo de esporte, já estão perdendo interesse nela, então uma revenda tá ficando difícil. A minha comprei com 38mil cliques e paguei 10.000,00 nela, porém a vendi com 125mil cliques pelos os mesmo 10.000,00, mas a camera não tinha um risco sequer, intacta, caixa, manual, NF, e todos acessórios, ai demorei "só" 2 meses para vender. Na época eu até estava estudando a 5D mark IV ou uma EOS R zera, e fui para 1DX.
Já uma 5D mark IV, revende fácil, pois o mercado de interessados é muito maior.

Conclusão:
Só social, vai de 5D mark IV
Esportes e natureza, vai de 1DX, sem medo de ser feliz.

Foto com 1DX, iso 6.400
http://www.wikiaves.com.br/3552669

Foto com 1DX, iso 20.000, mostra como tem detalhes ainda
http://www.wikiaves.com.br/3686810

Foto com 5D mark IV, ISO 4.000
http://www.wikiaves.com.br/4016771

Foto com 5D mark IV
http://www.wikiaves.com.br/3981366

Fotógrafo e birdwatching


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2020, 11:23:50
eu mesmo achei uma por 4.000,00 com 8 mil cliques e estou me coçando para não pegar ela.

Se não pegar, me passa inbox que compro  :wub:


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2020, 11:24:35
A APS-C ganha +- 1 stop e meio de profundidade de campo em cada stop.

Mas veja, as Fulframes são ótimas mas, vc escolheu um modelo antigo para comparar e, vc sabe, as lentes FF são maiores e mais pesadas.

As questões são:

1. Você estará fixo ou móvel ? Se vc tem que se mover, é melhor usar lentes menores e mais leves. Nisso o APS-C é melhor pq a 70-200mm 2.8, "vira" 300mm 2.8

2. Há seguranças no local para te proteger ? (como em um estádio de futebol)
Se não há, aquelas teles enormes, não são adequadas (vc faz ciclismo na estrada...)
eu optei pela 70-200 f4 exatamente pelo peso ser bem menor.


Stormsteel777

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2020, 11:57:41
E ai Stormsteel777

Alguns fatores me fez decidir vender a excelente 1DX, mesmo sendo apaixonado pela camera.
1- faço fotos de social também, e o barulho do espelho, principalmente quando eu metralhava alguns momentos, chamava muito a atenção, a ponto de padre reclamar na cerimonia ou padrinhos rindo ou comentando escondido.
2- apesar de ser frescura, o dual pixel ajuda demais, nas fotos acima da cabeça, quando fazemos fotos de cima para baixo, e o touch screen também.

E o principal fator que me fez vender a 1DX, foi que com o valor dela, eu comprei uma 5D mark IV usada e uma EF 24-70mm f/2.8 L II USM usada, mas com NF e na garantia Canon ainda.

1DX perante a 5D mark IV
Imagem em ISO alto, 1DX ainda reina, nas fotos de aves onde o nivel de detalhes é ainda mais exigido do que no social, acho que só 1DX mark II e mark III para derrubar ela.
Velocidade de AF e precisão, 1DX pouco melhor,  pois a precisão da 5D mark IV e acertar os pontos no modo al servo, na face da pessoa, é melhor que na 1DX clássica, então só velocidade a 1DX é pouco melhor.
FPS, háaaa, como faz diferença entre conseguir foto única com a 1DX, principalmente momentos espontâneos no social, no esporte e nas fotografias de aves, são 12 fps contra 7 fps.

Mercado e valorização
1DX infelizmente está caindo bem o preço, o principal mercado dela que é natureza e fotografo de esporte, já estão perdendo interesse nela, então uma revenda tá ficando difícil. A minha comprei com 38mil cliques e paguei 10.000,00 nela, porém a vendi com 125mil cliques pelos os mesmo 10.000,00, mas a camera não tinha um risco sequer, intacta, caixa, manual, NF, e todos acessórios, ai demorei "só" 2 meses para vender. Na época eu até estava estudando a 5D mark IV ou uma EOS R zera, e fui para 1DX.
Já uma 5D mark IV, revende fácil, pois o mercado de interessados é muito maior.

Conclusão:
Só social, vai de 5D mark IV
Esportes e natureza, vai de 1DX, sem medo de ser feliz.

Foto com 1DX, iso 6.400
http://www.wikiaves.com.br/3552669

Foto com 1DX, iso 20.000, mostra como tem detalhes ainda
http://www.wikiaves.com.br/3686810

Foto com 5D mark IV, ISO 4.000
http://www.wikiaves.com.br/4016771

Foto com 5D mark IV
http://www.wikiaves.com.br/3981366
E ao Douglas!

Obrigado pelo esclarecimento, estou pontuando entre uma 5DIV ou EOS R, porém apareceu um amigo vendendo uma 1DX por 13K, ele fotografa só vida selvagem, mas estava não querendo pegar outra dslr já que possuo uma 7DII.

A 1DX tem silent shutter? Procurei e não achei nada sobre o som dela, só achei do shutter normal mesmo.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk



Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2020, 14:06:28
E ao Douglas!

Obrigado pelo esclarecimento, estou pontuando entre uma 5DIV ou EOS R, porém apareceu um amigo vendendo uma 1DX por 13K, ele fotografa só vida selvagem, mas estava não querendo pegar outra dslr já que possuo uma 7DII.

A 1DX tem silent shutter? Procurei e não achei nada sobre o som dela, só achei do shutter normal mesmo.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Ela tem o silent shutter, mas é uma paulada do mesmo jeito. Se quer silencio, só 5D mark  IV ou EOS R mesmo.

E 1DX por 13.000,00 já é caro, só se tiver menos de 10mil cliques. Tente por 10mil reais.

Só a partir da 1DX mark II que o espelho é amortizado, mas ainda sim, longe do silencio das cameras mais normais !
Fotógrafo e birdwatching