Autor Tópico: Hasselblad 907x  (Lida 3282 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 18 de Outubro de 2020, 12:05:59
Que camera legal!

Eu não conheço muito do universo de médio formato digital. Mas achei sensacional.

https://www.mirrorlessrumors.com/ted-forbes-hasselblad-907x-hands-on-first-impressions/

Citação de: Ted Forbes
he Hasselblad 907x and the new CFV II 50C Medium Format digital back are now out! Hasselblad were kind enough to loan me this system for a few weeks to shoot with – it is amazing. Specs are very similar to the Hasselblad X1D II, but there are two things that make this camera different. First are the ergonomics – this is very similar to the original Hasselblad designs from the 1950’s – early 2000’s, particularly the form factor of the SWC cameras. Secondly, it is modular so you can pair the back up and use it with any V-system Hasselblad such as the 500CM up to the 503CX. There is literally nothing else like this in any medium format system today. Fujifilm and Phase One make great cameras, but I think this is the most interesting product to hit the market this year. Its incredible.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2020, 14:46:28
Assista as considerações do Thomas Heaton sobre essa câmera para paisagem.
Saiu esse fim de semana.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2020, 16:13:59
Assista as considerações do Thomas Heaton sobre essa câmera para paisagem.
Saiu esse fim de semana.
Eu vi!!! Na verdade são 2 vídeo agora :ok: tem algumas observações interessantes sobre a usabilidade. :ok:



André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2020, 11:33:07
Realmente tem algumas informações desencontradas sobre a vedação do conjunto. E numa consulta rápida a página da Hasselblad não achei essa informação.

Em alguns pontos da sua análise e até sobre o conhecimento do estilo da marca e conceito, concordo com você.


E tb ela tem um DR altíssimo (todas MF tem) e ele diz que gosta de landscape mas usa Canon que é, talvez, a marca de pior DR do mercado.  :ponder:
.
  :ponder: :ponder:

Depois dessa eu desisti de ler o restante da sua resposta e fui ver outras coisas. Mas como fui pesquisar mais sobre a câmera voltei ao tópico e terminei de ler o que escreveu.

Mas...

Aí vem a pérola da ignorância:
ele a compara com a GFX e sugere a GFX... :doh: :hysterical:
Gente, esse garoto nem tem noção de foto publicitária. Só há +-70 anos a Hassel faz isso. a Hassel é para fotos dentro e fora de estúdio com cabelos e roupas em movimento.
A GFX faz sync de 1/125
Esta Hassel faz de 1/2000 !!!
Não dá nem pra começar a conversar sobre estúdio e flash se o cara mal sabe o básico de fotografia publicitária.


Ernesto, :no:,  todas as considerações dele são para fotografia de paisagem. E o Vangelismm já tinha dito isso.
Assista as considerações do Thomas Heaton sobre essa câmera para paisagem.

Ele nunca disse que tem noção de foto publicitária, passou essa noção de que entende algo desse assunto ou muito menos deu palpite em outras áreas da fotografia.

Trazer essa discussão de flash para esse vídeo  :shock: :no: não faz o menor sentido. Se fosse uma análise para uso em fotografia publicitária e estúdio, ok.

E ele mesmo já disse várias vezes em vários vídeos: ele não faz review técnico e quando arrisca algo, é a opinião pessoal dele.

Se eu estivesse pesquisando sobre essa câmera como opção de compra , ambos os vídeos serviriam p/ ajudar a minha tomada de decisão (na verdade , me ajudaram para conhecer sobre o equipamento). Vou tomar minha decisão baseada somente na opinião dele? Não. Mas acrescenta informação que não dá p/ ter vendo apenas o site da Hasselblad.

Lendo sua resposta, só consigo pensar: pontuou bem sobre conhecimento do estilo da marca e conceito, apontou informações incoerentes e simplesmente perdeu a linha de raciocínio em função do seu "pré-conceito" com a realidade do YouTube. O que foi uma pena, visto que sua reposta acrescentou um pouco de conhecimento sobre algumas características e contexto histórico sobre médio formato que eu não tinha e ficou aquela sensação que poderia ter mais informação relevante e não teve.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2020, 11:35:27 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2020, 11:59:32
Inclusive o Thomas adorou a qualidade do arquivo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2020, 16:06:17
Ernesto,

Acho que entendi melhor o seu ponto de vista.  :ok:

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2020, 20:32:43
ele a compara com a GFX e sugere a GFX... :doh: :hysterical:
Gente, esse garoto nem tem noção de foto publicitária. Só há +-70 anos a Hassel faz isso. a Hassel é para fotos dentro e fora de estúdio com cabelos e roupas em movimento.

Mas ele ressaltou que ele não recomendava especificamente pro uso dele, ou não? Eu entendi claramente que o negócio dele é paisagem. Se é pra fotos dentro e fora do estúdio com cabelos e roupas em movimento, não é paisagem. Eu entendi simplesmente que, buscando uma MF pra paisagens, entre a 907x e a GFX, ele preferiu a GFX que, segundo ele, tem o mesmo sensor, mas recursos que ele costuma usar (porque ele já fotografa Fuji).

Deve ser uma câmera muito bacana, eu mesmo curti a ideia dela. Só que também não é pra mim.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2020, 20:34:00 por felipemendes »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2020, 08:32:40
:ok:

:ponder:
Cada vez que eu pesquiso um pouco mais sobre MF digital eu fico com mais interesse no sistema GFX da Fujifilm. :ponder:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2020, 13:07:10
:ok:
Mas para o que eu gosto de fotografar e no ritmo que faço as coisas a GFX50R é muito interessante.

Sigo pesquisando, quem sabem mais p/ frente.

Valeu pelo resumo! :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2020, 22:31:06
Thomas Heaton postou um vídeo dizendo que a Hasselblad entrou em contato sobre o weather sealing.

A câmera e as lentes não tem certificação mas ela afirmou que era resistente a água, que tinha as borrachas e tal.

Ele fez um vídeo com ela na chuva.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2020, 08:35:32
Thomas Heaton postou um vídeo dizendo que a Hasselblad entrou em contato sobre o weather sealing.

A câmera e as lentes não tem certificação mas ela afirmou que era resistente a água, que tinha as borrachas e tal.

Ele fez um vídeo com ela na chuva.
No primeiro vídeo onde ele comentou sobre a resistência a água ele estava usando a 907X.
No vídeo mais recente a câmera que ele fotografou na chuva foi uma X1D II.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2020, 09:11:09
No primeiro vídeo onde ele comentou sobre a resistência a água ele estava usando a 907X.
No vídeo mais recente a câmera que ele fotografou na chuva foi uma X1D II.

Me passei completamente então.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2020, 09:16:52
E a 907X é composta de duas partes.


André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2020, 09:32:39
Mas as lentes são as mesmas?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2020, 09:39:40
Mas as lentes são as mesmas?

Isso.. :ok:  esses dois modelos compartilham a mesma linha de lentes (XCD).
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.