Autor Tópico: Hasselblad 907x  (Lida 631 vezes)

André Sena

• SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • café & fotografia
Online: 18 de Outubro de 2020, 12:05:59
Que camera legal!

Eu não conheço muito do universo de médio formato digital. Mas achei sensacional.

https://www.mirrorlessrumors.com/ted-forbes-hasselblad-907x-hands-on-first-impressions/

Citação de: Ted Forbes
he Hasselblad 907x and the new CFV II 50C Medium Format digital back are now out! Hasselblad were kind enough to loan me this system for a few weeks to shoot with – it is amazing. Specs are very similar to the Hasselblad X1D II, but there are two things that make this camera different. First are the ergonomics – this is very similar to the original Hasselblad designs from the 1950’s – early 2000’s, particularly the form factor of the SWC cameras. Secondly, it is modular so you can pair the back up and use it with any V-system Hasselblad such as the 500CM up to the 503CX. There is literally nothing else like this in any medium format system today. Fujifilm and Phase One make great cameras, but I think this is the most interesting product to hit the market this year. Its incredible.

Bate papo virtual do MF
30/11/2020 as 20:00 - Participe!
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138520.0.html
André Sena
@sena_andre

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2020, 13:05:56
Eu tb acho ela muito linda !
É legal ver um design fora do comum
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2020, 14:46:28
Assista as considerações do Thomas Heaton sobre essa câmera para paisagem.
Saiu esse fim de semana.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

André Sena

• SysOp
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2020, 16:13:59
Saiu esse fim de semana.
Eu vi!!! Na verdade são 2 vídeo agora :ok: tem algumas observações interessantes sobre a usabilidade. :ok:

Bate papo virtual do MF
André Sena
@sena_andre

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2020, 04:39:35
Eu vi!!! Na verdade são 2 vídeo agora :ok: tem algumas observações interessantes sobre a usabilidade. :ok:

Como a informação na internet pode ser tão desconexa ???

Aqui diz que uma das vantagens dela é que ela é weather sealed,
mas o youtuber acima, diz que uma das desvatagens é que ela não é weather sealed :shock:
https://www.google.com/amp/s/www.thephoblographer.com/2020/09/28/a-fantastic-medium-format-jpeg-camera-hasselblad-907x-50c-review/amp/
Quem está certo ? Não sei.

Já no link que eu coloquei, o cara reclama que ela não funciona no Capture One...Oras, nenhuma Hassel funciona no Capture One e elas funcionam com a Adobe que são padrão de mercado e não estão presas a softwares proprietários como ele insinua ao citar o Phocus... Ou a um Capture One que está com uma empresa de recuperação financeira e à beira da falência

Voltando ao vídeo:

Sobre auto-focus, ela tem autofocus, ok

Ela tem lente 45mm que é bem pequena e leve. É ideal para estúdio com waist level (que é o que ela é)

E tb ela tem um DR altíssimo (todas MF tem) e ele diz que gosta de landscape mas usa Canon que é, talvez, a marca de pior DR do mercado:ponder:

Ele diz que ela não tem viewfinder.
Ok, ela tem um tosco estilo Leica
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1582373-REG/hasselblad_h_cp_hb_00000567_01_907x_special_edition_optical.html
Mas de qq forma ela é claramente uma câmera waist level. Logo é para quem prefere waist level (eu prefiro e há muitas vantagens neste estilo que é o estilo da Hassel 500 "só" há uns 70 anos :assobi: ). Se não quer waist level, pq não pegou a X1D que é eye level ??

Ele diz que não gosta de usar handheld. Ora, então, de novo, para que pegou a câmera ? Há uso para waist level com handheld. Não dá pra ensinar fotografia aqui. Não só em landscape mas, street e em estúdio com pessoas, Waist Level + Handheld, dá agilidade e mobilidade e esta câmera é claramente feita e perfeita para waist level + handheld. E a Hassel de filme que ele usa e diz que gosta está com o visor para handheld !!! WTF ??? :hysterical: Se ele não gosta, pq não trocou o visor da Hassel 500 para viewfinder que ele tanto diz preferir ?  :ponder: Há uma incoerência aí !!!!

Ok, concordo que deveria ter histogram.  :ok:
O que ele diz que está certo, está certo.
  :ok:

Aí vem a pérola da ignorância:
ele a compara com a GFX e sugere a GFX... :doh: :hysterical:
Gente, esse garoto nem tem noção de foto publicitária. Só há +-70 anos a Hassel faz isso. a Hassel é para fotos dentro e fora de estúdio com cabelos e roupas em movimento.
A GFX faz sync de 1/125
Esta Hassel faz de 1/2000 !!!
Não dá nem pra começar a conversar sobre estúdio e flash se o cara mal sabe o básico de fotografia publicitária.

Metering, ok na Hassel 500, ela não tem metering mas quem usa Hassel 500 usa metering externo pq sabe a diferença de luz incisiva x refletida

Não se aplica para ele ?
Claro que não. É só ver o estilo dele.
Assim como a GFX 50R só serve para calço de mesa, dentro de um estúdio profissional

Simples assim
« Última modificação: 19 de Outubro de 2020, 04:56:34 por Ernesto »
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

André Sena

• SysOp
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2020, 11:33:07
Realmente tem algumas informações desencontradas sobre a vedação do conjunto. E numa consulta rápida a página da Hasselblad não achei essa informação.

Em alguns pontos da sua análise e até sobre o conhecimento do estilo da marca e conceito, concordo com você.

E tb ela tem um DR altíssimo (todas MF tem) e ele diz que gosta de landscape mas usa Canon que é, talvez, a marca de pior DR do mercado.  :ponder:
.
  :ponder: :ponder:

Depois dessa eu desisti de ler o restante da sua resposta e fui ver outras coisas. Mas como fui pesquisar mais sobre a câmera voltei ao tópico e terminei de ler o que escreveu.

Mas...

Aí vem a pérola da ignorância:
Gente, esse garoto nem tem noção de foto publicitária. Só há +-70 anos a Hassel faz isso. a Hassel é para fotos dentro e fora de estúdio com cabelos e roupas em movimento.
A GFX faz sync de 1/125
Esta Hassel faz de 1/2000 !!!
Não dá nem pra começar a conversar sobre estúdio e flash se o cara mal sabe o básico de fotografia publicitária.

Ernesto, :no:,  todas as considerações dele são para fotografia de paisagem. E o Vangelismm já tinha dito isso.

Ele nunca disse que tem noção de foto publicitária, passou essa noção de que entende algo desse assunto ou muito menos deu palpite em outras áreas da fotografia.

Trazer essa discussão de flash para esse vídeo  :shock: :no: não faz o menor sentido. Se fosse uma análise para uso em fotografia publicitária e estúdio, ok.

E ele mesmo já disse várias vezes em vários vídeos: ele não faz review técnico e quando arrisca algo, é a opinião pessoal dele.

Se eu estivesse pesquisando sobre essa câmera como opção de compra , ambos os vídeos serviriam p/ ajudar a minha tomada de decisão (na verdade , me ajudaram para conhecer sobre o equipamento). Vou tomar minha decisão baseada somente na opinião dele? Não. Mas acrescenta informação que não dá p/ ter vendo apenas o site da Hasselblad.

Lendo sua resposta, só consigo pensar: pontuou bem sobre conhecimento do estilo da marca e conceito, apontou informações incoerentes e simplesmente perdeu a linha de raciocínio em função do seu "pré-conceito" com a realidade do YouTube. O que foi uma pena, visto que sua reposta acrescentou um pouco de conhecimento sobre algumas características e contexto histórico sobre médio formato que eu não tinha e ficou aquela sensação que poderia ter mais informação relevante e não teve.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2020, 11:35:27 por André Sena »
Bate papo virtual do MF
André Sena
@sena_andre

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2020, 11:59:32
Inclusive o Thomas adorou a qualidade do arquivo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2020, 14:58:38
...
e simplesmente perdeu a linha de raciocínio em função do seu "pré-conceito" com a realidade do YouTube. O que foi uma pena, visto que sua reposta acrescentou um pouco de conhecimento sobre algumas características e contexto histórico sobre médio formato que eu não tinha e ficou aquela sensação que poderia ter mais informação relevante e não teve.

Sim, concordo plenamente contigo.

Eu bão deveria ter agido assim...

Mas pq o pré-conceito ?

Ora, infelizmente, preconceito gera preconceito.

Essa, por exemplo, é muito mais uma câmera de trabalho do que uma câmera de ostentação como a Fuji que ele recomenda sobre esta.

E sobre esta Hasaelblad, o preconceito dele, diz:
Aos 10min:
"I guess this câmera would be aimed to somebody who loves...'
faz uma careta de desprezo e diz:
"stylish things"
(careta mostranfo preconceito a quem gosta de "stylish things" mas ele gosta da Hassel 500 que hoje é praticamente só "stylish thing")

e continua:
"you know, who drives a nice car, wears nice clothes "
(estende o preconceito a pessoas que tem um bom carro e se vestem bem)

e continua:
"and wants a nice looking câmera"
(preconceito insinuando que a camera é para quem quer "aparecer")

'Somebody who perhaps doesn't shoot too seriously... humm... outdoors"
(outro preconceito. Então,  quem é exigente na escolha de um carro e de roupas, não faria o mesmo ao escolher uma camera para uso outdoor ?)

"but, enjoys weekend trips away and enjoys a nice bit of landscape photography as a quite pastime"
(mais um comentário preconceituoso)

"and of course, they have lots of money"
("outro preconceito. Pois é uma câmera de trabalho. Seria mais adequado falar isso sobre câmeras de hobby)

aos 9min:
"I love... love, love, love, looove shooting film"
Mostrando uma câmera que usa waist level, igual a essa que critica e diz não ter o viewfinder que prefere usar

---

A todo momento vejo o preconceito dos youtubers às câmeras que eu gosto que me servem para trabalhar:

- Tudo que vimos sobre esportes até hoje, passou e ainda passa por uma DSLR.

- Em publicidade, câmeras como essas, fazem tudo que vemos nos cartazes de shoppings e até nas fotos de hamburgueres dentro de um McDonald's

E, ultimamente, se há alguém que faz ostentação, esses alguéns são muito mais os youtubers do que os fotógrafos de publicidade.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2020, 15:15:03 por Ernesto »
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2020, 15:42:09
O Kai W, apesar de palhaço, mostra bem como ela é pequena (para uma MF) e ele não me parece estar com a menor lente: a 45mm "pancake" (tem duas versões)
(além disso, o próprio Kai W me parece ser uma pessoa pequena. Numa pessoa mais alta, ela seria menor ainda)

« Última modificação: 19 de Outubro de 2020, 15:44:42 por Ernesto »
Abraham Lincoln

André Sena

• SysOp
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2020, 16:06:17
Ernesto,

Acho que entendi melhor o seu ponto de vista.  :ok:

Bate papo virtual do MF
André Sena
@sena_andre

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2020, 16:53:02
Ernesto,

Acho que entendi melhor o seu ponto de vista.  :ok:

Eu tb preciso aprender a elogiar mais o que gosto ao invés de criticar o que não gosto:

Ex.: Esse vídeo que você colocou, me pareceu bem legal para mostrar o produto :ok: :clap: :worship:

« Última modificação: 19 de Outubro de 2020, 16:53:44 por Ernesto »
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2020, 16:55:31
Esse vídeo já mostra os acessórios (que eu acho uma ... ... ... ... eita  :D acabei de falar que vou evitar criticar :doh: :hysterical: )

Ok, este vídeo serve para mostrar como os acessórios são:

« Última modificação: 19 de Outubro de 2020, 16:58:28 por Ernesto »
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2020, 17:22:32
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2020, 17:24:56
Abraham Lincoln

felipemendes

• Trade Count: (9)
  • Referência
  • A teoria sem a prática vira "verbalismo".
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2020, 20:32:43

Mas ele ressaltou que ele não recomendava especificamente pro uso dele, ou não? Eu entendi claramente que o negócio dele é paisagem. Se é pra fotos dentro e fora do estúdio com cabelos e roupas em movimento, não é paisagem. Eu entendi simplesmente que, buscando uma MF pra paisagens, entre a 907x e a GFX, ele preferiu a GFX que, segundo ele, tem o mesmo sensor, mas recursos que ele costuma usar (porque ele já fotografa Fuji).

Deve ser uma câmera muito bacana, eu mesmo curti a ideia dela. Só que também não é pra mim.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2020, 20:34:00 por felipemendes »
Felipe